HomeLeis & GovernoCPF na nota: Aumenta Score? Como cadastrar e consultar saldo nos Estados

CPF na nota: Aumenta Score? Como cadastrar e consultar saldo nos Estados

Web Stories

Quais são as vantagens de colocar CPF na nota? Será que isso realmente aumenta o score de crédito perante o Serasa? Neste artigo, trouxemos algumas informações especiais sobre o assunto. 

Muitos estados podem beneficiar os brasileiros que colocam o CPF na nota. Por exemplo, São Paulo possui a Nota do Milhão e o Paraná tem a Nota Paraná, que fornece um cupom a cada valor emitido em NFe para participar de grandes sorteios e descontos do IPVA. 

CPF na nota aumenta Score? 

Colocar o CPF na nota não aumenta o score. Na verdade, de acordo com o próprio site do Serasa, as notas fiscais não possuem quaisquer relações com o histórico de crédito do consumidor. O que pode influenciar no score seriam os históricos do cartão de crédito (pagamento em dia), empréstimos e financiamentos. 

Como cadastrar e consultar saldo nos Estados?

Para colocar o CPF na nota, basta fazer a solicitação disso no momento em que for finalizar a sua compra. O procedimento é bastante simples e, depois, se preferir, ainda pode utilizar os 44 dígitos no site da Fazenda para se certificar de que a empresa não emitiu notas frias. 

A consulta é feita sempre pelo site da Fazenda, basta digitar o código da nota (geralmente é formado por 44 números) para consultar mais detalhes sobre ela, valores de impostos, datas e outros pontos. 

03 Principais benefícios de colocar o CPF na nota fiscal

cpf na nota
Créditos: help.notavarejo.com.br
- Continua Depois da Publicidade -

Se o CPF em notas fiscais não aumenta o score e possibilita mais acesso a créditos, quais são as vantagens de o colocar, então? Calma, ainda existem muitas delas. 

1. Combate a sonegação de impostos

O Simples Nacional é o regime tributário em que muitas empresas estão. Nele, há o pagamento mensal dos impostos com base no valor que houve a emissão de notas. Por isso, algumas empresas costumam emitir notas frias ou sequer emitir. Por isso, é como se o valor não existisse para a Receita Federal e não fosse necessário pagar os tributos por ele. 

  • Para consultar se a nota fiscal realmente é verídica e não é fria, basta acessar o site da Fazenda. 
  • Depois disso, digite o código que está presente na nota fiscal emitida. 
  • Clique na aba de “continuar” para ver se ela foi cadastrada no portal da Receita. 

2. Descontos em impostos 

Estados como São Paulo, Alagoas, Paraná, Goiás e Rondônia conseguem descontos sobre o pagamento de impostos como IPTU ou IPVA ao declarar o CPF na nota. Os pontos são acumulados todos os anos a cada quantia que for emitida e, em alguns casos, ainda é possível conseguir a isenção do valor de tributo. 

Para consultar o saldo que tem disponível nestes portais, basta que você acesse o portal da Fazenda e selecione o estado que mora junto ao seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). 

3. Resgate de pontos

Muita gente não sabe, mas o CPF na nota ainda garante um resgate de pontos que podem ser convertidos em dinheiro ou em recebimentos de prêmios como ingressos para shows e recargas para celular. 

É arriscado emitir CPF na nota?

Somente será arriscado realizar a emissão de CPF (Cadastro de Pessoa Física) em sua nota fiscal eletrônica  se estiver sonegando impostos para a Receita Federal. Ou seja, se emitir cerca de R$ 50 mil em notas e declarar o IRPF que recebeu apenas R$ 30 mil, pode acabar levantando suspeitas por sonegação. 

Por isso, o mais indicado para não cair na malha fina é declarar todo o valor que é emitido através de notas fiscais.  E, se ter caído na malha fina, ainda existe a possibilidade de pagar as multas pelo portal do eCac através de um acesso pela conta GOV. Ou, se preferir, também pode acessar o portal de pendências com a Receita Federal usando um certificado digital. 

Conclusões

Neste artigo, abordamos um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de emitir o CPF na nota fiscal eletrônica. Também falamos um pouco mais sobre os mitos que existem nos dias atuais de que é possível aumentar o score no Serasa através desse procedimento. O cálculo do score no Serasa leva em conta apenas o histórico de crédito, NF não tem relação com isso. Uma forma de aumentar o score, portanto, é pagar as contas do cartão de crédito em dia e não atrasar as parcelas do empréstimo ou financiamento. 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -