HomeMaternidadeIdade gestacional: cálculo da data provável do parto

Idade gestacional: cálculo da data provável do parto

-

Como funciona a idade gestacional?

Muitas pessoas já se perguntaram o que é idade gestacional de como ela funciona. Isso porque, geralmente, se fala sobre o tempo de gravidez questionando o mês em que a mulher está em gestação. 

Contudo, ao receber a resposta em semanas, alguns indivíduos podem ficar confusos sem compreender o que isso significa. Porém, essa não é uma determinação da mãe ou regra criada pelas mulheres para confundir as pessoas. 

Na verdade, a idade gestacional possui cálculo em semanas, começando pelo primeiro dia de menstruação do último ciclo normal da mãe, sendo conhecido como DUM (data da última menstruação).

Dessa forma, esse dado leva em consideração uma média de 14 dias antes da concepção do feto. Contudo, é a forma universal com que os obstetras calculam a idade fetal e prevê a data do parto. 

Conheça neste artigo os detalhes sobre a idade gestacional, como funciona o cálculo, sua importância e muito mais. Confira!

A importância de se definir a idade gestacional

- Continua Depois da Publicidade -

Definir a idade gestacional em uma gravidez conta com extrema importância e serve para auxiliar no melhor desenvolvimento do processo gestacional como um todo. Por isso, existem diferentes exames realizados durante a gravidez para este fim. 

Dessa forma, a idade gestacional consegue prever a data provável do parto (DPP) e ainda ajuda a identificar quaisquer riscos de desenvolvimento fetal. Entenda melhor a seguir.

Por que contar em semanas? 

Uma das principais dúvidas das mamães de primeira viagem sobre a idade gestacional refere ao motivo da conta ser feita com base no número de semanas e não em meses. Isso acontece porque quando se pensa em gestação, automaticamente se calculam nove meses. 

Entretanto, o método de contagem é considerado arriscado para os profissionais da saúde, dada a diferença de dias que contém em um mês. Dessa forma, fevereiro, por exemplo, conta com 28 dias, já o mês de março conta com 31 e abril, 30. 

Contudo, o número de dias em uma semana possui base em 7 dias. Por isso os profissionais de saúde preferem esse método de cálculo, além do fato de se iniciar a contagem da idade gestacional no dia da última menstruação. 

Data provável da concepção: entenda

A data da concepção se refere ao dia em que, de fato, houve a fecundação do óvulo. Dessa forma, essa é a data inicial da gravidez e acontece quando o espermatozoide alcança o útero e consegue fecundar. 

Contudo, calcular essa data pode ser mais complicado do que parece. Isso porque a mulher conta com um período de até 7 dias de fertilidade contados como 14 dias após a data da última menstruação e adicionando três dias antes e três depois.

Sendo assim, ela pode ter tido relações desprotegidas em outros dias do período fértil e, quando a fecundação ocorre, não existe qualquer sintoma para que a pessoa possa desconfiar do ocorrido. 

Como calcular pela DUM 

- Continua Depois da Publicidade -

Uma das formas de calcular a idade gestacional e identificar a data da concepção pode acontecer com base na data da última menstruação (DUM). Para isso, basta utilizar uma base de 10 dias. 

Dessa forma, se a mulher souber a data do primeiro dia de seu último ciclo menstrual, ela deve calcular com um intervalo de 11 a 21 dias que é quando a concepção geralmente ocorre. 

Por exemplo, se o início do último ciclo menstrual tiver ocorrido no dia 6 de abril, a pessoa deve utilizar como base 10 dias e, dessa forma, a data estimada ficaria entre os dias 16 e 26 do mesmo mês. 

Dificuldades em calcular pela DUM 

Contudo, para algumas pessoas realizar o cálculo da idade gestacional pela data da última menstruação pode ser um pouco complicado. Isso porque algumas mulheres sofrem sangramentos de nidação durante os primeiros dias de gravidez. 

Com isso, é comum confundir esse pequeno sangramento sem fluxo, que ocorre por conta da fixação do embrião na parede do útero, com menstruação. Por isso, se isso ocorrer, o cálculo pode conter erros de margem. 

Como calcular pela data provável do parto 

Para as mulheres que não conseguem calcular a data da concepção através da data da última menstruação, existe outro método através da idade gestacional e data provável do parto. 

Para isso, basta verificar a data em que o médico acredita ser provável o nascimento do bebê. Isso porque essa estimativa ocorre com base em 40 semanas após a data da última menstruação.

Dessa forma, basta contar da data do parto para 40 semanas atrás para descobrir a possível data da DUM. Em seguida, basta somar uma base de dez dias com o mesmo cálculo acima. 

Idade gestacional: cálculo da data provável do parto

- Continua Depois da Publicidade -

calendário

Saber a data da concepção e a idade gestacional é essencial para que os médicos possam organizar toda a gestação. Por isso, alguns exames ocorrem para definir esses dados durante as consultas. 

Isso porque quanto mais preciso for o cálculo, mais precisa será a provável data do parto, que ocorre em torno de 40 semanas após o início do último ciclo menstrual. Confira mais informações a seguir. 

Tabela gestacional

A tabela gestacional é uma das maneiras de definir a idade gestacional da gravidez. Para isso, é utilizado, normalmente, o cálculo de 40 semanas, ou 280 dias, após a data da última menstruação. 

Isso pode parecer um pouco confuso, mas, na verdade, é bem simples. Geralmente o pato ocorre entre a 38° e 42° semana de gestação que corresponde ao último mês de gravidez mais uma média de duas semanas. 

Essa base de duas semanas existe porque o cálculo exato é complicado. Por isso, considerando a possibilidade de uma diferença nas estimativas médicas, é normal esperar até 42 semanas para o bebê nascer. 

Contudo, geralmente, em torno das 41 semanas os profissionais de saúde já começam a ficar atentos e pode ocorrer a internação para avaliação mais de perto. 

Calendário gestacional

Uma das maneiras de acompanhar a idade gestacional é através de um calendário. Para isso, a mamãe pode utilizar uma folhinha mensal comum e anotar o dia do início da última menstruação nela. 

Em seguida, basta anotar a mudança de semanas a cada 7 dias para acompanhar o desenvolvimento do bebê. Contudo, para isso, existem diversos aplicativos gratuitos que podem ajudar. 

Um exemplo é o APP Gravidez + disponível para dispositivos móveis Android ou iPhone (IOS). Nele, é possível anotar a data da última menstruação e acompanhar o cálculo espontâneo em semanas. 

Além disso, o aplicativo também oferece dados sobre o desenvolvimento fetal. Com isso, é possível compreender as mudanças que estão ocorrendo no corpo e os possíveis sintomas de cada nova etapa. 

Calculadora de idade gestacional

Outro método interessante para calcular a idade gestacional é utilizando uma calculadora. Para isso, basta somar 280 dias a partir da data da última menstruação e calcular o tempo de gravidez e data provável do parto. 

Geralmente, esse é o método que os médicos utilizam. Contudo, também é possível encontrar diversos sites com esses serviços gratuitos na internet. Isso porque calcular sozinha pode ser complexo. 

Afinal de contas, são 280 dias levando em conta a diferença entre a duração de um mês e outro. Por isso, uma calculadora online pode ser uma boa ideia para poupar trabalho e verificar a possível data. 

No site Trocando Fraldas ou através do Tua Saúde, é possível incluir os dados referente a data do último ciclo menstrual e identificar a estimativa da idade gestacional de data possível para o nascimento do bebê.  

Não sei a data da última menstruação, e agora? 

Porém, calcular a idade gestacional pode parecer impossível para as mamães que não sabem a data da última menstruação. Contudo, existem outras formas para se obter essa informação. Confira a seguir!

Calcular idade gestacional pelo Ultrassom

Embora a data do último ciclo seja a mais utilizada para identificar a idade gestacional, exames de imagem também podem ajudar a identificar essa informação, confiar ou informar a mãe que não sabe sua DUM.

Neste caso, uma ultrassonografia consegue identificar uma estimativa do tempo gestacional pelo tamanho do feto. Contudo, para que o exame tenha maior precisão, deve ocorrer entre 8 e 12 semanas. 

Isso acontece porque depois das 12 semanas, o feto começa a possuir características independentes de crescimento podendo estar maior ou menor que o esperado para o tempo de gravidez, aumentando as chances de erro no cálculo que visa o tamanho para determinar as semanas de gestação.

Porém, se a pessoa não souber uma média da idade gestacional, pode solicitar o exame e saberá quantas semanas possui, sendo mais preciso entre o segundo e terceiro m~es de gestação. 

Idade gestacional pelo Beta HCG

Outro exame que consegue identificar uma média da idade gestacional é o beta HCG. Dessa forma, geralmente quando as mães não sabem a data da última menstruação, esse exame pode ajudar. 

Isso porque através dele é possível verificar a quantidade de hormônios que vai aumentando conforme a gestação avança. Por isso, através da concentração desse hormônio se pode estimar a idade gestacional. 

Tamanho do útero 

Também dá para identificar a idade gestacional através da medição do útero. Contudo, para que esse exame possa contar com maior precisão, deverá ser realizado após a 12° semana de gestação. 

Isso porque a essa altura, a altura uterina já consegue ser palpada acima da parte frontal da região pélvica. Já com 16 semanas, essa altura pode se estender até a linha do umbigo da gestante. 

Além disso, a partir da 20° semana de gestação, a altura uterina se encontra acima da linha do umbigo da gestante e vai crescendo progressivamente conforme a idade gestacional avança.

Outros cálculos 

Alguns cálculos podem ser realizados dependendo da informação que a gestante possui sobre seu próprio ciclo. Dessa forma, se souber a data da última menstruação, basta somar 280 dias contanto que tenha ciclo menstrual normal com média de 28 dias. 

Além disso, se a gestante souber a data de concepção, pode efetuar uma soma diferente. Para isso, basta adicionar 266 dias para além da data que a relação ocorreu e o feto foi concebido. 

Contudo, vale lembrar que o sêmen permanece vivo no corpo da mulher entre 3 e 5 dias. Por isso, a data da concepção pode variar conforme o momento em que a fecundação ocorreu. 

Idade gestacional meses x semanas

idade gestacional

Por mais que a idade gestacional tenha o cálculo com base no número de semanas, faz sentido ter o entendimento do quanto as semanas significam em meses. Isso porque a maioria das pessoas desconhece essa informação. 

Por isso, acontece com frequência das mamães serem questionadas sobre o significado das semanas em meses e nem todas sabem realizar essa conversão. Por isso, separamos esses dados, confira a seguir! 

Idade gestacional: Quantidade de meses em semanas 

Dessa forma, é possível avaliar a quantidade de meses de uma gestação através do número de semanas. Confira a seguir: 

  • Primeiro mês: acontece da 1° a 4° semana;
  • Segundo mês: ocorrer entre a 5° e a 8° semana;
  • Terceiro mês: da 9° a 12° semana de gestação;
  • Quarto mês: acontece da 13° a 16° semana;
  • Quinto mês: ocorre entre a 17° e 21° semanas de gravidez;
  • Sexto mês: equivale ao 22° até a 26° semana;
  • Sétimo mês: entre 27° e 30° semana de gestação;
  • Oitavo mês: esse mês corresponde entre 31° e 35° semana;
  • Nono mês: a partir da 36° semana já entra o último mês de gravidez que pode durar até a 42° semana.

Quantos meses dura uma gestação?

Na hora de determinar a idade gestacional e verificar esses dados em semanas, algumas pessoas podem ficar confusas. Isso porque, se analisar que uma gestação dura 40 semanas em média equivale a 280 dias. 

Contudo, se dividirmos 280 por 30 dias por mês, obteremos 9,3 meses de gestação. O problema está no cálculo de número quebrado que pode dificultar a obtenção dos dados necessários. 

Por isso, a gestação conta com cálculo pelo calendário lunar que possui 28 dias por mês divididos em 4 semanas. Dessa forma, a gestação dura em média 10 meses com base de cálculo lunar. 

Divisão por trimestres 

A idade gestacional é dividida por 3 trimestres, mesmo que em termos, dure mais do que 9 meses. Contudo, cada trimestre conta com uma quantidade de semanas em específico, confira!

  • Primeiro trimestre: da primeira semana de gestação até a metade da semana 13, totalizando 3 meses;
  • Segundo trimestre: corresponde o período do terceiro ao sexto mês de gestação e equivale à metade da 13° semana até a 27°;
  • Terceiro trimestre: Este equivale do sexto ao nono mês de gestação e corresponde às semanas 28 até 42.

Dessa forma dá para determinar o período da idade gestacional pela quantidade de semanas de gestação, dado importante para prever a data do parto e qualquer possível anormalidade no desenvolvimento. 

VEJA TAMBÉM: Meu INSS: Confira como usar o app

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -