HomeTecnologia & InternetGoogle: o que é, como usar, curiosidades e muito mais

Google: o que é, como usar, curiosidades e muito mais

-

Você sabe tudo sobre o Google? O maior buscador do mundo deixa seus concorrentes para trás, seja Yahoo, Bing e tantos outros. Você com certeza deve ir para o Google quando pretende procurar qualquer coisa. Mas você saberia dizer quais são os outros serviços oferecidos? Além do Gmail é claro.

Assim como outras empresas como o Facebook e a Microsoft, o Google também comprou alguns concorrentes e possíveis adversários. Isso facilitou muito a sua vida, seja por derrubar a concorrência, seja por oferecer diversos serviços aos seus clientes.

Em 2020, o Google estava avaliado em 1 trilhão de dólares, esse valor ainda pode aumentar quando está junta todas as suas empresas.

Esses valores aliado a sua imensa popularidade e adesão fazem dele ser o maior buscador do mundo. É uma das maiores empresas do mundo e o principal detalhe é que os seus principais serviços são todos gratuitos.

E isso começou em um tempo onde não era comum oferecer serviços gratuitos como nós vamos ver. 

- Continua Depois da Publicidade -

Hoje vamos descobrir tudo a respeito do Google desde o mais comum ao menos comum. Além de ver algumas curiosidades a respeito do buscador.

A história do google

A história do Google é bem extensa e passa por diversas compras de empresas que nós vamos falar mais adiante.

Por isso, para encurtar o caminho vamos apenas falar dos pontos chaves da história do Google. Isso significa sua fundação e alguns momentos fundamentais para empresa.

Mas quem quiser saber mais sobre eles nós recomendamos o livro Google a biografia.

A história do Google começa em meados dos anos 90 quando Larry Page e Sergey Brin estão desenvolvendo um projeto da faculdade para desenvolver resultados de pesquisa.

É preciso lembrar que naquele tempo os buscadores eram bastante primitivos com resultados aleatórios. Sem contar o imenso risco de as máquinas pegarem vírus nas buscas, pois nem todas as páginas eram seguras.

Mas nas pesquisas Larry e Sergey desenvolveram um motor de busca de 4 gigas, o que era muito para época.

Com um site muito mais rápido e mais eficiente para época eles logo se tornaram a segunda opção de busca atrás do Yahoo. Em 2000 eles já contavam com 1 bilhão de resultados de busca, em 2009 já eram 9 bilhões de resultados.

- Continua Depois da Publicidade -

Mais ou menos neste momento a empresa começou a ser sondada para a venda. A primeira proposta é de 750 mil dólares para a excite que na época era o segundo buscador mais utilizado, mas a proposta foi recusada.

Até hoje se discute ao certo quais foram os fatores que não fizeram a negociação ir para frente. Porém, mais adiante também a líder Yahoo também sondou a Google mas vamos falar melhor disso mais adiante.

Mas com os anos 2000 a Google se consolidou cada vez mais no mercado. Ao longo de sua história adquiriu mais de 200 empresas e se tornou o principal buscador do mundo.

O principal buscador preza por qualidade e segurança

Como vimos antigamente os buscadores praticamente faziam da internet uma terra de ninguém. Algumas lojas e empresas e até mesmo pessoas eram bastante receosas de adentrar na internet que basicamente era como a deep web é hoje em dia.

Mas isso tudo fez com que o Google ligasse o farol e se mantivesse sempre alerta a segurança dos seus usuários isso fez com que certas medidas fossem tomadas.

A principal é que as primeiras páginas praticamente eram de quem tinha mais relevância, ou seja, grandes empresas de certos segmentos.

Isso garante os resultados preferidos dos seus usuários seja por visitações ou por citações em artigos de outros sites. Por essas e outras, os links externos são tão importantes para o SEO.

Desta forma isso acaba por fazer com que o Google Ads garantisse empresas menores no topo. Isso porque uma vez que as grandes já estão mais bem ranqueadas para que as menores também estejam é preciso que haja muito investimento. Vamos ver um pouco mais abaixo sobre o Google Ads.

Um pouco mais sobre o Google Ads

- Continua Depois da Publicidade -

O google ads é uma forma de uma empresa melhorar seu ranqueamento de uma determinada empresa e fazer com que ela possa ter uma melhor posição nas pesquisas. Para se ter uma noção, essa renda é responsável por 97% da renda que o Google possui hoje em dia. O que significa que as empresas investem pesado nessa parte. E esse é um investimento que traz um retorno certo.

Além das técnicas de SEO que nós vamos falar mais adiante, algo que é bastante priorizado pelo Google para o ranqueamento é antiguidade e Autoridade. O que significa o site das Casas Bahia com certeza vai está bem acima da sua loja. 

Mas o Google Ads ajuda que a sua página esteja no topo, é claro que isso também vai envolver um trabalho de otimizar seus artigos e anúncios. Tudo vai contribuir para você conseguir um melhor ranqueamento. Mas existem algumas dicas que ajudam seu produto a estar mais bem posicionado que são:

  • Se o seu produto não é único, torne ele único: Se você vende Pizza não venda pizza, venda pizza quatro queijo, pizza especial, pizza especial da sua loja.  Essa é a principal dica para ter um bom posicionamento no Google complexidade e conteúdo único.
  • Aposte no que ainda não tem mercado: Se você é o primeiro a vender, você está saindo na frente e o Google premia antiguidade.
  • Aposte nos seus artigos: Os seus conteúdos são o que fazem você ser procurado e encontrado. Por isso escreva e escreva bem seus artigos, pois eles podem ser seu cartão de visita. 

Por isso vamos ver um pouco melhor a respeito do SEO que é o carro chefe para definir quando um artigo está em alta ou não.

Um pouco mais sobre SEO

Se você trabalha na internet, você com certeza deve saber o que é SEO e como ele é importante para seus resultados. O SEO (Search, Engine, Optimization) é atualmente o que norteia as buscas para determinado resultado.

Embora todo ano o Google muda os padrões de ranqueamentos para evitar que os textos fiquem pasteurizados e iguais. Há algumas coisas que sempre permanecem as mesmas vamos ver abaixo algumas das dicas para conseguir um melhor ranqueamento:

    • Legibilidade: Um texto bem escrito, e de acordo com as regras de legibilidade como 1 seção com menos de trezentas palavras ou uma frase de até 20 palavras. Além é claro da quantidade de palavras de transições e frases na voz passiva. Isso tudo conta para um melhor ranqueamento.
  • Fotos: As fotos são fundamentais para que seu texto seja bem ranqueado. Em algumas vezes são elas que fazem com que seus textos sejam encontrados em pesquisas. Por isso sempre insira o texto e as legendas.
  • Links: Internos quando são do seu próprio site, externos quando são de outros sites. Seja como for, eles são fundamentais para fazer com que você tenha uma melhor posição. Por isso, sempre busque links de autoridade no assunto em que você vai estar abordando.
  • Palavra-chave: É fundamental para que você esteja em uma boa posição. Como dissemos anteriormente ela deve ser de preferência algo único para um assunto muito procurado. Vale a pena usar o planejador de palavras-chaves do Google.

Embora muitas pessoas afirmem que as palavras-chaves são a única coisa que fazem um texto melhorar sua posição. Como você pode ver não é apenas isso, são um conjunto de fatores que fazem com que seu texto seja bem posicionado.

Alguns outros serviços do Google

O Google por ano compra cerca de 24 empresas e startups por ano. Elas são empresas que muitas vezes complementam os serviços já oferecidos.

Ou concorrentes que são incorporadas, como o caso mais famoso é o do YouTube. Mas isso só mostra que o Google não pára e não está disposto a arriscar perder seu posto de melhor do mundo.

Por isso é muito comum o Google oferecer alguns serviços uns mais outros menos inusitados. Mas vamos ver alguns serviços oferecidos pelo Google e empresas compradas pelo mesmo:

  • Google Maps: O serviço de mapeamento do Google que permite que possamos encontrar um local e ver fotografias do mesmo. 
  • Waze: Já que estamos falando de mapas, o Waze foi adquirido pelo Google em 2013, por 1,5 bilhão de dólares. Com a incorporação do maps ele ficou ainda mais funcional.
  • Gmail: Antes dele os E-mails eram realizados de forma pouco eficiente e com muito pouco espaço para armazenamento. Ele foi um divisor de águas na forma de receber e enviar mensagens.
  • Google Acadêmico: Um buscador acadêmico que tem como objetivo direcionar suas pesquisas para livros e artigos científicos. Ideal para quem deseja realizar pesquisas acadêmicas.
  • Google Chrome: Antes quem deseja navegar pela internet, praticamente utilizava o internet explorer ou para ter mais segurança o Mozilla Firefox. Mas o google chrome os usuários passam a tê-lo como principal navegador.

Esses são apenas alguns dos serviços oferecidos pelo Google que ainda possui o docs, fotos e analytics. Portanto, esses são apenas alguns dos serviços que o Google oferece e que muito facilitam nossa vida. 

Curiosidades do Google

O Google é uma plataforma repleta de curiosidades, vamos ver algumas que podem ser bastante interessantes. Outras um tanto quanto inusitadas, mas o fato é que você vai descobrir que pode fazer mais coisas com o Google do que poderia imaginar. E o Google pode oferecer bem mais do que você pode imaginar.

Como nós vimos anteriormente, desde sua criação ele já foi responsável pela compra de mais de 200 empresas menores ou não tão pequenas. O que faz que ela em si tenha diversas curiosidades e empresas peculiares que fazem parte do grupo Google como o próprio Waze e o Youtube.

Mas pelo fato de ser um software ele também está sujeito a estar repleto de Bugs. Ou seja, defeitos que são uma virtude, além dos segredos que todo mundo sabe mas ninguém confirma. Por isso vamos ver as curiosidades que o Google possui:

Origem da Logo

A logo foi criada em 1998 criada pelo Sergey Brin, ainda um pouco diferente do que ele é hoje em dia, com a primeira e a última letra azul.

Ainda em 1998 ele ganhou uma exclamação assim como seu concorrente, o Yahoo. Mas já em 1999 ele passaria a ser como nós conhecemos hoje em dia.

Mas o processo de criação da logo não foi tão fácil assim, uma vez que foram necessárias 9 transcrições até chegar na definitiva. Ele começou preto e branco, teve detalhes e até mesmo uma lupa em um dos “O”, ele com certeza era bem diferente do que conhecemos hoje em dia. Para conferir mais a respeito da evolução dos logos do Google vale conferir no oficina da net.

Mas a partir de 1999 a logo ganhou sua versão definitiva que dura até os dias de hoje com diversas variações ao longo dos anos. Mas ainda sim mantendo o mesmo charme de sempre.

O primeiro Doodle

E por falar nos Doodles você sabe como surgiu o primeiro Doodle? E qual foi a razão dele aparecer? Se hoje em dia ele está sempre presente em aniversários ou feriados, na sua primeira aparição a história foi bem diferente.

Aconteceu da seguinte forma em 30 de Abril de 1998, Larry e Sergey foram para o Burning Man Festival, um festival de expressão de arte que acontece no deserto de Black Rock em Nevada. Para notificar a ausência dos criadores foi criada uma saída bem inusitada.

Colocar a logo do festival sob a logo do site, para avisar que o mesmo estaria fora do ar. E essa ideia pegou e até hoje os Doodles seguem modificando a logo do Google constantemente e fazendo com que as buscas cresçam ainda mais. 

Os Doodles

Os Doodles são as logos comemorativas do google, elas geralmente aparecem para comemorar algum evento. Desde o aniversário de nascimento, morte, algum evento que está para acontecer, feriados. Ou seja, tudo pode virar um Doodle, é claro que se for algo que tenha relevância.

Os Doodles são na maioria das vezes internacionais e em alguns casos nacionais. Muitas vezes eles fazem com que algumas personalidades sejam pesquisadas e relembradas. E o que pouca gente sabe é que eles ficam todos armazenados em um site.

O arquivo de Doodles está disponível e lá você pode conferir todos eles. Além de poder rever alguns que possuem vídeos e jogar alguns jogos como vamos falar mais adiante. Mas vale muito a pena conferir e matar um pouco da nostalgia.

Como jogar no google

E já que falamos a respeito do arquivo de Doodles é por lá que você pode jogar. Como falamos anteriormente por lá você pode ver vídeos, além de jogar alguns jogos clássicos. Dentre eles o mais famoso seria o PacMan de 1983. 

Durante o aniversário do jogo ele ganhou um Doodle onde você poderia jogar. E esse jogo você pode jogar até hoje, não só esse mas muitos outros jogos você pode curtir com o google como:

  • Snake (Jogo da cobrinha)
  • Breakout (Jogo do Ping Pong do Atari)
  • T-Rex Run (Podendo jogar até mesmo sem internet)
  • Paciência (Solitaire)
  • Tic – Tac – Toe (Jogo da Velha)

Como você pode ver, o Google também pode ser um fliperama, ou ter alguns joguinhos bem bacanas para quando você precisar passar o tempo. Assim você pode deixar a nostalgia bater em sua porta e voltar no tempo com os jogos de infância. Ou simplesmente conhecer esses jogos.

Uma empresa boa empresa para se trabalhar

Saindo dos jogos e das brincadeiras e indo direto para o trabalho. O Google constantemente está entre as melhores empresas para se trabalhar. E o seu ambiente de trabalho é de dar inveja em qualquer um, seja por ser extremamente liberal, seja por ser um excelente emprego.

Apesar de volta e meia ter alguns escândalos que possam manchar o histórico de mocinho da empresa. É preciso ter em mente que nada é perfeito e no fim das contas ela de fato é um bom lugar para se trabalhar.

Para se ter uma noção, alguns funcionários do alto escalão podem levar seus cachorros para o escritório. Você também tem day off, ou seja folga no aniversário, e pode ter flexibilidade podendo trabalhar do escritório ou de casa. Mas tendo em vista os escritórios do Google ninguém vai querer ficar em casa.

E isso tudo e nós ainda nem falamos do salário que é bem acima da média contando todos os benefícios oferecidos. Por todos esses motivos, podemos dizer que o Google é o melhor local para se trabalhar. Ou mesmo um dos melhores locais.

Poderia ter sido do Yahoo

Você sabia que o Google poderia ter sido do Yahoo? Essa história é muito interessante e trágica para o Yahoo. Em 2002 o CEO Terry Semel teve a oportunidade de comprar o Yahoo, mas na época ele não o fez.

Ele na época ofereceu 3 milhões para a compra e teve sua proposta negada. Logo após a reunião ele teve a informação de que o valor correto para a negociação seria de 5 milhões. Como esse era quase todo o orçamento de negócios daquele ano e o Google naquele período ainda era menor e menos rentável, o CEO deixou a oportunidade passar.

Hoje em dia, o Google é o principal concorrente e é quem dá mais trabalho para o Yahoo. E pensar que talvez o Google nem existisse mais, ou talvez sua logo fosse lilás. Mas assim como a negociação com a excite nunca saberemos qual foi o real motivo de a venda não acontecer.

O segundo maior do mundo também é do Google

Se o Google é o primeiro buscador do mundo, quem é o segundo? O segundo também é do Google e estamos falando do Youtube. Apesar de ter uma proposta diferente que o Google, o Youtube também é um buscador e para muitas pessoas até mais eficiente. 

Uma vez que você pode realizar suas pesquisas em vídeo que é bem mais interativa do que em texto. Lá é possível ver tutoriais em vídeos, ouvir músicas e saber de notícias. Também é possível deixá-lo mais enxuto com pacotes premiums.

Por essas e outras razões o Youtube pode ser o segundo queridinho dos usuários do google. Ou de quem tem preguiça de ler alguma coisa.

O android é do Google

Algumas pessoas não sabem, mas o android é do Google. Ele não nasceu na Google mas sim no Android INC. em Palo alto Estados Unidos. A ideia principal era criar sistemas operacionais para câmeras digitais. Mas em pouco tempo, o foco foi mudado e logo o Android estava rivalizando com a SO e o Windows mobile.

Mas em 2005, o Google comprou o Android com o objetivo de entrar no mercado mobile o que só ocorreu 3 anos depois em 2008. E está presente tanto nos dispositivos móveis quanto nas smart tvs, assim sendo a principal plataforma móvel do mundo.

Deixamos essa para o final pois como dissemos muitas pessoas sequer sabiam de que o google era dono do Android. Ele está presente na maioria dos dispositivos móveis, com exceção do Apple.

Conclusão

Como podemos ver o Google é o maior buscador do mundo, e para isso ele não se acomodou, nem quis rivalizar com seus concorrentes, ele ofereceu parceria. Essa é a forma com que ele vive até hoje o Google e boa parte das empresas no mercado hoje em dia sabem que não é possível nadar contra a maré e uma boa ideia sempre tem seu preço.

Espero que você tenha aprendido mais a respeito do Google Ads e todas as suas funções. Por mais que algumas empresas não concordem essa é a forma de aparecer mais. e por mais que se tente negar de uma forma ou de outra todo mundo paga por propaganda. Mas não é apenas pagar é preciso ter conteúdo e uma página otimizada.

Mas espero que você tenha gostado do nosso conteúdo, nós vamos ficando por aqui. Esperamos que você se inspire e aprenda com a História do Google.

- Continua Depois da Publicidade -
 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -