HomeEducaçãoUniasselvi: é uma boa faculdade? Vale a pena? Descubra 

Uniasselvi: é uma boa faculdade? Vale a pena? Descubra 

-

O Brasil vem evoluindo consideravelmente em relação ao acesso ao ensino superior nas últimas décadas, principalmente pela evolução da educação à distância, mas também pelo forte investimento de instituições particulares, como a Uniasselvi.

Uniasselvi: história

Com mais de 20 anos de existência, a Uniasselvi é a maior Instituição de ensino superior privada do estado de Santa Catarina, mas está presente também em todas as regiões do Brasil.

Seus primeiros passos se iniciaram ainda no ano de 1999, na cidade de Indaial, município de Santa Catarina, ainda como ASSELVI, que eram as faculdades da Associação Educacional Leonardo da Vinci.

A associação cresceu bastante no seu período inicial, e apenas dois anos depois evoluiu para Faculdades Integradas, virando um Centro Universitário no ano de 2004.

Essas evoluções significam muito, principalmente para os alunos, que tem a certeza de estudarem em uma instituição capacitada, pois, dentre outros fatores, o que difere uma faculdade, de um Centro Universitário ou uma Universidade é a qualificação dos professores, com percentuais de especialistas, mestres e doutores.

- Continua Depois da Publicidade -

Em 2005 a instituição começou a operar também trabalhos de modo EAD, que é a modalidade de educação à distância, possibilitando que as pessoas do interior tivessem acesso ao ensino superior, de forma pioneira no estado.

Desde sua criação, a Uniasselvi trocou de comando por duas vezes. A primeira foi no ano de 2012, passando a pertencer a Kroton, e em 2015 pela Vinci Partners e Carlyle. São mais de duas décadas de sucesso e expansão, pois desde de quando foi criada, a Uniasselvi conseguiu chegar a todos os estados do Brasil, bem como ao Distrito Federal.

Por isso, essa instituição é também uma das maiores do país, sendo uma instituição de ensino superior renomada. Atualmente, ela conta com mais de 700 polos de apoio presencial, bem como 10 unidades físicas de sua propriedade e 4.775 colaboradores espalhados pelo Brasil, com mais de 300 mil alunos.

E um de seus grandes diferenciais é justamente a sua versatilidade, pois oferta ao todo mais de 300 cursos em sua grade, sendo tanto graduações, pós-graduações e também tecnólogos, em ambas modalidades, à distância e presencial.

A faculdade Uniasselvi é boa?

A Uniasselvi é uma instituição de ensino superior classificado como um centro universitário, o que lhe confere um bom patamar de qualidade e também de confiança perante ao Ministério da Educação (MEC).

Além do mais ela está presente em todos os estados do país, bem como no Distrito Federal. O que mostra sua grandeza e abrangência do território Nacional. E como poderá ser verificado posteriormente nesse artigo, ela possui boas avaliações do MEC.

Todos esses fatores somados permitem concluir que sim, a Uniasselvi é um bom centro de estudo, estando totalmente regularizada e oferecendo uma grande quantidade de cursos com diplomas válidos e reconhecidos em todo o território nacional.

Média para passar na Uniasselvi

Como visto, para passar na Uniasselvi, as opções são mais diversificadas e mais simples, uma vez que buscam verificar se o aluno tem ou não os requisitos mínimos para cursar a graduação escolhida.

- Continua Depois da Publicidade -

Das 5 alternativas possíveis, 4 delas não exigem nem mesmo a realização de uma prova, pois outras avaliações, como o ENEM e o ENCCEJA já permitem à instituição verificar se essa pessoa é capaz ou não.

Bem como se a pessoa já está cursando ou já cursou algum outro curso superior anteriormente, isso já são indícios fortes para a aprovação, aliás ela já foi aprovada por outra instituição.

O vestibular, que é o método mais tradicional de ingresso nas faculdades, pode ocorrer por meio de uma redação ou prova simples. Desse modo, apenas uma nota média, que cumpra os requisitos básicos, pode ser o suficiente para se passar na Uniasselvi.

Por isso, uma média para se passar na Uniasselvi pode ser tomada como base pelo Fies e o Prouni, que são programas do Governo Federal que permitem o ingresso em instituições privadas, de modo financiado pela União.

E nessas modalidades, é possível observar as chamadas notas de corte, que segundo a Quero Bolsa, baseado em edições anteriores, a menor nota de corte do Fies na Uniasselvi foi 463 em Engenharia Mecânica, e a maior foi 633 em Direito.

Já no Prouni, a menor nota de corte foi 482 em Gestão Ambiental, e a maior nota de corte foi 670 em Negócios Imobiliários.

Faculdade Uniasselvi e Unopar: qual é a melhor?

Felizmente, o Brasil conta com um grande número de faculdades privadas e universidades públicas espalhadas por seu território, pois isso garante uma facilidade de acesso, principalmente aos menos favorecidos.

A concorrência que ocorre entre as instituições privadas também é bastante benéfica para os alunos, pois é uma disputa sadia onde os maiores favorecidos são os estudantes, pois sempre recebem promoções e melhorias no ensino.

- Continua Depois da Publicidade -

Dois grandes exemplos disso são a Unopar e a Uniasselvi, duas grandes representantes da região sul do país, pertencendo ao Paraná (Unopar) e a Santa Catarina (Uniasselvi). Mas qual será a melhor das duas?

Para se tentar obter uma resposta é preciso analisar alguns fatores, como o nível educacional das instituições, suas notas do MEC, sua abrangência territorial, etc.

Ambas as instituições são reconhecidas pelo MEC e estão presentes em todos os estados do Brasil, cobrindo basicamente todo o território nacional. A Unopar existe a muito mais anos que a Uniasselvi, pois foi fundada no ano de 1972, enquanto a representante de Santa Catarina surgiu em 1999.

Quanto a sua classificação baseada em seu nível ou organização acadêmica, a Uniasselvi é um Centro Universitário, já a Unopar é uma Universidade.

Lembrando que a hierarquia é Faculdade – Centro Universitário – Universidade, e tudo está relacionado, dentre outros fatores, a capacitação dos seus professores, com percentuais mínimos de doutores, mestres e especialistas.

As duas instituições são grandes representantes da educação à distância, isto é, da modalidade EAD.

Que aliás, segundo um relatório de 2019 divulgado pelo próprio Ministério da Educação, mostra que a quantidade de alunos matriculados em cursos de EAD era maior do que os da modalidade presencial.

E tanto a Unopar quanto a Uniasselvi são dois grandes colocados nesses quesitos, isso porque, a Unopar ocupava a primeira posição e a Uniasselvi ocupava a terceira na lista de instituições com mais alunos cadastrados.

Um dos fatores, porém, que a Uniasselvi supera a Unopar é em relação a sua nota do MEC.

A Uniasselvi conta com um Conceito Institucional de nota máxima, inclusive na modalidade EAD. Já o seu Índice Geral de Cursos recebe uma nota mediana de 3. A Unopar, por outro lado, possui um Conceito Institucional de nota 3, e na modalidade EAD, recebe nota 4. Já no Índice Geral de Cursos, também recebe nota 3.

Tendo observado todos esses fatores, é possível perceber que a Unopar fica um pouco melhor colocada em um possível ranking, mas ambas as instituições são excelentes opções para se capacitar para uma carreira dos sonhos.

Vestibular Uniasselvi: como funciona?

Como pode ser observado durante todo o artigo, a Uniasselvi é uma boa instituição de ensino superior, sendo bastante renomada e conhecida pelo país.

E felizmente, por se tratar de uma instituição privada, o seu modo de ingresso é menos burocrático, pois os cursos não são financiados pelo governo, não havendo desse modo, toda a concorrência das opções gratuitas.

Basicamente, o modo mais prático para se ingressar na graduação escolhida, é simplesmente acessar o site do centro universitário, escolher o curso, cadastrar os dados e selecionar uma das opções de ingresso.

Atualmente, estão disponíveis 5 opções de ingresso disponíveis: o vestibular, a nota do ENEM, o ENCCEJA, a 2º graduação, e a transferência.

O vestibular é um processo seletivo tradicional, onde o candidato realiza uma prova simples ou uma redação. Mas lembrando que ela deve ser realizada na unidade ou polo no qual se pretende prosseguir os estudos.

Com a nota do ENEM é possível ingressar sem nem mesmo realizar uma prova, e tudo o que é necessário é a apresentação dos documentos da matrícula e também a carta de confirmação relativa ao ENEM.

Com o ENCCEJA também é permitido ingressar sem provas, apenas apresentando os documentos e utilizando a nota do exame.

Na 2º graduação, a Uniasselvi permite que o candidato ingresse sem realizar provas, apenas apresentando seu diploma e histórico escolar, bem como a documentação necessária, realizando até mesmo a convalidação de disciplinas.

E por último a transferência, em que são apresentados o histórico das disciplinas que foram cursadas em uma outra instituição, convalidando  aquelas que já foram cursadas. Aqui também não há a realização de provas.

Como visto, são 5 opções disponíveis de ingresso, e apenas em uma delas é preciso a realização de uma prova, ou seja, o vestibular tradicional é apenas uma das modalidades, e mesmo assim, é apenas para verificar a capacidade.

Nota no MEC

Frequentar o ensino superior é o sonho de muitas pessoas no Brasil e no mundo, aliás isso permite uma capacitação específica em uma área, tornando a pessoa habilitada para exercer uma profissão em específico.

Não há dúvidas de que as melhores profissões do mundo exigem uma formação superior, como a Medicina, o Direito, às diversas áreas da Engenharia, as Licenciaturas, etc. Possuir uma formação abre muitas portas e possibilita a mudança de vida de todas as pessoas que seguem esse caminho.

Frequentar esse ensino não faz parte da realidade de muitos brasileiros, pois são muitas as dificuldades que podem surgir e impedir a sequência desse sonho.

Mas felizmente o Brasil vem evoluindo consideravelmente nessa questão nas últimas décadas, principalmente pela evolução da educação à distância, mas também pelo forte investimento de instituições particulares, como a Uniasselvi.

As instituições públicas e particulares juntas conseguem cobrir basicamente todo o território nacional, por isso, o acesso ao ensino superior se tornou mais viável, apesar de ainda ser preciso uma evolução considerável em todos os aspectos.

Contudo, na hora de escolher um curso, bem como uma instituição de ensino, deve-se tomar alguns cuidados básicos para que tudo ocorra bem. Isso porque receber um diploma pode não tornar o seu portador capacitado, pois é preciso que esse documento tenha validade e seja reconhecido como autêntico.

Em outras palavras, é preciso procurar uma instituição credenciada e que emita certificados válidos e reconhecidos no território nacional.

O órgão responsável por esse credenciamento é o próprio Ministério da Educação (MEC), que não apenas valida a instituição, mas também seus cursos oferecidos, e também a classifica de acordo com seu tamanho e nível.

Basicamente elas podem ser faculdades, centros universitários e universidades, dependendo da qualificação de seus professores, com percentuais mínimos de especialistas, mestres e doutores, dentre outros fatores.

A Uniasselvi é reconhecida pelo MEC como um Centro Universitário, se mostrando um centro de ensino bastante elevado, e oferecendo cursos com validade em todo o território nacional.

Essa é uma avaliação bastante criteriosa que todas as instituições do país passam anualmente, independentemente de serem particulares ou públicas. E esse é um dos grandes responsáveis pela garantia de qualidade desse ensino no Brasil.

São feitas avaliações e dadas notas para cada centro educacional, que podem ser verificadas por todas as pessoas diretamente no portal do E-MEC, no Sistema de Regulação do Ensino Superior.

Os dois pontos principais que devem ser observados são o Conceito Institucional (CI) e o Índice Geral de Cursos (IGC), bem como o real cadastramento do curso ofertado no sistema.

O CI ocorre de forma presencial por profissionais do MEC, que analisam um panorama total da instituição, como a capacitação dos professores, o seu espaço físico e muitos outros pontos.

Já o IGC é um índice geral de todos os cursos oferecidos pela instituição, ou seja, é mais relativo à qualidade do que é oferecido. As notas possuem um valor mínimo de 1 e um máximo de 5, sendo que 3 é uma nota média, que indica que ele cumpre todos os quesitos mínimos, sendo uma instituição de qualidade.

Abaixo de 3, isto é, 1 ou 2, é uma nota ruim, e mostra uma qualidade de ensino com muitas imperfeições, já maiores que 3, ou seja, 4 ou 5, demonstram que oferta um ensino de excelente qualidade.

A Uniasselvi, de acordo com essas avaliações do MEC, se mostra uma instituição de grande qualidade, possuindo um Conceito Institucional de nota 5, tanto na modalidade presencial como na EAD e um Índice Geral de Cursos nota 3.

Uniasselvi cursos

Como visto, a Uniasselvi é credenciada, com certificados reconhecidos, e possui boas notas em suas avaliações, com um Ìndice Geral de Curso que cumpre todas as exigências e padrões de qualidade exigidos.

Aliás o Centro Universitário oferece uma grande quantidade de cursos, distribuídos entre graduação, pós-graduação e tecnólogos. As graduações são a sequência mais comum depois do ensino médio, e é através deles que é possível se graduar em bacharelado ou licenciatura.

Bacharelado, permite atuar literalmente na área, e a licenciatura permite e capacita para se ensinar sobre o que foi aprendido. Então um bacharel em Química trabalha em laboratórios, já um licenciado em Química trabalha em escolas, ensinando a disciplina em si.

A Uniasselvi possui uma grande quantidade de cursos de graduação, tanto presenciais como à distância, como por exemplo:

  • engenharia civil, mecânica… elétrica;
  • letras português, inglês, espanhol;
  • licenciatura em matemática, geografia… história;
  • jornalismo; administração; contabilidade;
  • marketing; direito; nutrição; e muitos outros.

A pós-graduação também é outro catálogo bastante presente na Uniasselvi, e são os passos posteriores ao da graduação, especializando as pessoas, tornando-as especialistas, mestres e doutoras, dependendo do grau.

A Uniasselvi conta com cursos de pós-graduação em diversas áreas, como educação e gestão. Alguns dos cursos oferecidos são:

  • psicopedagogia clínica e institucional; gestão escolar; educação física escolar;
  • administração de pessoas; gestão de vendas;
  • direito civil; MBA em gestão pública e muitas outras.

Já os tecnólogos ou cursos técnicos são possuem menor duração, pois enquanto as graduações duram de 4 a 5 anos, ou até bem mais em cursos mais complexos, os tecnólogos têm uma média de 2 anos e meio.

Esses cursos são voltados para a inserção direta no mercado de trabalho, capacitando o profissional para uma área específica.

E a Uniasselvi também conta com cursos nessa modalidade, e apesar de não ser uma grande variedade, estão basicamente entre os mais procurados no mercado:

  • técnico em contabilidade;
  • técnico em marketing;
  • técnico em recursos humanos.

Lembrando que estes diferem dos oferecidos, muitas vezes gratuitamente, no ensino médio, pois possuem níveis diferentes. Um é de nível médio e outro de nível superior.

Pós graduação

Não há dúvidas de que a educação, em seu amplo sentido, é o melhor caminho para se vencer na vida, pois consegue abrir basicamente todas as portas. Contudo, não há engano em se dizer que esse também é caminho bastante longo, e que para se absorver todos os melhores benefícios, também exige muito esforço e dedicação.

Desde a creche, nos primeiros anos de vida, com a pré-escola, o ensino fundamental (primeiro e segundo ciclo), ensino médio, e graduação, passam-se em média 21 anos. É um caminho que, apesar de longo, fornece muitos benefícios e é totalmente gratificante, sendo a melhor opção a ser seguida.

E esses estudos ainda não terminam com a graduação, pois sempre é tempo de se aprender, evoluir, adquirir novos conhecimentos e se capacitar cada vez mais. Por isso existem as chamadas pós-graduação, que basicamente são os cursos posteriores à graduação.

É comum haver uma confusão com essas nomenclaturas, e chamarem de pós-graduação o curso anterior ao mestrado, mas na verdade não. Depois de uma graduação, todos os cursos sequenciais, com um nível superior, são chamados de pós-graduação, havendo aí suas divisões próprias.

Existem a de Lato sensu, que é a especialização, e as de Stricto sensu, que são o mestrado e o doutorado. E como dito, a Uniasselvi oferta também uma boa quantidade de cursos de pós-graduação, especificamente de nível Lato Sensu, distribuídos em diversas áreas de interesse. Veja-se alguns:

administração: gestão de pequenas empresas; administração de pessoas; governança de TI; secretariado executivo, etc.

contabilidade: contabilidade; contabilidade pública; controladoria; e auditoria contábil e controladoria.

educação: educação especial inclusiva; psicopedagogia clínica e institucional; docência no ensino superior; gestão escolar; supervisão educacional, etc.

engenharia: engenharia de produção.

jurídica: direito civil; direito criminal; direito trabalhista e investigação forense e perícia criminal.

psicologia: neuropsicopedagogia.

saúde: enfermagem do trabalho; farmácia; nutrição hospitalar; urgência e emergência;  enfermagem; geriatria e gerontologia.

saúde/gestão: saúde pública; gestão hospitalar; qualidade de vida e saúde; nutrição esportiva, etc.

MBA: MBA em gestão de negócios; MBA em gestão pública; MBA em gestão de finanças; MBA em gestão de projetos; MBA em coaching, etc.

São realmente uma grande variedade de especializações, que capacitam ainda mais quem frequenta e ainda aumenta percentualmente o salário, pois quanto maior o grau de uma pessoa, mais bem ela recebe.

Perspectivas Profissionais 

As perspectivas profissionais são de extrema importância, principalmente no mundo atual em que se vive.

Entender a importância dessas perspectivas é fundamental para qualquer docente, por isso a Uniasselvi conta inclusive com uma disciplina própria em seus cursos, chamada de perspectiva profissional.

E, dentre outros objetivos, busca refletir sobre a educação superior no Brasil e sua evolução, incluindo aí as metas educacionais do governo, que visa aumentar ainda mais o percentual de estudantes no nível superior.

E também possíveis fraudes nas instituições em relação à qualidade de ensino, se baseando nessas perspectivas mais recentes.

Matrícula:  valor

A Uniasselvi possui uma grande quantidade de cursos disponíveis em seu catálogo, tanto nas áreas educacionais, gestão, administração, saúde, etc.

Mas como dito, por ser uma instituição privada, está presente em uma disputa saudável por alunos, sempre oferecendo melhores possibilidades no acesso aos cursos.

Quanto ao valor das mensalidades das graduações e pós-graduação ofertadas, elas podem variar bastante, inclusive de região para região.

Então um mesmo curso pode ter, por diversos fatores, um preço final diferente, mas atualmente o valor da mensalidade pode variar entre R$ 100 e R$ 800, a depender do curso.

Quanto ao valor da matrícula, por boa parte dos cursos serem possíveis na modalidade à distância, bem como a própria matrícula em si, muitas vezes ser feita pela própria internet, pode nem mesmo ocorrer a cobrança de taxas de matrícula.

Leia também: Uninter: cursos, pós-graduação e nota do MEC, confira análise

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -