HomeTecnologia & InternetDropbox: o que é? É seguro? Veja como usar!

Dropbox: o que é? É seguro? Veja como usar!

-

Dropbox é um serviço de compartilhamento em nuvem que permite ao usuário enviar arquivos como fotografias, vídeos e documentos para outras pessoas mesmo que elas não sejam clientes da plataforma. A empresa foi criada no ano de 2007 na Califórnia, nos Estados Unidos, e desde então, conta com mais de 500 funcionários registrados. Ela realiza trabalhos em todo o mundo e é uma das principais concorrentes do Google Drive, por exemplo. 

Existem vários planos e preços. No entanto, vale ressaltar que o valor é pago em dólar. Então, todos os meses o brasileiro tende a pagar um valor diferente visto que o câmbio está sempre variando. A alternativa mais barata para quem deseja usar é de US$ 9. 

Um dos lados positivos é que os clientes não estão limitados a compartilhar conteúdos somente a pessoas que também são clientes. É possível enviar arquivos para todos os tipos de contas e, inclusive, existe uma alta quantidade de espaço para armazenar  conteúdo. Não há dúvidas sobre o motivo de ter crescido tanto nos últimos anos. 

Neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre ele, passo a passo para contratar os serviços e outros pontos tão importantes quanto. Portanto, se quiser saber mais sobre, basta continuar a leitura conosco. 

Leia também: iCloud : o que é? Como acessar?

Dropbox: é seguro mesmo?

- Continua Depois da Publicidade -

Uma dúvida é se o Dropbox realmente é seguro. De forma sintetizada, a empresa vem atuando desde o ano de 2007 no mercado de armazenamento na nuvem e nunca apresentou nenhum problema em relação a vazamento de dados e informações. Além disso, todas as ações dos clientes são criptografadas de ponta a ponta. 

A plataforma é segura e confiável. No entanto, o que causa algum receio é que os funcionários da Dropbox podem ter acesso a todas as informações de seus clientes. Alguns portais fazem com que isso se pareça com algo ruim mas, vale a pena ressaltar que, todas as empresas conseguem acessar os dados de seus clientes. 

Como usar o Dropbox? [Grátis]

Existe a possibilidade de usar uma conta gratuita que conta com cerca de 2GB de armazenamento. Então, caso o cliente tenha interesse em mais espaço para guardar os seus arquivos, ele tem que pagar por isso com planos pagos em dólar. Os valores são mais caros que o Google Drive e é justamente por isso que contam com uma quantidade menor de adeptos. 

Veja, abaixo, o passo a passo para ter acesso à conta gratuita da DropBOX: 

  • Acesse o site 
  • Depois disso, clique em “registrar-se gratuitamente”, um botão azul que vai aparecer abaixo da sua tela. 
  • Agora, você irá para uma página de registro em que deve informar o seu e-mail (pode ser gmail, hotmail), número de telefone, nome e outros dados. 
  • Por fim, basta clicar na aba “criar uma conta” para ter acesso a sua plataforma. 
  • Se preferir, pode agilizar o processo ao clicar na aba de “criar uma conta com o Google”.  

Login: entrar no Dropbox [Passo a passo]

O passo a passo para entrar na conta do Dropbox é bastante simples. Primeiro, é necessário que o indivíduo faça o cadastro. Depois de fazer o cadastro e de confirmar o e-mail para comprovar a identidade, basta realizar o seguinte processo: 

  • Acesse a página de registro 
  • Depois disso, clique para entrar com o Google ou, se preferir, digitar a sua senha e conta de e-mail. 
  • Pronto, basta clicar na aba de “continuar” para ser direcionado para os seus arquivos. 
  • Caso tenha esquecido a senha, clique na aba de “esqueci a senha” para receber um código de recuperação no e-mail que foi registrado. 

Leia também: Baixar vídeo youtube: veja melhores aplicativos

Como sair de uma pasta compartilhada no dropbox?

Para sair de uma pasta compartilhada, o próprio portal conta com um tutorial bem simples sobre o passo a passo. Esse tutorial pode ser acessado através do site 

O processo pode ser diferente de acordo com o tipo de celular ou dispositivo que está usando. No entanto, de forma sintetizada na maioria deles é: 

  • Faça o seu login na plataforma como foi ensinado anteriormente. 
  • Depois disso, clique sobre o arquivo que deseja sair da pasta ou remover. 
  • Clique na aba de “pessoas que tem acesso” e escolha quem deseja tirar. 
  • Agora, clique sobre a foto do indivíduo e aperte no botão de “excluir ou remover”. 
  • Pronto! Agora essa pessoa não vai mais conseguir ver a imagem, vídeo ou até mesmo PDF que estava sendo compartilhado. 

Use o Dropbox no meu celular e acesse seu documentos de qualquer lugar de forma rápida

- Continua Depois da Publicidade -

Você sabia que é possível usar o DropBox no próprio celular e compartilhar documentos de forma ainda mais simples? Para isso, basta baixar o aplicativo na Play Store, veja o passo a passo: 

  • Acesse a Play Store
  • Depois disso, clique na aba de “instalar”. Caso não tenha espaço no seu dispositivo, será necessário apagar outros aplicativos ou vídeos para liberar armazenamento. 
  • Agora, basta esperar que o processo seja realizado. Depois disso, basta que o usuário faça o login com a conta de e-mail e senha. 
  • Caso tenha esquecido a senha, basta clicar na aba de “esqueci a senha” e depois confirmar o código que será enviado via e-mail. 
  • Se não tiver nenhuma conta no Dropbox, pode optar por fazer um cadastro de forma simplificada como já foi ensinado e mostrado anteriormente. 

Dropbox estudante: como usar?

Você sabia que o DropBox ainda conta com algumas vantagens para os estudantes e pessoas que dão aulas? Sim! Você consegue mais espaço com descontos imperdíveis no tempo em que está atuando para a graduação, mestrado ou doutorado. 

As universidades também podem criar pacotes gratuitos para os alunos usarem de forma conectada a todas as vantagens do Dropbox. Dessa forma, criam um pacote personalizado de acordo com a quantidade de estudantes e pagam mensalmente um valor fixo para a empresa. 

É uma boa forma, por exemplo, de manter todos os estudantes centralizados em apenas um meio. 

Para isso, basta que você realize o seguinte procedimento: 

  • Acesse o site oficial na aba de estudante 
  • Depois clique no botão azul da sua tela escrito “saiba como”.
  • Agora, basta escrever o nome da instituição e outros dados que forem solicitados para ter acesso a um orçamento de preços através de e-mail. 
  • Existe também a possibilidade de fazer um teste grátis. 

O que fazer quando o Dropbox está cheio?

Existem duas alternativas quando o seu armazenamento acaba: a primeira delas é excluir arquivos dos quais não precisa mais – para isso, basta manter o dedo sobre eles e clicar em “excluir” ou então, clicar com o botão direito do mouse e depois em “excluir”. 

Outra alternativa, para quem não pode apagar os arquivos, seria comprar por mais espaço dentro da plataforma. Os preços podem variar de acordo com a quantidade de espaço e também com a quantidade de usuários de uma conta. A média do mais barato, até o fechamento desta matéria, era de US$ 9. No entanto, pode acabar variando de acordo com o dia que ler isso. 

Como ganhar mais espaço no Dropbox?

Pessoas que contam com contas pagas, como o Family, conseguem receber até 32 GB ao indicar outros usuários. Essa é a única forma de ganhar mais espaço sem ter que pagar por ele, por exemplo. O valor que recebe por espaço vai variar, além disso, do número de pessoas que se inscreveram com o seu link de afiliado. Portanto, se preferir, pode convidar pai, mãe, primo e todo mundo da família. 

- Continua Depois da Publicidade -

Essa foi uma forma encontrada pela empresa de praticar o marketing digital sem que tenham que gastar para isso de forma totalmente direta. As pessoas divulgam a marca como uma forma de conseguirem receber mais recompensas. 

Outra alternativa seria de migrar o plano para um pago visto que o gratuito conta com apenas 2Gb de armazenamento.

Dropbox Download: rápido e fácil

É possível instalar o aplicativo tanto através do Play Store, para aqueles que são usuários do Android, quando para o MAC, para usuários do iPhone. No entanto, existe a “instalação universal” que é realizada já dentro do site que é compatível com ambas as alternativas – e é esse o processo que iremos ensinar neste artigo. 

  • Para instalar, basta acessar o site
  • Depois disso, clique na aba de “baixar o dropbox” e espere que o processo seja finalizado. 
  • Agora, basta você clicar sobre o aplicativo (ele pode ser baixado para o Windows 11 também) e fazer o seu login. 

Contratar planos pagos

Como você já deve ter notado, aqueles que contam com planos pagos possuem acesso a mais vantagens em relação ao espaço de armazenamento de arquivos dentro do

Dropbox. Por isso, se tiver interesse em mudar o seu plano, basta acessar a aba 

Depois disso, analise quais são os valores  mensais e as características de cada um deles. Não podemos falar sobre um valor fixo porque é em dólar e o dólar varia muito no Brasil e mensalmente pode-se pagar preços diferentes.

No momento de comprar um plano, é possível optar pelo plano mensal e anual (que geralmente tem descontos). Dessa forma, é necessário possuir limites no cartão de crédito ou ter valor disponível através do débito. 

Ao todo, são mais de 5 planos com características diferentes e existe a alternativa de criar personalizados que podem variar ainda mais de preço. 

Por que manter todos os dados salvos na nuvem?

Manter todos os dados salvos na nuvem tem algumas vantagens. Uma delas é em relação à segurança visto que consegue-se ter acesso a todas as informações sem ter que andar com um SSD ou HD (que pode estragar por ser um hardware físico e você perder tudo). 

Além disso, é uma plataforma super acessível que está sempre se inovando para permitir compartilhar conteúdos até mesmo com pessoas que não estão cadastradas. 

Dessa forma, é ideal para quem usa para trabalho e até mesmo para escola, por exemplo. 

Um dos pontos mais positivos de salvar os dados na nuvem é que você pode acessar tanto de celular, quanto de tablet ou computador. 

Então, diferente de salvar as coisas por um HD ou SSD, que só poderia acessar de um computador, você acaba tendo acesso a tudo na palma da sua mão. 

Recentemente,  vem se abordando com bastante frequência sobre qual seria a melhor plataforma, se é o Drive ou o Dropbox. A questão é que isso acaba dependendo muito de quais são as funcionalidades que devem ser utilizadas, qual o preço mensal que se paga e também em relação ao tipo de armazenamento.

Ambas são boas alternativas, mas são indicadas para perfis diferentes de usuários. Então, não faz sentido direto comparar o Drive X Dropbox. O mais indicado é analisar quais são as suas necessidades e planos com o armazenamento de dados. 

Conclusões

E então, tem mais alguma dúvida sobre como usar o Dropbox? Neste artigo, tentamos te ajudar com as principais questões. No entanto, vale a pena ressaltar que os usuários ainda podem entrar em contato com o chat ao vivo e com atendimento humano que pode ajudar em todo o processo de criação de conta e de planos. 

Neste artigo, também citamos algumas vantagens de contar com o armazenamento na nuvem como: possibilidade de acessar informações de qualquer lugar, mais segurança e menos riscos de perder tudo – visto que um SSD e um HD pode estragar com o andar dos anos. Sem contar ainda que, para manter um SSD com a mesma quantidade de espaço, seria muito mais caro que contratar os planos. 

A plataforma vem se tornando uma das principais concorrentes de outras empresas, como é o caso do Google Drive. No entanto, apesar de sua popularidade, ainda é comum que os usuários prefiram o drive para compartilhar arquivos e conteúdos de forma mais simples através de um link. 

Um dos lados positivos é que se torna possível determinar quais são as pessoas que podem ver o arquivo e as tirar da pasta assim que preferir em questão de 5 minutos. Não há dúvidas que estamos falando de uma ferramenta que é próspera no mercado em que atua. 

Não esqueça de conhecer outros dos nossos conteúdos. Publicamos artigos diariamente para te manter atualizado sobre temas relacionados a tecnologia, finanças e empreendedorismo. 

Leia também: CPF: saiba tudo sobre ele e como manter limpo

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -