HomeFinanças, Crédito & SegurosConsultar CPF: Faça consulta grátis e online da situação cadastral na RFB

Consultar CPF: Faça consulta grátis e online da situação cadastral na RFB

-

O CPF, sigla para cadastro de pessoa física, é um dos documentos mais importantes para um brasileiro, e por isso é importante sempre consultar o CPF. Com ele, é possível ser identificado como contribuinte, prestar concursos e executar várias outras coisas.

Por ser um documento de caráter obrigatório desde 2019 para todas as pessoas, independente da idade, o CPF passou a ser um documento de extrema importância para diversas coisas no Brasil

Todavia, o CPF pode estar em situação irregular ou regular, dependendo de pendências no nome de seu dono. Por exemplo, uma pessoa endividada pode estar com o nome negativado, o que significa que seu CPF está irregular.

Para fazer várias transações, seja solicitação de crédito no banco ou empréstimos de quaisquer tipos que sejam, um CPF regular é crucial.

Por isso, conseguir conferir como está o estado do CPF é muito importante para as pessoas que desejam estar com seu nome “em dia”.

- Continua Depois da Publicidade -

E para conferir a situação do CPF, existem várias maneiras de consulta práticas e rápidas.

Por isso, nesse artigo foram separadas maneiras de consultar o CPF para que não haja mais dúvidas em torno desse assunto.

Consultar CPF: passo a passo

Para consultar a situação do próprio CPF ou de terceiros, existem várias plataformas digitais de órgãos governamentais e autarquias, como a Receita Federal, o site dos Correios, o Serasa, o SPC, etc.

Para saber qual deles escolher, é preciso, antes de mais nada, se enquadrar no perfil requisitado por cada um e também saber as motivações para buscar um CPF.

CPF
Pessoa segurando documento de CPF.

Isso porque há duas possibilidades: consultar o próprio CPF e consultar o CPF alheio.

A segunda opção é um tanto quanto mais difícil, uma vez que há uma regulação constitucional para proteção de dados bem rigorosa.

Portanto, para saber como consultar o próprio CPF ou de outras pessoas, nesse artigo foi escrito um tutorial bem simples para que fique fácil de compreender por onde começar e como fazer isso.

Consulta CPF Receita Federal: pelo nome

Atualmente, com o avanço tecnológico onde todos cedem dados sem ao menos querer fazer isso, muitas medidas de segurança foram tomadas para proteger pessoas físicas.

- Continua Depois da Publicidade -

Por isso, para fazer a consulta do CPF pelo nome é preciso estar dentro de alguns critérios estabelecidos por lei. Para fazer isso, primeiramente, é necessário que seja feito por empresas para fins de cadastro de crédito.

Página de consulta de situação do CPF na Receita Federal.

E, antes de mais nada, essas empresas precisam ser conveniadas a empresas de consulta de análise de crédito. Por isso, fazer isso por meio da Receita Federal é algo bem complicado.

Mas, para conseguir acessar o CPF de alguém para fins pessoais sem se enquadrar no perfil requisitado, existem várias alternativas disponíveis online que podem ajudar nisso.

Todavia, elas são pagas e contam com a responsabilidade daqueles que acessam o CPF para não divulgar os dados obtidos na busca.

Consultar CPF grátis

Enquanto consultar o CPF pelo nome é algo bem difícil por meio da Receita Federal, visto que isso exige dados respectivos ao dono do CPF e alguns critérios, a consulta usando o próprio CPF é algo bem simples, rápido e prático por meio do site da Receita Federal.

Três cartões de CPF empilhados em conjunto.

Para aprender como fazer isso, o leitor pode conferir abaixo todas as maneiras de fazer isso de forma gratuita e também de forma paga, caso deseje fazer consultas sobre o CPF alheio.

Consultar Meu CPF grátis

Para conferir o próprio CPF de forma gratuita, existem duas possibilidades: por meio do cadastro no Serasa Experian (via aplicativo ou site) e por meio do site da Receita Federal.

Para consultar o próprio CPF na Receita Federal, basta acessar ao site https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf, rolar a tela para baixo e clicar na opção “Consultar CPF”.

- Continua Depois da Publicidade -

Depois disso, uma nova página será aberta. A partir dessa nova tela do site da Receita Federal, é possível ver algumas opções para clicar. Entre elas está a opção “ Canais de prestação”. Ali, o usuário do site deverá clicar em “Consultar situação cadastral do CPF”.

Depois de clicar com o botão esquerdo no link, uma outra página será carregada.

Na nova tela, é necessário que aquele que deseja saber a situação de seu próprio CPF escreva o seu número de CPF e data de nascimento.

por fim, basta que preencha o Captcha e clique em consultar. caso algum dado esteja errado, basta clicar em “Limpar” que o formulário virtual estará pronto para ser preenchido novamente.

Após clicar, uma página com selo da Receita Federal será aberta, e a situação cadastral do CPF estará disponível.

Lembrando que para acessar a situação de um CPF nessa plataforma disponível dentro do site, basta ter o número de CPF e data de nascimento em mãos para preencher o formulário.

Consultar CPF de Terceiros grátis

Para consultar o CPF de terceiros na Receita Federal, é necessário que o consultante tenha algum tipo de licença que esteja dentro dos parâmetros estabelecidos por lei.

Por isso, é quase impossível, sendo uma pessoa física, consultar a situação do CPF de outras pessoas senão por meio do uso do número de seu CPF e tendo conhecimento de sua data de nascimento.

O site funciona dessa maneira por um motivo de proteção de dados, afinal, seria muito fácil ter informações pessoais de qualquer um por meio do CPF na internet.

Por isso, para preservar os contribuintes e seus dependentes, o processo de consulta de CPF de terceiros é um tanto quanto mais complicado e só pode ser feito por meio de canais pagos de consulta ou se enquadrando no perfil de consulta de CPF.

Serasa: como consultar o CPF?

Por meio da Serasa é possível consultar o CPF de forma gratuita e extremamente rápida.

Seja pelo site ou pelo aplicativo, aqueles que desejam consultar a situação de seus cpfs podem fazer isso ao acessar https://www.serasa.com.br/consultar-meu-cpf/ ou baixando o aplicativo do Serasa nas principais lojas de aplicativo App Store ou Play Store.

Para fazer isso por meio do site, basta clicar no link acima e, em seguida, clicar em “consulte agora seu CPF” na caixa de texto” Via Internet”. Uma outra página irá carregar e, então, uma opção de cadastro será aberta para o usuário do site do Serasa para que faça o cadastro.

Será necessário preencher as lacunas com os dados requisitados pelo site, como nome, e-mail, data de nascimento e número de CPF. Mas, caso deseje, é possível que o usuário faça o cadastro por meio de sua conta Google.

Além disso, caso já tenha cadastro no site, é possível acessar direto clicando em “Já tenho um login”. Enfim, após fazer a verificação de cadastro, é necessário ir até a página do Serasa e digitar o código recebido e então finalizar o processo de cadastro.

A partir daí,  na própria tela inicial do Serasa todas as informações sobre irregularidades no nome do usuário estarão disponíveis. Agora, para fazer isso por meio do celular, basta baixar o aplicativo “Serasa Consumidor” e fazer um cadastro ou login.

Nesse aplicativo é possível conferir a situação do CPF e acompanhar o sistema de Score do Serasa, que pode ajudar muito na validação de créditos.

Consulte seu Pis pelo CPF

Para todos aqueles que trabalham com carteira de trabalho assinada, o PIS é algo conhecido. Mas, para aqueles que não conhecem, o PIS é uma contribuição social feita por empresas para pagar o seguro desemprego de trabalhadores de baixa renda.

Para muitos trabalhadores, o seguro desemprego é algo que pode ajudar muito para manter o sustento e pagar contas.

E para conferir a situação do PIS pelo CPF, basta que um indivíduo acesse o portal Meu Inss, no site do INSS e entre clicando na opção “entrar” localizada ao lado direito do site.

Ali é necessário fazer um cadastro preenchendo os dados requisitados, entre eles o CPF. Depois disso, basta anotar o token que é criado pelo site e, em seguida, ir até a área de login.

Depois disso, basta preencher as lacunas com o CPF e a senha escolhida. A partir daí, a consulta estará disponível e o trabalhador ficará ciente da situação atual de seu PIS.

Consulte o benefício do INSS por CPF

O INSS é o órgão público responsável pelo pagamento de aposentadorias e outros benefícios para os contribuintes do Brasil.

Muitos trabalham por ano e, por fim, se aposentam com salários que variam de acordo com cargos, profissões e uma série de outras especificidades.

E o benefício da aposentadoria, por exemplo, tem como base tempo de contribuição, idade mínima de aposentadoria e alguns outros fatores, como se o emprego desempenhado era de risco ou não.

Fachada Agência INSS
Fachada de Agência do INSS – Previdência Social

Para consultar os benefícios do INSS por meio do CPF, é necessário que o interessado acesse https://www.gov.br/inss/pt-br , que execute isso por meio do “Meu INSS” ou por meio do Disque 135.

Para fazer isso por meio da primeira escolha, é necessário que entre no site, clique no guia INSS e, depois disso, clique na opção de consulta de benefício. Depois disso, é necessário que o usuário do site dê sequência clicando em “acompanhar pedido”.

Ali, por meio do “Meu INSS”, basta que aquele que deseja consultar seu benefício do INSS faça o login usando seu CPF e, por fim, confira a situação de seu benefício. Agora, para fazer isso por meio da plataforma “Meu INSS”, é necessário que se faça o uso de uma conta Cadùnico.

Mas, caso nunca tenha acessado o site anteriormente, é necessário cumprir com alguns requisitos cadastrais para dar sequência ao processo.

Por fim, após realizar as etapas mencionadas anteriormente, agora basta que o usuário da plataforma clique acesse seu “Meu INSS” e, em seguida, consultar o/os benefícios que possui vinculado ao seu CPF.

E, finalizando as maneiras de acessar a situação do benefício do INSS por meio do CPF, via canal de atendimento telefônico 135, é possível fazer isso seguindo as seguintes etapas.

Primeiramente, é necessário discar 135 e depois ceder o CPF e os demais dados requisitados para a consulta. Se a ligação for feita por algum telefone público ou por telefone fixo, não haverá cobranças de taxa.

E, dessa forma, é possível ter acesso a situação de benefícios do INSS por meio do CPF. Tudo de forma bem simples, prática e rápida, sem muitas burocracias ou complicações.

Consultar a situação do próprio CPF nunca foi tão fácil

O artigo foi escrito com a intenção de simplificar as maneiras de consultar o próprio CPF e de terceiros.

Visto que, atualmente, o CPF é uma ferramenta essencial para conseguir crédito em instituições financeiras, fazer inscrições em concursos públicos, para fazer cadastros governamentais e uma série de outras coisas, é muito importante estar sempre bem informado sobre esse documento.

Por isso, acessar os canais de consulta do CPF pode facilitar muito a vida de brasileiros que desejam regularizar suas vidas financeiras por meio da consulta de dívidas e coisas do gênero.

O Serasa, que possibilita o acesso gratuito ao serviço de consulta do CPF, é uma ferramenta crucial para a vida financeira do brasileiro moderno.

Além disso, o site da Receita Federal é de extrema utilidade para aqueles que desejam ter acesso a situação cadastral de seus CPFs e conseguir um documento para contestar irregularidades em seus nomes.

Os demais sites, tais como Você Consulta Nomes, SPC, o site dos Correios podem ajudar muito aqueles que precisam ter acesso a situação do CPF alheio.

Todavia, são maneiras pagas de fazer isso, e podem não ser tão interessantes para aqueles que desejam fazer consultas esporádicas ou únicas.

No mais, é muito importante estar atento à situação do próprio CPF e saber a quem confiar dívidas, para não ter complicações na hora de fazer consultas.

Por fim, é de se esperar que o texto tenha sanado todas as dúvidas daqueles que possuíam alguma relacionada a consulta de CPF. 

Mas, caso contrário, basta acessar algum dos sites mencionados e ir na sessão de dúvidas mais frequentes ou ir até o local mais próximo de órgãos governamentais que lidam com essas questões.

2 Comentários

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -