HomeEducaçãoInep: Enem e Página de participante

Inep: Enem e Página de participante

-

O INEP surgiu há mais de oito décadas, em 13 de janeiro de 1937, como forma de regularizar os estudos no Rio de Janeiro com o surgimento massivo de universidades. No entanto, ele se expandiu tanto que atualmente é usado em escala internacional como uma das principais formas de ingressar na graduação. O primeiro professor e responsável por cuidar do Instituto foi o Lourenço Filho. 

Um dos administradores na década de 50 foi Anísio Teixeira. E ele fez toda a diferença na forma como a instituição era vista, como estudava e muitos outros aspectos. Foi 20 anos depois, no ano de 1972, que começaram a ser vistos como autônomos e optaram pela sigla Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. 

O que é Inep?

O objetivo do INEP ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) era de analisar as situações pedagógicas e históricas nas quais os alunos estavam inseridos. Em suma, atualmente, são um dos principais responsáveis por realizar a prova do ensino médio e, assim sendo, divulgar as notas e resultados. Por meio dele é possível ter acesso à graduação de ensino totalmente gratuito e acessível. 

Pelo INEP o aluno pode entrar para universidades como a USP, UFSC e até mesmo a UFMG. Tudo feito de forma bastante didática e objetiva com os calendários de provas que já são realizados no começo do ano. 

Inep Enem página do participante

  • Para acessar a página do participante no INEP, é necessário contar com um acesso no GOV no qual terá que usar como login o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e também uma senha. Acesse o site
  • Depois disso, clique em “entrar com o GOV”, um botão azul que irá aparecer na sua tela. 
  • Faça o seu login conforme dito anteriormente (caso não tenha, será necessário se cadastrar). 
  • Agora, espere com que os dados sejam carregados e clique no ano que deseja analisar os resultados da sua prova do Enem. Se preferir, também pode acompanhar a sua inscrição referente ao ano que está acessando. 

Inscrição Inep

O calendário de inscrição do ENEM é liberado pelo INEP logo no começo do ano, geralmente em abril. Para se inscrever, é recomendado optar pelas datas que estão no meio desse calendário entre inicial e final: geralmente, os servidores acabam ficando muito lotados nos últimos e primeiros dias. Logo, pode não conseguir acessar ou pode enfrentar problemas como quedas da página. 

- Continua Depois da Publicidade -

Os servidores do INEP acabam apresentando uma forte lentidão. Dessa forma, muitas vezes o recomendado também é entrar em horários que não sejam de pico. 

Alguns alunos possuem o direito à inscrição gratuita contanto que estejam dentro de alguns requisitos, tais como: 

  • Estar no terceiro ano do ensino médio público (alunos de escola pública que são treineiros tem que pagar).
  • Possuir um Cadastro Único que mostra que o aluno conta com baixa renda. 
  • Não ter faltado sem justificativa na última prova (caso tenha a feito). 
  • Estar dentro do prazo de solicitação para isenção de taxa do Enem. 

Calendário Inep

Para quem está pensando em realizar a prova do INEP, ainda pode acompanhar o calendário nos sites oficiais, isso facilita ainda mais para que você se mantenha atualizado e não dependa somente das notícias da mídia informando quando começam ou terminam. Para acessar os calendários e todos os editais de anos anteriores, basta que você opte por acessar o site.

Nele, além de ter acesso ao calendário, terá acesso a todos os regulamentos para ter direito à inscrição gratuita, quem pode se inscrever, quais são os requisitos para conseguir uma bolsa de estudos e muito mais. 

Resultado Inep

Para encontrar o seu resultado na página do INEP, é possível realizar o seguinte procedimento: 

  • Acesse a página oficial do INEP 
  • Depois disso, clique em “fazer Login com o gov”. 
  • Faça o seu login com CPF e senha, clique em “continuar” e depois em “resultados” disponível no lado da sua tela. 
  • Para saber o resultado de provas anteriores, basta que você clique em “resultado de provas anteriores”. 

O acesso com o GOV também é usado para quem procura acessar outras informações como contribuição da aposentadoria, carteira de trabalho digital e até mesmo pendências com a Receita Federal como dívidas ativas. Portanto, salve a sua senha e use um e-mail válido para que não apresente problemas de acesso no seu CPF no futuro porque com certeza vai precisar muito desse acesso.

Leia também:Carteira de trabalho digital: como funciona e como emitir

Inep encceja

Os alunos que estão se formando no Encceja e querem fazer parte de alguma universidade, seja ela pública ou privada, poderão se inscrever através do site . Depois disso, é necessário que você clique em “orientações para recuperar a senha” caso não se recorde mais do seu login ou então em “fazer login” que está acima do botão citado. 

- Continua Depois da Publicidade -

O Encceja permite que o cidadão que parou de estudar e agora quer voltar, consiga o acesso a um diploma estudando por menos tempo e tendo aulas mais flexíveis. Esse tipo de diploma é válido tanto quanto os outros emitidos por escolas públicas e privadas. A prova contou com cerca de 60 questões, sendo 30 delas voltadas para biológicas e exatas e mais 30 voltadas para as humanas. 

Dicas para ir bem no Enem

Neste artigo, também separamos algumas dicas para quem irá prestar o Enem e ainda não tem ideia de como ter o melhor desempenho. O que separamos vai muito além de simplesmente estudar e, é claro, pode fazer toda a diferença na sua rotina de aprendizado durante o ano. 

Criar o calendário de estudos

O primeiro passo é criar um calendário de estudos que envolvam, principalmente, os assuntos que mais tem dificuldade em estudar e aprender. Se você colocar neste cronograma apenas o que gosta, pode sentir uma dificuldade no outro âmbito e isso pode diminuir muito a sua nota. 

Portanto, o indicado é sempre colocar de 1 hora ou 2 horas a mais por dia para se dedicar aos assuntos que tem dificuldade. Assim sendo, pode saber se não gosta de determinado tema porque não sabe sobre ele ou se apenas de trata de gosto mesmo. 

O ideal para criar um cronograma de publicações é fazer o uso do Trello. O Trello é totalmente gratuito e permite que o usuário crie  cronogramas e até mesmo prazos para entrega de trabalhos e objetivos. Se preferir, também pode optar pelo Trello Gold que é pago e permite adicionar figuras sobre os cartões.  Existem outras alternativas. No entanto, essa é uma das melhores justamente porque é possível tanto usar o aplicativo quanto usar online. 

Tenha coragem

Essa dica pode não parecer útil para quem deseja fazer o ENEM INEP. Afinal, trata-se apenas de uma prova, não é mesmo? Sim! Mas essa prova pode definir todo o seu futuro, apesar de que, se você não conseguir passar, poderá a repetir novamente nos próximos anos.  Em suma, estudar para qualquer prova desse nível exige muita força: existe, em todos os alunos, um pouco de medo de que não irão conseguir, que não irão ser suficientes. No entanto, é muito diferente disso. 

Faça de tudo para não deixar com que se desanime dos estudos e deixe o ano correr sem fazer nada. Coloque na sua cabeça que você é capaz e pode dar o seu melhor para conseguir passar no curso dos sonhos. 

Se for necessário, crie o cronograma e espere uma, duas ou três semanas antes de realmente mergulhar de cabeça. Antes disso, é necessário ao menos ir colocando os pés, sentindo se a água é fria e somente depois aprender na prática a como lidar com isso. 

 Leitura não é somente livro

- Continua Depois da Publicidade -

Quem nunca viu pessoas pensando que com certeza são mais inteligentes porque estão lendo? A questão é que não basta apenas ter um livro. É o conteúdo que faz alguém inteligente. Uma pessoa que está todos os dias acompanhando notícias sobre política e economia está mais apta para falar do assunto que uma pessoa que lê livros infanto juvenis e que não entende nada de política. 

Caso não goste de literatura – um dos pontos que mais podem te ajudar na sua redação do ENEM INEP – você pode optar por outras áreas de leituras como é o caso de jornais online ( citar fatos e números pode deixar o seu texto ainda mais rico em informações). 

Outra forma de estimular a escrita, além da leitura, é justamente praticar. Revisar também é essencial porque faz com que encontremos erros que não seriam vistos sem uma releitura dedicada. 

 Redação ocupa uma grande parcela da nota

A redação do Enem conta com uma grande parcela da sua nota. Portanto, é mais que necessário investir nela e não deixar de lado. Além do mais, se você zerar, corre o risco de tornar a sua nota invalida, mesmo que o corte tenha ficado bom. 

Por isso, praticar a leitura de todos os tipos de textos é essencial: vai te ajudar a interpretar exatamente o que está sendo pedido, o que querem que faça. Muitas vezes, o “texto” da redação será uma charge, por exemplo. Então, será necessário problematizar o que está em sua frente e escrever sobre o assunto. Por isso que se manter atualizado em notícias pode ser útil: geralmente, o que cai na avaliação costuma ser um tema polêmico e que esteja relacionado a algo muito falado.

Por exemplo, no ano de 2020, todos esperavam que o tema fosse a pandemia em si. No entanto, na prova, descobriu-se que era algo relacionado à pandemia e que é tão polêmico quanto às doenças mentais. Apesar de não ter ficado óbvio, alguns alunos poderiam ter citado o aumento de vendas de medicamentos no ano de 2020 em até 17%, por exemplo. Até mesmo assuntos voltados para o feminismo poderiam ser tocados porque o maior número de mortes está entre os homens. 

Leia também: Quero Bolsa: o que é e como funciona para ganhar bolsas?

Cuidado com a comida

Outro ponto é em relação aos cuidados que deve ter com a comida no dia que ir fazer a prova pelo INEP. Isso porque, em alguns casos, ela pode acabar causando sono e até mesmo os gases, o que pode dificultar a concentração do aluno durante a prova. A interpretação dos textos pode ser prejudicada justamente pelo desconforto. 

Portanto, no seu almoço, opte por lanches leves e até mesmo carboidratos mais complexos que vão sustentar por mais tempo (como arroz integral e batata doce). Feijão e até mesmo ovos, alimentos que contêm muita proteína, podem “estufar” e causar diversas dores abdominais. 

Não se esqueça de levar algum alimento para comer após sair da sala ou até mesmo durante a prova. Neste caso, opte sempre por frutas como banana e maçã (de preferência, a leve picada para não fazer barulho e incomodar os outros colegas). O lanche deve estar em embalagem transparente e sem barulho – caso contrário, você pode ser convidado a se retirar da sala. 

Teste vocacional

Se ainda não sabe o que vai fazer, NÃO FAÇA A PROVA! Pode parecer algo óbvio, mas muitos alunos deixam para ver o que pretendem cursar somente depois dos resultados do INEP serem liberados. E é então que seguem um caminho que no fundo não queriam e, assim sendo, se sentem tentados a abandonar o curso alguns meses depois. 

Estude durante o ensino médio para passar no ENEM. No entanto, estude sabendo quais são os seus objetivos e onde quer chegar, isso pode fazer toda a diferença e te ajuda a descobrir qual deverá ser o seu nível mínimo para passar desta fase. Caso tenha algumas dúvidas, pode fazer um teste vocacional e pesquisar mais sobre as profissões do resultado. Vai que consegue se atrair por algumas delas?

Boa noite de sono

Por fim, e não menos importante, uma boa noite de sono é essencial para que você esteja bastante concentrado no outro dia. Portanto, tente dormir cedo e evite estresses excessivos que podem te deixar muito preocupado. O sono é muito importante para o cérebro fixar o conhecimento conquistado durante o dia. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre como ir bem no ENEM INEP e como acessar os calendários e resultados? Nosso portal está sempre compartilhando conteúdos sobre o assunto para te manter atualizado. Portanto, venha nos acompanhar e fique por dentro de todos os assuntos sobre educação. 

Leia também:  Enem: como consultar nota? Como ir bem na redação?

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -