HomeTecnologia & InternetWindows 10: saiba tudo sobre o sistema operacional

Windows 10: saiba tudo sobre o sistema operacional

-

Tabela de Conteúdo Ocultar Índice

Conhecendo o sistema operacional 

O Windows 10 é uma das versões  do sistema operacional da Microsoft Windows lançado em julho de 2015. Como um dos sistemas mais recentes da empresa, ainda existem muitas dúvidas sobre seu uso. 

Inicialmente, durante o primeiro ano de lançamento, o sucessor do Windows 8.1 foi disponibilizado para download através de MSDN e Technet, como sendo uma atualização gratuita para os usuários de seu antecessor Windows 8 e 8.1 com opções de upgrade através da loja virtual da marca. 

O sistema conta com novas atualizações com frequência e, disponíveis sem custo extra, podem ser encontradas para usuários de compilações do Windows 10 através do Insider da empresa. 

A versão operacional da Microsoft realiza a utilização de aplicativos universais. Dessa forma, conta com plataformas que podemcontam com utilização através de um código quase idêntico da marca. 

Essas plataformas incluem computadores, smartphones, tablets, Surface Hub, Xbox One e Mixed Reality. Além disso, o modelo ainda trouxe para o mercado diversas novidades em sua tela iniciar, menu e muito mais. 

- Continua Depois da Publicidade -

Por isso, continue lendo que neste artigos falaremos sobre as características do Windows 10, como baixar, como instalar, comparações com a versão mais recente e muito mais. Confira!

Características Windows 10 

Uma das versões mais recentes e com mais atualizações do sistema operacional da Microsoft para o Windows 10. Dessa forma, ele conta com suporte para diferentes plataformas como PC, console e dispositivos móveis.

Contando com atualizações frequentes, um design charmoso e elegante, o sistema ainda conta com diferentes características inovadoras. Entenda melhor essas qualidades do Windows 10 a seguir. 

Menu Iniciar

Quando o Windows 8 surgiu sem a opção de Menu Iniciar, conseguiu gerar grande polêmica e insatisfação por parte dos consumidores e usuários assíduos da Microsoft que sentiram o impacto da mudança. 

Por isso, no upgrade da versão 8.1 a empresa restabeleceu o ícone no sistema operacional para que os usuários pudessem se acalmar e se confortar com o retorno da ferramenta de atalho em seus aparelhos. 

Dessa forma, na versão otimizada 10 do sistema operacional, o Menu Iniciar veio acompanhado das funcionalidades do Windows 8 e seu design original parecido com o antecessor Windows 7. 

Dessa forma, nessa nova versão, o ícone ainda conta com diversas opções de customização a fim de conseguir agradar os usuários mais exigentes da marca. 

Conexão entre vários dispositivos 

Outro recurso interessante que surgiu na atualização da Microsoft para o Windows 10 foi a possibilidade de intalação em diferentes aparelhos, inclusive em dispositivos móveis. 

- Continua Depois da Publicidade -

Dessa forma, a experiência do usuário pode se ampliar com a novidade. Isso porque, nessa versão a marca permitiu que o sistema fosse instalado em qualquer dispositivo compatível como computadores, notebooks, tablets, celulares e consoles. 

Além disso, o sistema ainda conta com uma noção de adaptabilidade ao aparelho instalado. Sendo assim, dependendo do dispositivo, o Windows 10 consegue facilmente se adaptar de forma a permitir uma experiência mais leve. 

Aplicativos para outros dispositivos 

Um dos recursos interessantes do Windows 10 foi a criação e manutenção de diversos aplicativos criados para otimizar a experiência do usuário conforme o dispositivo que estiver instalado. 

Sendo assim, para computadores, tablets, notebooks, smartphones ou Xbox One, o sistema operacional da Microsoft consegue se adaptar e oferecer uma acessibilidade mais fluida e fácil de usar. 

Além disso, ainda é possível escolher permitir ou não a manutenção do tamanho da tela através de controles no teclado. Dessa forma, permitindo o ajuste perfeito nas dimensões do aparelho. 

Central de ações 

O Windows 10 conseguiu adaptar uma ferramenta, muito útil, inspirada na usabilidade dos dispositivos móveis. Dessa forma, do lado direito da tela, os usuários conseguem ter acesso à central de ações do aparelho. 

Com isso é possível verificar dados da conexão, WI-FI, VPN, Bluetooth, e diversos outros recursos de forma rápida, simples e prática. Dessa forma os usuários conseguem realizar ações com praticidade e analisar notificações em tempo real do que está acontecendo no PC. 

Cortana no Windows 10

O windows 10 trouxe uma de suas maiores novidades como um assistente pessoal chamado Cortana. Isso porque o sistema operacional que surgiu na versão mobile da marca fez tanto sucesso que foi lançado no upgrade da Microsoft. 

- Continua Depois da Publicidade -

Dessa forma, o Cortana conta com ativação através de simples comandos de voz e, através dele, é possível consultar a previsão do tempo, selecionar uma boa música para tocar, abrir apresentações ou e-mails e muito mais. 

Além disso, o usuário também consegue acessar a página da web e fazer diversas pesquisas de forma rápida e prática utilizando apenas o comando de voz para isso através do Cortana. 

Microsoft Edge 

Outro recurso interessante no Windows 10 é o novo navegador Microsoft Edge. Isso porque a ferramenta veio com a promessa de superar a versão original de navegador da marca, o Internet Explorer. 

Com um design bem parecido com o Google Chrome, o novo Browser da Microsoft conta com abas na parte superior da tela e demais informações posicionadas logo abaixo. Dessa forma, garantindo a acessibilidade mais fluida que seu antecessor. 

Além disso, o navegador conta com interação com o assistente virtual da empresa, o Cortana, facilitando o acesso às informações através do comando de voz. 

Outras funções interessantes no Microsoft Edge é a interação com o Onedrive, nuvem da marca e criação de um modo de leitura para sites de notícia mais leve e sutil, permitindo uma visão mais limpa dos dados em tela. 

Windows 10 Hello

Outra ferramenta do Windows 10 que chegou com a promessa de facilitar o acesso dos usuários é o Hello. Nele, o intuito da marca foi permitir o login a diferentes plataformas de forma mais rápida e eficaz. 

Dessa forma, a ferramenta permite que os dispositivos consigam identificar a face ou impressões digitais para liberar as contas e realizar o login automático com segurança e credibilidade. 

Porém, para que os usuários consigam ter acesso ao novo recurso da Microsoft, é necessário que os dispositivos, seja computador, notebook, tablet ou smartphone, conte com leitor de impressões digitais. 

Já para que os dispositivos consigam fazer a identificação facial, é necessário que contem com uma câmera ou webcam compatível com as exigências do Hello. 

Xbox One no Windows 10

O Xbox One, é um console, ou seja, videogame, que pertence à mesma empresa criadora do sistema operacional Windows 10. Por isso, com essa atualização os aparelhos poderão contar com uma integração mais elaborada. 

 Dessa forma, em conjunto com a versão atualizada do sistema operacional da marca, os usuários também contam com um aplicativo para o Xbox integrado com uma lista de amigos conectados, jogos e chat das atividades Live do aparelho. 

Para isso, os usuários podem contar com a opção My Games na interface dos aparelhos com a organização de todos os conteúdos dos videogames em colunas horizontais. Dessa forma a acessibilidade ficou mais fluida e inteligente. 

Além disso, ainda é possível publicar na linha do tempo, acompanhar a atualização dos amigos e, com um design único, contar com uma interface parecida em diferentes dispositivos com suporte ao sistema da Microsoft. 

Transmissão de Gameplay 

Outra possibilidade interessante para os usuários gamers do Windows 10 e Xbox One é a oportunidade de acesso a gameplays em DVR através da tela dos dispositivos integrados ao console e interagir com os amigos do Xbox Live através do computador. 

Dessa forma a marca conseguiu concorrer diretamente com a função Remote Play de seu concorrente PS4. Isso porque através da versão operacional do Windows 10, os usuários podem transmitir partidas para qualquer dispositivo da marca. 

Além disso, todo esse processo acontece sem a necessidade de fiação ou conexão com qualquer ajuda externa. Por isso, tudo acontece espontaneamente com transmissão para qualquer aparelho compatível com Windows 10 instalado. 

E ainda, para os jogadores que gostam de compartilhar seus jogos através das redes sociais, a empresa garante o acesso aos jogos pelo computador e a oportunidade de editar os vídeos e publicar na internet. 

OneDrive no Windows 10 

Outra melhoria significativa que ocorreu no sistema operacional da Microsoft foi no OneDrive para Windows 10. Isso porque a nuvem da marca passou a contar com novas funcionalidades. 

Dessa forma, é possível escolher quais os arquivos que serão armazenados no OneDrive, o local onde será guardado e, mesmo sem uma conexão com a internet, editar essas informações.

Suporte nativo para arquivos MKV

Outro recurso interessante do Windows 10 se refere ao suporte aos arquivos de multimídia MKV. Isso porque, através da atualização do sistema operacional da Microsoft, esses arquivos contam com suporte. 

Além disso, ainda contam com oportunidade de reprodução simples através do Player do computador e editado de acordo com as necessidades e preferências do usuário sem a necessidade de que o mesmo recorra à instalação de codecs. 

Para se ter uma ideia do suporte extenso que o Windows 10 adicionou aos arquivos multimídias MKV, os usuários poderão ter acesso a miniaturas de seus vídeos nesse formato ou metadados através do Internet Explorer. 

Múltiplas áreas de trabalho

As múltiplas áreas de trabalho, é um recurso muito popular em outros sistemas operacionais e, na versão do Windows 10, foi adicionada a plataforma. 

Dessa forma, através dos botões na área de tarefas do dispositivo, o usuário poderá contar com programas e pastas específicas com intuito de ajudar na organização do aparelho, seja computador, notebook ou tablet. 

Além disso, com a nova versão do Windows o usuário pode usar o comando Alt + Tab para alternar entre os desktops e verificar uma visão panorâmica no estilo expose do recurso de organização. 

Podendo criar áreas de trabalho virtuais e navegar por elas através de um único aparelho,  o sistema operacional investiu em um ícone de acesso através da barra de tarefas do PC. Dessa forma, ao clicar no ícone, as mesmas informações do atalho Alt + Tab são demonstradas na tela. 

Área de trabalho Windows 10

Windows 10

Na atualização para a versão operacional Windows 10, toda vez que o usuário entra no dispositivo, a área de trabalho é automaticamente ativada. Nela, os usuários conseguem ter acesso a diversos aplicativos e barra de tarefas. 

Algumas pessoas podem sentir dificuldades em localizar a barra de tarefas em primeiro momento dependendo do dispositivo, mas para isso, basta passar o mouse ou a mão, em caso de smartphones, na parte inferior da tela para ter acesso. 

Como adicionar atalhos no Windows 10

Uma dúvida frequente para novos usuários com acesso à atualização da Microsoft para o sistema operacional Windows 10 é sobre como adicionar atalhos na área de trabalho do computador. 

Dessa forma, se existir qualquer programa ou aplicativo que o usuário costuma usar com frequência, é possível incluir no atalho da área de trabalho para ter uma acessibilidade mais rápida e eficiente. 

Para isso, basta clicar no ícone do programa ou aplicativo que deseja adicionar ao atalho na tela e  arrastar até a área de trabalho do Windows 10. Em seguida, o usuário pode escolher o local da tela que deseja deixar o ícone e soltar o mouse para fixar. 

Como organizar os ícones na tela 

Após adicionar programas, aplicativos e ícones na área de trabalho do Windows 10, a tela pode ficar um pouco poluída e bagunçada. Para organizar isso é simples, rápido e fácil através do novo sistema operacional. 

Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a tela do computador ou notebook e escolher a opção “classificar por”. Através dela é possível escolher classificação por nome, data de modificação ou tamanho. 

Dessa forma os usuários conseguem uma tela mais limpa e objetiva para que possam encontrar seus atalhos da forma mais breve e tranquila possível. Além disso, esse método de organização de ícones ainda garante um desktop estéticamente mais bonito. 

Barra de tarefas do Windows 10 

A barra de tarefas é um recurso do Windows 10 para fixar programas e verificar aplicativos que estão em uso. Dessa forma, ela fica localizada na parte de baixo da tela do computador e permite o acesso rápido a aplicativos e programas que estão sendo utilizados pelo usuário.  

Para quem tem dificuldades em compreender onde fica localizada a barra de tarefas do Windows 10, ela é a parte inferior da tela onde está localizado o Menu Iniciar do computador ou notebook. 

Através dela os usuários conseguem acessar facilmente todos os programas do aparelho, incluindo o Cortana, recurso de assistência virtual e buscador online através de comando de voz. 

Além disso, é através da barra de tarefas que os usuários podem ter acesso a aplicativos que estão sendo executados no computador e onde fica a identificação de algumas informações importantes como status da bateria, hora, data e conexão com a internet. 

Como fixar um programa na barra de tarefas? 

Um dos recursos interessantes da barra de tarefas do Windows 10 é a possibilidade de adicionar programas a ela, tornando assim, os aplicativos mais simples de localizar e acessar. 

Para isso, confira o passo a passo a seguir de como fixar um programa que é usado frequentemente na área de acesso rápido e simplificado do aparelho. 

  • Clique no botão Iniciar no canto inferior esquerdo da tela do computador;
  • Através dele é possível identificar os programas e aplicativos instalados no aparelho;
  • Clique com o botão direito do mouse sobre o programa ou aplicativo que deseja fixar;
  • Em seguida, basta selecionar a opção “mais” e, em seguida, “fixar na barra de tarefas”.

Dessa forma, a partir desse momento o item desejado será adicionado à parte inferior da tela do computador. Além disso, caso o usuário queira retirar o programa da barra de tarefas, basta fazer o mesmo caminho, mas clicar na opção “desafixar da barra de tarefas”.

Como configurar a barra de tarefas

Além da inclusão de aplicativos na parte inferior da tela do computador ou notebook, o usuário do Windows 10 ainda pode configurar a barra de tarefas e modificar o visual da ferramenta. 

Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer área livre da parte inferior da tela e escolher a opção “configurar barra de tarefas”. 

Em seguida, um menu com diversas opções de configurações irá aparecer na tela. Para configurar, basta habilitar ou desabilitar as informações na tela. Dessa forma, o visual da ferramenta será alterado. 

Como fixar telas no Windows 10 

Outro recurso interessante do Windows 10 é a possibilidade de anexar janelas na área de trabalho através dos recursos de multitarefas do sistema operacional da Microsoft. 

Dessa forma, quando o usuário estiver com o acesso a diferentes janelas, programas e aplicativos, pode incluir as telas minimizadas na tela inicial do computador para conseguir um acesso mais rápido às informações desejadas. 

Para realizar essa atividade no Windows 10, basta seguir o passo a passo a seguir. Confira!

  • Para realizar a atividade multi tarefas do Windows 10, o usuário deverá clicar no ícone  “Vista de Tarefas”. Esse botão está localizado na barra de tarefas;
  • Em seguida, o usuário terá acesso à imagem em miniatura de todas as janelas abertas no aparelho;
  • Para fixar na tela, basta clicar sobre a miniatura e clicar no botão direito do mouse;
  • Em seguida, basta selecionar a opção para direita ou para esquerda para fixar a janela.

Além disso, é possível realizar essa ação com outras janelas e programas abertos no computador com o intuito de poder ter acesso a eles simultaneamente através da tela inicial do dispositivo. 

Menu Iniciar do Windows 10 

No Windows 10 o botão de acesso rápido e atalho retornou após sua ausência ter gerado insatisfação nos usuários da versão 8 do sistema operacional da Microsoft. 

Dessa forma, o Menu Iniciar retornou a marca com seu design clássico similar aos antigos modelos Windows XP ou Vista em conjunto com a aparência e funcionalidade da tela inicial da versão 8. 

Para acessar esse botão do computador basta clicar no ícone com símbolo da marca no canto inferior esquerdo da tela fixado na barra de tarefas do dispositivo. Conheça os ícones no menu e os detalhes sobre o recurso a seguir. Confira!

Itens no Menu Iniciar 

Ao clicar no Menu Iniciar na barra de tarefas do Windows 10, o usuário terá acesso a alguns aplicativos em miniatura no lado esquerdo da tela. Enquanto isso, no lado direito, ele poderá verificar o acesso descomplicado aos programas mais usados. 

Além disso, logo abaixo, o usuário poderá identificar algumas opções de configurações, acesso a todos os APPs instalados, navegador de arquivos e botão de desligar o dispositivo. 

Personalizando o Menu Inicial 

Umas das maiores qualidades da versão Windows 10 da Microsoft, é que quase tudo pode conta com oportunidade de customização para atender aos padrões dos usuários, desde os mais tranquilos, até os mais exigentes. 

Por isso, o Menu Inicial do sistema operacional da empresa pioneira no ramo conta com diferentes opções de personalização. Dessa forma, o dispositivo pode ter um toque pessoal de seu dono. 

Passo a passo para personalizar 

Embora o recurso de customização do Menu Iniciar gere muito interesse, alguns usuários ainda sentem dúvidas em como realizar esse processo em seus dispositivos.

Por isso, basta acessar o ícone de menu e clicar com o botão direito do mouse sobre um aplicativo. Em seguida, é só escolher a opção “redimensionar” e clicar entre pequeno, médio e largo. 

Dessa forma conta com a possibilidade de encaixar os ícones de uma maneira bem similar aos aplicativos do Windows Phone. Assim, o usuário escolhe ícones maiores ou menores na tela do menu do dispositivo. 

Microsoft Edge: navegador no Windows 10 

Uma das novidades no Windows 10 foi a incorporação de um novo navegador da marca a fim de substituir o clássico Internet Explorer. Dessa forma, a Microsoft introduziu ao sistema operacional o browser Edge. 

Com ele, os usuários conseguem ter acesso a diversos recursos e contam com uma navegação mais fluida e intuitiva que seu antecessor. Por isso, confira a seguir, algumas características dessa nova ferramenta. 

Anotações na página web

Com esse recurso o Windows 10 permite que o usuário possa realizar anotações, sublinhar ou especificar partes do texto que está lendo na tela de seu computador. Para isso, basta seguir o passo a passo a seguir. 

  • Abra o ícone do navegador Microsoft Edge;
  • Clique em “criar anotações web” no canto superior direito da tela;
  • No canto superior esquerdo o usuário poderá identificar diversas ferramentas como: caneta, marca texto, borracha e adicionar anotações. 

Com isso é possível criar anotações na página da web, compartilhar com outras pessoas, apagar o que foi escrito e muito mais. 

Leitura no navegador do Windows 10 

Uma das ferramentas mais interessantes do Microsoft Edge é a inclusão de um modo leitura na tentativa de maximizar a produtividade do usuário e diminuir as distrações durante as leituras. 

Dessa forma, ativando esse modo é possível ignorar imagens, propagandas, vídeos e qualquer outro estímulo visual que conter na página web. Para isso, apenas o texto livre fica destacado na tela. 

Compartilhamento de páginas

Outra ferramenta no novo navegador da Microsoft é a opção de compartilhamento para os conteúdos de uma página web. Com isso, ao ler uma notícia ou matéria interessante, o usuário pode compartilhar em suas redes sociais. 

Para isso, basta clicar no ícone “compartilhar” no canto superior direito da tela e escolher entre as opções de Facebook, e-mail, twitter e diversas outras. Quanto maior o número de aplicativos no dispositivo, maior o número de opções de compartilhamento. 

Tudo sobre o Cortana

Um dos recursos mais interessantes do Windows 10 é o Cortana. Nele, o usuário conta com um assistente virtual e  buscador através de simples comandos de voz em seu computador ou notebook. 

Através da fala, o usuário pode contar com o sistema para identificar tarefas, datas importantes, acessar e-mail, pesquisar algum assunto na internet, localizar arquivos, colocar um bom som para tocar e muito mais. 

Como acessar 

Para localizar e acessar os recursos do Cortana, basta clicar na barra de tarefas da máquina, no canto inferior direito, ao lado do ícone de Menu Iniciar no campo “Digite aqui para pesquisar”. 

Também é possível clicar no ícone de microfone para perguntar alguma coisa diretamente ao assistente virtual de forma rápida, fácil e prática através do recurso de comando de voz da máquina. 

Como configurar 

O Cortana é um recurso do Windows 10 bem interessante que promete facilitar a vida dos usuários. Dessa forma, é possível configurar o assistente virtual para que ele entenda seu perfil e acesse os seus interesses. 

Para isso, basta acessar o Cortana através da barra de pesquisar conforme indicado acima e clicar no ícone de engrenagem para acessar as configurações da ferramenta da Microsoft. 

Em seguida, o usuário terá acesso para habilitar ou desabilitar diversas funções como: acessar o Cortana mesmo com a tela do PC bloqueada, configurar uma mensagem de acesso como “Olá Cortana” e muito mais. 

Caderno Cortana 

Outro recurso interessante no Cortana do Windows 10 é a ferramenta de caderno. Nela, o usuário pode incluir seus interesses para que o assistente virtual te avisa sobre o trânsito, clima, compromissos e e-mail, por exemplo. 

Para isso, basta clicar no ícone de caderno disponível na parte esquerda da tela em um menu lateral dentro da ferramenta que, para acesso, basta utilizar o comando de voz ou clicar em localizar na barra de tarefas. 

Loja Windows 10 

Windows 10

A loja dos computadores com instalação do sistema operacional Windows 10 funcionam, basicamente, como as lojas virtuais das versões mobile hospedando centenas de aplicativos.  

Entre as aplicações disponíveis é possível encontrar jogos, programas, atalhos e muito mais. Além disso, a loja virtual ainda conta com séries, filmes e músicas para que o usuário possa baixar no computador. 

Como acessar? 

Para acessar a loja de aplicativos e programas do Windows 10, basta acessar qualquer página web do dispositivo e entrar na Loja do Windows. Além disso, no Menu da máquina também é possível encontrar um ícone de atalho para o acesso. 

Outra opção para conseguir encontrar a hospedagem de aplicativos da marca é através do Cortana, assistente virtual e buscador do Windows através de comandos de voz. Dessa forma, basta acionar a assistência e informar o comando “Loja Windows”. 

Sobre a loja 

Ao acessar a loja do Windows 10 o usuário terá acesso a diversos aplicativos e programas que poderão contar com download em seu computador. Dessa forma, a hospedagem da marca conta com opções pagas ou gratuitas. 

No centro da tela o usuário terá acesso aos aplicativos recomendados pela loja para download. Isso porque, seja através dos seus acessos ou aplicações mais utilizadas, o sistema facilita o acesso para a pessoa. 

Além disso, no canto superior direito ainda é possível localizar o campo de busca com a lupa para que possam incluir o nome da aplicação desejada, otimizando tempo e garantindo agilidade na busca de informações. 

Como instalar um APP 

Na loja virtual de aplicativos do Windows 10 é possível encontrar centenas de aplicações como jogos, programas de músicas, filmes, séries e muito mais. Dessa forma, a loja conta com opções pagas e gratuitas para que o usuário avalie sua necessidade. 

Deasa forma, caso a aplicação seja interessante é possível baixar no computador para poder acessar sempre que necessário e, inclusive, criar atalhos na barra de tarefas ou área de trabalho, por exemplo. 

Para isso, basta seguir o passo a passo a seguir. 

  • Acesse a loja do Windows no computador ou notebook;
  • Encontre o aplicativo ou programa que deseja instalar no dispositivo;
  • Após clicar no ícone do aplicativo, basta clicar em “adquirir” para baixar no aparelho;
  • Caso haja dúvidas sobre a aplicação, na mesma tela é possível identificar a descrição do aplicativo.

Após clicar no ícone “adquirir” e baixar o recurso no dispositivo, ele ficará nos aplicativos do computador podendo encontrar no Menu Iniciar e, caso necessário, incluído na barra de tarefas ou área de trabalho conforme o passo a passo informados neste artigo. 

Desinstalando aplicação nas configurações

O inverso também pode acontecer, caso o usuário do Windows 10 queira desinstalar um aplicativo que baixou na loja do dispositivo. Isso porque, em alguns casos, a máquina pode ficar sobrecarregada de aplicações. 

Dessa forma, tornando necessária a liberação de espaço que pode acontecer com a desinstalação de aplicativos dispensáveis ao usuário. Por isso, o sistema conta com duas oportunidades de remoção de APP. 

Sendo assim, é possível desinstalar um aplicativo ou programa através do Menu Iniciar, ou através das configurações do computador. Para isso, veja as instruções de cada uma dessas formas a seguir. 

  • Basta clicar no Menu Iniciar e, em seguida, ir para as configurações através do botão de engrenagem na tela;
  • Em seguida, basta clicar na opção “sistema”;
  • Logo depois, no campo de pesquisa escreva o nome do aplicativo ou programa que deseja desinstalar;
  • Depois, basta clicar na aplicação e escolher a opção “desinstalar”. 

Dessa forma, a ferramenta desejada será excluída do dispositivo e, se for por motivos de espaço de armazenamento interno, automaticamente haverá mais espaço no computador ou notebook. 

Desinstalando aplicativos através do Menu Iniciar

Outra maneira de desinstalar os aplicativos ou programas que foram instalados no computador, é através do Menu Iniciar. Porém, por um caminho diferente das configurações. 

Para realizar essa ação, basta seguir as orientações a seguir. Confira!

  • Vá ao Menu Iniciar clicando no ícone do Windows na barra de tarefas no canto inferior esquerdo da tela;
  • Em seguida, basta procurar o aplicativo ou programa desejado na lista de APP da máquina;
  • Assim que localizado o ícone do aplicativo no menu, basta clicar sobre ele com o botão direito do mouse; 
  • Em seguida, escolha a opção “desinstalar”. 

Dessa forma a aplicação será desinstalada do dispositivo. Porém, apesar de bem mais simples e prático do que através das configurações da máquina, alguns aplicativos podem não ser encontrados no Menu Iniciar. 

Nesse caso, o usuário deverá seguir o caminho das configurações para encontrar e desinstalar a aplicação da máquina.

Como instalar o Windows 10 

Uma das dúvidas mais frequentes sobre o Windows 10 é como adquirir essa versão do sistema operacional da Microsoft. Isso porque existem duas maneiras de conseguir essa versão. 

A mais comum é adquirir um computador ou notebook que já tenha esse sistema integrado, o que acontece nos dispositivos mais frequentes. 

Contudo, alguns usuários de computadores com sistemas mais antigos como o Windows 7, 8 ou 8.1 também podem instalar em seus computadores essa versão do sistema operacional da Microsoft. 

Porém, para isso o aparelho deve seguir alguns requisitos para poder instalar com tranquilidade o sistema sem que pese ou danifique a máquina de alguma forma. Confira a seguir!

Requisitos para instalação

Para realizar a instalação da versão Windows 10 é necessário que a máquina siga alguns requisitos mínimos. Isso porque, com essas qualidades, será mais seguro baixar o sistema operacional. 

Por isso, veja os critérios de instalação a seguir. 

  • Windows 7 ou 8 instalados; 
  • Processador de, pelo menos, 1 GHz;
  • Memória RAM superior a 2 GB;
  • Espaço interno de, pelo menos, 16 GB no disco rígido da máquina. 

Além disso, o usuário deve se atentar a resolução de tela em 800×600 pixels para que possua uma boa imagem e adaptação do sistema na tela do computador ou notebook. 

É importante frisar que máquinas fora do padrão mínimo exigido para instalação do sistema podem sofrer danos no disco rígido, lentidão de acesso e, nos casos mais sérios, necessidade de troca de dispositivo. 

Planos Windows 10 

Quando o dispositivo conta com todos os requisitos mínimos citados acima, ele já possui capacidade para suportar a instalação do Windows 10 através de um dos dois planos da empresa. 

Os planos contam com o Windows 10 home e o pró e contam com aquisição através do site da Microsoft que, inclusive, conta com comparativos entre os dois planos e tudo o que possuem. 

O pacote simples é o Home, com ele os usuários têm acesso a um Menu integrado e diversas ferramentas como proteções antivírus, Hello, Cortana, integração com Xbox One e transmissão de gameplay e muito mais.  

Já na versão mais luxuosa do sistema com o plano Pró, o usuário pode contar com todos os recursos do Home, mais acesso à área de trabalho remota, proteção às informações que são criptografadas e muito mais. 

A faixa de preço dos planos variam com o valor de R$1.099 para o Home e R$1.599 para o plano Pró com uma estrutura mais completa e voltada para máquinas comerciais de profissionais mais exigentes. 

Como baixar Windows 10 de graça

A forma mais segura de instalar o sistema operacional da Microsoft Windows 10 é através da compra do produto original no site da marca. Entretanto, é possível conseguir, com sorte, um update para os usuários da versão original do Windows 7, 8 ou 8.1.

Para isso, basta baixar a ferramenta de atualização do sistema operacional. Em seguida, basta executar a ferramenta e clicar em “atualizar este computador agora”. Dessa forma a versão do Windows poderá contar com atualização. 

Contudo, é importante frisar que esse método seria como um erro do sistema, já que a etapa de atualização gratuita já acabou. Além disso, é importante salvar os dados do PC em um pendrive ou na nuvem para não correr o risco de perda. 

Outro ponto importante é que o computador ou notebook atenda aos requisitos mínimos de instalação citados neste artigo para que a atividade seja mais segura, tanto para o usuário quanto para a máquina. 

Passo a passo para instalar de graça 

Para que não restem dúvidas sobre como instalar o Windows 10 de graça no computador mesmo após perder o prazo de atualização gratuita. Confira o passo a passo a seguir e siga as orientações. 

  • Possuir Windows original na versão 7, 8 ou 8.1;
  • Possuir uma máquina que atenda aos requisitos mínimos de instalação;
  • Entrar no site da marca para atualização do sistema;
  • Clicar em “atualizar este computador agora”;
  • Salvar dados da máquina e arquivos na nuvem, pendrive ou cartão de memória antes de executar a atualização.

Em seguida, basta clicar em executar para que o programa atualize o Windows da máquina de forma gratuita, rápida e simples. 

Versões piratas Windows 10

Uma das maneiras mais comuns de instalar o Windows 10 gratuitamente, é através de uma versão pirata do sistema operacional. Por isso, diversos sites e canais do YouTube podem indicar esse método. 

Contudo, vale ressaltar que o sistema pirata pode oferecer riscos ao computador e a segurança das informações do usuário. Dessa forma, se faz necessário conhecimento do que está baixando na internet. 

Afinal de contas, uma instalação mal feita, um produto corrompido ou a instalação sem que o computador tenha suporte para ela, pode acarretar em muitas dores de cabeça e custos extras para o usuário. 

Além disso, o uso de programas pirateados ocasionam maior risco de Malware no dispositivo e fraude para os usuários, através do roubo de informações como identidade e número de cartão de crédito, de acordo com os profissionais da área. 

Por isso, vale a pena refletir sobre os riscos e, se no final, o barato não pode acabar saindo mais caro com manutenções de máquina ou, até mesmo, a necessidade de um novo dispositivo por mal desempenho e danos permanentes.

Canais no YouTube para ajudar 

Para os usuários que procuram outras formas de baixar a atualização, alterar o sistema ou verificar as formas mais simples de baixar o Windows 10 gratuitamente, existem alguns canais no YouTube com diferentes formas de realizar o processo. 

O canal Omnia Tech, por exemplo, pode explicar passo a passo como instalar o Windows Home como atualização do sistema operacional da máquina. Nos comentários dos vídeos de atualização existem diversos feedbacks positivos. 

No vídeo o canal explica detalhadamente cada processo de instalação de forma simples, rápida e fácil. Além disso, diversos outros conteúdos sobre o tema podem contam com oportunidade de análise na rede de vídeos. 

Outro bom exemplo e vídeo sobre o tema é no canal Oficina da Net que também aborda o tema com praticidade e oferece uma outra alternativa para instalação do Windows 10 gratuitamente. 

Entretanto, é importante orientar que, na versão gratuita, diversas ferramentas podem contar com exigência da chave do Windows que, para adquirir, precisa comprar os planos da marca. 

Como formatar o Windows 10 

É comum que, com o passar do tempo, alguns usuários querem formatar o Windows 10. Dessa forma, existem diversas dúvidas sobre o processo que, ao contrário do que parece, pode ser bem simples. 

Isso porque antigamente se fazia necessário baixar diversos programas para poder realizar a formatação do sistema operacional. Porém, com o novo sistema operacional da Microsoft, essas etapas arcaicas ficaram para trás. 

Dessa forma, o Windows 10 permite que o usuário consiga formatar a máquina diretamente nas configurações do computador ou notebook, sem necessidade de buscar mirabolantes na internet de programas para isso. 

Como formatar? 

A etapa de formatação do Windows 10 através do Menu Iniciar e o ícone de configurações da máquina. Desa forma é bem simples e não requer apelo para nenhum download de software ou algo do gênero. 

Para realizar o processo com maior facilidade, basta seguir o passo a passo a seguir e formatar o dispositivo. Confira!

  • Clique no ícone de menu na barra de tarefas da máquina no canto inferior esquerdo;
  • Em seguida, vá até à opção de configurações no botão com formato de engrenagem;
  • Nas configurações clique em “atualizações e segurança”;
  • Em seguida, clique na opção “recuperação” no menu lateral esquerdo;
  • Depois, basta clicar em “recuperar PC” clique no botão “começar”;
  • Então, em seguida uma nova aba irá abrir na tela;
  • Nessa nova aba o usuário pode escolher formatar e manter os arquivos ou formatar tudo;
  • Clique em avançar e aguarde o tempo de recuperação do dispositivo.

É importante frisar que a operação é bem similar a formatação da versão mobile, o que torna o processo mais simples, atualizado e prático para os usuários da Microsoft. 

Comparações entre Windows 10 vs 11

Windows 10

Anunciado em junho de 2021, o Windows 10 dará espaço para a versão 11 do sistema operacional da Microsoft como o mais atualizado da marca. Com isso, algumas pessoas já se perguntam quais serão as diferenças entre os dois. 

Em testes de performance o Windows 11 se mostrou mais rápido que o 10 em velocidade de navegação, desempenho em jogos e diversas outras acessibilidades, recursos e ferramentas do sistema. 

Em um dos testes demonstrou que o tempo de inicialização da máquina entre as versões 10 e 11 são diferentes. Nesse caso, a versão mais recente ganha de 13 segundos para iniciar, comparados aos 16 segundos do Windows 10. 

Além disso, pontuações de 3DMark e GPU demonstraram uma diferença interessante entre as versões. Neste caso, mais uma vez, a opção mais atual do sistema operacional ganhou e demonstrou desempenho. 

É possível acompanhar testes realizados na versão da Microsoft que vazou nas últimas semanas através do canal no YouTube Mundo Conectado. Nele, é possível identificar algumas das alterações. 

Contudo, a versão do Windows 11, que nem é o nome oficial ainda, mas tudo indica que será assim, ainda está em testes.

Por isso, muitas melhorias ainda contam com expectativas dessa nova versão que vem para desbancar a antecessora que está no mercado há 6 anos. 

O lançamento está previsto para o final do ano de 2021 e, assim como o Windows 10, pode contar com fases de atualização gratuita através do site da marca. Por isso, é importante ficar atento a esses detalhes na hora de escolher a forma de instalação do Windows 10. 

Windows 10 vale a pena? 

Com diversos recursos interessantes o Windows 10 é a versão mais atual do sistema operacional da Microsoft. Por isso, garante uma acessibilidade bem mais fluida, prática e eficiente ao usuário. 

Além disso, o sistema ainda permite diversas oportunidades de customização como alteração de cores, Menu Iniciar, tela de bloqueio, Microsoft Edge e muito mais. Dessa forma, garante a oportunidade de uma máquina personalizada e atrativa. 

Podendo se comprar através do site da marca ou, como vimos acima, atualizado gratuitamente para usuários de Windows 7 ou 8 originais. Dessa forma o sistema ainda conta com ferramentas que podem facilitar o dia a dia. 

Com um navegador intuitivo como o Edge e um assistente virtual competente como o Cortana, o Windows 10 consegue entregar inovação, facilidade de acesso e conexão à informação. 

Além disso, trazendo facilidades da versão mobile para computadores e notebooks, o Windows 10 ainda permite instalação e desinstalação simples de aplicativos e formatação fácil através das configurações do Menu Iniciar. 

Com tantos benefícios é difícil imaginar quais otimizações a versão 11 poderá resultar no fim de 2021, mas já podemos imaginar que competência e eficiência são itens obrigatórios por serem sinônimo da marca. 

VEJA TAMBÉM: Outlook: tudo que precisa saber para ganhar mais produtividade

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

ICloud

iCloud : o que é? Como acessar?

- Publicidade -