Educação

Educação adventista: conheça o ensino que transforma

21/04/2024

A educação adventista está presente em todas as etapas de ensino, desde as mais básicas até as mais avançadas, e é responsável por qualificar um grande número de pessoas.

Ela visa formar a pessoa em sua forma integral: física, mental e espiritualmente, e misturando a utilização de metodologias teóricas e práticas, a emoção e a razão, buscando um desenvolvimento pleno.

A Educação Adventista, também chamada de Rede Adventista de Educação, é um grupo de escolas e faculdades, criado e organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Essa rede surgiu nos Estados Unidos da América, na cidade de Michigan, no ano de 1875, onde foi fundada a primeira escola, a Battle Creek School.

O intuito inicial era o de possibilitar uma educação com qualidade, segundo os princípios da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e todas as necessidades cristãs aos filhos dos frequentadores da igreja.

O modelo deu muito certo e rapidamente cresceu e se espalhou para vários países do mundo, sendo que atualmente está distribuído por mais de 165 países em todo o mundo.

500 instituições, que cobrem todas as áreas e etapas do ensino, ou seja, desde a educação básica até a educação superior, onde existe a as instituições da Unasp, que Centros Universitários Adventistas.

São mais de 100 mil professores e em torno de 2 milhões de alunos espalhados por todos esses países.

Apenas no Brasil são mais de 500 instituições, contando com quase 230 mil estudantes, estando presente de norte a sul e de leste a oeste do território.

A educação adventista chegou  no Brasil no ano de 1896, tendo sua primeira escola fundada no estado do Paraná, em sua capital, Curitiba.

Desse modo, a educação adventista está em nosso país há 125 anos, com participações efetivas no nosso sistema de ensino.

De acordo com a LDB de 1996, a Rede de Educação Adventista é classificada como uma instituição privada sem fins lucrativos, também confessional e filantrópica.

A educação adventista está presente em todas as etapas de ensino, desde as mais básicas até as mais avançadas, e é responsável por qualificar um grande número de pessoas.

No Brasil, o maior número de escolas é referente à educação básica no nível infantil e também fundamental, com quase 3 centenas de escolas.

O nível médio também é outro ponto bastante trabalhado pela educação adventista com quase e centenas de escolas.