HomeEducaçãoEnem: como consultar nota? Como ir bem na redação?

Enem: como consultar nota? Como ir bem na redação?

-

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é realizado todos os anos pelo Ministério da Educação e é reconhecido como uma das principais formas de ingressar em uma universidade, seja ela pública ou privada. 

Depois de realizar o ENEM, o estudante opta por ingressar através do FIES, SISU e até mesmo o Prouni. Cada uma das formas contam com um estilo diferente para ingressar e com vantagens que podem variar e iremos falar abaixo:

  • Fies: É o Fundo de Financiamento Estudantil, quando o aluno não tem condições de pagar o curso da universidade e decide os juros baixos para pagar somente depois de estar formado. Neste caso, a renda do mesmo não tem tanta influência.
  • Prouni: Nesta alternativa, o estudante ganha uma bolsa de estudos que varia de acordo com sua renda. Ou seja, quem recebe até 1,5 salário mínimo, pode ganhar 100% de desconto na graduação privada (sem pagar nada depois de formado, como ocorre com o FIES), já que aqueles que recebem entre 1,5 e 3 compensados, recebem apenas 50%. Os estudantes que possuem mais que três salários por pessoa na residência, não têm direito.
  • SISU: o SISU é indicado para quem deseja ingressar em universidades públicas, sem a cobrança de valor algum como o caso da UPS, UFSC e muitas outras. Por ser de graça, conta com as notas de corte ainda mais altas.

Enem: o que é?

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi criado no ano de 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudiosos no ensino médio e se for bem, pode receber um diploma. No entanto, agora passou a ser como uma das principais formas de ingresso para uma universidade, também conhecida como ensino superior.

Em suma, o objetivo principal do MEI, Ministério da Educação, era avaliar o desempenho educacional do país.

O primeiro tema do ENEM, ainda na década de 90, era “Viver e aprender” e tinha como forma de inspiração uma música do Gonzaguinha. Conforme o passar dos anos, como provas foram ficando ainda mais complexas.

- Continua Depois da Publicidade -

Foi somente no século XXI, em 2001, que o governo federal começou a possibilitar algumas mudanças. Por exemplo, os estudantes da baixa renda pedir a isenção das taxas e, assim sendo, não pagar os valores cobrados.

Atualmente, a isenção ocorre para todos os estudantes do ensino médio que atuaram os três anos na escola pública ou que estão inscritos no Cadastro Único de renda baixa. Alunos do terceiro ano também podem solicitar.

Agora, temas e assuntos importantes e relevantes que estão sendo abordados na prova, como a questão das saúdes mentais que foi o foco para os estudantes no ano de 2020 que optaram pela prova física.

“Acho que o tema de saúde mental é extremamente relevante. É algo que gosto de estudar, encontrei várias referências para citar na minha redação como o aumento de casos de pressão no Japão com o início da pandemia, maior venda de antidepressivos no Brasil que saltou para um aumento de 17% e até mesmo obras literárias como Werther. Eu achei muito relevante com o contexto atual!”, diz Daiane de Souza, que agora estuda História.

Com a modernização, os estudantes podem optar por realizar a prova física ou até mesmo pelo computador (neste caso, a redação ainda é feita à mão). No ano de 2020, quando o sistema foi implantado, as provas foram realizadas em dias diferentes e, por isso, foram diferentes. No entanto, no ano de 2021, o governo informou que pretendia fazer as mesmas no mesmo dia e com as mesmas questões, para não haver desigualdade.

Enem: como consultar nota?

Para concorrer ao SISU, PROUNI e até mesmo FIES, o estudante deve consultar a nota para criar uma média.  Na página de participante, é possível ter acesso a todas as informações referentes ao assunto e, assim sendo, os valores conquistados em anos anteriores.

Veja, abaixo, o passo a passo para consultar a sua nota no ENEM do ano atual e dos anos anteriores.

  • O primeiro passo é ir para a página de participante. 
  • Depois disso, clique no botão escrito “Página do Participante – Entrar comgov.br”.
  • Faça o seu Login com o GOV, o mesmo usado para realizar a inscrição na prova (todos os dados são salvos no mesmo perfil).
  • Caso não lembre da sua senha, clique em “esqueci a senha” e receberá um código por e-mail para realizar a alteração. Se ainda se lembrar dela, basta informar o CPF e também a senha, clique em “entrar”.
  • Depois disso, você terá uma aba com o resultado do ano anterior ao que está e também de outros anos. Basta clicar sobre aquela que deseja consultar. Você pode encontrar algo semelhante a isso:
Área de Conhecimento Nota Situação
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 605,4 Presente
Ciências Humanas e suas Tecnologias 661,7 Presente
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 595,6 Presente
Matemática e suas Tecnologias 591,2 Presente
Redação 860 Presente
Área de Conhecimento Nota Situação
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 561,9 Presente
Ciências Humanas e suas Tecnologias 626,9 Presente
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 539,3 Presente
Matemática e suas Tecnologias 614,7 Presente
Redação 740 Presente

 

- Continua Depois da Publicidade -

Outro ponto interessante é que o usuário pode ver uma VISTA PEDAGÓGICA em sua nota. Ou seja, uma análise ainda mais detalhada da sua redação sobre quantos pontos recebeu em cada um dos requisitos para dar a nota.

 

Se preferir, também pode optar por imprimir a redação. Dessa forma, será possível mostrar para outros professores para que eles avaliem e vejam se a nota que recebeu está de acordo.

Quanto é a inscrição do Enem?

As datas para a inscrição no ENEM podem variar de acordo com o ano. No entanto, é a partir geralmente de abril que o Ministério da Educação começa a liberar os calendários dos cronogramas completos de quando a prova vai ser realizada, quando é o período para isenção de taxas e até mesmo como solicitar.

Portanto, o mais indicado neste caso, é ficar atualizado em grandes portais de notícias como é o caso do G1, Manchetes do Dia, Otrabalhador e até mesmo o CNN.

Dessa forma, poderá receber atualizações diárias sobre as datas das provas. Você pode se cadastrar também no portal do MEC para receber um e-mail quando realizarem novas publicações.

Se manter atualizado é ainda mais fácil quando se estuda em uma escola visto que os professores e outros colegas costumam comentar. Já o mesmo não acontece para quem está de fora e não conhece muito sobre o que é o ENEM, Exame Nacional de Ensino Médio. 

Enem nota antiga: como consultar?

O processo para consultar as notas antigas é bastante semelhante ao processo para fazer a consulta de novas notas. 

  • O primeiro passo é ir para a página de participante. 
  • Depois disso, clique no botão escrito “Página do Participante – Entrar comgov.br”.
  • Faça o seu Login com o GOV, o mesmo usado para realizar a inscrição na prova.
  • Depois disso, clique em EDIÇÕES ANTERIORES, botão que está abaixo da edição no ano anterior (se ela ter sido realizada). 
- Continua Depois da Publicidade -

Ao clicar em edições anteriores, o estudante terá uma série de botões de todos os anos que realizou a prova. Dessa forma, basta clicar sobre aquele que deseja consultar para receber um feedback da nota e da pontuação. 

Enem anos anteriores

Enem isenção

Para receber a isenção do ENEM, o estudante deve estar dentro de uma série de requisitos, como ter a renda baixa e outros. Neste artigo, também iremos abordar um pouco mais sobre cada um deles e, claro, o que pode fazer o estudante perder o direito de garantir o não pagamento das taxas: 

  • Ter estudado durante todos os anos do ensino médio em escola pública, municipal, estadual ou federal. 
  • Estar cadastrado no Cadastro Único, usado por famílias de baixa renda para receber programas sociais como o auxílio emergencial e o Bolsa Família. 
  • Estar no terceiro ano do ensino médio. 

O que pode me fazer perder o direito?

Abaixo, citamos uma breve lista do que pode fazer o aluno perder o direito de isenção da taxa para a realização da prova: 

  • Ter faltado em uma prova anterior sem justificativa (atestado médico).
  • Não ter justificado a falta.
  • Ter faltado no ano de 2020 e em 2021 após ter se inscrito e ter usado o argumento de que faltou devido à Covid-10.
  • Estar em escola pública mas não estar no terceiro ano do ensino médio. Alunos treineiros devem fazer o pagamento das taxas. 
  • Ser estudante de escola particular  sem bolsa ou não ter estudado 100% na escola pública. 

Enem provas

Uma das formas de ir bem na prova do ENEM é fazer um estudo aprofundado das provas anteriores criadas pelo Ministério da Economia. Se você fizer uma análise aprofundada, verá que costumam abordar sempre sobre assuntos semelhantes, mudando apenas a forma como abordam os estudantes de acordo com o passar dos anos. 

Um exemplo é em relação à química: sempre é possível encontrar questões referentes à molaridade de determinada reação química, no entanto, isso não está igual em todas as provas. O mesmo serve para português,  história e outras disciplinas. 

Portanto, o primeiro passo para ter um bom desempenho é tentar buscar analisar as provas anteriores e entender justamente as disciplinas que estão sendo abordadas nelas. 

Separamos abaixo, uma lista de assuntos que mais costumam cair nas provas e que vale a pena tentar se aprofundar um pouco mais para garantir um desempenho ainda mais otimizado. 

O que mais cai no ENEM?

A maioria das questões precisam de interpretação de texto e, em alguns casos, sequer é necessário que o estudante saiba sobre o assunto, mas sim, que tenha uma ideia geral sobre as datas e o que está abordando o enunciado. Portanto, tente responder às provas tendo em base a interpretação, o mesmo serve para as exatas. 

Veja, abaixo, quais são os assuntos teóricos que costumam cair com mais frequência. 

  • História: História do Brasil como a República Oligárquica e a semana de arte moderna, Guerras e revoluções. 
  • Filosofia: ética e moral, pensadores modernos como Descartes e até mesmo Kant. 
  • Sociologia: movimentos sociais como feminismo, MST e MTST.
  • Física: cinética, mecânica e  movimento, espaço físico envolto com geometria.  
  • Matemática: geometria, razão e proporção. 

Como ir bem no ENEM?

Além de abordar um pouco sobre como consultar notas antigas no ENEM e aspectos como Prouni e FIES, também iremos dar algumas dicas para os estudantes que precisam se preparar na prova e não sabem por onde começar. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre o assunto que temos dicas preciosas para o seu caso!

1. Separando um cronograma

O primeiro passo é pensar em um cronograma de estudo. Foque nos assuntos que você ainda não sabe e os intercale com aqueles que entende. Dessa forma, a metodologia pode ser ainda mais dinâmica. 

O principal foco, é claro, deve ser voltado para as áreas que não tem conhecimento. Por exemplo, se você sente mais facilidade em assuntos como ciências humanas, pode focar seu campo para ciências exatas. Uma dica que pode auxiliar é tentar relacionar ambas as áreas: filosofia também tem matemática, física também tem história. 

Você pode criar um cronograma mais flexível. Ou seja, que não seja tão quadrado e fixo. Dessa forma, pode o alterar conforme o andamento dos seus estudos. Por exemplo, supondo que nesta semana tem que estudar cinética e na semana que vem é voltada para razão e assuntos mais simples de matemática. Se for necessário, faça duas semanas de cinética para fixar o conteúdo: é um assunto mais complexo e que também envolve os conteúdos da próxima semana. 

Você pode optar em fazer um cronograma mensal de estudos, semanal e, se preferir, até mesmo anual. 

2. Criando coragem para começar

O próximo passo é criar coragem para começar: não é algo fácil, é necessário muitas vezes entrar de cabeça. Por isso, faça o seu cronograma e separe uma semana para descansar e somente depois disso começar. Esse momento é para refletir sobre a área que deseja seguir, se já tem algo em mente e, se preferir, até mesmo realizar uma série de testes vocacionais. 

Depois de começar, é necessário seguir um cronograma, apesar dele ser flexível. Então, nada de ficar prorrogando determinado tema ou tentar fugir dele. Comece e termine o conteúdo. 

Isso garante que você vai aprender sobre a matéria e não vai ficar procrastinando. 

Uma dica para facilitar esse processo, é você determinar um horário do dia para estudar e usar esse tempo. Então, nada de estudar somente quando convém: será necessário seguir uma linha e ir alterando-a conforme se necessário. 

3. Estudando provas anteriores

O próximo passo é separar uma série de provas anteriores para entender sobre o que elas falam e  estudar exatamente aqueles conteúdos. Tente responder a prova no tempo que terá para realizar o ENEM. Dessa forma, vai ter em mente quanto tempo vai gastar para produzir a redação e também para responder às questões. 

No momento de resolução das provas anteriores, leve em consideração que é necessário tomar os devidos cuidados com alguns pontos como: ficar longe do celular e ter um relógio por perto para analisar o tempo. 

Não adiantaria, por exemplo, criar uma redação nível ENEM ao pesquisar pelo celular. Depois do seu texto ficar pronto, você pode solicitar para que um dos seus professores, de preferência de português, faça a correção do conteúdo. 

Logo, saberá mais ou menos que nota tirou e até mesmo sobre quais são os pontos que devem ser levados em consideração nas próximas produções. 

4. Leia, e não falamos somente de livros

O próximo passo para ter um bom desempenho na redação do ENEM e até mesmo nas questões objetivas, é a prática da leitura. Isso ajuda a melhorar a sua interpretação de tempo e, além disso, aumenta a sua bagagem cultural: logo, terá uma gama de informações que poderão ser usadas a seu favor no momento de construir um texto argumentativo dissertativo como a redação. 

Há muito tempo se considera leitura como livros. No entanto, não funciona bem desta forma: há a leitura de matérias e até mesmo de revistas. Tudo isso serve para montar opinião, argumentar e conquistar o leitor. 

Uma dica para quem deseja otimizar a leitura crítica é sempre se responder:

  • O que esse texto está dizendo entre as entrelinhas dele? 
  • O que posso tirar disso de forma crítica? 
  • O que isso pode querer dizer, indiretamente? 
  • Quais são os problemas que encontro aqui?
  • Será que essas informações são corretas? Onde mais posso consultar esse tipo de conteúdo e fazer uma comparação? 

Geralmente, os alunos de história costumam problematizar o texto lido, seja ele uma notícia de jornal e até mesmo um livro ou artigo científico. Por exemplo, quando um autor diz que determinada pessoa foi influenciada: o que seria influência? Será mesmo que essa pessoa “influenciada” realmente pegou todos os pontos e apenas recebeu? Esse indivíduo é totalmente pacífico? 

O mesmo deve ocorrer no seu caso: tente criticar os termos usados, o que quer dizer e o que o escritor, jornalista ou redator pensou ao escrever determinada frase. Isso ajuda a melhorar o senso crítico e, assim sendo, ter um desempenho ainda melhor na redação. 

Por que ler além dos livros?

Quem é que nunca ouviu alguém falar que “fulano não lê!” se referindo a ele não ler livros? Mas esse “fulano” pode ler outras coisas, inclusive notícias diárias sobre política e economia. Isso pode ser uma bagagem cultural ainda mais expressiva no momento de escrever uma redação do ENEM nos temas propostos. 

Não são somente as pessoas que lêem livros que podem opinar sobre política e economia de forma clara e correta. Alguém que lê notícias pode estar mais bem informado que alguém que está somente nas folhas de literatura. 

“Eu costumo participar de um grupo de leitores no Facebook, Clube do Livro, uma vez eu vi uma menina comentar sobre economia, uma série de conteúdos sem nexo. Ela achava que estava na razão porque lia. Perguntei o que ela lia e me disse que lia livros infanto juvenis. Pesquisei e outros eu conhecia: os livros nunca abordavam sobre o assunto, mas ela achava que estava mais certa que alguém que lia notícias na área mas que não eram livros.”

5. Durma bastante

Você sabia que é enquanto dormimos que o cérebro faz uma série de marcações relevantes para que fiquem gravados na memória? 

Então, o primeiro passo é dormir e não deixar de descansar para ficar de cara nos livros. Isso pode fazer com que a mente fique sobrecarregada e não consiga aprender e fixar os assuntos corretamente. 

Além disso, pesquisas recentes mostram que a falta de descanso pode desencadear em depressão e até mesmo em ansiedade profunda, o que é muito comum entre os jovens. 

Entenda que você tem todo o tempo do mundo para obter um bom desempenho na redação do ENEM. E, se isso não acontecer neste ano, ainda terá o próximo ano. Não leve à sério aquela expressão de “trabalhe enquanto eles dormem”, você não é um robô e isso é uma sabotagem!

Outro ponto importante, além de dormir, é em relação ao tempo que tira para si. Determine um dia da semana que não vai pensar e nem focar na escola ou no ENEM.  Por exemplo: sábado irei ficar com minha família, sair com o namorado (a) e por aí. 

6. Lanches leves no dia da prova

Essa dica é essencial para o dia da prova. A ansiedade já pode desencadear dores abdominais e  fazer com que o estudante se sinta desconfortável. Além disso, ao se alimentar com alimentos que são muito pesados, como carne vermelha gordurosa e até mesmo feijoada, você corre o risco de sentir muitos incômodos e vontade de ir ao banheiro. O que, querendo ou não, pode prejudicar o seu desempenho na prova. 

No dia que for realizar o ENEM, durma bastante e também coma um lanche mais leve durante o almoço. Dessa forma, evita a fadiga e até mesmo gases no momento de responder às questões. 

  • E então, o que achou do nosso artigo? Não esqueça de vir conhecer outros de nossos textos para se manter atualizado sobre todos os assuntos relacionados à educação e entretenimento. 
  • Além disso, avalie o nosso conteúdo com as estrelas abaixo para que possamos melhorar nas próximas produções. 

VEJA TAMBÉM: Cebraspe: Saiba como se inscrever nos concursos de forma rápida

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -