HomeTecnologia & InternetPacote Office 365: Aprenda mais sobre os programas

Pacote Office 365: Aprenda mais sobre os programas

-

Pacote Office é uma seleção de produtos criados pela Microsoft no final da década de oitenta, em 1988. 

Essas aplicações para computadores têm muitos tipos de uso que vão desde organização de planilhas para estudantes ou empresas; apresentações para o colégio ou para montar slides para uma aula; reservar informações importantes em um local de segurança vinculado a uma conta de email; entre várias outras funcionalidades que cada um dos programas incluídos no Office oferecem;

A realidade da humanidade está se tornando cada vez mais virtual. Seja no momento de fazer compras, frequentar um ambiente escolar, contratar algum tipo de serviço ou até mesmo trabalhar, a internet se entremeou na vida das pessoas de forma que não há mais retorno.

E, como muitas profissões estão migrando para o Home Office, os profissionais que mais se destacam são aqueles com habilidades operacionais nesse tipo de programas, como Office e Excell.

Ambos são parte do pacote oferecido pela empresa de tecnologia Microsoft.

- Continua Depois da Publicidade -

Há muitos cursos na internet que ensinam como usar os programas que estão inclusos no Office, gratuitos ou pagos.

Vídeos no Youtube, conteúdo grátis pela internet em blogs, sites e outros meios acessibilizam mais ainda o conhecimento sobre essas úteis funcionalidades que cada um tem.

Assim como existem aqueles que têm curiosidade em descobrir mais sobre algum assunto, há poucos que realmente se propõe a ir atrás de como otimizar o uso de alguma ferramenta do dia a dia.

E isso é algo recorrente com o Office, visto que muitos daqueles, mesmo que funcionários de empresas que usam bastante o Office, quase não buscam ampliar o conhecimento sobre esses programas e acabam os usando de maneira rasa.

Mas há uma série de ferramentas a serem exploradas e que, geralmente, passam despercebidas por aqueles que usam os aplicativos presentes no Pacote Office.

Nesse texto há alguns pontos importantes para ter conhecimento, como por exemplo um guia básico sobre as funções do Microsoft Word, quais são os programas presentes dentro desse pacote e entenda a sua importância para uma boa carreira.

Softwares do Pacote Office

Em 1988, em uma convenção de tecnologia em Las Vegas, Nevada, Bill Gates apresentou pela primeira vez na história a versão básica de sua suíte de aplicativos que atualmente é conhecida como Pacote Office.

Exclusiva para PCs Windows, essas ferramentas já passaram por muitas atualizações desde sua primeira edição e carrega consigo uma vasta lista de utilidades que podem colaborar muito com a vida de trabalhadores ou estudantes. Em muitas escolas, os cursos de informática da grade escolar ensinam como utilizar cada um dos programas. 

- Continua Depois da Publicidade -

Isso e a vasta lista de cursos online que estão disponíveis com certificado mostram a relevância de aprender a usar os programas. 

Além disso, alguns dos programas incluídos dentro do pacote Office são requisitos básicos para muitos concursos públicos e em cargos corporativos.

Com certeza todos são de extrema relevância e podem ajudar um indivíduo a tornar sua vida mais prática com recursos de seu computador.

Principais aplicações do Microsoft Office

O pacote Office é composto por uma série de aplicativos que desempenham papéis diferentes para cada tipo de usuário.

Mas, independente da finalidade de cada documento criado em algum dos programas, as funcionalidades são padronizadas dentro da especificidade de cada um deles.

Cada um possui uma especificidade, como mostra aqui a baixo.

Word:

 Esse é , talvez, o programa mais utilizado para escrita e se posiciona como líder no mercado de programas para editar texto.

Dentro dele há uma série de funcionalidades que possibilitam que o usuário faça a escolha da estética de seu texto;sua estrutura e posicionamento; conferir como está formatado um texto e modificar isso; checar a gramática e ter sugestões de palavras; entre várias outras funções que esse aplicativo tem. 

- Continua Depois da Publicidade -

Quando se trata de criar um documento escrito ou modificar, essa é uma ótima opção de aplicativo. 

Excel:

Antes de mais nada, o Excel é um pré-requisito para a maioria das vagas de emprego que envolvem desempenhar funções ligadas à administração, finanças, organização e várias outras partes essenciais de uma empresa.

Isso é uma lista básica, já que ele é tão bem visto aos olhos das empresas.

Isso porque suas funções de organização e planejamento tornam o ambiente de trabalho mais organizado, assim como a vida dos trabalhadores e seus serviços prestados.

Hoje, são poucas as empresas que não usam planilhas, tabelas e relatórios. Por isso ter conhecimento em Excel é de extrema importância. Esse programa oferece essas e outras ferramentas que tornam qualquer pessoa com um curso de Excel em seu currículo é uma pessoa bem quista em contratações para vagas de emprego.

Powerpoint: 

Seja para produzir relatórios ou aulas, o Powerpoint é uma ótima alternativa para entregar isso no formato de Slides.

Além de apresentar funções muito semelhantes às do Word, esse programa entrega também uma lista de personalizações possíveis para serem feitas em um documento de texto.

Nesse aplicativo é possível usar fotos, inserir gráficos, animar frases e fazer com que a apresentação fique mais interativa.

Uma boa forma de conseguir cativar os espectadores de uma apresentação é preparando bons slides no Microsoft Powerpoint usando os recursos oferecidos dentro de sua plataforma.

Outlook: 

Assim como o Google, a Microsoft possui uma rede integrada de emails, Outlook.

Mas, o programa que carrega o nome desse tipo de email tem a função de organizar contas de email.

Geralmente, muitas empresas optam por emails corporativos dentro dessa plataforma por ela possibilitar a personalização de cada conta para os fins que interessam à empresa. E

Nela, o usuário pode enviar e receber mensagens; marcar sua importância; organizá-las de acordo com suas categorias;

Outros programas

Há também outros programas dentro do pacote Office, como Skype, Publisher, Onenote e Access. Cada um tem uma função diferente e são considerados essenciais para desempenhar funções, tais como comunicação, guardar conteúdos em nuvem e outros.

Conheça melhor o Word.

O Word é um programa essencial do Pacote Office que todas as pessoas deveriam entender pelo menos o básico sobre como usá-lo.

Por isso, no texto a seguir se encontram algumas informações sobre as funções básicas que se deve conhecer para usar o Microsoft Word.

Logo ao iniciar o Word, uma aba aparece oferecendo as opções de tipo de texto a ser usado.

Após selecionar alguma das opções, o usuário deverá proceder escolhendo o modelo de documento que se encaixa melhor no fim desejado para o texto: uma apresentação, digitação de um livro ou para anotar ideias.

No geral, a maior parte dos usuários do programa optam por escolher uma folha em branco e a formatam da maneira que desejam. Mas vale lembrar que essa é apenas uma das opções.

O primeiro passo é começar a escrever um texto. Para isso, uma série de modificações podem ser feitas em uma aba superior a página em que se está escrevendo.

Ali poderão ser modificados o tamanho das letras, o estilo da fonte, colocá-las em negrito, itálico ou sublinhadas.

O tamanho das letras devem ser mudados de acordo com o interesse do escritor e podem ser ampliadas ou diminuídas para vários tamanhos.

Além das fontes que já vem integradas ao Word, é possível baixar mais fontes em sites na internet.

Isso é uma possibilidade de customização do texto no Word.

Essa seção possibilita modificar o design por trás de um texto, definir destaque em alguma parte do que está sendo escrito.

Além disso, é possível mudar para várias tonalidades de cores e grifar. 

Mais à direita, na aba de ferramentas, é possível criar listas com numerações, pontos marcadores e listas de verificação .

Além disso, existem opções dentro de “Inserir” que vão desde inserção de imagens, tabelas e ícones, gráficos, vídeos, caixas de textos, rodapés; entre várias outras opções de inserção dentro do Word.

O programa ainda conta com uma função de revisão e ajuda o escritor na gramática, sinônimos de palavras e na estrutura do próprio texto.

O aplicativo funciona, basicamente, como uma máquina de datilografia. 

Dentro desse programa também é possível modificar o posicionamento do texto, que geralmente é posto ao lado esquerdo da página que está sendo escrita.

Para isso, basta que se escolha os padrões de alinhamento ideais e , caso seja do interesse, que mude o espaçamento entre as linhas e as palavras do texto.

 Para tornar o texto mais organizado, é importante que se siga um padrão no layout. 

Além de todas as funções que o programa oferece e que podem ser melhor aprofundadas com cursos, vídeos no Youtube, ebooks gratuitos há ainda como salvar os documentos feitos dentro dele, seja em nuvem ou na própria memória do computador.

Para isso, basta clicar na opção “arquivo” na parte de cima do programa e selecionar a função “Salvar”.

Ali estarão várias opções de formas de salvar, como por exemplo salvar em PDF, que pode facilitar muito na hora de compartilhar o trabalho feito,

Se o usuário clicar em ”salvar como”, aparecerão opções de como salvar o texto, de acordo com o local que deseja deixar seu texto, no Drive ou em algum lugar específico de seu computador.

Para conseguir salvar o texto no drive, é preciso ter alguma conta Outlook, corporativa, estudantil ou pessoal vinculada ao aplicativo.

Com o Pacote Office os profissionais estão mais preparados para o mercado de trabalho

Não é difícil de notar. Sempre que se abre um edital para alguma vaga de emprego; concurso público; vaga em alguma seletiva para empresas Júnior, ainda na época da faculdade; ou até mesmo para um estágio, há em grande maioria um requisito de conhecimento em informática.

Não é novidade que aqueles que buscam se capacitar para desempenhar os cargos que desejam, geralmente, são destacados no mercado de trabalho. 

E para aqueles que fizeram cursos para usar os programas do pacote Office, com certeza são profissionais muito valorizados. 

Não só pelo valor que conseguem agregar em produtividade para uma empresa, start up ou microempresa, mas como também por saberem como usar melhor esses programas básicos e necessários no dia a dia dos meios corporativos.

Em concursos públicos, há questões que caem em prova sobre informática. Por isso é de extrema importância ser capacitado dentro do Office, que é um dos pontos básicos da informática.

Muitos cursos Pacote Office são oferecidos de forma gratuita na internet, e, claro, há cursos mais aprimorados e detalhados disponíveis com pagamento. 

Todavia, para aqueles que desejam se aprimorar e serem certificados, há cursos gratuitos com certificados válidos.

Conseguir lidar com Office pode significar a permanência em um cargo, possíveis promoções na carreira e até uma melhoria salarial.

Por isso, é importante reforçar a ideia de que se busque conhecimento sobre, pelo menos, os programas essenciais do pacote.

Infelizmente, a realidade é que alguns profissionais usam de má fé em seus currículos certificações falsas no Pacote Office, só porque sabem usar o básico que cada aplicativo oferece.

Mas a diferença entre alguém que possui capacitação em Office e alguém que não tem é claríssima, tanto em produtividade quanto na entrega de resultados positivos.

Uma curiosidade sobre o armazenamento da nuvem do Pacote Office

Quase ninguém sabe, mas uma parte dos documentos armazenados em nuvem dentro do pacote Office já esteve guardado no fundo do mar.

Isso porque a empresa Microsoft, visando a inovação em tecnologia criou um datacenter dentro do fundo do mar.

Mesmo que pareça muito sem sentido para os mais leigos, isso serviu para um corte de gastos com eletricidade, uma vez que o resfriamento das máquinas que guardam as informações são resfriadas pela temperatura da água em que estão submersas.

No ano de 2013 foi colocado no fundo do mar da costa escocesa um funil de metal, dunking datacenter, que continha milhões de dólares em informações.

Esse grande pedaço de metal foi retirado com sucesso em 2020 sem nenhum dano em sua estrutura ou às informações que estavam contidas no aparelho interno de memória.

Esse foi um desafio bem sucedido e que formatou o futuro do armazenamento de dados da empresa Microsoft, que agora visa investir mais em sistemas semelhantes.

E então, tem mais alguma dúvida sobre o Pacote Office 365? Venha comentar aqui com a gente para que possamos te ajudar!

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -