HomeEntretenimentoBate Papo UOL: o que é, como entrar e curiosidades

Bate Papo UOL: o que é, como entrar e curiosidades

-

Quem viveu nos anos 90 com certeza sabe o que é o bate-papo da UOL. Em um tempo onde não havia redes sociais e a internet ainda estava engatinhando as conversas através do bate-papo era uma forma mais fácil de fazer amigos. E Hoje fomos relembrar um pouco sobre como era o Bate Papo, e como ele impactou na sociedade.

Se pensarmos tudo que temos hoje em dia ele é extremamente primitivo e não oferece a menor segurança para os seus usuários. Isso porque você conversava com pessoas que usavam nomes falsos sem fotos e que poderiam dizer o que quisessem. Ou seja isso dava muita margem para se cair em cilada e até mesmo para muitos vírus serem espalhados.

Mas nem só de golpes vivia o bate-papo UOL. E hoje nós vamos lembrar um pouco mais a respeito dele, qual sua história? se ainda existe? como entrar? E um pouco mais sobre o UOL. Além de comentar um pouco mais a respeito de quais eram as formas dos jovens se divertirem nos anos 90.

Um pouco mais sobre os bate papos nos anos 90

Os anos 90 foram um período onde a tecnologia está avançando cada vez mais. No início desta década começaram a ser popularizados os primeiros computadores domésticos. Assim como a popularidade dos videogames, o computador também fez com que as pessoas passassem a ser cada vez mais tecnológicas. E essa tecnologia fez com que as pessoas se aproximassem cada vez mais

No Brasil o telefone ainda era um artigo de luxo benefício de poucos mesmo assim as ligações eram muito caras. Era preciso esperar os dias promocionais para poder ligar para o melhor preço. Assim como com a internet, era preciso esperar até de madrugada para que o pulso não ficasse muito caro.

- Continua Depois da Publicidade -

Nesse primeiro momento a novidade da época eram os e-mails. Onde as pessoas poderiam trocar mensagens entre si. Mas eles ainda eram muito formais e era até um pouco restrito às empresas muito mais voltadas a mensagens mais formais, do meio corporativo.

E nesse vácuo surgem as primeiras salas de bate-papo onde se podia ter um diálogo mais despojado em tempo real. Elas poderiam ser consideradas quase que um protótipo do que seria o MSN só que com pessoas desconhecidas, em alguns casos com pessoas conhecidas também.

Mas se engana quem pensa que as primeiras salas de bate-papo começaram pela internet elas vem bem antes disso.

O telefone e o ínicio da internet

Apesar de ser um artigo de luxo ainda nesse momento e apesar de a chamada ser bastante cara, os primeiros chats e as primeiras salas de bate-papo eram via telefone. Com um número que variava de acordo com o estado mas havia também o serviço nacional. Esse chat era muito mais caro do que o chat pela internet que apenas gastava o pulso, que era bem mais barato do que um minuto do telefone.

Por isso com a chegada da internet o serviço ficou muito mais popular através dos computadores do quê pelo telefone. Isso porque pelo telefone como às vezes a linha poderia cruzar outras pessoas poderiam atrapalhar a conversa e às vezes era incômodo ficar com mais de uma pessoa falando ao mesmo tempo.

Com bate-papo via internet era possível falar em uma ou mais salas de bate-papo ao mesmo tempo. Você poderia digitar e enviar a sua mensagem simultaneamente com outras pessoas sem haver problemas de linha cruzada. Por isso o bate-papo pela internet ficou tão popular especialmente porque como já dissemos antes era um tempo onde não havia redes sociais e a única forma de conhecer pessoas novas é através da sala de bate-papo.

Por isso existem pessoas que até hoje adotam bate-papo como sua principal forma de conhecer pessoas novas e fazer novos amigos. E de fato é uma forma bastante efetiva de se romper todos os preconceitos uma vez que você não vê quem está do outro lado.

A importância do Bate Papo UOL

Por tudo isso que falamos podemos concluir que o bate-papo foi extremamente importante para a geração dos anos 90. Que estava começando a se inserir no mundo da tecnologia mais do que nunca. Ao mesmo tempo essa inserção gerava uma descoberta.

- Continua Depois da Publicidade -

O bate-papo foi uma forma de ligar uma geração que não queria utilizar o e-mail que era formal demais. E era praticamente restrito a mensagens corporativas, sem contar que constantemente as pessoas deveriam estar realizando a manutenção dos e-mails em sua caixa. E ao mesmo tempo era um público que não queria gastar dinheiro com ligações telefônicas que naquele tempo eram muito caras.

Por isso nesse primeiro momento diversas salas de bate-papo começaram a surgir algumas pelos próprios provedores de internet. Como foi o caso do UOL que começou como provedor de internet e até os dias de hoje é um dos sites mais populares do Brasil. No começo ele tinha um viés mais voltado ao público jovem. E hoje ele cresceu junto com o seu público.

Vamos ver um pouco mais a respeito como surgiu a criação do Site Uol. 

Site UOL

Pouca gente lembra mas o UOL foi também um provedor de internet para o Rio de Janeiro e São Paulo. Ele entrou no ar em 1996, inicialmente provendo internet de 2 megabytes, e logo no ano seguinte expandiu sua internet para 20 megabits. Isso fez com que ela levasse o prêmio de melhor provedora de internet da revista Informática Exame em 1997.

Mas assim como todos os provedores de internet o UOL não se limitava apenas ao seu serviço de internet ele oferecia um site. Que para muitos era o mais rico de todo o Brasil com uma linguagem que falava diretamente com os jovens. E essa foi a grande sacada do UOL neste primeiro momento.

Ela criou fóruns com grupos de discussões, enquetes, disponibilizou a enciclopédia Ilustrada Folha online. Lançou a TV UOL que naquele tempo foi talvez a medida mais inovadora, vamos lembrar que não havia YouTube ainda. Na TV UOL havia programação com clipes, entrevistas e trailers de lançamentos.

Em 1999 a TV UOL se expandiu e a UOL Educação um canal voltado para notícias deste setor. Além de estrear o placar UOL que apresentava o placar das partidas em tempo real. Ainda criou uma versão Online da Bíblia e passou a oferecer e-mail gratuito através do Bol.

Com o passar dos anos o UOL cresceu cada vez mais, firmou parcerias com grandes veículos de comunicação e artistas. Temos os casos de Leonardo, Raul Gil, Sandy e Júnior que ganharam canais pelo UOL TV. ESPN Brasil, Folha de São Paulo e Redetv são exemplos de veículos de comunicação que tiveram sua página dentro do UOL.

- Continua Depois da Publicidade -

Devido a todos esses serviços o UOL faz um extremo sucesso até os dias de hoje. Mas foi seu bate-papo que fez com que ele fosse considerado a primeira rede social.

Bate Papo Uol

O Bate Papo UOL surgiu em 1997, e fez a cabeça de muitos jovens naquela época. Isso porque como já falamos não haviam outros meios de comunicação naquela época. Embora houvesse muito questionamento acerca dos conteúdos ali tratados, o Bate Papo UOL era o primeiro contato de qualquer indivíduo com outras pessoas do Brasil.

Diferentemente de hoje em dia, não precisava de e-mail, ou conta, bastava apenas ter muito assunto. Olhos e estômago para conseguir ler e digerir tanta besteira, mas era o que tinha para se divertir quando não podia sair de casa.

Ele ainda existe até os dias de hoje, mas com o tempo ele foi melhorando em questões de segurança. Mas nunca deixou de perder sua essência, que era de mistério junto com a descoberta. Hoje em dia com as redes sociais ele não é tão querido como em outros tempos. Mas ainda sim há nostálgicos que ainda mantém a tradição e fazem parte do Bate Bapo UOL até hoje. Mas como vamos ver a seguir ele mudou muito

Como funcionava o Bate Papo Uol

Bastava você entrar no site oficial do UOL e selecionar a opção do Bate Papo, clicando na opção do Bate Papo você poderia selecionar sua sala de conversa. Com o passar dos anos foi possível ficar em mais de uma sala de conversa simultaneamente. Mas no seu começo era possível apenas em uma conversa.

O serviço era totalmente gratuito e disponível 24 horas por dia. E quem era desse tempo sabe que havia gente por lá toda hora. Com o tempo, o UOL passou a permitir salas de bate papo restritas de pessoas que se conheciam. E mais para frente esse bate papo poderia ser mais personalizado ainda.

Hoje em dia ele pode ser bem mais personalizado, você pode escolher até que localidade você deseja se comunicar. Quais salas de bate papo você quer participar podendo ser mais de uma. É claro que você pode ter o seu clássico apelido, além de poder customizar o layout da página e escolher uma cor para o seu texto. E aí é só começar a diversão e voltar no tempo com pessoas totalmente desconhecidas e assuntos aleatórios.

Mas o que muitos apontam como uma grande desvantagem é o fato de ser cobrado. Hoje em dia existem planos mensais e anuais, para muitas pessoas isso faz com que o bate papo tenha perdido sua essência. Ainda mais porque ao acessar de forma gratuita é bastante limitado.

Por isso muitos afirmam que o tempo do Bate Papo ficou no passado e hoje só resta espaço para nostalgia.

Nichos de conversa do Bate Papo UOL

dentro dos bate-papos da UOL você poderia escolher qual era o seu nicho de conversa. Isso era algo totalmente inovador porque antes disso as pessoas eram apenas direcionadas a pessoas do seu estado ou da sua cidade. Em alguns casos e em outros casos nem isso, no início o bate papo foi algo que servia apenas para a comunicação e só. Depois os Bate papos como vimos ganhariam nova roupagem e outras formas, mas até isso acontecer levaria muito tempo.

Os nichos conversa era para você direcionar com quem você gostaria de falar. Você poderia falar esses nixos poderiam ter pessoas falando sobre música falando sobre livros, cultura pop, ainda poderia ser sobre pessoas do mesmo estado, da mesma cidade. Mas em boa parte dos casos o bate papo cumpria o papel do tinder às escondidas.

Muitas das pessoas ali usavam o bate papo para realizar conversas mais adultos sobre temas picantes. Isso em salas devidas e indevidas, naquele tempo não havia como bloquear pessoas então quem incomodava era difícil de ser expulso.

Mas em geral os nichos de conversa ajudavam as pessoas conseguirem ter assuntos em comum. E assim não deixar a conversa morrer pois era o que acontecia em outros sites e até mesmo no chat telefônico. Esses Nichos poderiam ajudar a manter a pessoa por mais tempo dentro do site e assim aumentar a sua visibilidade esse tráfico

Desse modo, o bate-papo UOL conseguiu sair na frente e tempo depois até ter sido copiado por outros sites brasileiros. Mas com o passar do tempo os outros sites foram morrendo e o bate papo UOL segue firme até os dias de hoje.

Pré redes sociais

É impossível deixar de comparar o UOL e o bate papo em si com as redes sociais. Como já dissemos os sites hospedeiros dos bate papos foram o protótipo para as redes sociais como conhecemos hoje. Sem eles é impossível pensar no Orkut e até mesmo no Facebook.

Mas na sua época, podemos dizer que os Bate Papos fizeram ferver os fóruns. Que eram nada mais que um bate papo sobre determinado texto ou tema. E eles foram um protótipo do que viriam a ser os chats que hoje é o Whatsapp.

Portanto, não é incorreto dizer que o UOL como tantos outros sites similares que fizeram um papel que é das redes sociais hoje em dia. Com todas as limitações e barreiras que haviam naquela época eles conseguiram entregar um bom serviço.

O UOL ainda conseguiu antecipar o YouTube e oferecer um serviço de vídeo. Coisa que era mais rara naquele momento. E além disso ele conseguiu firmar boas parcerias que fazem com que ele esteja de pé até os dias de hoje. 

Por isso se temos tudo o que temos hoje em dia é graças a UOL e tantos outros sites de entretenimento que foram seus contemporâneos.

Conclusão: Bate Papo UOL

Falar sobre o Bate Papo UOL sempre é bom e trás um ar de anos 90. Seja para quem viveu a época relembrar ou seja para quem não viveu, saber mais como foi. Como podemos ver o Bate Papo UOL foi fundamental no momento de seu lançamento, pois ele rompeu diversas barreiras e fez o Brasil se conectar. E tempos depois o mundo inteiro.

E o próprio provedor de internet UOL merece todo o destaque por antecipar diversos serviços que antes não eram comuns. E o principal pelo fato de se manter no topo como o maior site de notícias do Brasil até os dias de hoje. De fato ele foi referência nos anos 2000 quando ainda eram raros os sites de notícias pela internet.

Mas seja o Bate Papo defasado ou não é bom saber que é possível matar a saudade e relembrar do mesmo. Ainda que não seja da mesma forma que no passado, ele está aí para quem quiser. Portanto espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais a respeito da história do UOL e do Bate Papo UOL. Nós vamos ficando por aqui.

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -