HomeEntretenimentoMemes que viralizaram: para rir e se inspirar nesses memes

Memes que viralizaram: para rir e se inspirar nesses memes

-

Memes: o que é?

Memes que viralizaram fazem parte do cotidiano na internet. Afinal de contas, quem nunca se deparou com uma imagem, vídeo ou Gif de humor que estava circulando pelo feed de notícias das redes sociais?

Em geral, essas imagens podem ser espontâneas ou montagens. Dessa forma, os usuários podem incluir frases sarcásticas, engraçadas ou atribuir um outro significado cômico, como no clássico meme da Nazaré Tedesco confusa. 

Além disso, memes que viralizaram podem permanecer os mesmos ou evoluir com o passar do tempo. Sendo assim, é possível modificar e melhorar a imagem, vídeo ou Gif para que possa contar com maior relevância. 

Isso porque esse conceito na internet funciona como uma “piada interna” que, para poder viralizar, precisar causar algumas familiaridades na maioria dos integrantes desse organismo vivo que é a rede online. 

Continue lendo e saiba como o termo surgiu, algumas curiosidades sobre memes que viralizaram, os melhores da quarentena e muito mais. Confira!

Memes que viralizaram: curiosidades

- Continua Depois da Publicidade -

Existem algumas curiosidades sobre os memes que viralizaram na internet. Isso porque, como são de alta relevância e atingem uma boa parte dos usuários de redes sociais, blogs e afins, conta com particularidades. 

Origem do termo meme 

Afinal de contas, existe algum significado para o termo meme? No geral, o conhecemos como uma imagem engraçada que alcança popularidade através das redes sociais e passa a ser compartilhada com frequência. 

Entretanto, o que poucos sabem é que existe uma origem para sua nomenclatura. Isso porque o termo foi criado para fazer referência a uma teoria criada pelo escritor britânico Richard Dawkins. 

Essa teoria foi criada em 1976 em sua obra O Gene Egoísta. Dessa forma, a teoria abordava amplamente temas que envolvem informações culturais de relevância para as pessoas de um determinado meio social. 

Além disso, a palavra tem como origem o termo grego “mimeme” que faz referência a algo que é imitado. Dessa forma a palavra é perfeita para representar o propósito dos memes que viralizaram.

Memes que viralizaram: o primeiro meme

Para todos aqueles que usam a internet com frequência, pode parecer confuso tentar se lembrar qual foi o primeiro dos memes que viralizaram. Isso porque, a cada nova semana existe uma nova imagem em destaque. 

Contudo, certamente poucas pessoas esperam que o primeiro meme tenha surgido há tanto tempo, em 1996, bem antes da febre das redes sociais e da facilidade de acesso a internet para grande parte da população. 

O meme era um bebê dançarino em formato de Gif ou arquivo de vídeo que, durante mais de três anos, era compartilhado via e-mail e lotava a caixa de entrada de muitas pessoas. 

Meme na era do Orkut e MSN 

- Continua Depois da Publicidade -

Para os usuários de redes sociais e memes que viralizaram que nasceram depois dos anos 2000, talvez a ideia de Orkut e MSN seja meio abstrata, inclusive difícil de se recordar por ter acontecido nos primórdios das redes sociais. 

Entretanto, já naquela época, existiam imagens no mesmo conceito de meme. Contudo, eram figurinhas que os usuários repassavam em suas conversas de bate-papo ou publicações para resumir uma ideia ou sentimento. 

Com o tempo e a evolução da internet, criar essa categoria de expressão foi se modificando e evoluindo. Dessa forma, hoje qualquer pessoa pode criar um meme a partir do nada e, se for bom, este pode viralizar na internet. 

Bom para o marketing 

Com o sucesso dos memes que viralizaram, as empresas começaram a abraçar essa ideia e apostar nesse conceito na hora de fazer marketing. Isso porque na era digital, saber se comunicar na internet pode ser um diferencial no número de vendas. 

Pr isso, é comum encontrar algumas empresas que fazem uso desse conceito em suas propagandas, na tentativa de atrair os usuários das redes sociais e leitores de blogs para conhecer determinado produto ou serviço. 

Memes que viralizaram a quarentena

memes que viralizaram

Durante a quarentena decorrente do Coronavírus, houveram diversos memes que viralizaram na internet. O período de crise sanitária impactou o Brasil negativamente de diferentes formas. 

Isso porque a economia foi abalada, centenas de pessoas perderam seus empregos, muitas vidas tragicamente perdidas e a saúde entrou em colapso. Contudo, no ambiente virtual os usuários conseguiram trazer humor e leveza, mesmo em um período tão conturbado. 

- Continua Depois da Publicidade -

Além disso, com a popularidade crescente do TikTok, os memes invadiram a rede social e passaram a ser compartilhados e relevantes em todo o ambiente virtual. Relembre a seguir alguns dos memes que viralizaram na quarentena. 

Se 2020 fosse 

Em um ano tão conturbado, dentre os memes que viralizaram na internet, o “Se 2020 fosse” foi um dos mais icônicos. Isso porque a proposta comparativa incentivou a criatividade dos internautas. 

Dessa forma, a ideia era comparar o ano de 2020 com algo igualmente problemático. Com isso, vários memes comparando o ano da pandemia com imagens de exercícios complicados, obstáculos impossíveis, etc. 

Nota de 200 reais 

No ano da pandemia decorrente do coronavírus, um dos memes que viralizaram na internet foi referente a nova nota criada pelo Governo Federal. Além das piadas relacionadas a dificuldade que os comerciantes teriam em oferecer troco, outros memes foram criados. 

Isso porque o animal que estampa a nota é um lobo-guará que, para muitos usuários, não ficou tão bem impresso. Com isso, diversas montagens com as imagens que os internautas queriam no dinheiro viralizaram nas redes sociais. 

A natureza está se curando 

Memes que viralizaram na internet podem surgir de absolutamente tudo. Dessa forma, o isolamento social decorrente da pandemia aguçou a criatividade dos usuários que começaram com a frase “A natureza está se curando”. 

Além disso, “nós somos o vírus” também se tornou popular. Para acompanhar as frases, imagens inusitadas de animais em meio a selva de pedras e montagens da natureza faziam a analogia de que o isolamento estaria permitindo mudanças no meio ambiente. 

Memes que viralizaram: antigos

memes que viralizaram

O uso de memes que viralizaram na internet tem sido popular a anos e, com o passar do tempo, se tornado cada vez mais comum. Dessa forma, dificilmente um usuário utiliza as redes sociais ou navega nas pesquisas do Google sem se deparar com algo do tipo. 

Isso porque o conceito tem sido cada vez mais abraçado pelos internautas. Porém, embora algumas imagens possam sair de circulação, nem todas serão esquecidas. Confira alguns dos melhores memes antigos. 

Trollface

O icônico dos memes que viralizaram Trollface representa, literalmente, a face da zoeira. Isso porque, em 2008, quando a piada surgiu, era comum fazer “trollagens” ou brincadeiras para irritar os amigos. 

A partir dessa ideia, a imagem surgiu como uma resposta às brincadeiras realizadas através das redes sociais, ainda na era do MSN. O sucesso da figurinha foi tão impressionante que saiu das telas do computador para estampar quadrinhos e blogs pelo mundo. 

Ui, o meme do ofendido 

Um dos memes que viralizaram na internet se refere a uma pessoa real. Isso porque o meme “UI” surgiu de uma entrevista real do astrofísico Neil deGrasse Tyson em meados de 2011. 

Em um determinado momento, o cientista faz uma determinada expressão que, pouco depois, viralizou em desenho no formato de figurinha pelas redes sociais. 

True Story

Para os fãs da série “How I Met Your Mother”, um dos memes que viralizaram nas redes sociais se trata do icônico personagem Barney Stinson, interpretado por Neil Patrick Harris. Na imagem, o desenho do personagem com uma taça de vinho significa “história verídica”. 

Dessa forma, viralizou na internet como sinônimo de que alguém contou uma história real sobre um fato que ocorreu e ainda faz referência a uma série que faz parte do gosto popular.

Memes que viralizaram: famosos no brasil

nazare tedesco

No Brasil, criar memes que viralizaram é uma tendência capaz de marcar gerações. Isso porque as imagens podem sair de qualquer fonte, seja de entrevistas, programas de televisão, séries, etc. 

Conheça alguns dos memes brasileiros mais engraçados e populares na internet. Confira a seguir!

André Marques DJ 

Um dos brasileiros que se tornou um dos memes que viralizaram na internet foi o ator e apresentador André Marques. Isso aconteceu devido a um vídeo do ator tocando em uma festa com um cigarro na boca e os fones de ouvido em posição engraçada. 

A partir daí, suas expressões faciais, a forma como se posicionava e tocava na festa se tornaram uma das imagens mais icônicas do país. Para se ter uma ideia do sucesso dessa cena, o meme virou até fantasia de carnaval em 2010. 

Nazaré Tedesco confusa 

A vilã da novela brasileira “A Senhora do Destino” também se tornou um dos memes que viralizaram no Brasil. Isso ocorreu devido a algumas cenas em que a atriz Renata Sorrah, demonstrou uma expressão confusa. 

Dessa forma, é comum encontrar imagens com frases como, por exemplo, “quantos meses de gravidez?” e a resposta “36 semanas” fazendo com que a pessoa fique confusa e precise fazer cálculos para entender a resposta. 

Bambam bodybuilder 

Mais um artista que configurou a lista de memes que viralizaram no Brasil foi o fisiculturista brasileiro Bambam. Isso ocorreu depois de um vídeo na academia que circulou pela rede e se tornou meme. 

No vídeo de 2016, o ex-bbb rasga a camisa, grita com o treinador e tenta demonstrar energia para a nova fase da sua vida como fisiculturista. No entanto, a estratégia se tornou piada e viralizou nas redes sociais. 

Memes que viralizaram : mais engraçados

memes que viralizaram

O principal foco dos memes que viralizaram é fazer rir. Dessa forma, trazem mensagens engraçadas, irônicas ou referências que boa parte da população possa entender e se divertir como uma piada interna. 

A garota do Incêndio 

Outra curiosidade sobre os memes que viralizaram se refere a famosa garota do incêndio. Isso porque a maioria dos usuários conectados as redes sociais já viram uma imagem da garota sorrindo em frente a uma casa em chamas. 

Porém, a história por trás dessa foto é pouco conhecida. A garotinha, Zoe Roth estava empolgada por acompanhar o trabalho dos bombeiros em treinamento. Seu pai, Dave, resolveu fotografar a empolgação que virou um dos memes que viralizaram na internet. 

Chloe Sincera 

O vídeo Chloe sincera foi um dos memes que viralizaram na internet mais fofos de todos os tempos. Isso porque, em uma viagem surpresa para a Disney, a mãe da garotinha resolveu filmar sua reação ao descobrir o destino. 

No entanto, a reação de Chloe, com apenas 3 anos de idade, não foi a esperada. Dessa forma, a imagem com a expressão engraçada e diferente da esperada se tornou um dos maiores memes das redes sociais. 

Oi, Letícia

Uma das redes sociais que mais se destacaram durante a pandemia decorrente do coronavírus foi o TikTok. Nele, os usuários compartilham vídeos curtos fazendo dublagens, respondendo outros conteúdos da rede e muito mais. 

Por isso, não poderia faltar na lista um dos memes que viralizaram na internet. Dessa forma, o tiktoker Mário, em uma performance sedutora, criou várias cenas onde ele paquera uma personagem fictícia chamada “Letícia”. 

Quais são os memes que viralizaram no Brasil

No Brasil, diferentes propostas se tornaram memes que viralizaram. Conhecido amplamente como um país de pessoas bem humoradas, os brasileiros gostam de criar e compartilhar esse conceito na internet. 

Dessa forma, é possível encontrar mais alguns exemplos de vídeos, imagens ou Gifs que se tornaram populares no país. Confira!

Para a nossa alegria 

Um dos memes que viralizaram no Brasil mais conhecidos da internet foi decorrente de um vídeo de música gospel “Galhos Secos”. Dessa forma, sentados no sofá em frente a câmera, dois jovens irmãs e sua mãe começam a cantar.

Entretanto, a cena se torna icônica quando um dos jovens, ao violão, aumenta o tom em uma tentativa engraçada e acaba irritando sua mãe e demonstrando total desafinação. 

Chico Buarque sorrindo / Chico Buarque sério 

Outro exemplo de memes que viralizaram no Brasil é o do cantor e compositor Chico Buarque. Isso porque em uma imagem do primeiro álbum do cantor de música popular brasileira, ele aparece sorrindo e, ao lado, abruptamente sério. 

Com isso, diversas montagens foram feitas como “quinto dia útil do mês/contas para pagar” ou também “me chamou para sair/disse que só como amigos” e muitas outras opções criativas.

Dessa forma fica claro que os memes são parte da vida na internet e alguns podem marcar gerações. Com isso, embora alguns memes caiam no esquecimento, outros sobreviverão lembrados para sempre. 

VEJA TAMBÉM: Foto sozinha: confira dicas e passo a passo para tirar

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -