HomeTecnologia & InternetGoogle Chrome: o que é e como funciona

Google Chrome: o que é e como funciona

-

Para usar a internet, é necessário que se use algum programa de navegação, como o Explorer e o Google Chrome. Esse último navegador foi desenvolvido pelo Google no ano de 2012 para plataformas que suportam o Windows, e somente posteriormente ficou disponível para outros sistemas operacionais.

Com diversas funções, o Google Chrome oferece a função de execução de web apps e frameworks. Sendo considerado um dos melhores navegadores atualmente, esse é também o mais usado entre os internautas.

Por oferecer aos navegadores uma interface muito intuitiva, simples e capaz de ser usada até mesmo por pessoas que não entendem tanto sobre informática, o Chrome é o aplicativo certo para aqueles que desejam navegar na internet com mais facilidade.

Seu design é totalmente “clean”, mas pode ser modificado de acordo com os interesses do usuário, como por exemplo a mudança para o modo noturno do Chrome. Além dessa opção, há maneiras de tornar o Chrome mais capacitado para executar outras funções por meio de plugins, como correção de textos.

Apesar de ter sido projetado para desktops primeiramente, não demorou muito até que esse navegador ganhasse um aplicativo para smartphones e outras plataformas. Não há como negar que o Chrome é um dos navegadores mais práticos e fáceis de se mexer. Mas isso não significa que não haja  ada para explicar sobre o mesmo.

google
Google aberto em um computador.
- Continua Depois da Publicidade -

Ferramentas, plugins, funções de abas anônimas, controle do histórico e outras coisas inseridas no Chrome não são do conhecimento de todos que o usam.

Por isso, para que fique mais fácil ainda compreender como funciona esse navegador, no artigo abaixo haverá uma explicação simples para sanar de uma vez por todas as dúvidas sobre o Chrome.

Google Chrome download

Como dito anteriormente, o Google Chrome é o navegador mais usado no mundo atualmente. Com mais de 3,2 bilhões de usuários só no ano de 2020, o Google Chrome está disponível em mais de 50 línguas.

Além disso, é um navegador diretamente vinculado com o Google, o que faz dele parte da maior agência de buscas virtuais do mundo. Entre os aspectos positivos de ser um aplicativo do Google, um deles se encontra na necessidade de inovação que a empresa persegue.

O Google Chrome está sendo constantemente aprimorado para entregar uma melhor experiência para seus usuários. Além de possibilitar uma experiência completa, o Chrome oferece a seus usuários a possibilidade de sincronização de dados, login com contas Google e muito mais.

Por isso, ter ele como  navegador principal pode ser benéfico, além dos outros benefícios inclusos nele. Mas, para usar o Google Chrome, é necessário baixá-lo no computador, smartphone ou em qualquer outra plataforma.

google chrome
Logo do Google Chrome

E não há segredos para fazer isso nas principais lojas de aplicativo ou no próprio Google, entrando na página de download do navegador. Vale frisar que, ao baixar o Chrome, é interessante que o define como navegador padrão.

Dessa forma se garante um melhor funcionamento do navegador para que o usuário usufrua de tudo que o Chrome tem a oferecer. Por isso, nas linhas abaixo estarão contidas informações ensinando como fazer o download do Google Chrome de forma fácil.

Google Chrome: como baixar no computador

- Continua Depois da Publicidade -

Usado em sua maioria por meio de computadores, o Google Chrome pode ser facilmente baixado na página do Google específica para isso. Primeiro, é necessário buscar pelo arquivo de download do Chrome na internet.

Infelizmente, existem muitos sites que oferecem o download gratuitamente, como deve ser, mas com malwares contidos no arquivo. Por isso, para fazer o download, o interessante é acessar o site https://www.google.com/chrome/, onde a disponibilidade para download se localiza de forma segura e gratuita.

Enfim, após fazer o download do arquivo, agora é preciso que se salve e execute o programa. Caso o usuário do computador tenha selecionado a opção de salvamento, é necessário que dê dois cliques no arquivo baixado para começar a instalá-lo.

Depois disso, é necessário que se inicie o Chrome normalmente. Basicamente, o download está feito. Mas, não se resume somente a isso baixar o Google Chrome, já que o programa pode variar de acordo com a versão do windows que está sendo usada.

Todavia, não há segredos após baixar o navegador. Tudo é feito passo a passo de forma que fique fácil de entender como funciona a instalação e execução do Chrome. A explicação anterior, aliás, é para instalação em computadores que funcionam com o SO Windows.

Para fazer isso em sistemas como MAC e Linux, é um tanto quanto diferente, mas nada que seja totalmente destoante.

chrome
Navegador Google Chrome funcionando em um MacBook

Mas, para que fique um pouco mais claro como fazer isso em computadores MAC, é claro que terá um tutorial básico contido aqui. Após fazer o download para a instalação, é necessário que o usuário abra o arquivo baixado e que arraste o símbolo do Chrome até a seção de aplicativos do computador Mac.

Pode ser que uma senha seja requisitada, mas isso pode não ser necessário. Vai variar de acordo com as definições de segurança do computador.

- Continua Depois da Publicidade -

Caso não se tenha a senha em mãos ou não se recorde, o Chrome pode ser executado a partir da área de trabalho, também. Depois disso basta abrir o Chrome e executá-lo. E não se pode esquecer de abrir o Finder e clicar em ejetar na barra lateral do navegador o programa. Assim estará livre para uso.

Google Chrome: como baixar no smartphone

Assim como o Google Chrome pode ser usado no computador, ele pode ser usado em celulares diversos ( e também tablets, se é possível encaixar aqui). Enfim, o aplicativo do Google Chrome, só na Play Store, foi baixado por mais de cinco bilhões de vezes, um número estarrecedor se comparado aos demais navegadores.

Distribuído no ano de 2012, esse aplicativo oferece todas as funções que o navegador para computador oferece. Além disso, a última atualização feita no aplicativo entrega aos usuários as melhores funções possíveis para um bom desempenho e estabilidade.

Enfim, para baixar esse aplicativo, basta que aquele que deseja fazer isso acesse a loja de aplicativos de sua preferência, lembrando que o mesmo está disponível para Android e IOS. Ao entrar na loja, basta fazer o download do Chrome e usá-lo. Dessa forma, tudo que o app pode oferecer fica disponível para ser usado.

Algo muito importante sobre o aplicativo do Chrome, é que mesmo estando em funcionamento em um celular, é necessário ter um antivírus para navegar pela web. Isso contribui para uma navegação segura e livre de quaisquer ameaças para o dispositivo e integridade de dados do usuário.

Atualmente, existem vários antivírus para celulares totalmente gratuitos e que podem fazer toda a diferença na hora de navegar pela web com mais segurança.

Como criar perfis de usuário no Chrome

Um dos diferenciais do Chrome é o fato de que ele entrega a seus usuários a possibilidade de criar perfis para uso do Chrome de forma que não haja mistura das pesquisas e muito mais.

Além de ser um ponto extremamente positivo, é uma forma prática de ter uma experiência exclusiva com o navegador de acordo com a conta Google que está logada nele.

Enfim, para fazer isso, é necessário que o usuário abra o navegador e, em seguida, clique no ícone com a foto do perfil da conta Google que está vinculada ao navegador. Caso não haja nenhuma conta vinculada, tudo bem. Posteriormente, neste artigo será explicado como fazer isso de forma simples e rápida.

Enfim, retornando a explicação, após clicar na foto de perfil com o botão esquerdo, haverá uma última opção entre as que estão disponíveis na aba que se abre. Nela estará escrito “adicionar”, onde será possível adicionar mais um usuário no Chrome de acordo com um perfil do Google que ficará vinculado.

Após clicar, será necessário escolher uma cor de tema, e, caso seja do interesse do usuário, que coloque uma foto de perfil. Depois disso, uma nova aba se abrirá oferecendo algumas opções. Entre elas está a opção de fazer login no Chrome com uma conta do Google.

Após clicar nessa opção, agora resta terminar o login e usar o Google Chrome de forma personalizada ao perfil. Mas, caso não haja uma conta Google, é necessário clicar na primeira opção “ primeiros passos”.

Ali é possível adicionar os apps mais usados dentro do Chrome e também o tema desejado para o perfil. Depois disso, é necessário fazer o login e sincronização de uma conta do Google, para que o uso fique personalizado, como dito anteriormente.

Como dito anteriormente, é um processo muito rápido e prático. Além desses benefícios, criar um perfil no Chrome pode fazer com que navegações mais pessoas estejam protegidas.

Outro fato sobre o uso de perfis diferentes no Chrome é a organização, por exemplo, como é para aqueles que trabalham usando a internet. Por isso, vale a pena ter mais de um perfil vinculado ao Chrome.

Como apagar o histórico de navegação

Muitas pessoas usam o Google Chrome e deixam o histórico salvo sem problemas de que outras pessoas vejam o que foi acessado. Todavia, isso nem sempre é algo desejado pelos usuários do Chrome, visto que existem acessos muito particulares ou vergonhosos.

Por isso, o Google Chrome é um navegador que oferece a opção de acesso ao que foi acessado durante o uso. Mas, para aqueles que desejam esconder de outras pessoas que usam uma mesma conta ou dispositivo o que foi acessado, basta apagar o histórico.

Para fazer isso, existe um atalho nas teclas do computador que podem facilitar o processo e agilizar o ato de apagar o histórico. Primeiro, para acessar o histórico, basta clicar em Ctrl + H. Depois de fazer isso, todo o histórico daquilo que foi acessado ficará disponível para o usuário.

Caso ele deseje apagar algo do que foi acessado e está contido no histórico de navegação, basta clicar na opção “Limpar dados de navegação”. Ao clicar, existem diversas opções de possibilidades de limpar o histórico possível. é possível excluir desde o que foi acessado na última hora até tudo que já foi acessado no Chrome.

Ainda há a opção de excluir senhas e muitos outros dados que foram salvos durante o uso do Chrome. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com a opção escolhida para que não se saia prejudicado pela exclusão do histórico de acesso.

O que é o modo anônimo e como usar

Para aqueles que desejam usar o Chrome sem deixar rastros do que foi acessado, é possível usar o navegador de uma forma que nada fica salvo no histórico. Essa função é conhecida como modo anônimo, e é ótimo para aqueles que sentem que estão sendo vigiados ou que tem algo a esconder.

Brincadeiras à parte, tem uma função exclusiva que entrega aos usuários mais segurança para acesso com mais privacidade.

google chrome
O google chrome oferece uma opção de navegação anônima.

Enfim, para abrir uma aba anônima no Chrome, é necessário clicar no gadget de mais opções que se localiza no lado superior direito do Chrome. Depois disso, basta clicar na opção “nova janela anônima”. A partir disso, o uso anônimo do Chrome está pronto para funcionar.

Outra maneira de fazer isso de forma rápida é por meio do atalho Ctrl + Shift + N, que abre uma nova aba anônima dentro do navegador. Um dos benefícios do modo anônimo é o fato de não deixar nenhum rastro no histórico do que foi acessado.

Mas, além disso, existem outros benefícios em usar a aba anônima no Chrome. Por exemplo, usando a aba anônima, é possível acessar um site com várias contas possíveis. Além disso, é possível ler textos gratuitamente dentro de sites que exigem pagamento para ter acesso a uma certa quantidade de textos.

Fora essas, a possibilidade de acessar contas em computadores alheios sem o risco de deixar um login feito ou salvo numa máquina que não é pertencente ao usuário.

Conclusão sobre o Chrome

Não é atoa que é o navegador mais usado do planeta. O Chrome é, com certeza, uma das maneiras mais versáteis e completas de usar a internet. Dentre tudo que foi dito aqui, há uma série de outros benefícios que podem ser ditos sobre esse navegador.

Além dos plugins e opções, o Chrome é constantemente atualizado para oferecer a melhor experiência de navegação possível a seus usuários. Por isso, é importante frisar que o Chrome é completo e tem um ótimo desempenho em todas as plataformas em que está disponível.

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -