HomeLeis & GovernoEmitir CPF: Como tirar o CPF ou atualizar os dados, online pela...

Emitir CPF: Como tirar o CPF ou atualizar os dados, online pela internet

Web Stories

Você sabe como emitir CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou realizar a atualização dos dados perante a Receita Federal? O procedimento é muito mais simples do que realmente parece e pode ser feito da sua casa, sem a ajuda de outras pessoas. 

Hoje em dia, o Cadastro de Pessoa Física é uma das formas que temos para comprovar a nossa identidade. E não somente isso como também de exigir os nossos direitos de cidadãos como ao voto. 

O importante é que ele esteja sempre em dia, sem pendências. Existem alguns motivos para que esteja em processo de regularização, inclusive, o não pagamento correto do imposto de renda ou  queda na malha fiscal da União.

Quem possui empresa no nome, principalmente no caso de MEI que tem o CPF associado, corre o risco de dever para o Simples Nacional e ter pendências com a regularização também. 

Mas, calma, neste artigo iremos abordar um pouco mais sobre esse assunto. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais. 

Como emitir  CPF pela internet?

O processo para emitir CPF pela internet deve ser realizado através do site . Para isso, basta preencher os dados do formulário, como nome da mãe, nome próprio, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e data de nascimento. Depois, basta que você clique na aba de “continuar” e pronto, terá em duas mãos todos os dados necessários em relação ao assunto. 

Atualizar dados do CPF online: é possível?

Você sabia que é possível solicitar, diretamente com a Receita Federal, para alterar os dados referentes ao seu CPF? Para isso, é necessário primeiramente preencher um questionário responsável pela identificação. Depois, o portal tem até 48 horas para atualizar as informações que forem enviadas, inclusive se possuírem alguma relação com regularização. 

  • Acesse o site
  • Depois disso, preencha dados como o nome da mãe, seu nome, CEP, município e outros. 
  • Ao terminar, basta clicar na aba de “enviar”. 
  • Pronto, agora basta aguardar a atualização, que deve estar disponível em até 48 horas. 

Como consultar se o CPF está regular na Receita Federal?

Além de emitir CPF online, os brasileiros também podem realizar uma consulta para saber se o documento realmente está regular perante a Receita Federal. O processo para fazer isso é bastante simples: o cidadão deve acessar a página de comprovante de situação regular através do link  Depois disso, basta informar o CPF e a data de nascimento, clicar em “continuar” e pronto”

Se marcar no portal que a sua situação é regular, está tudo em dia com a Receita e suas obrigações de cidadão. 

No entanto, se encontrar uma mensagem que está passível de regularização, quer dizer que algo está errado e possivelmente você deixou de pagar algum imposto, principalmente o de renda que deve ser entregue até o mês de abril para a União. O não pagamento em dia do carnê leão também pode ocasionar nesta mensagem. 

Além disso, quem possui MEI no nome e não está pagando os débitos do Simples Nacional também deve ficar alerta. O CNPJ MEI está associado ao CPF e as dívidas podem ser enviadas a ele com adições de multas que chegam a 20% do valor que deveria ser pago. Felizmente, existe a possibilidade de parcelamento em até 175 vezes com o valor mínimo de R$ 50. 

Leia também: Consultar CPF: Faça consulta grátis e online da situação cadastral na RFB

Como saber se estou com débito pendente do CPF?

Se aparecer na sua consulta que está com pendências, uma das formas de realizar a consulta é através do portal ECAC. Lá, basta fazer o acesso com a conta GOV e optar pela DÍVIDA ATIVA. Depois, basta ver o que está em aberto e pagar com a adição de multas ou, se preferir, realizar o parcelamento de acordo com as possibilidades que forem informadas no portal. 

As parcelas podem ser feitas de acordo com o tipo de dívida que for obtida. Por exemplo, quem deve para o Simples Nacional e atua como MEI, pode pagar em até 175 vezes. No entanto, cidadãos com CPF sem empresas podem pagar os débitos em até 60 vezes, assim como as empresas de porte maior como a EPP e a ME.

Leia mais : CPF: Qual o significado e importância para o cidadão brasileiro

Conclusões

Neste artigo, abordamos um pouco mais sobre como emitir CPF (Cadastro de Pessoa Física) pelo próprio site da Receita Federal. Também ensinamos qual o passo a passo para ver qual a situação do cadastro e descobrir se tem alguma dívida ativa com a União.

A consulta, caso apareça que não está regular, pode ser feita através do portal do Ecac mediante um certificado digital ou um cadastro GOV. O eCAC também permite o acesso com um código, mas é um pouco mais burocrático. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar. Não esqueça de conhecer mais de nossas publicações para se manter atualizado. Nós compartilhamos tutoriais e dicas diárias para nossos leitores sobre direitos e deveres dos cidadãos brasileiros. 

Leia também: Cartão CNPJ: Como emitir, consultar e Imprimir direto na Receita Federal

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -