HomeLeis & GovernoCPF Digital: Tudo sobre o aplicativo com a versão digital do CPF

CPF Digital: Tudo sobre o aplicativo com a versão digital do CPF

Web Stories

Ter o CPF Digital baixado no celular pode ser um grande auxílio para quem vive esquecendo a carteira e os documentos. Felizmente, o Governo Federal pensou nisso e permite que haja a centralização dos dados do indivíduo em um aplicativo exclusivo que pode ser acessado pela internet. 

CPF digital o que é e para que serve?

cpf digital
Créditos: techtudo.com.br

O CPF Digital é uma forma de comprovar a identidade e ter em mãos o documento sempre que necessário, sem ter consigo o documento impresso. Hoje em dia, ele é aceito em todos os lugares.  A principal função deste documento é identificar quais são os contribuintes do imposto de renda, que deve ser declarado de forma obrigatória por todos os indivíduos que possuem  a renda mensal média de R$ 1900  ou mais e que têm bens no valor superior a R$ 300 mil. 

Quando o documento não está regular, como prevê a Receita, é necessário acessar o portal do eCAC para descobrir quais são as pendências. Geralmente, isso ocorre justamente porque o indivíduo não declarou o IRPF obrigatório nos últimos cinco anos ou que está devendo para a dívida ativa da União, inclusive se for MEI e não estiver com os impostos em dia. 

Como ter o CPF impresso?

Veja o passo a passo para imprimir o seu Certificado de Pessoa Física: acesse o site da Receita Federal e informe os seguintes dados: 

  • CPF:
  • Nome:
  • Data de Nascimento:
  • Nome da Mãe:
  • Título de Eleitor:

Depois disso, basta clicar na aba para “continuar” e terá acesso ao documento. Por fim, clique sobre o documento com o botão direito do mouse e  depois na aba de “imprimir”. Pronto! Agora, basta selecionar a impressora ou ligar o cabo no seu computador caso ela não funcione via wi-fi. 

Como obter o CPF digital?

- Continua Depois da Publicidade -

Para obter o CPF Digital e ter ele sempre no seu celular, basta baixar o aplicativo disponibilizado pelo GOV tanto na Play Store quanto no portal da Apple Store. Depois disso, basta criar uma conta GOV ou usar uma que já esteja associada ao seu cadastro. 

A conta GOV é utilizada para centralizar todos os recursos de escala federal, inclusive benefícios do trabalhador como FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e INSS. O mesmo login é muito utilizado para solicitar a aposentadoria, seguro desemprego, auxílio doença, auxílio maternidade e outros programas variados. 

Como baixar e habilitar o CPF digital? [Passo a Passo]

Veja, abaixo, o passo a passo de como baixar e habilitar de forma totalmente gratuita: 

  • Primeiramente, acesse a loja da Play Store ou Apple Store e procure por CPF DIGITAL. 
  • Baixe, no seu celular, o aplicativo que for pertencente ao Governo Federal. 
  • Agora, basta acessar com a conta GOV e, caso não tenha uma, é importante criar e confirmar os seus dados ao responder as perguntas que forem solicitadas. 
  • Pronto! Agora em em mãos o seu documento completo. 

Nome sujo?

Pode acontecer de, quando usar o CPF, o seu nome estar bloqueado. Isso geralmente ocorre porque alguma empresa colocou o Cadastro de Pessoa Física no Serasa ou no SPC. Isso ocorre quanto atrasou os pagamentos ou quando não está em dia com o cartão de crédito. Por isso, é necessário se regularizar o mais breve possível para não ter o seu histórico de consumidor prejudicado. 

Para consultar se o seu nome está sujo, basta possuir uma conta em algum órgão de proteção de crédito como é o caso do Serasa. O portal ainda permite que os clientes façam a regularização com 99% de desconto. 

Conclusão

Neste artigo, ensinamos o passo a passo de como obter o CPF Digital e também mostramos como você deve fazer para imprimir o documento. O procedimento é bastante simples e pode ser feito através do site da Receita Federal ou pelo aplicativo que foi criado pelo Governo Federal. É bom ter o aplicativo sempre no celular visto que nunca se sabe quando um branco pode bater bem na hora que precisar do número, não é mesmo? 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar. Não esqueça de conhecer o nosso portal para saber mais sobre o Cadastro de Pessoa Física e documentos que fazem parte do dia a dia dos cidadãos brasileiros. 

Leia também: Carteira de trabalho digital: como funciona e como emitir

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -