HomeTecnologia & InternetSpeed test: Medidor de internet para celular e desktop

Speed test: Medidor de internet para celular e desktop

-

O Speed test é um medidor de internet tanto para o celular quanto para o desktop. A marca foi fundada no ano de 2006, há mais de uma década e meia e está localizada nos Estados Unidos. 

Uma curiosidade é que, para oferecer os serviços de análise de latência da internet e também de carregamento, é necessário mais de 8 mil servidores dispersos ao redor do mundo. 

A empresa, que também oferta serviços relacionados à internet, é uma das maiores do mundo e, claro, se tornou referência no que faz devido aos investimentos que são bilionários. 

Os testes atuais podem ser realizados através de um protocolo de controle de transmissão (TCP) otimizado, o que deixa os resultados ainda mais concretos e reais. 

Sem sombra de dúvidas: é um dos melhores softwares para calcular a agilidade do carregamento. E, o melhor de tudo é que também existe a versão em português para aqueles que não dominam a língua inglesa. 

- Continua Depois da Publicidade -

E então, quer saber mais sobre eles? Basta continuar a leitura conosco!

Speed Test 

O que é? e para que serve?

Como já dito, o Speed Test é uma plataforma usada para fazer o cálculo da agilidade de internet e também de quantos megas estão sendo recebidos. 

No Brasil, se tornou famoso porque algumas empresas não enviam a quantidade correta de megas. E, dessa forma, o consumidor brasileiro acaba sendo prejudicado por pagar a mais e não receber. 

Logo, o mesmo pode – e tem direito – de fazer a quebra de contrato com a marca. 

Para usar a plataforma, o processo é bastante simples, bastando ir até o site oficial ao clicar aqui. 

Depois, clique em iniciar e espere até que o teste esteja finalizado.  

Depois disso, terá os dados do Download, PING e também do UPLOAD. Mas calma porque mais tarde iremos explicar, ainda neste artigo, do que se trata!

- Continua Depois da Publicidade -

Veja um exemplo de resultado abaixo: 

  • PING ms – 8
  • DOWNLOAD Mbps – 52.01
  • UPLOAD Mbps – 30.42

Agora que você já tem uma ideia do que se trata, iremos abordar um pouco mais sobre os seus direitos de consumidor caso esteja recebendo menos que o pago, quais são os outros medidores de internet que recomendamos e muito mais!

Qual é o melhor medidor de velocidade de internet?

Além do Speed TEST, existem outros medidores de internet como o FAST.  O site é mais simples e tem um procedimento bastante semelhante.  Ao entrar na plataforma já é possível, em menos de alguns segundos, saber quantos megas estão sendo recebidos.  Para acessar o site oficial, basta clicar aqui.

Os dois contam com uma estrutura semelhante, mas o Speed Test é um pouco mais completo porque mostra mais dados sobre o upload e outros fatores. 

O Speed Test também tem uma plataforma que é chamada de “Minha Conexão” (acesse neste link https://www.minhaconexao.com.br/). 

Nela, é possível ter um detalhamento sobre a rede de internet e também se a empresa está mandando o que está sendo pago para mandar. 

Speed Test: quantos megas de internet é o ideal?

Neste caso, a quantidade de megas ideal para a sua internet é o quanto você paga. Por exemplo, se paga 100, não pode receber 50. Então, o primeiro passo para saber qual o valor que deveria estar recebendo é ler o contrato de serviços. Se for diferente, o contrato pode ser quebrado, sem a cobrança de multas. 

Já em relação à qualidade, no momento de contratar os serviços de uma empresa e determinar a quantidade de megas, é necessário levar em consideração algumas questões como: 

  1. Eu trabalho em casa ou faço atividades online que precisam de uma grande quantidade de internet?
  2. Costumo assistir filmes ou até mesmo IPTV na máxima qualidade (4K)? 
  3. Quantas pessoas utilizam a internet na minha residência? 

Saiba os motivos que essas três perguntas influenciam na escolha: 

- Continua Depois da Publicidade -

A primeira pergunta se trata de trabalhar em casa. Quando a sua fonte de renda é através da internet, não se pode ficar na mão com carregamento lentos (isso pode atrasar a produção e, em alguns casos, prejudicar o projeto). 

Supondo, por exemplo, que um programador esteja desenvolvendo um site e tenha a internet muito lenta. No momento que vai publicar a página, trava e dá erro na janela. 

O que acontece? Todo o serviço é perdido e não é salvo. 

O mesmo ocorre para outras profissões como redatores, jornalistas, social media, desenvolvedores e até mesmo designers. 

Quem faz reuniões online também é prejudicado visto que a internet pode cair ou travar a todos os instantes. 

A segunda pergunta se trata da qualidade do material que deseja receber. Você sabia que assistir a filmes com mais qualidade faz com que se gaste mais internet? 

É por isso que quem gosta de imagem em 4K é preciso ter ao menos 200 megas, principalmente se vai ter mais pessoas na mesma casa a usando no mesmo tempo. 

Caso não seja possível assistir filmes, cerca de 100 megas já podem ser o suficiente. Para assistir a vídeos que não estejam na qualidade de 4K, também é um valor que já é bom.

A pergunta anterior tem muito a ver com a terceira: quantas pessoas na sua casa estão usando a internet? Supondo que use via rádio em vez de fibra óptica: a média recebida é de 5 megas. Quando uma pessoa tenta assistir um filme com isso, pode travar bastante.

Até mesmo o carregamento das redes sociais, que não exigem muita internet, é prejudicado com apenas 5 megas. Imagina então com 2 ou mais pessoas!

Portanto, quanto mais gente dentro de uma residência ou estabelecimento para usar a internet, mais megas deve ter para aumentar o poder de envio e recebimento de informações par servidores. 

O que significa 200 mega? O que significa 100 Mbps?

Para entender o que é um mega ou Mbps, é necessário entender como funcionam os testes binários. Em suma, eles se tratam de dois números que fazem com que uma máquina possa funcionar e entender regras. 

O 1 leva o computador a entender que “está ligado / sim” e o 0 leva a entender “desligado / não”. Essa técnica também era usada por alguns povos durante as guerras com o uso de luzes piscando. 

O BIT se trata da velocidade de conexão que, mais tarde, vai influenciar o mega e o Mbps: 

Unidade Abreviação Valor
Kilobyte KB 1.024 bytes
Megabyte MB 1.024 kilobytes

O MBPS significa (megabits por segundo). E é então que entra o BIT na velocidade visto que a cada 10 megas, há 10 megabits. 1 Kbps (kilobit) é equivalente a 1000 bits. 

Ok, mas o que isso quer dizer? 

Como o BIT determina a velocidade, e quanto mais mega tem mais bit, então 200 megas seriam mais rápidos que 100 ou 50. 

Geralmente, grandes empresas contam com mais de mil megas, o equivalente a cerca de 1 GB. Isso deixa o envio de informações dos bancos mais otimizado. 

  • Já pensou se você vai comprar em uma empresa como a Amazon e ficam horas processando o banco de dados para o envio de informações do seu cadastro para somente então finalizar a venda? Seria isso que ocorreria se tivessem uma baixa quantidade de internet nos servidores. É através de quantidades otimizadas com mais de mil megas que os clientes podem comprar e o processamento ocorre de forma espontânea no mesmo segundo. 

Usando o App Speed Test

O aplicativo oficial se chama Speedtest Master: Teste De Velocidade e pode ser instalado a partir da Play Store ao clicar aqui

Ao todo, são mais de 10 bilhões de usuários e mais de 600 mil avaliações de usuários na plataforma. O app está disponível na versão inglesa, portuguesa e também no espanhol. 

Basta baixar, clicar em “iniciar” e esperar que haja o carregamento de informações para análise de upload e de download.  O processo dura em média 10 segundos e não é preciso fazer login de cadastro.  O tamanho do app está em 7 MB. 

Você conhece a lei da banda larga?

E então, você baixa o app ou testa online e descobre que a sua operadora não está fornecendo a quantidade correta de internet. 

Em suma, o brasileiro tem alguns direitos que são regulamentados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). E, quando não são cumpridos, o mesmo pode entrar com processos judiciais e, inclusive, solicitar para anular o contrato gratuitamente sem o pagamento de multas por desistência. 

É determinado pela lei de banda larga que a empresa deve fornecer ao menos 70% do que está previsto no contrato.  Ou seja: podem entregar menos, mas essa entrega não deve ser abaixo de 70% do valor. 

Em alguns casos, é comum que se perca uma quantidade pelo caminho e isso se trata de física: não há como impedir que uma diminuição não ocorra. O aparelho de Wi-fi também pode impactar na quantidade que é distribuída pela casa. 

As mudanças no Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) ocorreram no ano de 2011 e continuam em vigor até os dias atuais. 

  • O valor mínimo de 70% ocorre porque pagamos pela velocidade máxima alcançada pela internet e não pela mínima. Então, se pagar 300 megas, por exemplo, vai receber o MÁXIMO de 300, não mais que isso. Uma quantidade de desempenho pode ser perdida no caminho devido à latência. 

Como funciona o teste de velocidade da internet?

Em testes de velocidade é comum que nos deparamos com termos como download e upload. Eles são bastante tradicionais e dizem muito sobre a qualidade do serviço. No entanto, vale a pena ressaltar que possuem algumas diferenças: 

  • Download: se trata da velocidade da sua internet para receber um arquivo ou realizar um carregamento. Por exemplo, quando está assistindo a um filme ou quando está acessando as redes sociais e deseja ver um vídeo ou imagem. 
  • Upload: neste caso, representa a velocidade da internet para enviar documentos ou alguma ação, como um comentário nas redes sociais, quando clica em um aplicativo para realizar determinada ação (quando determinado app fica carregando após você ter clicado e o motivo é a internet ruim, por exemplo). 

Além dos termos de Download e de Upload, é comum receber a quantidade de megas, IP do servidor e até mesmo os BITS. 

Como saber se você está recebendo a velocidade de internet contratada?

Para saber se está recebendo a velocidade de internet contratada, o primeiro passo é reler o contrato para ter certeza do valor que foi acordado. Por isso, tenha-o sempre guardado. 

Se for 70% menor do que o combinado, é possível entrar em contato para reclamar. Para saber se é 70% menor, faça o seguinte cálculo: 

(quantidade de megas pagos no contrato) / (100) = resultado 1

(Resultado 1) X (70) = resultado 2

Se o valor dado pelo Speed TEST for menor que o resultado dois, é porque a empresa está te mandando menos que o que está sendo pago e é previsto pela lei dos 70%. 

Vamos a um exemplo abaixo: 

  • Supondo que você pague 100 megas de internet e, ao fazer o teste, deu que estava recebendo 80 megas: 
  • 100 (o que você paga no contrato) / 100 = 1
  • 1 (resultado inicial) X 70 (quantidade mínima que deve ser entregue) = 70
  • 80 megas é maior que 70, então a empresa está entregando o serviço conforme previsto em lei. 
  • Supondo agora que você pague 200 megas e seu teste diga que está recebendo 110 megas: 
  • 200 (quantidade de megas) / 100 (porcentagem) = 2
  • 2 (resultado inicial) X 70 (quantidade mínima que deve ser entregue) = 140
  • 140 é o mínimo que deveria ser recebido, mas você recebe apenas 110, um valor menor. Então, a empresa não está cumprindo com o contrato.

Medidor de internet para celular

Você sabe quais são os melhores medidores de internet para o celular? Neste artigo, nós do Flame Contant separamos uma breve lista para te auxiliar. 

Speed Test

Como dito anteriormente, o Speed Test é uma das alternativas mais viáveis, completas e gratuitas para quem deseja medir a internet através do celular.  Ele é totalmente seguro e está sendo disponibilizado através da Play Store.  O melhor de tudo é que ainda ajuda você a descobrir o valor do seu IP, o que pode ser bastante útil em alguns casos. 

Na Play Store já são mais de 10 milhões de usuários. Ele também está disponível para quem é usuário de iPhone através do portal MAC.

Fast

O FAST é um pouco menos completo que o Speed Test. O mais curioso neste caso é que ele foi criado pela Netflix como forma de ser objetivo.  Ele mostra apenas a quantidade de mega que está sendo recebida, sem apresentar dados concretos sobre o download e o upload. Entretanto, não deixa de ser uma ótima alternativa

Teste velocidade 4G, 5G, WiFi e mapa de cobertura

Está pensando em calcular a qualidade do seu 5G ou até mesmo do 4G? Então o Teste velocidade 4G, 5G, WiFi e mapa de cobertura pode ser a ferramenta ideal para o seu caso. O tamanho da última atualização é de 15M, ou seja, quase nem ocupa espaço do seu celular. 

Além disso, são mais de 1 milhão de usuários em todo o mundo e mais de 200 mil avaliações positivas de usuários. Outro ponto que é um diferencial é que o Speed Test não tem é que ele conta com um mapa de cobertura que mostra quais são os locais com mais sinal de internet. 

Teste rápido Metro WI-FI Cobertura & Rapidez teste

Existe também o “Teste rápido Metro WI-FI Cobertura & Rapidez teste”  que foi criado para aqueles que desejam saber a quantidade de mega que está sendo recebida pelo celular no 5G. Assim como promete o título, o aplicativo é bem rápido e funciona em questão de segundos. 

Conta com mais de 22 mil avaliações na Play Store e cerca de 1 milhão de usuários na mesma plataforma. O Layout do app é bastante atrativo e fácil de usar. Além disso, outro ponto positivo para quem está pensando em baixar é que permite ao usuário ter um breve resumo sobre o que significa cada um dos termos. 

Opensignal Mapas Wi-Fi 4G 5G & Teste de velocidade

O Opensignal também é um dos aplicativos da Play Store mais completos para realizar o teste de velocidade. Assim como o FAST, é um dos concorrentes principais do Speed Test. São mais de 10 milhões de usuários e também está disponível em outras línguas em escala internacional. Ao todo, a média de classificações soma a nota de 4 estrelas e mais de 400 mil votos de análises. 

Quais são os direitos do consumidor na hora de cancelar o plano de internet?

Você sabe quais são os seus direitos no momento em que entra em contato com a operadora de internet para cancelar o contrato? Alguns cidadãos não sabem o que fazer nestas horas e acabam ficando desorientados. 

O cancelamento dos planos de internet foi regulamentado no ano de 2014 pelo Regulamento Geral dos Direitos do Consumidor de Telecomunicações, Anatel, e desde então, deve ser aplicado em todas as operadoras de telefonia. 

  • Ao ver que está recebendo menos que o mínimo de 70% como no cálculo do ensinado anteriormente, pode entrar em contato com a empresa via Whatsapp. Peça então o protocolo de atendimento e aborde sobre a situação, pedindo para que seja resolvida, exponha seus direitos com a regra mínima. Caso não seja resolvido, pode ir até o PROCON da cidade com o protocolo. 

A maioria dos planos contam com a fidelidade de 12 meses do artigo 57 da Resolução nº 632/2014. No entanto, quando a empresa não está cumprindo com o que é previsto no contrato, o cliente não deve ser obrigado a continuar pagando os serviços ou até mesmo multa pelo cancelamento. 

A multa ocorre quando o indivíduo não consegue provar que está havendo irregularidades nos serviços prestados. 

Há direitos e deveres de ambas as partes. Não é somente o cliente e consumidor que deve seguir as regras. 

Então, se é previsto no documento que a internet deve ser fornecida em horário integral e começa a cair com muita frequência, o consumidor pode entrar com um pedido de negação de serviços e até mesmo, se preferir, negar o pagamento do tempo que esteve sem acesso. 

A empresa não fez nada de errado e quero cancelar o contrato!

Quando a empresa não realizou nenhum serviço fora do que prevê o contrato (como não fornecimento de internet ou fornecimento abaixo de 70%), o cidadão deve fazer o pagamento de multas que chegam a 30% do valor que falta pagar para finalizar o contrato. 

Supondo, por exemplo, que está cancelando 4 meses antes dele acabar e paga R$ 250 por mês. Totalizaria o pagamento de R$ 1000 neste tempo. Então, teria que fazer o seguinte cálculo: 

  • (valor que falta pagar) / 100 = resultado 1    —> 1000 / 100 = 10
  • (resultado 1) X (porcentagem de 30%) —> 10 X 30 = R$ 300
  • Seria necessário pagar R$ 300 para cancelar o contrato. 

Vale ressaltar, no entanto, que a empresa não pode abusar o tempo de fidelidade: de acordo com o artigo 57 da Resolução nº 632/2014, ele não pode ultrapassar a faixa de 12 meses. 

Fiquei horas ou dias sem internet!

A regra é clara: o consumidor não deve pagar pelo que ele não consumiu. Ou seja, quando o serviço fica fora do ar por horas ou por dias e o cliente não tem acesso, é obrigação da empresa descontar esse tempo do pagamento ou então, permitir que o usuário faça o cancelamento do plano visto que está indo contra as regras impostas inicialmente pelo contrato. 

  • Como você pode ver, usar o Speed Test ou outra para calcular a internet recebida pelo consumidor, é muito importante! Assim você garante que não está pagando por um serviço que está cobrando a mais do que oferece e pode ir atrás dos seus direitos. 

Não tenho condições de pagar o plano!

Caso você esteja recebendo a quantidade de megas contratadas corretamente pelo Speed Test e não tenha condições de pagar o seu plano de internet, dependendo do tipo de contrato pode haver a suspensão gratuita do serviço por 90 dias para que depois a retomada seja obrigatória. 

A suspensão é um direito quando o usuário fica desempregado ou possui dívidas que tornem o pagamento dos valores mensais inviáveis e, ao mesmo tempo, não pode fazer o pagamento das multas cobradas. 

Conclusões

Neste artigo, você pôde aprender um pouco mais sobre o que é Speed Test e também quais são os aplicativos semelhantes e concorrentes que os usuários também podem usar.  Também ensinamos você, leitor, a descobrir qual a quantidade mínima de internet que tem que estar recebendo na sua casa e dicas para escolher o plano ideal para a sua residência. 

Caso a empresa contratada esteja enviando menos que o mínimo de 70%, é direito do consumidor cancelar o contrato sem o pagamento de multas. Para ajudar no processo, você deve ter em mãos todos os protocolos de solicitação do mês e as conversas com a empresa.

  • E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente! Não esqueça de ler outros artigos do nosso blog: publicamos atualizações diárias sobre vários temas importantes e que são tendência no Brasil e no mundo!
  • Avalie a qualidade do nosso artigo para nos ajudar a melhorar nas próximas produções. 

VEJA TAMBÉM:

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

ICloud

iCloud : o que é? Como acessar?

- Publicidade -