HomeTecnologia & InternetOk Google: o que é e como funciona? Saiba tudo agora

Ok Google: o que é e como funciona? Saiba tudo agora

-

O OK Google pertence ao Google Assistente. Ou seja, um software que foi desenvolvido para realizar todas as tarefas que forem solicitadas no meio digital. 

Por exemplo, “Ok Google, poderia tocar uma música para mim?” e então, a plataforma começa a tocar a música solicitada. Existem várias coisas que se pode fazer com o assistente, até mesmo ter uma casa automatizada. 

Já existem aparelhos dentro de casa que possuem o poder de ouvir. Ou seja, se você apenas mandar uma luz acender ou pedir para que determinado eletrodoméstico comece a funcionar, basta apenas dizer. 

Atualmente, ele já foi desenvolvido para 21 línguas diferentes e foi se popularizando ainda mais. Os desenvolvedores querem aumentar de forma ainda mais expressiva esses números e valores para que, assim sendo, possa chegar a um número ainda maior de usuários e, claro, não excluir nenhum grupo. 

Neste artigo, iremos abordar mais sobre o que é, como usar e como funciona. Você vai ter uma ideia mais ou menos de todas as maravilhas que pode fazer o uso com o sistema e também as vantagens dele. 

Ok Google: o que é?

- Continua Depois da Publicidade -

Como dito antes, o Ok Google na verdade é um assistente online e totalmente gratuito que foi criado pelo Google para sistemas inteligentes dentro do seu dispositivo celular e até mesmo no computador ou em outros eletrodomésticos que contam com ele embutido. 

O passo a passo para usar é bastante simples, rápido e prático: o melhor de tudo é que todos podem fazer o uso de forma totalmente democrática. 

A criação ocorreu após uma conferência de programadores no ano de 2016, que tiveram uma ideia empreendedora e inovadora de ir além dos horizontes que já eram conhecidos. 

Foi no ano de 2018 que anunciaram um suporte integrado para todas as telas inteligentes e, assim sendo, possibilitaram mais objetividade em todas as funções. 

No ano de 2020 e de 2021 o sistema se popularizou e ganhou ainda mais adeptos ao uso. E, não há dúvidas de que deve continuar existindo ainda por um bom tempo. 

A ferramenta ganha novas atualizações com frequência e nunca deixa os seus usuários sem novidades. No caso de celulares, atualmente, podem usar todos que possuem um sistema acima do Android 6+ e do iOS 10+.

Para baixar, pode-se ir até a loja virtual do iPhone ou então, na Play Store, que permite que você use gratuitamente com um espaço bastante pequeno. 

Como funciona?

O Ok Google conta com uma série de funções diferentes e que você pode personalizar para que respondam da forma como preferir. Você pode questionar o sistema em relação a: 

  • Clima; 
  • Música e troca de música; 
  • Relógios e alarmes (me acorde às 4 horas da madrugada, por exemplo); 
  • Fechar e abrir aplicativos como Facebook, Instagram e até mesmo Whatsapp;
  • Uso do Google tradutor, por exemplo, “Ok Google traduza a palavra azul para o alemão!”
  • Atender ou desligar a chamadas; 
  • Jogos; 
  • Lembretes para alguma reunião ou testes. 
- Continua Depois da Publicidade -

Basta você ter em seu celular o aplicativo de assistente do Google para fazer todas as configurações das quais pensar que são necessárias. 

O lado positivo é que você pode testar outros idiomas com ele visto que não está somente no português mas também no inglês, italiano e em outras línguas. 

Dessa forma, é uma ótima ferramenta para quem está começando a aprender outras línguas e, assim sendo, pensam em inovar ainda mais na vida acadêmica. 

Faça Google falar com você?

Para falar com o Google, basta que você baixe o aplicativo na Play Store e, depois disso, diga OK Google. Logo em seguida, você deve falar o que deseja para que determinada tarefa ou função seja realizada pelo software. 

O app do Google Assistente conta com cerca de 400 mil avaliações na Play Store, plataforma que libera aplicativos para Android. Já em relação ao número de usuários, contam com mais de 500 milhões. Perdendo apenas para outros como o Facebook e até mesmo o Instagram, que superaram a faixa de 1 bilhão. 

“Eu costumo usar ele para tudo, principalmente quando estou no trânsito e me lembro de algo. Eu sei que não posso pegar o celular, mas corro o risco de esquecer sem fazer isso na hora. Por isso eu sempre falo OK Google e dessa forma eu falo todos os meus lembretes e agendamentos!”, disse um dos comentários. 

Não há dúvidas que por estar sempre a ouvido, a plataforma permite que você se salve em alguns momentos que não teria como agendar um compromisso ou digitar. Por exemplo, quando está no trânsito ou passando por algum lugar que conta com muitas pessoas. 

OK Google não está funcionando: descubra o porquê?

Em alguns casos, o Ok Google pode parar de funcionar. Isso ocorre por uma série de motivos. No entanto, o mais comum deles é quando o lado do microfone pelo qual entrava o som está coberto ou sujo. Dessa forma, o software não escuta a sua voz. 

- Continua Depois da Publicidade -

Se mesmo depois de se certificar que não é problema com o celular e sim com o software em si, você pode acessar a aba de “Configurações mais usadas”, toque em Voice Match. Depois disso, basta que você fale novamente OK Google e  configure de novo o Voice. 

Esse tipo de problema é comum quando há a troca de atualizações, por exemplo. Entretanto, pode ser resolvido em menos de 5 minutos. 

Outro problema que pode estar causando erros no Ok Google é quando o seu celular não está conectado à internet ou ela está muito lenta, o que pode desencadear em falha na comunicação.

Se você estiver usando o seu assistente em algum eletrodoméstico inteligente, pode verificar se a parte traseira dos Alto-falantes (exceto Google Home), Smart Displays e outros itens realmente está ligada e funcionando. 

Falar com o Google no celular

Além de você ter o assistente do Google, ao pesquisar no Google você pode falar e pesquisar por voz. Essa novidade não é tão novidade assim, mas não são todos que tinham o conhecimento sobre a mesma. 

Em suma, basta que você clique na abinha com a imagem do microfone ao ir pesquisar e depois fale o que deseja. 

Por exemplo “melhor restaurante em Brusque”, “como comprar uma placa de vídeo”, “Dicas para fazer faxina rápido no final de semana!”. Enfim, é uma gama de possibilidades para você começar a usar e, claro, facilitar demais a sua vida e rotina. 

Google assistente 

Estamos abordando até agora sobre o Google Assistente. É ele que vai escutar você chamar pelo Ok Google e é justamente por isso que deve ter o aplicativo no seu celular. 

Para baixar, como já dissemos anteriormente, basta que você  acesse a loja do iPhone ou da Play Store. Ele ocupa um espaço muito pequeno no seu smartphone e não vai fazer muita diferença. 

Ok Google configurar o meu aparelho

O primeiro passo para que você faça toda a configuração do Ok Google é ativar todo o GPS e localização. Ter o Bluetooth ligado no caso de eletrodomésticos e outros dispositivos também irá te ajudar neste processo (caso contrário, será impossível). 

Depois de ligar o pareamento, é o momento de configurar o Chromecast, os relógios Wear OS e outros itens que tem em sua casa. Tudo isso é realizado exclusivamente pelo seu aparelho celular. 

Sempre se certifique que todos os auto falantes estão ligados na sua casa. Dessa forma, vai poder garantir que o sistema vai escutar quando você chamar e, assim sendo, vai evitar possíveis bugs. 

O passo a passo a ser seguido é o seguinte: Google –>  Dispositivos e compartilhamento –> Dispositivos. 

Ativar o OK Google

Agora que você já conseguiu ativar o seu Ok Google pelos aparelhos da sua casa, basta começar a utilizar todas as vantagens que ele pode proporcionar para o seu lazer e praticidade. 

E, para aqueles que ainda não entenderam como fazer a configuração na tela do aplicativo assistente do Google, também separamos alguns vídeos, rápidos, práticos e dinâmicos para te ajudar neste processo. 

O Youtube conta com uma série de tutoriais bem curtos para te ensinar a fazer determinada função ou tarefa em segundos ou minutos. 

Então, se esse é o seu caso e você é mais voltado para o visual em vez dos textos, também temos vídeos. Um dos melhores vídeos que encontramos, e que já conta com um milhão de visualizações, é o tutorial que foi criado pelo Play Android, que mostra com muitas imagens e som de qualidade, todo o processo. 

O Canal do Dudu Rocha também é uma das alternativas que encontramos e que ensina de forma prática e dinâmica. O tamanho do canal é um pouco menor, o vídeo conta com cerca de 100 mil visualizações e é mais recente. No entanto, pode te ajudar tanto quanto a alternativa anterior que já foi citada.

O Dudu Rocha conta com cerca de 1 milhão de inscritos em seu canal e posta vídeos frequentes voltados para a área de tecnologia. 

Como desativar 

Uma dúvida frequente dos usuários também é em relação ao processo para desativar a plataforma. Uma delas é remover o aplicativo do Google Assistente no seu celular. Ou então, realizar configurações para que ele não funcione quando você chamar, por exemplo. Tudo isso pode ser realizado dentro do próprio aplicativo. 

Lá dentro, procure pelo campo escrito NOTIFICAÇÕES, depois disso, basta clicar sobre ele e desativar todas as notificações ou interrupções do seu dispositivo. O processo dura menos de 5 minutos e é bastante simples. 

Para te ajudar, também separamos um outro vídeo no Youtube que tem a duração de 3 minutos e conta com mais de 150 mil visualizações até o momento. O canal Tekimobile publicou um tutorial completo e fácil para você usar a partir de agora. 

O canal do Tekimobile também conta com uma série de outros vídeos bastante interessantes com tutoriais rápidos e práticos que vale a pena você conhecer. Nunca mais vai enfrentar nenhum tipo de problema quando o assunto se tratar de tecnologia, sabia? 

Por fim, e não menos importante, abaixo iremos te dar os motivos pelos quais você deve fazer o uso do Google Meu Assistente e não desistir dele. 

Por que usar o Google Meu Assistente?

Existem vários motivos pelo qual você deve fazer o uso do Google Meu Assistente, no entanto, o primeiro deles é referente à praticidade que você vai ter para realizar todas as suas funções do seu dia a dia, seja apenas no aparelho celular ou até mesmo ao contar com uma casa sistematizada. 

Um ponto interessante é que você não precisa parar de fazer determinada ação apenas para digitar, escrever ou criar um lembrete assim que se lembrar: basta chamar o seu assistente que está interessado em te ajudar e a conversar durante todos os momentos.

Desde o século XXI, várias empresas estão realizando uma série de criações que são extremamente tecnológicas e inovadoras com o objetivo de facilitar a vida dos brasileiros. 

E não é por pouco, visto que agora, tudo é mais prático e você consegue fazer funções complexas em poucos segundos. 

O dispositivo já está sendo disponibilizado em cerca de 21 línguas e atualmente vai ser desenvolvido para novos grupos. Dessa forma, em breve vai ultrapassar a marca de 1 bilhão de usuários dentro da Play Store. 

Outros desenvolvimentos do Google também vieram como uma forma de facilitar a vida dos brasileiros, como é o caso do Google Tradutor, que permite que o indivíduo traduza frases e até mesmo aprenda um pouco mais em relação à pronúncia de determinadas palavras. Ideal para quem está aprendendo um novo idioma. 

Por que faz tanto sucesso?

Não há dúvidas sobre o motivo que fez com o Ok Google fizesse tanto sucesso: ele é prático de usar e está ali todos os momentos. Quando você está dirigindo e precisa anotar um lembrete, não precisa parar o seu carro para escrever: basta chamar pelo seu assistente. 

Dentro da sua casa, o processo é ainda mais interessante: é possível ligar e desligar aparelhos apenas ao falar. O mais sucesso são as luzes inteligentes que até mesmo mudam de cor. É muito interessante. 

E então, o que achou deste artigo? Comente aqui com a gente se você já usou, o que pensa do desenvolvimento, o que acha que poderiam mudar no aplicativo. Não esqueça de acompanhar nossas próximas publicações para se manter atualizado em assuntos voltados para tecnologia e tutoriais. 

Outra dica é você avaliar o nosso texto logo abaixo. Dessa forma, poderemos melhorar ainda mais na produção de novos conteúdos. 

VEJA TAMBÉM: Google: o que é, como usar, curiosidades e muito mais

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

ICloud

iCloud : o que é? Como acessar?

- Publicidade -