HomeJogos EletrônicosXbox: saiba tudo sobre o console e jogos

Xbox: saiba tudo sobre o console e jogos

-

Os videogames são uma paixão que, desde o primeiro console vendido, passaram a fazer parte da vida das pessoas de todas as faixas etárias. E a nova geração de jogos de console já chegou com o lançamento do Xbox Series X, Xbox Series S e PS5. Mas você conhece o bastante sobre o Xbox a ponto de saber os pontos negativos e positivos em relação ao PS5?

 Xbox (2001)

O Xbox Original, da Microsoft estreou no mercado de videogames para consoles domésticos em 2001. Sua aparência era grande, um console colorido com preto e verde.

Pelo mundo dos games da época já contar com outros consoles como PS2, GameCube e DreamCast, as pessoas estavam se perguntando se o Xbox valeria o preço. Ainda assim, mais de 500.000 pessoas o compraram em sua primeira semana de vendas. Isso já era um sinal do crescimento pelo interesse a essa máquina de games.

Esse console foi o primeiro a ter uma entrada para cabo de ethernet integrada. Foi a época em que o Xbox Live foi lançado e a Microsoft ofereceu aos jogadores uma experiência online única, estável e confiável. Mas isso apenas com uma assinatura.

O jogo mais jogado do console foi Halo , primeiramente. O famoso jogo de tiro de ficção científica, desenvolvido pela Bungie , tinha uma jogabilidade suave e equilibrada.

- Continua Depois da Publicidade -

Em 2004 lançou uma sequência que também foi muito explorada pelos gamers, assim como ainda são as sequências atuais de Halo.  Essa foi uma parte da variedade de outros títulos exclusivos como Ninja Gaiden , Fable e Splinter Cell: Chaos Theory de Tom Clancy , que ajudaram muito a franquia a ter sucesso.

Xbox 360 (2005)

Essa geração chegou em 2005 , com a Sega fora do mercado de hardware, e com o mercado girando em torno das três empresas  mais conhecidas: Sony, Nintendo e Microsoft. Cada empresa lançou seus consoles com base em várias estratégias para atrair os jogadores.

As primeiras versões do Xbox 360 tiveram muitas falhas de hardware causadas por superaquecimento . As três luzes vermelhas piscando e o conhecido “Anel Vermelho” eram um inconveniente comum para os proprietários.

Esses primeiros modelos forçaram a Microsoft a consertar e substituir todos os sistemas e até mesmo estender as garantias dos consoles para todos os problemas.

Os jogos mais jogados dessa geração de Xbox foram: Crackdown , Halo, Gears of War , Dead Rising e Mass Effect. Eles ajudaram a manter as pessoas leais ao console. O serviço Xbox Live e sua assinatura foram expandidos, redesenhados e continham a maioria dos pacotes de console Xbox 360. Mas os preços eram muito altos.

Essa foi uma grande desvantagem para a Microsoft, especialmente quando a Sony anunciou que seus jogadores poderiam desfrutar da experiência online sem pagar nenhuma assinatura.

A Microsoft redesenhou o hardware do Xbox 360 várias vezes, juntamente com um monte de acessórios, como o controle sem fio redesenhado e fone de ouvido seguido por um dos maiores lançamentos da Microsoft, o Kinect .

Um dispositivo que consiste em um acessório complementar estilo webcam, permitindo que os usuários controlem e interajam com seu console usando gestos e comandos de voz.

- Continua Depois da Publicidade -

Veja também: Os melhores títulos para assistir agora na Prime Video

Xbox 360 S (2010)

Em 14 de junho de 2010 , a Microsoft lançou um modelo slim novo e redesenhado do  Xbox 360 . Um design fino, mais leve e com aparência moderna com um acabamento em preto brilhante e uma fonte de alimentação menor. Isso foi mais do que suficiente para os jogadores darem uma segunda chance à marca Xbox 360.

O modelo S foi construído com um processador e placa-mãe mais potentes para reduzir as falhas de hardware e problemas térmicos que o Xbox 360 original tinha. O console foi substituído por botões físicos de energia e ejeção com sistema de toque e oferecia unidade de HD-DVD , Ethernet , conexão WiFi e duas portas USB adicionais .

Xbox 360 E (2013)

A última versão do Xbox 360 foi lançada pela Microsoft em 10 de junho de 2013 . O Xbox 360 E era um pouco menor, mais leve e silencioso do que o modelo S, e foi feito para jogadores que não queriam gastar dinheiro com o próximo Xbox One. O design é semelhante ao do console Xbox One com seu design discreto com cor preta fosca e o acabamento brilhante.

Os designers voltaram aos botões físicos de energia e ejeção e removeram os cabos AV, possibilitando  uma conexão de vídeo apenas por HDMI. O modelo Xbox 360 E também ofereceu duas portas USB ,Ethernet, suporte WiFi e uma porta Kinect .

Xbox One (2013)

Em 22 de novembro de 2013 , a Microsoft lançou um novo modelo de console Xbox que apresentou ao mundo o próximo nível de videogame.. O Xbox One foi promovido pela Microsoft com ênfase crescente no sistema Kinect e integração da televisão nos aplicativos integrados e comandos de voz.

O Xbox One voltou ao conjunto de arquitetura x86 do PC , usando a unidade de processamento acelerado Jaguar personalizada da AMD , que apresenta dois módulos quad-core limitados a 1,75 GHz.

O sistema usa a placa de vídeo da série Radeon HD 7000 da AMD para ser capaz de funcionar em resolução 4K com som surround 7.1. O console também é capaz de monitorar as temperaturas internas e ajustar o resfriamento quando necessário.

- Continua Depois da Publicidade -

Em junho de 2015 , a Microsoft ofereceu aos jogadores compatibilidade com versões anteriores com vários títulos do Xbox 360 por meio de emulação de software. Quanto aos títulos originais do Xbox, em 2017 na E3 a Microsoft anunciou que o Xbox One também os suportaria.

Alguns dos melhores títulos exclusivos do Xbox One que mantiveram o número de vendas alto na época foram Titanfall , Dead Rising 3 e Forza Motorsport 5 . A partir de hoje, o Xbox One ainda está em segundo lugar com 40 milhões de consoles vendidos atrás do PS4 da Sony, que já vendeu mais de 90 milhões de consoles em todo o mundo.

Xbox One S (2016)

O Xbox One S foi lançado em 2 de agosto de 2016 . O console foi redesenhado para ser 40% menor do que qualquer modelo anterior. Tem uma aparência estética branca combinada com detalhes em preto.

O Xbox One S adiciona o suporte de HDR ao sistema para streaming de TV. O console executa os jogos em alta escala em 4K, mas não oferece a verdadeira experiência detalhada em 4K como o Xbox One X oferece. A GPU do console recebeu um aumento de 70% de até 914 MHz e os tamanhos do disco rígido aumentaram para 1 e 2 TB .

Um novo controle veio com o lançamento do console Xbox One S tendo integrado nele conexão Bluetooth estendida e uma pegada texturizada para um conforto maior. Em 2017, surgiu o Xbox Design Lab no site oficial do Xbox, que permite criar e personalizar um controle com o design e as cores a gosto do jogador.

Embora o Kinect fizesse um grande sucesso nos consoles do Xbox 360, os números caíram drasticamente ao longo dos anos. A Microsoft decidiu parar de fabricar o Kinect em outubro de 2017 .

Xbox One X (2017)

O Xbox One X foi lançado em 7 de novembro de 2017 . Este é o primeiro console Xbox que oferece um jogo realista de 4K , rodando em 60 FPS , sendo capaz de entregar seis teraflops de desempenho e ainda rodar os mesmos jogos e software que os sistemas Xbox One já existentes.

Em termos de design, o Xbox One X tem um design minimalista elegante com cor preta fosca pura, parecendo semelhante ao Xbox One S, mas muito menor, tornando-o o menor console Xbox já lançado. O console usa um processador AMD de 8 núcleos a 2,3 GHz e 12 GB de RAM GDDR5 compartilhada . Quanto à sua GPU , a placa de vídeo AMD Radeon é usada novamente com a arquitetura Polaris , limitada a 1172MHz .

O console foi feito para quem quer qualidade de imagem em 4k. Com suas especificações de ponta, a Microsoft deixou claro que o Xbox One X é capaz de melhorar visualmente o jogo para aqueles que não possuem telas de ultra definição. E mais, o console é compatível com versões anteriores de todos os títulos do Xbox One já lançados.

Veja também: Libertadores da América explicada.

Xbox Series X (2020)

O Xbox Series X foi lançado em 10 de novembro de 2020 e entregou especificações extremas, semelhantes às do PlayStation 5. Jogos em 4K com 120 FPS. Mas se isso já é algo difícil até mesmo para um PC gamer, imagine para um console que custa 10 vezes menos.

Mas é claro, os jogos são otimizados de forma diferente para os consoles, deixando de fora muitos “detalhes” que tornam a renderização muito difícil para as GPUs, enquanto mantém o resultado visual quase idêntico. Oferecendo 12 Teraflops de potência, a Série X tem quase o dobro de recursos do que a melhor edição do Xbox One.

O console possui 1 TB de espaço de armazenamento SSD. Isso também é uma grande atualização, já que será a primeira vez que a Microsoft usa um SSD para desempenho de jogos. O design da “caixa” da Série X foi muito criticado, tanto negativa quanto positivamente, mas o que é importante é que este design também oferece incríveis capacidades de resfriamento.

Como todos sabem, o aquecimento é um grande problema com consoles e jogos de alto desempenho.Por isso, a Microsoft colocou muitos componentes no console, a fim de garantir bom desempenho no sistema de refrigeração, que também é otimizado para ser tão silencioso quanto possível.

Quem é melhor, o novo Xbox ou o PS5?

PS5 vs Xbox Series X: Design

Nada é mais claro na diferença sobre os dois consoles do que sua aparência. E essa diferença significa muito sobre o que os consoles se propõem a fazer em geral. Ambas as versões do Xbox são retângulos, projetados para funcionar perfeitamente sob sua TV e passar despercebidas. Enquanto o PlayStation é uma placa enorme, curvilínea e impossível de não notar.

O que muitos gamers reclamam sobre o PlayStation é sobre seu tamanho. A a Sony não mediu bem o tamanho  do console, que não te impacta até que veja. O tamanho não é apenas um ponto estético, mas prático: os jogadores podem não conseguir encaixar o console onde desejam.

O Xbox, por outro lado, é discreto. Embora o Xbox Series S branco seja um pouco mais interessante do que o Xbox Series X preto fosco, ambos são, em última análise, apenas caixas que fazem um bom trabalho de se esconder.

PS5 vs Xbox Series X: desempenho

Tanto o Xbox quanto o PlayStation tiveram melhorias impressionantes em relação à geração anterior. Os jogos carregam em um piscar de olhos, os gráficos são de ponta, a resolução é incrível e as taxas de quadros são lindas.

Mas o mundo gamer ainda não chegou ao ponto em que qualquer um dos jogos tenha aproveitado ao máximo o poder dos dois consoles e, por isso, é difícil comparar o que tornará os jogos mais emocionantes e atraentes.

Até é possível comparar as especificações em números puros, como a velocidade de seus processadores e a quantidade de memória, onde Xbox Series X vence por pouco. Em última análise, o que importa é como esse hardware é usado para rodar os jogos.. E ainda não foi possível ver isso.

Ambos são muito bons e melhores que suas gerações anteriores, mas ainda não há como dizer qual é o melhor. Portanto, isso é um empate.

PS5 vs Xbox Series X: jogos

Não há dúvida de que o PlayStation ganhou neste quesito

O Xbox simplesmente não tem nenhum jogo exclusivo: qualquer coisa que se possa jogar nele, é possível jogar no PS5 ou no Xbox anterior, e até em ambos. O PlayStation, por outro lado, tem muitos jogos exclusivos: alguns, como Homem-Aranha: Miles Morales,Demon’s Souls e o jogo Astro’s Playroom estão disponíveis apenas no PS5.

Mas isso pode mudar no futuro. O Xbox tem duas ótimas cartas na manga: Gamepass, que é uma assinatura mensal, e sua recente aquisição da ZeniMax, a empresa-mãe de grandes desenvolvedores .

A Microsoft está muito comprometida com o Game Pass, o qual oferece um grande conjunto de jogos que se pode jogar por um preço mensal. Portanto, não há dúvida de que muitos mais títulos estão a caminho para isso. Por fim,  é improvável que a oferta equivalente ao do PlayStation seja tão completa, já que a Sony não demonstrou o mesmo compromisso em adicionar títulos à sua biblioteca.

Sugestões dos melhores jogos para o Xbox

Para um jogo de corrida de alto nível, a Microsoft tem um jogo que vai atingir o coração de qualquer jogador: Forza 4. Jogo animado com muita ação ? Confira Cuphead. Buscar aventuras em alto mar? Sea of ​​Thieves entrega essa experiência.

Cuphead

Cuphead é um jogo de tiro que traz de volta a icônica série da Konami, Contra. Ao mesmo tempo que se inspira fortemente nos desenhos animados das décadas de 1920 e 1930. Se o jogador está familiarizado com a jogabilidade acelerada da série Contra , Cuphead se encaixa bem a ele. O protagonista e seu irmão Mugman devem superar muitas fases e chefes perigosos para completar a missão.

Cuphead não tem o nível de design expansivo apresentado em Contra e outros clássicos do gênero, mas o jogo de ação hardcore oferece uma lista grande de batalhas contra chefões complexas e boas de serem jogadas.

D4: Dark Dreams Don’t Die

D4, o estranho jogo de aventura de apontar e clicar é outra razão para possuir um Xbox.

Esse jogo conta a história de um viúvo, o detetive David Young, obcecado em desenterrar os eventos que levaram à morte de sua esposa. A história envolve uma viagem no tempo, um gigante e uma mulher vestida como um gato que pode ou não ser real.

Dark Dreams Don’t Die é a primeira parte de uma história. Ou seja, muito ainda está por vir.

Devil May Cry 5

Devil May Cry é uma série de ação que coloca seu protagonista matador de demônios contra as hordas do inferno, dando a você uma espada, armas e uma lista robusta de ataques especiais para executar combos.

Ele pega elementos de jogos anteriores. O fãs amam a série por apresentar personagens e sistemas de jogo totalmente novos para os amantes da saga e novatos desfrutarem. Todas as fases foram equilibradas e simplificadas, tornando-as fáceis de entender, mas desafiadoras para ter total domínio.

Forza Horizon 4

O Forza Horizon 4 desenvolvido pela Playground Games  é um jogo de corrida de mundo aberto que continua a tradição da série de carros velozes, ambientes lindos e desafios frente a frente.

Esta edição, no entanto, adiciona efeitos dinâmicos, função multiplayer mais envolvente e um novo sistema de progressão que permite enfrentar os desafios do Forza Horizon 4 como o player achar melhor.

É possível desbloquear temporadas com Influence, uma das duas moedas do jogo. O outro são os créditos centrados em equipamentos. A Influence, semelhante ao XP, é obtida ao entrar em corridas, encontrar carros e completar desafios com sucesso.

Na verdade, Influence, junto com as novas campanhas My Horizon Life e novos recursos de personalização, faz com que o piloto tenha uma inclinação maior para os elementos do jogo como nunca antes.

Grand Theft Auto V

Situado na atual Los Santos, uma cidade fictícia no estado fictício de San Andreas, GTA V é uma história de gângsters fazendo coisas de gângster enquanto perseguem o famoso american dream, ou sonho americano.

Como nos jogos GTA anteriores, GTA V permite que o jogador explore um mundo aberto e enquanto levanta carros, destrói bonés, foge de policiais e causa caos geral. Também é possível participar de atividades de lazer, como jogar golfe ou tênis. É simplesmente um dos melhores jogos para toda geração de consoles.

Overwatch

Overwatch  é a resposta da Blizzard ao clássico Team Fortress 2 da Valve . Possuindo vários modos de jogo, mapas e uma lista de mais de 30 personagens diferentes, Overwatch baseia-se nos jogos de tiro estilo TF2 e adiciona algumas mecânicas semelhantes a MOBA na jogabilidade.

Como a maioria dos jogos online, a história é crua. Mas isso não torna o elenco de personagens menos charmoso e carismático. E, se houver maior interesse no jogo, vale dar uma olhada na Overwatch League para ver como os jogadores profissionais jogam em um ambiente de e-sports.

Red Dead Redemption 2

Na última geração, a Rockstar Games conquistou o coração dos caubóis com Red Dead Redemption, um jogo de ação de mundo aberto no Velho Oeste. Então, era inevitável que o desenvolvedor produzisse uma sequência, e que sequência!

Red Dead Redemption 2 expande muitas mecânicas de jogo de seu antecessor, incluindo tiroteio, combate corpo a corpo e  o Sistema de Honra. Novos recursos permitem que o personagem empunhe duas pistolas, busque o sustento e nade. A melhor opção para viver a vida de um pistoleiro é Red Dead Redemption 2.

Resident Evil 7: Biohazard

Ao diminuir a ação e mudar a perspectiva de terceira pessoa para primeira pessoa, a Capcom criou um jogo Resident Evil que traz de volta o pavor do primeiro jogo.

Uma grande parte dessa vibração se dá pelo novo ambiente e cenário. Ao invés de jogar como um combatente habilidoso, o jogador é  um homem viúvo simples que acaba na mansão condenada da família Baker e deve lutar contra os horrores dentro.

Resident Evil 7 tem um ritmo excelente, enquanto entrega uma ação cuidadosa e uma atmosfera incrível. Biohazard é, afinal, um jogo que os fãs de terror devem inquestionavelmente jogar. RE7 é um grande jogo e estabelece uma excelente base que a Capcom deve construir para futuras entradas na série.

Rise of the Tomb Raider

Por fim, um dos jogos mais esperados de todos os tempos

Felizmente, o novo jogo da série Tomb Raider conseguiu transformar Lara Croft, de uma personagem que tinha sua aparência como atributo mais importante, para uma heroína de ação completa. Então, Rise of the Tomb Raider entrega mais daquilo que funcionou nos outros jogos enquanto reintroduz conceitos clássicos de versões anteriores que foram inicialmente eliminados.

Num mundo pós- Uncharted , é bom ver Lara Croft lembrar a todos porque ela é a verdadeira Indiana Jones dos jogos. Com um gráfico renovador, o jogo é marcado por uma riqueza de detalhes em imagem.

Os desenvolvedores se dedicaram para que, dessa vez, não só se destaque a personagem, que está sempre em uma aventura diferente. A busca por uma qualidade cinematográfica no visual vem sendo prioridade, visto que os consoles estão entregando imagens em 4k.

VEJA TAMBÉM: Outlook: tudo que precisa saber para ganhar mais produtividade

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -