HomeEducaçãoEducação adventista: conheça o ensino que transforma

Educação adventista: conheça o ensino que transforma

-

A educação adventista está presente em todas as etapas de ensino, desde as mais básicas até as mais avançadas, e é responsável por qualificar um grande número de pessoas.

Ela visa formar a pessoa em sua forma integral: física, mental e espiritualmente, e misturando a utilização de metodologias teóricas e práticas, a emoção e a razão, buscando um desenvolvimento pleno.

Educação adventista: sobre

A Educação Adventista, também chamada de Rede Adventista de Educação, é um grupo de escolas e faculdades, criado e organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Essa rede surgiu nos Estados Unidos da América, na cidade de Michigan, no ano de 1875, onde foi fundada a primeira escola, a Battle Creek School.

O intuito inicial era o de possibilitar uma educação com qualidade, segundo os princípios da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e todas as necessidades cristãs aos filhos dos frequentadores da igreja.

- Continua Depois da Publicidade -

O modelo deu muito certo e rapidamente cresceu e se espalhou para vários países do mundo, sendo que atualmente está distribuído por mais de 165 países em todo o mundo.

Ao todo, são mais de 8.500 instituições, que cobrem todas as áreas e etapas do ensino, ou seja, desde a educação básica até a educação superior, onde existe a as instituições da Unasp, que Centros Universitários Adventistas.

São mais de 100 mil professores e em torno de 2 milhões de alunos espalhados por todos esses países.

Apenas no Brasil são mais de 500 instituições, contando com quase 230 mil estudantes, estando presente de norte a sul e de leste a oeste do território.

A educação adventista chegou  no Brasil no ano de 1896, tendo sua primeira escola fundada no estado do Paraná, em sua capital, Curitiba.

Desse modo, a educação adventista está em nosso país há 125 anos, com participações efetivas no nosso sistema de ensino.

De acordo com a LDB de 1996, a Rede de Educação Adventista é classificada como uma instituição privada sem fins lucrativos, também confessional e filantrópica.

Educação adventista: como é?

A educação adventista está presente em todas as etapas de ensino, desde as mais básicas até as mais avançadas, e é responsável por qualificar um grande número de pessoas.

- Continua Depois da Publicidade -

No Brasil, o maior número de escolas é referente à educação básica no nível infantil e também fundamental, com quase 3 centenas de escolas.

O nível médio também é outro ponto bastante trabalhado pela educação adventista com quase e centenas de escolas.

Já o ensino superior, apesar de um número reduzido de unidades, que beira apenas uma dezena, também consegue atingir um grande número de alunos.

Outro modelo de atuação da educação adventista são também os chamados internatos, que modelos menos maleáveis de ensino.

Os internatos permitem um aprendizado mais significativo, e contam com quase duas dezenas de instituições no país, podendo oferecer até mesmo o ensino superior.

Dos cerca de 230 mil alunos brasileiros, mais de um quinto (⅕) são bolsistas, isto é, 50 mil alunos recebem bolsas de estudo.

Essas bolsas são concedidas baseadas nas condições socioeconômicas de quem entra em contato com a instituição, e é o próprio MEC (Ministério da Educação) que realiza a sua certificação.

As Instituições Adventistas de Educação, que são unidades certificadas pelo MEC, que possuem o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), são as responsáveis por manter todos os colégios da rede.

- Continua Depois da Publicidade -

Essas bolsas de estudo são oferecidas todos os anos pelas Instituições Adventícias, pois possuem certificados do Ministério da Educação, independentemente da etapa de ensino, seja básica ou superior.

É feito um processo de seleção dos candidatos que se candidatam às bolsas, onde são escolhidos os que atendem os critérios necessários, como a renda, e ocorre em um período anterior ao início do letivo que se segue, que é para que haja tempo.

E de um modo geral, a educação adventista, visa formar a pessoa e sua forma integral, física, mental e espiritualmente, e misturando a utilização de metodologias teóricas e práticas, a emoção e a razão, buscando um desenvolvimento pleno.

A sua proposta pedagógica busca contribuir para todas as áreas do aprendizado, favorecendo a criatividade e o pensamento dos alunos.

E os conteúdos são trabalhados utilizando a vida cotidiana dos alunos, trazendo o conhecimento mais para perto de suas utilizações práticas.

E esse é um grande diferencial para muitos estudantes, que buscam aprender algo realmente útil, que podem ser utilizados praticamente.

E por ser organizada e mantida pelas Instituições Adventistas, toda a educação adventista tem seus fundamentos na educação cristã, com a temática de Deus bastante presente.

São observados e trabalhados uma grande amplitude de conhecimentos, com todos os conteúdos básicos para uma formação cidadã e profissional adequada, baseados nos princípios de Deus e da sociedade, com grande qualidade no ensino.

Cpb educação adventista: o que significa?

Cpb é a sigla de Casa Publicadora Brasileira, que é uma editora pertencente à Igreja Adventista do Sétimo Dia, e está intimamente ligada com toda a educação adventista.

A editora realiza a publicação de materiais didáticos, bem como materiais paradidáticos e também serviços direcionados para todas as etapas da educação básica.

Esses livros e materiais são uma mescla entre todos os direcionamentos e normas do MEC, com o próprio entendimento educacional adventista.

A Cpb teve sua fundação ainda no ano de 1900, e começou sua atuação na produção de materiais didáticos no ano de 1983, sendo a responsável pela edição dos livros das escolas da educação adventista.

A Casa Publicitária Brasileira conta, além de seu espaço físico, um portal próprio, onde podem ser encontrados os seus serviços e materiais, é o cpb educacional.

Lá estão à disposição uma grande variedade de livros com temáticas bíblicas à venda, tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas.

Essas publicações de cunho geral buscam sempre a educação, por isso trabalham os mais diversos temas, como amizade, família, educação financeira, etc.

Eles estão organizados de acordo com o desenvolvimento de cada pessoa, por isso, podem ser encontrados livros para leitores iniciantes, em processo de aprendizado, fluentes, e críticos. Alguns exemplos são:

leitor iniciante – planeta eu e você; com jesus você vence o medo; eu vejo animais grandes e pequenos; números; minha grande bíblia; opostos; jesus me ensinou; dinheiro; lápis cor de pele, etc.

leitor em processo – o menino que tudo queria; quilombo; meu primeiro livro de saúde; o começo da história; as grandes aventuras da bíblia; descobrindo os fenômenos físicos; a menina de chinela de dedo, etc.

leitor fluente – promessa malfeita; quem foi esse jovem; férias na patagônia; expedição galápagos; detetive zack; descobertas fenomenais; terra de gigantes; esquadrão 7; a montanha sagrada; algo está acontecendo, etc.

leitor crítico – universo paralelo; de hoje em diante; herança; os campeões são vegetarianos; a descoberta; a história da vida; crônicas para ler e pensar; 51 atitudes para a pesquisa inteligente; ainda que caiam os céus, etc.

A plataforma dá acesso ainda a uma grande diversidade de conteúdos em áudio, muitas vezes pertencentes aos próprios livros didáticos.

E também a aplicativos educativos, que podem ser baixados através do portal, e que buscam contribuir para o pleno desenvolvimento educacional.

Portal Educação adventista

A educação adventista é bastante ampla e abrangente, por isso, é preciso a criação de um local que pudesse reunir tudo o que fosse mais importante para a rede de ensino.

E nada melhor do que a internet para possibilitar a criação desse local, que pode ser utilizado como fonte de informação sobre suas instituições, conhecer um pouco mais sobre sua história e ponto de acesso a outras ferramentas.

Por isso, o portal educação adventista foi criado, e é muito importante para ficar atualizado de tudo que acontece dentro da rede de ensino.

Os passos iniciais para quem quer estudar em umas das escolas também pode ser feito pelo portal, com o preenchimento simples do formulário de interesse na aba “matrícula”.

Também é possível procurar a unidade mais próxima, na aba “onde estudar”, informando apenas o CEP, a cidade, o bairro ou rua, e serão mostradas todas as instalações que ficam perto do local.

O próprio portal da Igreja Adventista do Sétimo Dia pode ser acessado pelo portal, fazendo a ligação com instituição que mantém a educação adventista.

É realizado a publicação de artigos relacionados à educação de um modo geral, mas principalmente as inovações da educação adventista.

O CPB Educacional é outra plataforma interligada ao portal educação adventista, assim como o e-class.

Como entrar no e classe?

O e-class é uma das áreas mais importantes atualmente, pois é por onde podem ser acessados os conteúdos e atividades das escolas.

Para entrar no e-class é preciso pesquisar no Internet Explorer ou no Google Chrome do dispositivo por “cpbedu.me” e inserir o login e a senha para ter acesso a plataforma.

Plataforma e-Class: o que é?

Como entrar?

A pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), trouxe muitas mudanças em diversas áreas da vida humana.

A necessidade do isolamento e do distanciamento social, como sendo uma das principais medidas de prevenção e impedindo que a doença se alastre, alterou bastante o cotidiano das pessoas.

Várias áreas, como o lazer, o trabalho e a educação foram afetadas e tiveram que buscar outras alternativas para que pudessem continuar seguindo em frente.

Várias empresas adotaram o trabalho Home Office, com suas funções sendo exercidas diretamente de casa.

E as escolas também tiveram que se adaptar e adotaram as aulas remotas, que pode ser feita tanto com a busca e entrega de atividades escolares, ou comumente também através da internet, com as aulas online, similarmente a educação à distância.

E a Rede da Educação Adventista não é diferente, e para facilitar esse ensino, conta com a plataforma e-Class, que é um local onde podem ser encontradas as atividades e aulas das escolas dessa rede.

É uma sala de aula virtual completa, com vídeos, exercícios, explicações, etc, onde os alunos estudam e realizam as atividades.

Basicamente ela pode ser encontrada dentro da área principal do aluno, depois que ele realiza seus login na plataforma geral da educação adventista.

Por isso, o modo mais prático de como entrar é através do portal “cpbedu.me”, onde o estudante faz o login, depois de cadastrado, na sua conta dentro da plataforma exclusiva das pessoas que frequentam essa rede de educação.

Já dentro da plataforma, no lado esquerdo da tela há diversas opções de ferramentas, e é onde está explicitamente a aba do e-Class, em um botão de cor azul, sendo o primeiro da lista.

Basta clicar no botão que o aluno será direcionado para a plataforma, onde podem ser encontradas todas as atividades de todas as matérias.

Educação adventista login 

Como dito, o e-Class está dentro de uma outra plataforma mais ampla, que abrange todos os serviços e ferramentas para os estudantes da rede adventista.

É um ambiente restrito apenas para os alunos, professores e demais agentes autorizados, que são responsáveis pelo gerenciamento da plataforma.

É um portal de serviços digitais, onde estão, dentre outras opções o e-Class, e todas as outras informações e dados importantes.

O acesso deve ser feito pelo através deste portal, e é preciso que já exista o cadastro, que normalmente é realizado pela própria instituição e repassada ao aluno. O portal pode ser encontrado clicando em Login.

Na verdade, esse é um modelo bem recente, chamado de eaportal.org,  e o próprio aluno ou responsável também pode fazer o cadastro, mas lembrando que é uma área restrita, e são todas as pessoas que podem realizá-lo, pois é preciso pertencer a uma das instituições da educação adventista, e já ter acesso ao sistema.

Ao se cadastrar na Educação Adventista, é possível ter acesso a muitos itens específicos, como notas, faltas, etc. Por isso é ideal tanto para os alunos, para que possam ter uma melhor ideia de sua evolução, quanto também para os pais.

Os pais, por exemplo, conseguem ter um acompanhamento bem de perto de seus filhos, verificando sua frequência e também a sua dedicação na escola.

Cadastro educação adventista

Como dito, o cadastro na educação adventista é de suma importância para pais e alunos, tanto que inclusive pode ser feito no nome de qualquer um dos dois, nos casos em que há a responsabilidade. Mas como realizar esse cadastro?

O modo mais prático de realizar o login é justamente através do Portal Educação Adventícia, pois como já foi explanado nesse artigo, ele é responsável pela reunião de basicamente todas as ferramentas importantes dessa rede.

Outra opção é ir diretamente para a área da plataforma da educação adventícia, pesquisando por  “cpbedu.me”, onde fica o eaportal, dos serviços digitais. Aliás o portal oficial fará o direcionamento para essa área, que é um pouco mais específica.

Então, partindo primeiramente do portal, a primeira coisa que deve ser feita é clicar nos três pontos no canto superior direito da tela, e depois clicar em login, onde é feito o redirecionamento para a área de serviços digitais para iniciar o cadastro.

Essa é a área inicial do login no eaportal de serviços digitais, que é a nova plataforma para os alunos e responsáveis. E o primeiro passo é clicar no botão “acessar”.

Mas para efetivamente criar um cadastro aqui, é necessário já estar cadastrado na plataforma, sendo que o eaportal traz basicamente mais segurança e praticidade aos estudantes.

Desse modo, o cadastramento inicial é feito basicamente pela própria instituição, e o aluno ou seu responsável consegue apenas realizar o login caso já possua seu cadastro em mãos.

É possível, porém, realizar o cadastro para o acesso por meio do eaportal, que é mais seguro. Sendo preciso seguir apenas os seguintes passos:

1º passo – acessar normalmente a plataforma da Educação Adventista.

2º passo – verificar a conta na qual o login foi feito.

3º passo – clicar no banner de novo login com o portal.

4º passo – digitar o nome de usuário.

5º passo – atualizar, caso necessário, o e-mail utilizado.

6º passo – digitar o número de celular.

7º passo – digitar uma senha e repetir a operação, depois basta clicar em “criar”, aceitando todos os termos de uso.

8º passo – acessar o e-mail que foi informado e clicar na mensagem de confirmação enviado pela rede de ensino, e clicar no link.

9º passo – fazer o login com a nova conta criada no portal ea.

Isso permite um acesso com a conta ea, que é mais segura e traz mais benefícios ao usuário.

Como ver as notas da escola Adventista?

Como dito anteriormente, a plataforma da educação adventista é completa, sendo possível realizar basicamente todas as ações necessárias, e observar tudo o que ocorre dentro da escola e com o aluno.

É possível, por exemplo, observar a parte financeira, onde ficam todas as mensalidades existentes, facilitando todo esse processo de gestão escolar por parte do responsável.

O site da escola também é acessado pela plataforma, onde podem ser observadas informações mais específicas da unidade de ensino.

As informações gerais e pessoas do aluno são encontradas do mesmo modo, assim como também todos os dados da parte acadêmica.

Podem ser encontrados notificações específicas criadas sobre o comportamento dos alunos, assim como suas faltas.

E inclusive as notas da escola adventista também podem ser observadas dentro da plataforma. Basta fazer o login e observar como está o andamento do aluno.

Colégio adventista: mensalidade

As instituições da rede de educação adventista constituem uma entidade filantrópica sem fins lucrativos.

Desse modo, ela é uma instituição privada com uma atuação mais social, visando trazer mais benefícios educacionais para a sociedade, e formar seus cidadãos, os baseando nos ideais da fé cristã.

Apesar de ser privada, pertencente à Igreja Adventista do Sétimo Dia, essa rede de ensino não visa obter lucros, mas sim dar o que há de melhor para as pessoas.

O que não quer dizer, é claro, que seja um ensino gratuito, por toda essa questão educacional gera muitos gastos.

E como dito, a educação adventista está presente basicamente em todas as regiões do mundo. São inúmeros prédios e uma grande quantidade de alunos, chegando na casa dos 2 milhões. Sendo assim, é preciso muitos recursos para arcar com tudo.

Dentre as possibilidades para levantar fundos, e arrecadar capital suficiente para suprir todas as necessidades, e ter ainda sua margem de evolução, a cobrança de mensalidades foi uma das escolhidas.

Com isso, apesar de não visar o lucro, a educação adventista cobra mensalidades de seus alunos.

E todo esse capital levantado retorna como investimento, servindo para custear toda a infraestrutura da rede, que é realmente gigante.

São custos tanto relacionados à estrutura física das escolas, com a construção de novas unidades, melhorias e criação de novas áreas, quanto também com a própria despesa dos profissionais.

Desse modo, a educação adventista consegue entregar um ensino de qualidade para toda a comunidade mundial, mas com mensalidades com um ótimo custo benefício, uma vez que são excluídas as taxas de lucro amplo.

O valor dessas mensalidades, independentemente de ser uma universidade ou escola, ou seja, da etapa inicial ao nível superior,  são baseados em cálculos comuns, similarmente a outros exemplares privados de instituição.

Por tanto, o seu valor é similar a uma grande parte de outras instituições, podendo ser mais barato que algumas, pois não há uma margem exagerada para lucro, apenas para despesas e investimentos.

Com isso, a educação adventista consegue entregar um resultado de excelente qualidade para toda a comunidade.

Há claro, a possibilidade da aquisição de bolsas de estudo, que são voltadas para as pessoas mais carentes, e que conseguem comprovar uma situação financeira precária. Assim como descontos para quem possui mais de um filho matriculado.

Quanto às bolsas de estudo, apenas no Brasil, há cerca de 50 mil distribuídas por todas as etapas.

Nesses casos, é o próprio aluno e sua família que entram com um pedido, diretamente com a unidade escolar, para que sejam contemplados.

Assim as unidades avaliam os casos e determinam se aquela família se enquadra ou não nos requisitos da bolsa.

Claro que há percentuais anuais de quantas vagas podem ser disponibilizadas. Além do mais, a bolsa pode ser concedida com percentuais diferentes, dependendo das condições da família.

Essa concessão, assim como seus percentuais, são baseados nas condições socioeconômicas de cada família.

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -