Educação

Enem: como consultar nota? Como ir bem na redação?

21/04/2024

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é realizado todos os anos pelo Ministério da Educação e é reconhecido como uma das principais formas de ingressar em uma universidade, seja ela pública ou privada.

Depois de realizar o ENEM, o estudante opta por ingressar através do FIES, SISU e até mesmo o Prouni.

Cada uma das formas contam com um estilo diferente para ingressar e com vantagens que podem variar e iremos falar abaixo:.

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi criado no ano de 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudiosos no ensino médio e se for bem, pode receber um diploma.

No entanto, agora passou a ser como uma das principais formas de ingresso para uma universidade, também conhecida como ensino superior.

Em suma, o objetivo principal do MEI, Ministério da Educação, era avaliar o desempenho educacional do país.

O primeiro tema do ENEM, ainda na década de 90, era “Viver e aprender” e tinha como forma de inspiração uma música do Gonzaguinha.

Conforme o passar dos anos, como provas foram ficando ainda mais complexas.

Foi somente no século XXI, em 2001, que o governo federal começou a possibilitar algumas mudanças.

Por exemplo, os estudantes da baixa renda pedir a isenção das taxas e, assim sendo, não pagar os valores cobrados.

Atualmente, a isenção ocorre para todos os estudantes do ensino médio que atuaram os três anos na escola pública ou que estão inscritos no Cadastro Único de renda baixa.

Alunos do terceiro ano também podem solicitar.

Agora, temas e assuntos importantes e relevantes que estão sendo abordados na prova, como a questão das saúdes mentais que foi o foco para os estudantes no ano de 2020 que optaram pela prova física.

“Acho que o tema de saúde mental é extremamente relevante.

É algo que gosto de estudar, encontrei várias referências para citar na minha redação como o aumento de casos de pressão no Japão com o início da pandemia, maior venda de antidepressivos no Brasil que saltou para um aumento de 17% e até mesmo obras literárias como Werther.

Eu achei muito relevante com o contexto atual!”, diz Daiane de Souza, que agora estuda História.

Com a modernização, os estudantes podem optar por realizar a prova física ou até mesmo pelo computador (neste caso, a redação ainda é feita à mão).

No ano de 2020, quando o sistema foi implantado, as provas foram realizadas em dias diferentes e, por isso, foram diferentes.

No entanto, no ano de 2021, o governo informou que pretendia fazer as mesmas no mesmo dia e com as mesmas questões, para não haver desigualdade.

Para concorrer ao SISU, PROUNI e até mesmo FIES, o estudante deve consultar a nota para criar uma média.

  Na página de participante, é possível ter acesso a todas as informações referentes ao assunto e, assim sendo, os valores conquistados em anos anteriores.

Veja, abaixo, o passo a passo para consultar a sua nota no ENEM do ano atual e dos anos anteriores.

Outro ponto interessante é que o usuário pode ver uma VISTA PEDAGÓGICA em sua nota.

Ou seja, uma análise ainda mais detalhada da sua redação sobre quantos pontos recebeu em cada um dos requisitos para dar a nota.