HomeFinanças, Crédito & SegurosDiferença entre SPC e Serasa: entenda como usar cada um

Diferença entre SPC e Serasa: entenda como usar cada um

-

Muitas vezes, os consumidores ficam em dúvida qual é a diferença entre o SPC e Serasa. Ambos contam com o score que tem relações com o histórico do consumidor. No entanto, eles são utilizados para coisas muito diferentes entre si. 

Apesar de ambos serem divergentes, não é anulado o fato de que as duas reputações devem ser positivas para que você tenha um bom limite de crédito e até mesmo no crediário. Isso também vai te ajudar bastante no momento em que precisar de um empréstimo ou financiamento, por exemplo. 

Neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre a diferença entre o SPC e Serasa, como acessar cada um deles para ver o seu score e até mesmo sobre quais são os bancos que procuram consultar esses tipos de scores e históricos. 

Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta continuar a leitura conosco porque iremos abordar sobre tudo isso e um pouco mais. 

Diferença entre SPC e Serasa

O SPC significa, em suma, nada mais e nada menos que Serviço de Proteção ao Crédito. Ele é usado principalmente por lojistas que buscam saber se um consumidor é confiável antes de oferecer a ele o crediário.

- Continua Depois da Publicidade -

Geralmente, essa análise não é feita quando o consumidor paga no débito ou no crédito porque a empresa que está vendendo recebe o valor do banco e o consumidor também paga ao banco, sendo uma garantia. 

O crediário nada mais é que parcelar alguma compra com uma espécie de boleto. Neste caso, o consumidor tem que ir até a loja todos os meses para quitar os seus débitos. Pesquisas mostram que uma grande porcentagem dos brasileiros preferem esse meio de pagamento. 

Em suma, o SPC se trata mais do histórico de compras do consumidor, se ele é uma pessoa que costuma parcelar com frequência e muito mais. 

Já o caso do Serasa, foi criado pela Associação de Bancos do Estado de São Paulo e a Federação Brasileira das Associações de Bancos.

O objetivo da plataforma era de que os BANCOS pudessem consultar mais sobre o CPF do cliente para saber se poderiam fornecer um empréstimo ou financiamento.

Dependendo do histórico, por exemplo, o cliente pode não conseguir sequer limite de crédito no cartão, por exemplo. 

Geralmente, quanto mais alto é o limite do consumidor, mais alto tende a ser seu score. Os bancos podem cortar limites caso as contas não estejam sendo pagas em dia. 

Diferença entre SPC e Serasa: Bancos que consultam SPC ou Serasa

Existe uma série de bancos que fazem a consulta do SPC e também do Serasa. Na verdade, os mais tradicionais deles costumam fazer essa análise para ter certeza que o consumidor realmente é confiável.

- Continua Depois da Publicidade -

Uma instituição bancária não pode, por exemplo, sair fornecendo limites para todos os seus consumidores e clientes sem saber o quanto eles podem pagar, quais são os históricos de pagamento e muitos outros aspectos sobre o assunto. 

Em suma, separamos uma breve lista de alguns bancos que fazem a consulta pelo SPC e de outros bancos que fazem a consulta do Serasa.

Portanto, você vai poder escolher qual deles pedir o empréstimo (tendo em vista a plataforma que tem o melhor desempenho). Olha só a lista que nossa equipe preparou: 

  • SPC: Banco Inter, Banco do Brasil, Caixa Federal, Unibanco, Porto Seguro e Safra (separamos apenas os mais comuns); 
  • Serasa: Nubank, C6, Bradesco e Pak.

Justamente pelo SPC ser mais voltado para compras online e físicas, que os bancos costumam  analisar mais por ele visto que querem que os seus clientes realizem pagamentos parcelados e, assim sendo, façam o pagamento de juros. 

Serasa score

Você tem alguma ideia de como é realizado o cálculo do Serasa Score? É levado em consideração uma série de fatores diferentes entre si e que iremos abordar um pouco mais neste artigo de forma rápida e prática para te ajudar. 

Antigamente, na versão 1.0, o Serasa levava em consideração 70% do cálculo se os consumidores pagavam dentro do prazo e apenas 20% se eles já contavam com histórico de crédito, financiamento e empréstimo. 

No entanto, com a versão de 2.0, a situação se inverteu e é levado em consideração aspectos diferentes: 

  • Agora, cerca de 70% de todo o cálculo leva em consideração o histórico de crédito do consumidor, enquanto apenas 20% leva em conta o pagamento no prazo. 
  • Ou seja, mesmo que o cliente faça todos os pagamentos no prazo de suas contas, se ele fizer todos os pagamentos à vista sem usar créditos ou outras linhas fornecidas pelos bancos, ele tende a ter o score baixo nesta nova versão. 

“Eu tinha o score na faixa de 890 pontos quando existia a versão 1.0. No entanto, depois que começou essa nova versão, ele caiu para menos de 430. Eu não estava entendendo nada, até que fui pesquisar e descobri que era porque eu não usava crédito, financiamento ou empréstimo. Geralmente, meus pagamentos ocorrem todos à vista, fiquei bastante decepcionada!”, disse uma entrevistada pelo Flame Content. 

Diferença entre SPC e Serasa: Como aumentar o score?

- Continua Depois da Publicidade -

Para aumentar o seu score, o primeiro passo é saber exatamente o que está fazendo com que ele caia. Toda essa análise é realizada dentro do seu perfil no Serasa e lá mostra quais são as suas características que aumentam e quais diminuem a sua pontuação. 

  • Por exemplo, ao contar com um alto valor na fatura do cartão de crédito e um baixo salário, isso pode ser prejudicial e o score cai. 
  • Já quando você paga todas as contas em dia e tem o cartão de crédito a bastante tempo, o valor aumenta. 
  • Geralmente, usuários que contam com o crédito recente, a menos de 1 ano, possuem dificuldade em fazer com que o score aumente nos 12 primeiros meses. 
  • Ter o histórico com o nome sujo pode diminuir a sua boa reputação dentro da plataforma. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre a diferença entre SPC e Serasa? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar mais sobre o assunto. Não esqueça de avaliar o nosso artigo para que nossos redatores melhorem nas próximas produções. 

  • Publicamos conteúdos diariamente sobre os assuntos mais quentes na Internet. Venha conhecer agora mesmo o Flame Content. 

VEJA TAMBÉM:  Serasa: O que é Score, como funciona, créditos e mais

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -