HomeInvestimentosCorretora rico: é seguro investir ? como se cadastrar?

Corretora rico: é seguro investir ? como se cadastrar?

-

Rico corretora de investimentos 

A Corretora Rico é uma fintech brasileira, focada em diversificar o mercado financeiro brasileiro e democratizar o setor de investimentos no país. 

Criada em 2011, a trajetória da empresa começou bem antes, em 1998. Nessa época, atendia pelo nome de Link Investimento e, já nessa época, conseguiu alcançar o sucesso e chamar a atenção para seus negócios. 

Em 2011 foi vendida para a UBS que, por sua vez, negou a proposta de trabalhar com home broker, proposta dos antigos donos da empresa em 2008. Dessa forma, esses antigos donos criaram a corretora Rico no mesmo ano. 

Seus criadores foram Norberto Giangrande, Marcelo Mendonça de Barros, Monica Saccarelli, Frederico Meinberg e Ricardo da Costa Moraes Filho. 

Dessa forma, a Rico inicialmente trabalhava apenas com investimentos de renda variável. Porém, com o tempo foi ampliando seus horizontes e, um ano depois de sua inauguração, já contava com mais de 21 mil clientes. 

- Continua Depois da Publicidade -

Já em 2016 foi comprada pela XP quando contava com mais de 89 mil clientes em sua base. Essa fusão resultou no crescimento acelerado da empresa que, juntas, conseguiram alcançar mais de 600 mil investidores. 

Neste artigos falaremos sobre as vantagens da Rico Corretora, como investir, quais as taxas de investimento e muito mais. Confira!

É seguro investir com a Rico?

Uma das maiores preocupações dos investidores na hora de aplicar seu dinheiro com a Rico Corretora ou qualquer outra empresa de investimentos se refere à confiabilidade da instituição. 

Essa preocupação é completamente válida e, com um mercado repleto de opções de investimentos, vale a pena pesquisar e escolher uma das melhores empresas no ramo. 

Dessa forma, confira a seguir alguns dados sobre a empresa de investimentos que comprovam sua eficiência e competência no mercado financeiro. Confira!

Corretora Rico e a CVM

A corretora Rico é regulamentada pela CVM (Comissão de valores mobiliários) do Brasil. Dessa forma, conta com a segurança de estar em dia com as leis previstas para o ramo de investimentos. 

Por isso, é seguro investir com a empresa e confiar que suas aplicações fiquem seguras na instituição. Além disso, a corretora Rico ainda faz parte da Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (CETIP). 

Isso significa que, mesmo que um dia a empresa deixe de existir, seus clientes têm a confiança de continuar com seus investimentos em seu nome, podendo mudar de corretora sem grandes dificuldades. 

Reclame Aqui 

- Continua Depois da Publicidade -

O portal Reclame Aqui conta com avaliações da corretora Rico e, através dele, é possível avaliar o nível de satisfação dos clientes da empresa. Dessa forma, os investidores interessados em trabalhar com a empresa podem avaliar seus resultados. 

Na plataforma de satisfação a empresa conta com nota 8.7 de 10. Além disso, 82% das pessoas que tiveram quaisquer problemas com a instituição voltariam a fazer negócios na empresa. 

Outro fator importante para se avaliar no Reclame Aqui se refere a taxa de reclamações respondidas. Dessa forma, a corretora Rico conta com uma taxa de 92.9% de resposta no portal com um índice de 92.6% de solução. 

Quantidade de investidores 

Uma das métricas mais plausíveis para avaliar a qualidade de uma empresa, se refere a quantidade de clientes que a mesma possui. Dessa forma, avaliar esses dados com a corretora Rico é uma boa ideia. 

Isso porque a empresa conta com mais de 270 mil clientes por todo o território nacional. Por isso, vale a pena confiar em sua capacidade de gerir seus resultados e aplicar com a instituição sem receios. 

Vantagens da corretora rico?

corretora rico

Além dos fatores de segurança e confiança para investir com a corretora Rico, outro fator avaliativo se refere às vantagens de realizar esse investimento. Por isso, confira as qualidades da empresa e saiba o porque investir com eles. 

Custo zero para corretagem

Uma das principais vantagens de investir com a corretora Rico é que a mesma conta com taxa zero para corretagem. Dessa forma, seus investidores podem garantir maior rentabilidade em seus investimentos. 

- Continua Depois da Publicidade -

Esse fator a difere da maioria das empresas do ramo que contam com taxa de corretagem. Por isso, a Rico se destaca no mercado financeiro como uma das melhores opções para seus clientes. 

Rico Educacional 

Uma das maiores preocupações para os novos investidores é sobre como investir, por onde começar e entender como esse mercado funciona. Por isso, a corretora Rico conta com uma plataforma focada em auxiliar novos investidores. 

Dessa forma, os clientes mais inexperientes podem ficar despreocupados e aprender tudo o que precisam com a plataforma Rico Educacional através de vídeo aulas explicativas que prometem tirar todas as dúvidas sobre o mercado financeiro. 

Canal no YouTube 

Outra vantagem de investir com a corretora Rico é a possibilidade de contar com o canal do YouTube. Isso porque através dele os usuários conseguem assistir video aulas e estudar sobre investimentos diversos. 

Dessa forma, além da plataforma de ensino, a empresa ainda conta com publicações recorrentes sobre o tema com foco em educar e direcionar novos investidores no mercado financeiro. 

Simulador da Rico 

A corretora Rico ainda conta com um simulador de poupança e Tesouro Direto à disposição para seus clientes. Dessa forma, é possível verificar as possibilidades de ganho em um prazo determinado com um valor mensal de investimento. 

Com isso, os investidores da empresa conseguem prever seus ganhos, planejar outras transações, aumentar ou diminuir a possibilidade de ganho e adequar suas pretensões à realidade, sem correr o risco de expectativas frustradas. 

Aplicativo corretora Rico 

Outra vantagem em investir com a corretora Rico se refere ao seu aplicativo para facilitar a vida dos investidores a partir de sua versão mobile. Dessa forma, além do site, seus clientes ainda contam com o acesso via dispositivos móveis. 

Em ambas as ferramentas de acesso, tanto na versão web como na opção APP, os usuários podem contar com um acesso fluido, prático e descomplicado para investir quando e como quiser. 

InvesTV

Outra vantagem interessante com a corretora Rico, é a possibilidade de acompanhar em tempo real as novidades sobre o mercado financeiro e a bolsa de valores através da InvesTV. 

Dessa forma, os clientes da empresa contam com transmissão ao vivo para que fiquem atualizados sobre as variações das empresas, investimentos e muito mais. 

Auxílio de especialistas 

Além disso, a corretora Rico ainda conta com o auxílio de profissionais em investimentos para tirar dúvidas de seus investidores. Dessa forma, é possível adquirir mais confiança nas escolhas de como e quanto investir. 

Para se ter uma ideia, a empresa conta com a consultoria de Zé Goés, um especialista no mercado financeiro com mais de 20 anos de experiência no ramo. Por essas e outras, investir com a empresa vale a pena. 

Quais investimentos a Rico oferece?

corretora rico

A corretora Rico conta com dois grupos de investimento: renda fixa e variável. Porém, dentro dessas opções, existem diversas oportunidades de lucros para diferentes perfis de clientes. 

Por isso, conheça a seguir quais são os tipos de investimento que a empresa oferece aos seus investidores. Confira!

Tesouro Direto 

O Tesouro Direto é uma das formas mais populares de investimento e pode ser feita na corretora Rico. Nesse perfil financeiro, o investidor compra títulos públicos federais do Governo Federal. 

Popularmente conhecida como o ato de “emprestar dinheiro para o governo”, a categoria de investimento conta com uma rentabilidade superior à poupança e garante um retorno interessante para o usuário. 

Certificado de Depósito Bancário 

Outra forma de investimento na corretora Rico é o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Com essa modalidade o investidor conta com depósito a prazo de algumas instituições financeiras.

Conhecido como o ato de empréstimo de um banco para o outro, a forma de investimento é segura e conta com a FGV para garantir sua legalidade e autenticidade. 

Debêntures na Rico 

Essa categoria de investimento na corretora Rico são títulos de dívidas de empresas. Apesar de parecer confuso, a modalidade é bem comum e segura para os clientes e usuários da plataforma. 

Para isso, o cliente empresta dinheiro para uma empresa e garante um retorno depois de um ano com um valor acordado no momento do investimento. Dessa forma os investidores conseguem negociar. 

LCI/LCA na corretora Rico 

Com isenção de impostos de IOF, a modalidade de investimento LCI pode ser realizada através da corretora Rico. Nessa categoria, o cliente entra na categoria de crédito imobiliário. 

Isso significa que o indivíduo adquire títulos imobiliários e garante um retorno anual em cima dos valores de investimento nesse setor. Dessa forma, se aplica como renda fixa e é bem popular entre os investidores. 

Renda Variável

A corretora Rico também conta com a modalidade de investimento de renda variável. A diferença entre essa categoria e as demais, é que ela não se refere a títulos públicos ou de instituição financeira. 

Neste caso os clientes fazem aplicações e investimentos na Bolsa de Valores no que se refere às ações de empresas diversas. Dessa forma é possível investir em ações, opções, contratos futuros, commodities, câmbio e ETFs. 

Investimentos na Bolsa de Valores na corretora Rico são um dos mais comuns no mercado financeiro e, em geral, conta com a alta ou baixa das ações de instituições privadas. 

Valor mínimo para investir na Rico

Uma das principais dúvidas na hora de começar a investir com a corretora Rico se refere a necessidade de um valor mínimo para realizar os investimentos na empresa.

Dessa forma, conheça a seguir quais os requisitos para investir na instituição e quais são os valores mínimos em cada categoria. Confira!

Existem requisitos para investir na Rico? 

Para realizar investimentos na corretora Rico, o investidor não precisa se preocupar com muitas exigências. Contudo, alguns pontos-chave precisam ser esclarecidos antes de criar uma conta e começar a analisar o mercado financeiro. 

Primeiramente é importante frisar a importância de conter uma conta bancária da mesma titularidade da conta criada na Rico para investir. Isso porque as transferências só podem ser realizadas por meio de TED em contas bancárias do mesmo titular. 

Além disso, qualquer um pode ser investidor na empresa. Para isso, basta possuir um CPF ativo e começar a investir com a instituição. Contudo, menores de 18 anos precisam da autorização dos pais. 

Valores mínimos de investimento 

É possível começar a investir com a corretora Rico com valores a partir de R$100. Dessa forma, a empresa garante acessibilidade para que todos possam começar a investir e lucrar com a empresa. 

Conheça a seguir os valores mínimos de investimento em cada modalidade da instituição. Confira!

  • Tesouro Direto R$100;
  • Fundos imobiliários R$100;
  • Fundos de Investimento R$500;
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário) R$10 mil;
  • LCI/LCA R$10 mil;
  • Debêntures R$10 mil.

Além disso, para investimentos na Bolsa de Valores, o investidor contará com valor mínimo de 15 a 20 % do valor da ação. Por isso, o valor pode variar conforme a opção do cliente. 

O que é taxa de registro na Rico?

A corretora Rico conta com taxa de corretagem totalmente gratuita. Contudo, algumas pessoas ainda questionam sobre a taxa de registro que a empresa do setor financeiro cobra. 

Para isso, é importante entender a que se refere essa taxa e quanto a corretora cobra de seus investidores. Entenda melhor a seguir. 

O que é taxa de registro?

A taxa de serviço é um valor cobrado pela Bolsa de Valores para registrar as operações de compra e venda de ações através da cleaning. Apesar de parecer confuso, a cobrança é necessária. 

Isso porque ela serve para que a BM & FBovespa possa registrar e gerenciar os riscos das operações realizadas pelos investidores. Dessa forma, as ações realizadas no perfil de investimento podem ser mais seguras.  

Como é feito o cálculo? 

O cálculo do valor na corretora Rico é feito com o resultado do valor de alienação do ativo ou ação e seu custo de aquisição. Dessa forma, pode ser calculado uma média dos custos de operação. 

A cobrança do valor é feita no mês subsequente referente às operações em uma determinada ação na Bolsa de Valores por parte do investidor. 

Qual é o valor na Rico?

O valor que é cobrado da taxa de registro na corretora Rico é variável. Isso porque vai depender da ação e das operações realizadas nesse determinado ativo em processo de alienação e aquisição. 

Dessa forma, cobram a alíquota de 15% e o valor da taxa de registro é emitido no mês subsequente e informado ao investidor através da plataforma de investimentos da instituição. 

Simulador da Rico: Compare a rentabilidade dos investimentos 

corretora rico

Uma das maiores vantagens de investir com a corretora Rico se refere à ferramenta para simular a rentabilidade de determinadas categorias de investimento a curto e longo prazo em renda fixa. 

Além disso, os investidores na empresa ainda podem contar com o simulador para comparar a diferença da rentabilidade do valor investido em diferentes categorias de investimento através da apresentação de gráficos. 

Como simular renda fixa

Para utilizar o simulador de renda fixa basta acessar o site da empresa e incluir o valor de investimento fixo e o tempo em que deseja ter conhecimento dos valores que terão rentabilizado. 

Dessa forma, é possível verificar  qual o valor que terá de retorno na poupança e comparar com perfis de investimentos como CDB, LC e LCI. Além disso, o usuário ainda consegue utilizar filtros para encontrar os ativos que mais atendem suas necessidades. 

Como comparar rentabilidade 

Para comparar a rentabilidade do valor investido na corretora Rico, basta inserir os dados de valor e tempo estimado de investimento. Em seguida, o investidor consegue analisar as opções para aquele valor no centro da tela. 

Basta clicar na categoria e analisar os comparativos dos valores de rentabilidade da poupança e daquele investimento em específico no tempo determinado pelo investidor. 

Se o usuário quiser ver um comparativo mais amplo, basta ticar as  opções de rentabilidade no centro da tela e analisar os gráficos na parte inferior. Dessa forma é possível analisar qual a melhor oportunidade de ganhos. 

Dicas para começar a investir

O ato de investir na corretora Rico pode ser motivo de muita ansiedade. Isso porque diversas pessoas que são inexperientes no ramo podem se sentir desconfortáveis e assustadas com possíveis perdas. 

Contudo, confira a seguir algumas dicas para começar a investir e minimizar os riscos: 

  • Estude sobre o tema e utilize a plataforma da empresa para aprender a investir;
  • Poupe dinheiro e se programe;
  • Comece com pouco e vá entendendo como funciona;
  • Utilize o simulador para avaliar a melhor rentabilidade para suas necessidades;
  • Controle as expectativas.

Além disso, se permitir conhecer o mercado financeiro para começar a investir é uma boa ideia para minimizar os riscos. Isso porque, se conhecimento é poder, no ramo de investimentos, aqueles que estão bem informados podem se dar muito bem. 

Dúvidas sobre a corretora Rico 

Algumas dúvidas sobre a corretora Rico ainda podem fazer com que algumas pessoas se sintam inseguras para investir com a empresa. Por isso, separamos algumas respostas a seguir. 

Idade mínima para investir 

A corretora Rico não conta com idade mínima para começar a investir. Isso porque a única exigência para novos investidores é possuir um CPF ativo e uma conta bancária para realizar as transações. 

No entanto, em caso de pessoas menores de 18 anos, é necessário conter a autorização dos pais para começar a investir. Porém, segundo dados da BM & F Bovespa, mais de dois mil jovens com idades inferiores a 16 anos se inscrevem na Bolsa de Valores. 

Em problemas com investimento, o dinheiro conta com devolução ao investidor? 

Outra dúvida frequente sobre os investimentos na corretora Rico se refere a problemas com o investimento. Dessa forma, importante frisar que, para isso, existem órgãos regulamentadores para auxiliar na legalidade das transações. 

Por isso, a empresa conta com todos os selos e certificações necessárias. Além disso, faz parte do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que garante o retorno do pagamento que não tenha sido efetuado por algum banco. 

Contudo, se o problema do investimento for decorrente de más escolhas do investidor e não por problemas de pagamento dos valores devidos, nesse caso a responsabilidade pertence somente do usuário. 

O que acontece se a empresa fechar ou falir? 

No caso de ocorrer algum desses problemas com a corretora Rico, o que é pouco provável devido sua autoridade no mercado e tempo de atuação, o investidor não fica na mão e nem arca com prejuízos. 

Isso porque os títulos adquiridos na empresa ficam em nome do investidor e, caso isso aconteça, o mesmo pode mudar de corretora e permanecer com seus ativos e investimentos. 

Investidores inexperientes podem investir na Rico? 

O ideal para começar a investir é contar com o mínimo de conhecimento sobre o mercado financeiro. Contudo, a corretora Rico oferece todas as ferramentas necessárias para que seus investidores mais inexperientes possam entender o processo desse mercado. 

Isso porque a instituição conta com canal no YouTube, blog e plataforma de ensino para auxiliar na capacitação dos seus investidores. Desde os mais experientes até os mais novos clientes podem investir com a empresa. 

Pode investir fora do Brasil? 

Para os investidores da corretora Rico que se preocupam com a possibilidade de viajar para o exterior ou morar fora e continuar investindo, não se faz necessário entrar em desespero por conta disso. 

Isso porque, contanto que o investidor conte com um CPF (Cadastro de Pessoa Física) ativo no Brasil, ele conseguirá realizar suas transações normalmente do exterior. Para isso, poderá contar com o site e aplicativo para dispositivos móveis

Por que investir dinheiro? 

O investimento financeiro com a corretora Rico é uma boa oportunidade de rentabilizar aquela graninha que ficaria guardada na conta poupança ou em qualquer outro meio de poupar dinheiro. 

Isso porque os investimentos garantem um retorno financeiro bem maior em menos tempo de investimento. Com isso, se o propósito é poupar, por que não rentabilizar enquanto isso? Além disso, em algumas categorias de investimento o risco pode ser quase zero. 

Por isso, vale a pena investir ao invés de guardar, já que dessa forma o usuário pode garantir um retorno enquanto poupa. Outra boa razão é que as atividades de investimento podem se tornar mais do que uma maneira de rentabilizar os fundos financeiros. 

Isso porque para alguns investidores a atividade conta como atividade prazerosa, compensativa e, para aqueles com boa visão de mercado bem mais lucrativa do que se poderia imaginar. 

VEJA TAMBÉM: B3: o que é, história e como investir

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -