HomeEducaçãoInep Encceja: Inscrições e pagina do participante

Inep Encceja: Inscrições e pagina do participante

-

A criação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ( INEP Encceja) ocorreu no ano de 2002 como uma forma de ajudar os indivíduos fora da idade escolar a conseguir um diploma, seja de ensino médio (para maiores de 18 anos) ou para o ensino fundamental (indicado e aprovado somente para maiores de 15 anos). 

Felizmente, o diploma recebido é o mesmo que todos os outros tipos de alunos. Dessa forma, o estudante que acabou de se formar não sofre com distinções. 

A prova ocorre duas vezes por ano e tem um estilo bastante semelhante ao ENEM – inclusive, quem presta o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) pode, posteriormente, se candidatar para o Exame Nacional do Ensino Médio e até mesmo entrar para uma faculdade ou universidade federal. 

Existem outras alternativas além de prestar a prova do ENEM. Uma delas é de realizar o vestibular da faculdade que deseja ingressar e até mesmo, se preferir, fazer o uso do histórico escolar como uma forma de ingresso (inúmeras universidades aceitam essa forma de ingresso, inclusive alternativas como a FURB ou Uniasselvi). 

Não há dúvidas de que o INEP Encceja vem se tornando uma das melhores formas de ingressar para a carreira profissional e acadêmica para recuperar todo o tempo que, até então, não estava sendo bem investido. 

Inep acrescenta: O que é?

- Continua Depois da Publicidade -

De forma bastante sintetizada, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é integrado e associado ao Ministério da Educação (MEC). A instituição é uma das principais responsáveis por elaborar concursos voltados para a educação, inclusive o próprio ENEM e o Encceja. 

É através dele que o cidadão consegue obter um certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental. E, neste caso, em um tempo muito menor: a duração das aulas é de meio ano para cada ano de aprendizado. Logo, pode-se ter o diploma de ensino médio em até 1,5 ano, o mais demorado, neste caso, seriam as aulas para o ensino fundamental. 

As provas contam com áreas e questões de assuntos gerais e diversificados: matemática, história, sociologia, filosofia, português, física e química (ensino médio) e outras. 

Inep encceja Página do participante 

Para ingressar na página do participante do INEP Encceja, basta que o usuário realize o seguinte procedimento: 

  • Acesse o site oficial
  • Depois disso, crie uma conta de LOGIN caso ainda não tenha realizado esse processo (essa conta será utilizada para acessar todos os seus dados que tenham relação com o governo federal, inclusive FGTS e INSS, então, guarde a senha e use um e-mail válido). 
  • Caso já tenha o login GOV, basta informar o seu CPF e depois a senha (se esqueceu a senha, clique na aba “esqueci a senha” para receber um código de recuperação via e-mail). 
  • Agora, basta se inscrever adicionando todas as informações que forem solicitadas. Depois disso, poderá acompanhar todo o local da prova, notas e classificação através deste site. 

Leia mais: Inep: Enem e Página de participante

Gabarito

O site do Gov conta com uma lista de todos os gabaritos das provas que já foram realizadas desde o ano de 2002, quando o INEP Encceja surgiu. Você pode estudar, inclusive, para a sua prova através das provas anteriores visto que as questões acabam sendo muito parecidas. Na mesma página é possível encontrar os gabaritos para ensino médio e fundamental – tudo de forma totalmente centralizada. 

  • Para ter acesso a provas anteriores, basta acessar o site
  • Depois disso, selecione o ano na aba da página e se quer a prova do ensino médio ou fundamental. Clique e espere que o seu computador, notebook ou celular baixe o PDF. 
  • Agora, clique sobre o PDF para abrir ele e, se preferir, clique com o botão direito e “imprimir” caso tenha interesse em obter a prova impressa. 

Além de ter acesso a provas anteriores, você pode consultar, dentro de poucos dias, o gabarito oficial da sua prova através da mesma página. Logo, vai ter uma média do que errou e o que acertou em relação às questões. 

Leia também: Enem: como consultar nota? Como ir bem na redação?

Inscrições

- Continua Depois da Publicidade -

O processo para fazer a inscrição no Encceja é bastante simples e separamos um tutorial breve para te ajudar com isso: 

  • O primeiro passo é acessar o site oficial de inscrições
  • Depois disso, digite o seu CPF junto à data de nascimento. Por fim, clique na figura que foi solicitada pela página para comprovar que não é um robô. 
  • Aperte na aba de “enviar” e espere que o portal carregue outras informações sobre o seu perfil. Basta, agora, preencher os dados solicitados e depois acessar a página do participante para que consiga acompanhar a inscrição, data e local da prova. 

Inep encceja resultado

  • Para acompanhar os resultados da sua prova do INEP ENCCEJA, basta acessar a página
  • Depois disso, informe o seu CPF e a data de nascimento para que seja possível fazer o login. 
  • Clique em “login” depois de comprovar que não é um robô. 
  • Caso não se recorde da sua senha de acesso, é possível clicar em “recuperar senha” para receber um e-mail com o código de confirmação e recuperação de dados. 

Inep encceja: Local da prova

O local da prova é liberado também no portal do Participante. Vale ressaltar, no entanto, que o beneficiário não consegue apenas ver o local assim que se inscrever: a região onde vai prestar a sua prova será liberada somente alguns dias antes da data de comparecimento. Para isso, é necessário acompanhar o edital e o calendário que foi imposto pelo Inep Encceja. 

  • Para acompanhar o edital do Inep Encceja e também os locais de prova, basta acessar a seguinte página

Contato

Ainda é possível que o usuário entre em contato para tirar todas as dúvidas sobre o INEP Encceja. Para isso, basta ligar para o número 0800 616161 ou acessar a página oficial sobre o concurso para tirar todas as dúvidas.

Dicas para estudar para o Inep Encceja

Estudar para esse tipo de prova não é uma das tarefas mais fáceis na vida e rotina de um aluno. Portanto, tanto no dia da prova quanto antes, é indicado que se realize alguns processos e cuidados para que não seja prejudicado no desempenho como, por exemplo, dormir mais cedo e até mesmo sair mais cedo de casa para não perder o horário enquanto está preso no trânsito. 

Continue a leitura com o Flame Content para saber quais são as dicas que preparamos para te ajudar com o processo de estudo para o Inep Encceja. 

Criando uma rotina

O primeiro passo para começar a estudar para qualquer prova é ter uma rotina – e até mesmo um calendário de tarefas e de prazos. Nesta rotina, é necessário que você: 

  • Determine quais são os assuntos mais difíceis para que consiga dar foco maior sobre eles. Por exemplo, se tem mais facilidade em história e dificuldade em química, poderia dar mais ênfase nisso. 
  • Escolha um horário fixo durante os seus dias para estudar. Não adianta querer “se matar de estudar” quando estiver uma semana antes do calendário de aplicação. Então, comece a correr atrás dos conteúdos com antecedência. No próprio site do INEP Encceja é possível encontrar todas as provas anteriores para usar como exercício e também dicas com apostilas de conteúdos sobre todas as disciplinas: material não vai faltar. 

Uma dica para conseguir se organizar melhor na rotina seria usar o Trello. O Trello permite a criação de cartões, detalhamentos, descrições e tudo o que se pode imaginar. 

Procurando o que quer 

Supondo que você esteja estudando para a prova referente ao ensino médio: é necessário saber se depois disso vai querer continuar os estudos e onde quer. Existe a possibilidade, se preferir uma rotina mais flexível, de fazer cursos EAD com duração de 4 anos a 5 anos. Mas, se você aprende melhor e tem tempo para a graduação, o mais indicado seria se organizar para estudar em um ambiente físico. 

- Continua Depois da Publicidade -

Um dos portais mais interessantes para quem deseja economizar no pagamento da faculdade é o Quero Bolsa. A instituição funciona de forma bastante simples: 

  • Você consegue uma bolsa de desconto e paga cerca de R$ 29,90 por mês para garantir o desconto até o final do curso. 
  • Depois disso, tem que se matricular na instituição que conseguiu a bolsa e pagar a matrícula. 
  • Agora, terá o desconto automático das mensalidades. 

Vale ressaltar, entretanto, que a bolsa pode ser cancelada automaticamente se o indivíduo atrasar as mensalidades ou se cancelar a matrícula do curso. 

Existem grandes faculdades em escala nacional. A Uniasselvi e também a UNOPAR contam com uma boa reputação no Reclame Aqui. Já a Estácio, vem chamando a atenção pelas reclamações sobre multas excessivas no cancelamento da matrícula, dificuldade em acessar o sistema de aprendizagem e até mesmo, como dizem algumas reclamações da plataforma, descaso com a qualidade e atendimento ao aluno. 

Montando uma estratégia de aprendizagem

Justamente pelas pessoas serem muito diferentes, que elas acabam tendo formas das mais diversas em aprender o mesmo conteúdo. E, é claro, isso é normal. Alguns sentem mais facilidade com textos enquanto outros contam com mais facilidade com os vídeos ou podcasts. Neste caso, o mais indicado seria descobrir qual é a sua forma de aprendizagem e focar nela para que, assim sendo, consiga fixar ainda melhor o conteúdo ensinado. 

  • Vídeos no Youtube são indicados para grupos de pessoas que são mais visuais. Eles geralmente são mais práticos e objetivos. Neste caso, um canal interessante pode ser o Nostalgia (com muito conteúdo de história) e até mesmo o portal do Descomplica. 
  • Já os textos e artigos, são alternativas para os grupos de pessoas mais cinestésicas, que gostam de estar escrevendo tudo o que estão lendo. Neste caso, um portal que recomendamos seria o próprio Google Acadêmico. Nele, consegue-se MUITO conteúdo completo e gratuito, sem ter que pagar nada por isso. 
  • Para os grupos de indivíduos que são mais auditivos, uma alternativa é ouvir podcasts. Existem muitos aplicativos que permitem isso. No entanto, um dos melhores deles é o próprio Spotfy. E, além disso, a Rádio IFC WEB conta com uma série de aulas e dicas no seu cronograma e ainda está disponível no Google. 

Comendo coisas leves

Essa dica é voltada para o dia da prova. Tente ao máximo comer itens e alimentos que sejam leves e saudáveis. Evite alternativas pesadas e com muitas proteínas como é o caso dos ovos e até mesmo feijão: eles podem causar dores abdominais que podem atrapalhar o seu desempenho durante a prova do Inep Encceja. Carne vermelha, por demorar muito tempo para ser digerida,  também não é indicada. 

Prefira frutas, legumes e hortaliças. O pão integral também pode ser uma alternativa porque elimina o açúcar no sangue de forma leve e lenta. Logo, não causa fome tão cedo e consegue saciar durante um tempo bastante satisfatório. Outra alternativa seria a batata doce e até mesmo o frango assado. 

Dormindo 

É através de um bom sono que o cérebro consegue fixar o conteúdo na mente e, assim sendo, promover a real aprendizagem. Dessa forma, assim que começar a estudar, nada de perder horas e horas sem dormir: não abra mão de uma boa noite. 

Se preferir, para conseguir pegar no sono e se sofre com insônia, é praticar exercícios físicos: eles deixam o corpo mais cansado e, assim sendo, consegue-se dormir muito mais rápido. 

Conclusão Inep Encceja

Neste artigo, falamos um pouco mais sobre as dicas para quem deseja realizar a prova do Inep Encceja e que não sabe como criar um cronograma de estudos e o passo a passo para melhorar o desempenho. Além disso, te mostramos como acessar algumas páginas como a do gabarito, resultados e também do participante (onde ocorre a inscrição em si). 

Nas provas, você tem que responder assuntos e conteúdos gerais que são aprendidos na grade do ensino médio e do ensino fundamental como história, matemática, química, física e outras disciplinas. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar. Não esqueça também de avaliar a qualidade do nosso conteúdo. Assim sendo, poderemos melhorar ainda mais em nossas próximas produções. 

Leia tambèm: PCI Concursos: Descobrindo as datas de concursos públicos

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -