HomeTecnologia & Internet04 Dicas para usar o facebook business e melhorar a produtividade

04 Dicas para usar o facebook business e melhorar a produtividade

-

O Facebook Business é uma ferramenta criada pelo Facebook destinada para o controle de empresas e até mesmo a venda de produtos online. Nestas páginas, é possível adicionar uma série de informações relevantes como o preço dos itens, localização, site e formas de contato. 

Um dos lados positivos desta ferramenta é que o criador e administrador da página consegue controlar a quantidade de visualizações em vídeos, acessos, cliques, quantas pessoas viram a postagem e, além disso, tem uma tabela com várias informações de seus internautas como é o caso da idade, formação, sexo e até mesmo a localização. Isso, mais tarde, pode ajudar o empreendedor e administrador a vender mais e otimizar as campanhas.

Todos esses pontos são usados para administrar o público e criar conteúdos que sejam qualificados e interessantes para esses seguidores. 

Apesar de parecer algo difícil, com o tempo é possível conseguir mais experiência e se torna algo bem fácil, simples e intuitivo.  Atualmente, a rede social já conta com mais de 1 bilhão de usuários espalhados em todo o mundo. 

Neste artigo, iremos te dar algumas dicas de como usar de forma prática. Portanto, continue a leitura aqui com a gente para saber mais sobre o assunto. 

Facebook business para que serve?

- Continua Depois da Publicidade -

O Facebook Business serve para que as empresas consigam administrar páginas na plataforma e, com isso, saber mais sobre o público que a segue para que consiga os engajar de forma ainda mais positiva. 

Com o FB, consegue-se ver o sexo dos seguidores e até mesmo a idade deles (isso vai te ajudar, por exemplo, a descobrir qual linguagem usar com cada indivíduo). 

E, não é preciso nem dizer que vem se tornando uma das melhores formas de praticar o marketing digital, não é mesmo? 

Com ele, consegue-se até mesmo agendar publicações – assim como stories – para todo o mês. Vídeos, fotos e textos. O lado positivo ainda é que ele é totalmente integrado ao Instagram. 

Logo, você consegue fazer as mesmas postagens nas duas redes sociais sem perder tanto tempo postando em cada uma: as informações das duas páginas são centralizadas, deixando assim, a administração ainda mais simples para aqueles que estão começando e não entendem absolutamente nada do assunto. 

Acessar o Facebook business em 5 minutos

Existem duas formas que permitem o acesso ao Facebook Business: a primeira é usando o próprio aplicativo e entrando na aba de “páginas”, depois em “facebook business” ou então, através do Windows pelo computador, neste caso, basta que o usuário acesse o site. E, depois disso, será necessário fazer o login. Caso tenha esquecido a sua senha do Facebook, basta clicar na aba de “esqueci a senha” para ter um código de restauração e alterar o dado.

E como entrar no Facebook Business pelo celular? Tem diferença?

Para entrar no Facebook Business pelo celular, o processo é o mesmo! Basta que você acesse a sua conta com um e-mail e senha. Depois disso, vá para a aba de páginas e clique na página que deseja administrar. No portal de configurações, você terá acesso a todos os dados dos seus seguidores e clientes. Além disso, será possível fazer algumas alterações como: 

  • Endereço da sede da empresa; 
  • Site online que possui o portfólio ou área de blog; 
  • Quantidade de funcionários; 
  • Valor dos produtos (e até mesmo adicionar os serviços na página); 
  • Muitas outras informações. 

Facebook business manager

Para acessar o Facebook Business, o processo é bastante simples: 

  • Acesse o site 
  • Depois disso, entre com a sua conta do Facebook.
  • Agora, clique sobre a página que deseja administrar. 
  • Se quiser criar uma publicação clique em “criar publicação” um botão azul que aparece na sua tela. Caso prefira, também pode optar por “criar story”. 
  • É possível agendar a publicação para dia e data específica ou então, postar na hora. Além disso, o usuário pode determinar se o post será apenas para o Instagram ou Facebook, ou então, para ambas as redes sociais. 

Gerenciador de negócios, para que serve?

- Continua Depois da Publicidade -

O gerenciador de negócios permite que o usuário saiba quantos comentários a página possui, quem são as pessoas que estão interagindo e até mesmo o alcance no mês e em meses anteriores. Por exemplo, se no mês de novembro conseguiu 100 alcances e no mês de dezembro 90, vai encontrar que houve queda de 10%. 

Essa é uma forma para metrificar os seus alcances e, assim sendo, descobrir quais são as suas metodologias que estão dando mais certo e sendo mais eficazes. 

Logo, consegue melhorar todas as estratégias de marketing e até mesmo, criar campanhas pagas com mais detalhes e pesquisa de mercado – tendo assim, índices de conversão ainda maiores. 

O gerenciador de negócios também permite que o usuário tenha acesso a todas as antigas campanhas pagas e faça o remarketing caso prefira fazer desta forma. 

Facebook business Suite

O Facebook Business Suite foi criado para os donos de páginas e empresas que desejam desenvolver campanhas pagas com o ADS – tanto no Facebook, como o próprio nome já diz, quanto nas páginas do Instagram. 

  • Para acessar, acesse o site
  • Depois disso, clique no topo de página inicial em “criar um anúncio” e faça o login com a sua conta. 
  • Agora, determine detalhes sobre o anúncio, sobre como o tempo que ele tem que ficar no ar, qual o valor que pretende gastar, imagem do anúncio e também o texto. Não esqueça de determinar se o seu objetivo é aumentar as vendas ou então, ter mais acessos no chat ou site online (isso vai fazer toda a diferença nos seus resultados). 

04 Dicas para usar o FB business e melhorar a produtividade

Neste artigo, também separamos algumas dicas para quem deseja trabalhar com o Facebook Business e que, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade e alcance das publicações. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta continuar a leitura conosco porque separamos muita coisa interessante para te ajudar. 

Caixa de entrada

Quem possui uma empresa, tem que ficar sempre atualizado na caixa de entrada. Ou seja, a central de imagens. É por lá que os clientes costumam mandar uma mensagem. Para facilitar a comunicação com eles e fazer com que não parem na metade do processo de compra, pode até mesmo linkar o seu Whatsapp

- Continua Depois da Publicidade -

Supondo que tenha o tempo médio de resposta de 7 dias. No entanto, a maioria dos clientes não está disposta a esperar esse tempo. Então, eles podem esperar algumas horas e depois irem em busca de outras empresas que dê um retorno mais rápido. Ainda mais se a marca responder na hora. O tempo de resposta faz toda a diferença. 

Portanto, caso não tenha o costume de olhar a caixa, é interessante usar o seu Whatsapp para que a comunicação seja mais rápida e eficaz. 

O próprio Facebook Business tem essa funcionalidade e, pode ter certeza, ela vai fazer toda a diferença no resultado final de suas vendas. 

  • Caso prefira, pode até mesmo configurar as mensagens automáticas no Facebook Business. 
  • Dessa forma, assim mesmo que o cliente entre em contato pelo chat, já vai receber um link para conversar com a sua marca através do WPP. 

Pessoas são mais visuais

Essa é uma dica para quem está pensando em criar campanhas no Facebook Business: o ser humano está cada vez mais visual e está em busca de consumo rápido. 

Portanto, é crucial que você invista nisso em todas as suas produções. 

  • Cria criativos e imagens atrativas através de editores como o Canvas. 
  • Use menos textos mas não se esqueça de abusar de figuras de linguagens e metáforas que são compreendidas pelo seu público alvo. 
  • CTAs, as chamadas para ação, fazem toda a diferença nos resultados finais das suas campanhas. Então, peça para o usuário clicar, interagir, curtir e comentar as publicações. E, se o seu objetivo é vender, coloque o link para o Whatsapp ou loja virtual. 

Por fim, e não menos importante, não quer dizer que as legendas devem ser pequenas que você tem que encher as imagens de texto. Isso polui visualmente e não é nem um pouco agradável. 

Use poucos textos mas sempre passe todas as informações de forma sintetizada. 

Aba de alcance 

A aba de alcance não está ali apenas por estar. Ela está ali para ser usada e abusada. Essa aba te ajuda a analisar quantas pessoas viram as suas publicações e interagiram. Então, se o número está decaindo, é necessário se perguntar: o que estou fazendo para que as pessoas não interajam mais? 

As causas disso acontecer são as mais variadas. Por exemplo, a queda de alcance pode ter ocorrido porque não publica mais com tanta frequência como antes. 

Outra causa pode ser o uso de conteúdos com plágio, o que faz com que os logaritmos deixem de entender o seu perfil como algo relevante e começa a prevalecer o concorrente. 

Além disso, um dos motivos pode ser a falta de uso de hashtags. Elas são muito importantes MESMO para quem faz publicações online. 

Por fim, como já dissemos antes, o Facebook é totalmente visual. Então, somente publicar grandes textos e não investir em imagens pode ser prejudicial para o seu perfil, fazendo com que ele perca alcance de forma gradativa. 

Tente analisar os dados desta aba e se responder o que vem causando essas variações. Isso é crucial para uma boa estratégia de marketing digital. 

Programe publicações

Quando você clica em “adicionar publicação”, consegue encontrar um pequeno botão com calendário. Nele, pode programar e agendar todas as publicações para o mês e até mesmo ano. Então, é uma boa alternativa para aqueles que não possuem tempo para ficar publicando todas as semanas mas que, ao mesmo tempo, querem manter a consistência das postagens e deixar as interações sempre altas. 

Publicar uma vez no mês é uma das causas, como dissemos antes, da queda de popularidade do seu perfil. Portanto, tome todos os cuidados necessários com isso. 

Um dos lados mais interessantes desta ferramenta do Facebook Business é que ela permite que o usuário agende até mesmo story ou vídeos. Você pode agendar tanto para o Facebook quanto para o Instagram de apenas uma vez, sem ter que, por exemplo, repetir esse processo duas vezes para ambas as redes sociais. 

Já na aba de histórico, você consegue ver quantas pessoas acessaram cada um dos posts. Logo, pode ver quais foram aqueles com mais desempenho para fazer conteúdos semelhantes a ele. 

Leia também: Facebook: como funciona, história, curiosidades e filmes

Facebook help: como falar com o suporte?

Caso tenha alguma dúvida sobre o processo para fazer anúncios ou publicações em ambas as redes sociais como estamos ensinando até o momento, também existe a possibilidade dos usuários entrarem em contato com a central de ajuda.

  • Acesse o site 
  • Depois disso, basta digitar sobre a sua dúvida para encontrar um tutorial completo sobre como resolver. Na página oficial também existem perguntas prontas que podem ser acessadas pelos internautas. 

FB Business Chat

Caso tenha interesse em conversar com um suporte humano em vez de usar perguntas e respostas prontas, deve realizar o seguinte procedimento: 

  • Acesse o site  
  • Depois disso, escolha qual é o seu problema (criação de anúncios, bloqueio da conta e outros). 
  • Agora, basta esperar que uma pessoa vai te responder quando chegar a sua vez na fila. 

Quanto custa o Facebook Business?

Um dos lados positivos é que o Facebook Business é totalmente gratuito. Ele permite arrecadar informações sobre os clientes para otimizar suas estratégias sem cobrar nada por isso. O que pode acontecer, neste caso, é o pagamento de campanhas para destacar o seu perfil. Logo, o valor da campanha pode variar de acordo com a quantidade de pessoas que deseja alcançar, o valor por clique, o tempo que a campanha vai ficar no ar e outros aspectos relacionados. 

Empresas grandes e famosas em todo o mundo costumam gastar milhões com o marketing digital através do Facebook Business porque vem se tornando uma forma eficaz de captar pessoas em todos os lugares. 

A rede social já conta com mais de 1 bilhão de usuários e, com campanhas pagas, pode-se determinar até mesmo a região específica que deseja alcançar: 

  • Se a sua empresa trabalha fisicamente, tem o objetivo de vender somente para a região. Logo, você determina isso no momento de criar uma campanha. 
  • Já se trabalha com serviços online e quer captar pessoas de todo o Brasil ou em outros lugares, também existe essa alternativa. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar. 

Não esqueça de vir conhecer nossas publicações sobre redes sociais e tutoriais. Estamos sempre compartilhando e publicando muita coisa interessante para te manter atualizado. 

Leia também: Skype: reunião de trabalho ou entre amigos de um jeito fácil

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -