HomeLeis & GovernoConsultar RG pelo CPF: É possível descobrir o número?

Consultar RG pelo CPF: É possível descobrir o número?

Web Stories

Como consultar RG pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física)? Essa pode ser uma alternativa para quem está precisando do número de registro mas não sabe onde e como encontrar. 

O CPF é utilizado, no governo federal, para uma série de funções diferentes, seja para a consulta do FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ou INSS. Além disso, o Cadastro de Pessoa Física também informa se o cidadão está com algum tipo de pendência em seu nome – ou seja, se está devendo para a Receita Federal em relação ao IRPF ou outro tipo de imposto. 

Neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre como consultar RG pelo CPF. Por isso, se quiser saber mais sobre o passo a passo, basta continuar a leitura conosco. 

Como consultar o RG pelo CPF online?

Consultar RG pelo CPF
Crèditos:konkero.com.br
  • Para realizar a consulta, é necessário que você acesse o portal do MEU INSS através do link
  • Depois disso, digite o seu CPF e a senha. Caso ainda não tenha uma conta GOV, será necessário criar – deste modo, o portal irá solicitar para que você confirme a identidade ao apresentar dados como a última contribuição à previdência privada, por exemplo. 
  • Após confirmar a sua identidade, basta que você clique em “meu Cadastro” e vá até a aba de “minha identidade”, se estiver no computador, pode usar o CTRL + F para procurar. 
  • Pronto, agora tem em suas mãos os dados em relação ao seu RG e pode usar sempre que precisar. 

Como puxar dados do RG pelo CPF no celular? Descobrir RG pelo meu app Meu INSS

  • O primeiro passo é acessar o site do MEU INSS pelo link
  • Depois disso, é necessário que o cidadão informe o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) junto a uma senha, a mesma que o GOV. 
  • Se não possuir, será necessário criar uma conforme o procedimento que foi ensinado acima. 
  • Agora, clique em “meu cadastro” para ter acesso a dados como o seu número do NIS, RG e outros. 
  • Pronto! Agora tem tudo em suas mãos de forma centralizada. Se preferir, pode baixar o aplicativo do MEU INSS pelo portal da Play Store e também pela Apple Store. 

Outras funções do MEU INSS

Além de consultar RG pelo CPF, é possível que o cidadão faça outros tipos de consultas pelo aplicativo do MEU INSS, inclusive em relação ao saldo de contribuição desde que começou a pagar a previdência social. Veja, abaixo, quais são as ferramentas e serviços mais utilizados e também para o que serve cada uma delas. 

  • Extrato CNIS: o extrato serve para que você saiba quanto tempo já pagou o INSS e quanto tempo falta pagar. Através dele, consegue-se obter um saldo de todos os meses que já foram pagos, assim como o valor de cada um deles. O extrato é essencial principalmente para quem está pensando em encaminhar o pedido de aposentadoria. 
  • Agendamento: o agendamento também é importante para aqueles que precisam solicitar o auxílio maternidade, aposentadoria por invalidez, seguro desemprego (fornecido somente para quem atua com carteira assinada) e outros. Deste modo, o cidadão deve escolher qual o dia e horário que pode comparecer a uma agência física para levar os documentos. 
  • Emitir Guia de Pagamentos: essa alternativa é indicada somente para aqueles que estão desempregados e querem continuar pagando ou aqueles que desejam pagar mais do que é depositado pela empresa. MEI, microempreendedor individual, também pode realizar a emissão para pagar mais que o valor do salário mínimo que está presente dentro do DAS. 

Caso não tenha mais o seu RG, tirar uma segunda via pode ser uma das alternativas

Se não possuir mais em mãos o seu RG e precisar dele, justamente por se tratar de um documento com foto e ser primordial para concursos públicos ou questões relacionadas à união, é mais recomendado ir em busca de uma segunda via do documento. 

- Continua Depois da Publicidade -

A segunda via pode ser solicitada pela internet através do site do Registro Civil: depois de pagar o valor que for solicitado pelo estado em que vive, terá que esperar alguns dias para receber a notificação de que está pronta. Depois disso, basta ir até a agência física com os documentos – mediante agendamento – para realizar a retirada. 

Documentos necessários

Existem alguns documentos que são requisitos para quem está pensando em tirar a segunda via. Vale salientar, além disso, que alguns estados costumam cobrar taxas para emissão. O valor pode variar de acordo com cada região, em Santa Catarina, por exemplo, uma segunda via chega a custar mais de R$ 50. 

  • 2 foto 3×4 original  com fundo que seja branco e não tenha a imagem com decotes à mostra. 
  • Certidão de nascimento junto a uma cópia da mesma. 
  • Certidão de casamento original, neste caso, o documento é solicitado somente se o indivíduo já for casado. Se estiver em União Estável, é indicado levar também o contrato que comprove a união não oficializada pelo Estado. 
  • Boletim de Ocorrência, neste caso, somente se o seu RG ter sido furtado ou roubado. Se isso não ter acontecido, não é necessário ir até uma delegacia prestar boletim de ocorrência. 
  • CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal  que serve para pagar a segunda via e pode aparecer no RG. 

Conclusões sobre consultar RG pelo CPF

Neste artigo, abordamos um pouco mais sobre o passo a passo de como consultar RG pelo CPF: todo o procedimento pode ser realizado através da conta do GOV e até mesmo pelo aplicativo do MEU INSS, que é utilizado para o acompanhamento e solicitação de contribuições ou benefícios que estejam relacionados à previdência privada. 

Saber como consultar RG pelo CPF pode ser um diferencial para quando precisar mas não ter o documento em mãos. 

No artigo, também abordamos de forma simplificada o passo  a passo de como emitir uma segunda via gratuita assim como quais são os documentos solicitados para esse tipo de emissão.

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar. Não esqueça de nos acompanhar em nosso site oficial para se manter atualizado em outros tutoriais e dicas. 

Leia também: Consultar CPF: Faça consulta grátis e online da situação cadastral na RFB

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -