HomeEducaçãoZoom: como fazer reuniões, download e preço. Confira no artigo

Zoom: como fazer reuniões, download e preço. Confira no artigo

-

O Zoom é um aplicativo para reuniões online, disponível tanto para uso em seu navegador de internet, como em aplicativo móvel. Atualmente, o mundo passa por um processo de transformação nas comunicações e é cada vez mais importante ter boas opções para uma interação a distância, principalmente quando se trata de reunir diversas pessoas em um mesmo ambiente virtual.

Assim, ter o conhecimento de plataformas e aplicativos funcionais, simples e práticos como o Zoom é fundamental. Isso acaba evitando maiores transtornos nas suas necessidades virtuais, como reuniões de trabalho, aulas online e muitos outros. Então, agora vamos conhecer tudo sobre o Zoom e como ele pode ser a ferramenta ideal para o desenvolvimento de qualquer atividade online em grupo.

Aprenda a usar o Zoom

 aprenda a usar o zoom.jpg

Ter um aplicativo simples é muito importante para reuniões online, afinal, já são muitas necessidades para se perder tempo procurando opções e recursos dos sistemas mais complexos. Assim, o Zoom aparece como uma opção viável e que pode simplificar a vida de qualquer pessoa que precise utilizar serviços de reunião em grupo de forma online.

O Zoom possui diversas opções para as reuniões, sendo possível conversar através de mensagem de texto, compartilhar documentos em tela e fazer chamadas através do celular, com limite máximo de até 25 pessoas. A versão gratuita do Zoom possui um limite de participantes e tempo de reunião, sendo no plano básico o limite de 40 minutos de reunião, com pelo menos 2 pessoas e é ideal para pessoas que precisam trabalhar de casa.

- Continua Depois da Publicidade -

O Zoom é compatível com Windows, Android, IOS, Linux, entre outros sistemas. A sua usabilidade e simplicidade na interface ajudam os usuários que não estão muito adaptados a esse tipo de plataforma, não exigindo um conhecimento tecnológico avançado. Os recursos incluem reuniões individuais, conferências em grupo que podem ser realizadas por vídeo, o já mencionado compartilhamento de tela, extensões para navegador e as possibilidades de gravar as reuniões realizadas, bem como transcrevê-las de forma automática.

Dentre os recursos de segurança do Zoom estão inclusos reuniões com proteção por senha, autenticação dos usuários, salas de espera, bloqueio de reuniões indesejadas, desativação da tela compartilhada por um usuário e capacidade de excluir membros da reunião que estejam atrapalhando o andamento da sessão em grupo. O Zoom possuía ainda uma criptografia no modelo ponta a ponta, exclusivo e útil para usuários corporativos ou empresariais. Esse modelo de segurança e transmissão passou a ser liberado também para o uso gratuito e pago, disponível para todas as plataformas.

O Zoom oferece também uma ferramenta para transcrição das reuniões, permitindo às empresas fazer o armazenamento das suas reuniões online na plataforma, podendo pesquisar as mesmas futuramente e  fazer a separação e rotulação dos diferentes membros ou palestrantes.  

  A partir de 2020 o Zoom integrou novas ferramentas para sua plataforma, elas aumentaram a acessibilidade para as pessoas surdas, dificientes auditivas ou deficientes visuais pudessem fazer um uso mais fácil dos serviços. Dentre os novos recursos incluídos encontra-se a possibilidade de mover janelas de vídeo durante a visualização da galeria, atalhos exclusivos, ferramentas atualizadas que permitem ajustar o tamanho dos textos nas legendas, bem como as janelas para os intérpretes de LIBRAS que agora ficam ao lado do palestrante que está com a fala.

A tecnologia de reuniões da Zoom cresceu tanto, que a empresa passou a vender a seus serviços de videoconferência como um produto neutro, assim, as outras empresas poderiam comprar a tecnologia e usá-la em sua organização como se fosse própria, sem que a marca da Zoom fosse exposta.

Utilizar a plataforma do Zoom online é muito simples, basta acessar o site da empresa. Nesse endereço você encontrará todos os recursos oferecidos pelo site e os menus de opções, com as soluções, planos e preços, entrar em contato com a equipe de vendas, entrar em uma reunião, realizar uma reunião, essa opção é dividida para com vídeo aberto, vídeo fechado ou apenas compartilhamento de tela, efetuar login e registre-se, é grátis. Além de um vídeo de apresentação da plataforma na sua página inicial.

Para se registrar, é obrigatório inserir um endereço de email para seguir e realizar os próximos passos, com o preenchimento de dados, escolha de planos, entre outros. Detalhe, que o registro acaba se tornando quase obrigatório, pois para ter acesso às opções de reunião é preciso estar cadastrado. Esse registro ainda pode ser realizado através da sua conta do Google, Facebook ou SSO, ficando a critério do usuário se quer estabelecer esse vínculo ou criar um registro novo.

Pronto, com o cadastro feito e confirmação do seu email o Zoom está disponível para ser utilizado por você. Para iniciar uma nova reunião, basta ir até o menu e escolher como gostaria de iniciar a reunião, se com ou sem vídeo ou apenas compartilhamento de tela com os outros membros. 

- Continua Depois da Publicidade -

Uma vez dentro da sala, você pode criar uma sala privada ou aberta. Na sala privada, os participantes precisam do link da reunião e também de uma senha de acesso para poderem participar. Já na sala aberta, é necessário apenas que o link seja enviado aos membros, quem tiver acesso a ele poderá entrar na sala e interagir normalmente na reunião.

Se alguém não conseguir acessar o link, basta ir até o site e acessar a opção “entrar em uma reunião” e inserir o ID da reunião e pronto. Se for necessário senha, ela será solicitada em seguida. Um dos grandes pontos positivos do Zoom é a eficiência da sua plataforma, que dificilmente apresenta problemas com login ou criação de salas, tendo uma compatibilidade excelente com todos os dispositivos.

Caso se trate de uma empresa ou corporação que após testar a plataforma queira adquirir a tecnologia para ser utilizada de forma própria. Basta acessar a opção “Entrar em contato com a equipe de vendas” e preencher um formulário com os dados. Assim, a equipe do Zoom irá entrar em contato com você através desses dados e passar todos os detalhes para que o sistema seja adquirido por sua empresa.

Caso possua dúvidas sobre qualquer serviço do Zoom ou sobre como proceder, ele possui um centro de ajuda completo. Lá você encontra uma seção dividida entre os tópicos mais comuns e que geram dúvidas para os usuários, são eles: Introdução, áudio, vídeo e compartilhamento, reuniões, Zoom phone, conta e administrador, Zoom rooms, mensagem, integração, local. Caso esses tópicos sejam muito avançados e queira resolução de coisas básicas, basta ir nos vídeos de um minuto que ficam no meio da página, lá você terá a explicação de forma curta e simples sobre dúvidas, como entrar em reunião, como gravar, como ingressar com áudio e vídeo, etc. Tudo em vídeos didáticos curtos e didáticos.

Além de tudo isso, o Zoom oferece incríveis opções de personalização. As principais delas são a edição do seu perfil, onde você pode inserir uma foto sua ou da sua empresa e também a possibilidade fazer alteração do plano de fundo. Tudo para que os usuários do Zoom possam ter uma interface mais pessoal e adaptada a sua preferência.

Colocando foto no zoom

O seu perfil do Zoom pode ser atualizado quando quiser, alterando suas informações de usuário. É possível alterar o seu nome de usuário, ID pessoal para reuniões, endereço de email para contato, entre outros. A maioria desses dados podem ser exibidos para outros usuários, além do seu nome, também o cargo ou departamento para contas empresariais ou corporativas.

Para alterar ou adicionar uma foto nova no Zoom é muito simples, basta acessar o menu “Perfil” e clicar em “Alterar”. Assim, basta selecionar a foto no seu computador ou celular e ajustar o corte da foto escolhida, para que ela se encaixe nas proporções do Zoom. Caso deseje ficar sem foto no perfil por um tempo, basta ir até a opção “Excluir” e a foto será removida instantaneamente do seu perfil.

Lembrando que a foto do perfil, nome, telefone, e outras informações como a localização são exibidos automaticamente para outros usuários, basta que eles vão até o seu perfil na versão para desktop, sem precisar clicar no perfil, porém no celular é necessário acessar o perfil para ver as informações mais detalhadas.

- Continua Depois da Publicidade -

Para entrar no seu perfil do Zoom, basta iniciar sessão no Portal Web Zoom e acessar o menu, lá será possível alterar todos esses dados visíveis e também os privados e que ficam ocultos externamente, sendo protegidos. Afinal, o Zoom prega facilidade e acessibilidade, mas não deixa de promover a segurança e privacidade.

Mude o fundo no zoom

fundo zoom

O Plano de fundo virtual é uma ferramenta do Zoom que permite que o usuário faça a exibição de uma imagem ou até mesmo vídeo como plano de fundo durante uma sessão de reunião através da plataforma. É recomendável para um melhor funcionamento do recurso, que tenha uma tela verde ao fundo e uma iluminação constante e igualitária em todos os pontos. Assim, o Zoom pode detectar melhor a diferença entre o usuário e o plano de fundo a ser utilizado.

É possível também que você faça envio das suas próprias imagens ou vídeos, sem restrições relacionadas ao tamanho. Podendo adicionar os planos de fundo virtuais que desejar, porém, é recomendável que a imagem seja cortada de forma a se adaptar melhor a proporção da câmera utilizada antes de fazer o carregamento da imagem. Vejamos como fazer a utilização do plano de fundo em situações diferentes.

Conta: Para ativar o plano de fundo virtual para todos os participantes de uma reunião da sua empresa ou corporação, basta:

  • Efetuar o login no Zoom como administrador, é preciso ter as opções de privilégio ativas para editar, assim, basta ir até as Configurações e depois a opção Configurações da conta.
  • Depois é preciso ir até a opção Plano de fundo virtual no menu Reunião e confirmar a ativação da configuração.

Um detalhe importante é que se essa opção estiver desabilitada, é preciso acessar a opção Alterar status, assim ela será ativada. Pode ser preciso fazer uma pequena verificação em uma caixa de diálogo que será aberta, mas sem complicações.

  • Para tornar a configuração padrão para todos participantes da reunião, basta ir até a opção de bloqueio e depois bloquear. Assim, após fazer a confirmação o plano de fundo estará impossibilitado de ser alterado por algum outro membro da reunião.

Outro detalhe nesse ponto, caso os usuários estejam utilizando um desktop para a reunião, será preciso sair e depois logar novamente na conta para que a opção do plano de fundo possa ser ativada definitivamente.

Grupo: Para realizar ativação do plano de fundo virtual para todos os membros de uma determinada reunião, é preciso fazer o seguinte:

  • Primeiro faça o login no Portal Web Zoom, com as configurações de administrador, é preciso ter as opções de editar grupos de membros ativadas.
  • Depois acesse o Gerenciamento de grupo.
  • Então, basta escolher o grupo e clicar em Configurações.
  • Depois, basta ir até a aba de Reunião e clicar em plano de fundo virtual. 
  • Confirme se a configuração de plano de fundo virtual está ativa.

Observações importantes: 1 – Se a configuração estiver desativada, basta ir até a opção Alterar status, isso irá ativá-la. Pode ser preciso fazer a confirmação, ela será pedida através de uma caixa de diálogo antes de a alteração ser feita.

2- Se algum administrador com mais permissões bloqueou a opção, será preciso que alguém com o mesmo nível (ou o próprio) faça a liberação do recurso antes de você poder utilizá-lo.

  • Para manter o plano de fundo de forma obrigatória para todos membros da reunião, basta ir até as opções de bloqueio e confirmar essa configuração.

Bem como na configuração anterior, pode ser preciso fazer o logout da conta e logar novamente para confirmar então o funcionamento da ferramenta

Usuário: Caso queira fazer a ativação para uso próprio de um plano de fundo virtual, os passos são muitos simples, mas exigem algumas liberações como nos casos anteriores. 

  • Login, primeiramente.
  • Acessar as Minhas configurações de reunião para administradores e Configurações da reunião se for um membro do grupo.
  • Acesse o Plano de fundo virtual e verifique se a opção está ativada.

Observação: Se o status da opção estiver como esmaecido, será preciso entrar em contato com algum administrador para informar e solicitar uma alteração, somente assim será possível fazer a habilitação do recurso.

  • Preciso fazer o processo de sair e voltar para a conta. Apenas assim a opção será ativada de forma definitiva.

Zoom Rooms: As salas do Zoom Rooms também possuem esse recurso, veja o passo a passo para utilizá-lo.

  • Acessar o Portal Web Zoom e fazer o login de administrador.
  • Depois basta acessar a página das Zoom Rooms e ir até as configurações de conta.
  • Então, faça a alteração do Plano de Fundo virtual com tela verde. 
  • Depois, basta adicionar imagens ao seu banco de dados que formam a biblioteca do grupo.

Observação: É possível escolher quais serão as Zoom Rooms que utilizarão esse plano de fundo virtual, basta ir até a Hierarquia de locais e escolher na lista.

Os processos são similares e não apresentam complexidade, seguindo esse passo a passo você conseguirá utilizar o seu Plano de Fundo sem dificuldades.

Zoom meeting: como funciona?

reunião aplicativo

O Zoom Meeting possui um funcionamento muito similar a de outras soluções desta área de serviços. Sendo o administrador o responsável por criar a sala de reuniões e enviar um convite para os membros através de email ou um link de acesso, que pode ou não ter senha. Pessoas que não tenham uma conta registrada no Zoom Meeting também podem participar, precisando inserir um nome de usuário e então acessar a sala.

O administrador controla a sessão, ele precisa ter o programa do Zoom Meeting instalado em seu computador ou celular para ter acesso às principais funções e recursos do programa. Como mutar membros e fazer todo manuseio do compartilhamento de tela, sendo possível limitar o recurso apenas para ele, ou mesmo abrindo o recurso para todos os membros poderem fazer isso de forma simultânea, tudo de forma simples e prática.

Existem 3 possibilidades diferentes para utilização: Conferências, onde uma pessoa faz a apresentação para um público que pode interagir, o público pode ser de 100 a 500 pessoas. Para Reuniões, é possível ter os mesmos 500 membros participando, tendo um limite de 50 pessoas aparecendo ao mesmo tempo na tela de apresentação. Por último, o modo Webinar, onde o Zoom permite expandir o número de membros de uma reunião para 10 mil participantes, porém, estes são limitados apenas à visualização e não podem interagir. Ideal para palestras, simpósios, seminários, etc.

Fazendo uma reunião no aplicativo

É possível participar de alguma reunião existente no Zoom sem ter o aplicativo instalado no seu celular, porém, é necessário usar o app se quiser criar uma reunião. Sendo possível agendar uma reunião de forma antecipada, ou instantânea, para que os membros entrem naquele momento exato.

Primeiramente é preciso realizar o login no Zoom Meeting, usando uma conta do Google, Facebook ou criando uma no próprio aplicativo. Depois de criar a sua sala, basta fazer o envio do convite para as pessoas, ele pode ser enviado por um link, contatos do seu Zoom ou pelo email pessoal.

Para criar uma reunião no Android ou IOS, os passos são muitos simples e seguindo os passos a seguir, não terá problemas. Vejamos:

  • Faça o login na sua conta do Zoom Meeting após abrir o app.
  • Vá até a opção de Nova reunião.
  • Escolha entre começar a reunião com vídeo ligado ou vídeo desligado e se gostaria de usar o seu ID pessoal.
  • Clique em Iniciar uma reunião e pronto, a sala será criada.
  • Siga até Participantes e procure a opção Convidar. Pronto, basta enviar o link e senha (caso tenha uma) para que as pessoas entrem na reunião.

Grave reunião no zoom

Todos os usuários do Zoom podem fazer a gravação de uma reunião, essas podem ser gravadas de forma local ou em nuvem. Essa opção começa ativada apenas para o administrador da reunião, mas é possível que ele autorize que os outros participantes façam a gravação da reunião, basta acessar o menu Participantes e liberar a opção.

Basta acessar o aplicativo e ir até a opção “Gravar”, todos os membros vão poder visualizar que a reunião está sendo gravada, é possível pausar ou interromper a gravação sempre que desejar e retomá-la do ponto onde foi pausada.

Após encerrar a reunião, o Zoom irá de forma automática fazer a conversão da gravação, é importante aguardar o fim do processo para não perder partes que podem não ser recuperadas. Pronto, quando a conversão terminar, a sua reunião estará disponível a qualquer momento.

Agende sua reunião no Zoom

Para fazer o agendamento de uma reunião no Zoom é preciso estar logado na plataforma e ter baixado o aplicativo para celular ou computador. Então, basta seguir uma pequena lista de instruções. Para Agendar uma reunião, os passos são:

  • Abrir o aplicativo, seja no dispositivo Android ou IOS.
  • Encontre a opção de Agendar.
  • Será preciso fazer o preenchimento das informações de convite, como o dia, hora, data, duração e nome da reunião. 
  • Depois de configurar todos os detalhes, basta Salvar a sua reunião.
  • Por último, basta fazer o processo de envio para as pessoas. Acessando Reuniões e depois Enviar Convite, pronto, a sua reunião está agendada. 

Como baixar no notebook?

O processo é muito simples e irá permitir ter um acesso mais otimizado com o programa instalado em seu notebook. Então, para fazer o download do programa em seu notebook basta ir até o site do Zoom, fazer o login e ir até a página de download. 

Para acessar e baixar o Zoom só acessar o site oficical 

 Como baixar no pc

O processo é o mesmo do anterior para notebooks. Mas é importante salientar que caso seu PC não possua uma webcam, não será possível aparecer ao vivo nas reuniões, então é importante ter um dispositivo para transmitir a suas imagens para o grupo, alguns celulares possuem essa opção atualmente, bastando conectá-lo ao computador.

Zoom: preços

Além do plano gratuito, o Zoom possui alguns planos e preços para usuários mais avançados e que precisam de mais tempo do que os 40 minutos oferecidos para contas gratuitas.

Plano 1 – Profissional, custa 14,99 dólares. Permitindo 100 participantes e 24 horas de reunião.

Plano 2 – Corporativo, custa 19,99 dólares. Permite até 300 participantes e duração ilimitada.

Plano 3 – Empresarial: custa 19,99 dólares. Permite até 500 participantes e duração ilimitada.

Conclusão

Com a evolução dos programas de reunião virtual, que vem se tornando cada vez mais comum, o Zoom aparece como uma excelente opção devido aos seus recursos avançados, interface simples e funcional. Possui opção gratuita para os usuários mais básicos e diversos planos que podem se adequar a necessidade de cada empresa, sem dúvidas uma excelente opção.

VEJA TAMBÉM: Google Meet: o que é e dicas de como usar a plataforma

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -