HomeEmpresas & NegóciosSerasa: O que é Score, como funciona, créditos e mais

Serasa: O que é Score, como funciona, créditos e mais

-

O Serasa mostra os índices de como os brasileiros se encontram em termos de restrição e nome, se estão endividados, se possuem problemas de inadimplência entre outros casos. A empresa consegue mostrar todas estatísticas dos consumidores através do CPF.

Os cenários econômicos estão sempre mudando e por mais que o Brasil esteja em recessão, a retomada da economia começa a mostrar sinais positivos com cada brasileiro que começa a cuidar e se interessar pelas próprias finanças.

Ainda não é possível saber através das estatísticas do Serasa, se a situação do país vai ou está melhorando, até porque o número de endividados vem crescendo, assim como o número de pessoas inadimplentes.

Porém, ao entender pelo período fica fácil observar como os números vem aumentando devido as circunstâncias que o país enfrenta. O Serasa é uma empresa que fornece informações as empresas para liberação de crédito.

Sendo assim, ela possui diversos mecanismos que avaliam a situação de cada cidadão que possua CPF e consome produtos em seu do mercado em sistema de crédito parcelado, ou necessidade de empréstimos e financiamentos.

- Continua Depois da Publicidade -

É o Serasa que além de fazer as buscas averiguando a situação do CPF de cada cidadão, também notifica sobre qualquer problema com o nome em situação de registro em órgãos de proteção ao crédito.

Tudo isso é de extrema importância para o mercado, e para saber muito mais e como funciona esse sistema de crédito ou para limpar o nome quando ele é negativado, continue lendo.

O que é o Serasa?

O Serasa é uma empresa que foi fundada na década de 60, em 1968 para ser mais exato. Sua criação tinha o intuito de garantir uma rapidez maior, no que diz respeito a verificação de formulários e informações para que os bancos tomassem decisões.

Essa ideia foi se modernizando ao longo dos anos, e hoje a empresa também já atua de outras formas no mercado, oferecendo diversos produtos ao consumidor, tanto pessoa física, quanto pessoa jurídica.

Históricos de pagamento, de consumo, ensina educação financeira, mostra formas de regularizar os nomes negativados, entre outras opções. Por esse motivo, acabou se tornando muito conhecida por ser uma aliada a verificação de crédito, reunindo dados necessários e informando instituições financeiras sobre a situação de cada cidadão.

Essa verificação de informações acabou se tornando um negócio, já que oferece suporte a diversos tipos de serviços financeiros. Com toda a movimentação que se vê, os interesses em regularizar a situação do nome e ter acesso a crédito novamente, interessa as pessoas.

Ter acesso ao crédito faz parte da vida de qualquer pessoa, serve para ajudar a conquistar grande parte dos objetivos, já que facilitam o acesso a empréstimos se financiamentos para comprar a casa própria, por exemplo, algo que não acontece para quem está com o nome negativado.

Quais são os recursos que o Serasa oferece?

Com toda a modernização e facilitação dos investimentos, uma forma de ampliar o portfólio de serviços da empresa que hoje oferece 7 tipos de produtos diferentes, sendo eles:

  • Você Consulta;
  • Serasa Antifraude;
  • Serasa Limpanome;
  • Serasa Score;
  • Serasa eCred;
  • Serasa Cadastro Positivo;
  • Serasa Ensina.
- Continua Depois da Publicidade -

Atualmente a empresa possui mais de 25 milhões de cidadãos com cadastro em sua base de dados, e essas informações facilitam o serviço de checagem de CPF, a negociação de dívidas, a consulta de pontuação através do Score, e a limpar o limpar o nome quem está negativado.

O Serasa vem investindo cada vez mais em um modelo de negócio diferente e que atenda o consumidor. O propósito da empresa foi mudando ao longo do tempo e hoje é como se existissem startups dentro da empresa que democratiza diversas funções e produtos.

É uma forma de facilitar o acesso a informação para as empresas, e ao mesmo tempo oferece a solução para as pessoas que podem buscar melhorar, e resolver seus problemas burocráticos em pagar e negociar as dívidas.

Serasa eCred

Dentro do conceito do Serasa  eCred por exemplo, o consumidor consegue fazer diversas simulações de financiamentos e empréstimos, para saber quais opções cabem melhor no seu bolso.

Toda a plataforma é muito intuitiva e facilita o acesso com parcerias de empresas que oferecem o empréstimo e disponibilizam os dados como taxas de juros para que os cálculos possam ser feitos.

Serasa Antifraude

Nessa modalidade, quem contrata esse produto fica sabendo sempre que seu CPF é consultado por alguma empresa. Dessa forma fica fácil descobrir se existe alguma possibilidade de estarem usando seus dados para algum tipo de ação fraudulenta, ou algum golpe.

Esse recurso custa em torno de R$ 9,90 por mês e protege o cidadão de golpes que usem seu CPF para qualquer tipo de verificação ou consulta. Funciona basicamente dessa forma.

Se alguém estiver querendo fazer um empréstimo ou financiamento com os dados de outra pessoa, a empresa vai consultar o CPF, se ele for seu e você tiver contratado esse serviço irá saber que alguém está tentando fazer uma compra, ou um empréstimo usando os seus dados.

- Continua Depois da Publicidade -

Uma dica importante para quem decide adquirir esse tipo de produto do Serasa, é chegar antes, como o site faz para avaliar se alguém estiver usando seus dados de forma indevida. As fraudes na internet acontecem com frequência, e é preciso estar preparado e prevenido.

Serasa Limpanome

O Limpanome é um programa criado pela empresa, totalmente dedicado a unir quem precisa receber uma dívida, com quem quer limpar seu nome. As negociações entre credores e devedores é feita através da internet.

As empresas que querem oferecer essa facilidade aos seus devedores se cadastram no site, e uma renegociação é enviada ao cidadão para que ele tope ou não quitar a dívida, em um plano de pagamento novo. Quando o devedor aceita, o pagamento é feito e o nome é retirado do serviço de proteção ao crédito.

Cadastro Positivo

Esse serviço foi feito para que as pessoas o usassem como uma forma de currículo financeiro. O cadastro positivo é o histórico financeiro que permanece salvo, quando o cidadão está positivo em sua situação financeira.

Dentro da plataforma também é possível de renegociações de dívidas, além de várias explicações de o porque é preciso manter o nome sempre limpo, para liberar o acesso ao crédito.

O que fazer se o nome for negativado?

As pessoas que passam pela situação de ter seu nome sujo, ou negativado, precisam resolver a situação para voltar a ter crédito. Através do Serasa é possível fazer isso em alguns dos programas que ele oferece, além de sempre poder consultar seu nome para saber qual a situação.

Quando o nome do cidadão é registrado no Serviço de Proteção ao Crédito, ele fica com o nome negativado. Isso sinaliza uma dívida em aberto no CPF dessa pessoa, que precisa acompanhar seu registro, manter seus cadastros atualizados e realizar o pagamento da dívida.

Junto do Serasa é possível fazer tudo isso. Há motivos para manter seus dados atualizados, por exemplo, quando se é um credor e precisa negativar o nome de alguém, a empresa que faz o contato com o cidadão para informar que o nome dele está indo para o registro negativo.

Depois de receber a notificação, o cidadão tem um prazo para quitar a dívida ou renegociar, antes de seu nome ir para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Quem decide colocar o nome do devedor nessa lista é o credor, e só ele também tira depois que a dívida for paga.

Esse é o processo pelo qual o nome de uma pessoa negativada passa. O processo para solucionar isso é simples, basta procurar o credor e renegociar ou quitar a dívida, para ter o nome limpo novamente.

Existem consequências em ter o nome sujo, uma delas é a dificuldade em conseguir novo crédito novamente no mercado, para empréstimo ou algum tipo de financiamento, e até mesmo fazer crediários no comércio.

Nesse caso, a pontuação do score também é importante durante a avaliação da situação cadastral no Serasa. Outro ponto importante para se dizer, é que o nome fica registrado junto ao Serviço de Proteção ao Crédito por 5 anos.

Depois desse período de tempo o nome da pessoa saí da lista de negativados, e ela pode voltar a ter crédito no mercado. Mas é válido ressaltar que depois desse tempo, a dívida não deixa de existir.

O termo de que a dívida caduca não quer dizer que ela deixa de existir, mas sim, que ela deixa de ser visível para o banco de dados do Serasa que verifica as informações de quem possui algum tipo de inadimplência. Sendo assim, a empresa irá continuar cobrando por essa dívida mesmo depois de passar esse tempo.

Como o Score do Serasa ajuda?

O serviço de Score do Serasa é usado como uma forma de pontuar aquele cidadão que possui suas contas em dia, que tem frequência de consumo e pouca inadimplência. Quanto mais correto ele é em suas contas maior sua pontuação e quando deixa de pagar uma conta na data a pontuação cai.

Os consumidores conseguem verificar essa pontuação através do Serasa desde 2017, e é uma feramente excelente para acompanhar e mostrar os hábitos financeiros e de compra de cada cidadão.

A pontuação vai de 0 a 1000, e através desse programa de pontos, muitas instituições financeiras aproveitam para analisar o perfil das pessoas como consumidor para permitir ou liberar limite de crédito ou não.

A avaliação do Score é feita de forma automática seguindo algumas regras. A análise do perfil é feita levando em consideração diversos aspectos dos hábitos de financeiros daquele CPF. Se ele paga as contas em dia, se está devendo para alguma empresa, se está com o nome negativado, etc.

As instituições financeiras e o comércio em geral entende que as pessoas que possuem a pontuação máxima ou mais próximo dela, são melhores pagadores e honram com suas dívidas e por isso, lhe garantem acesso ao crédito com mais facilidade.

Esse sistema além de facilitar o acesso ao crédito também atesta quando um consumidor é bom pagador. O Score entende essas informações e considera dentro de um prazo de cinco anos.

Essas análises são feitas de tempos em tempos, ou quando o cidadão busca algum tipo de crédito. É comum que as empresas verifiquem essa pontuação, mas o próprio consumidor também pode verificar como está o seu Score e tomar atitudes diferentes para melhorá-lo.

Qual a importância dessa pontuação para conseguir crédito?

No Serasa Score, quanto maior a sua pontuação, melhores são suas chances de conseguir créditos a juros e taxas mais baixas. As instituições financeiras sempre vão consultar a situação do nome no Serviço de Proteção ao Crédito e fazer um levantamento da pontuação do Score.

Tendo esses dados em mãos é que elas decidem se liberam crédito ou não e qual a forma de pagamento. Ninguém quer emprestar dinheiro com o risco de a pessoa não conseguir pagar de volta.

Sendo assim, esse tipo e pontuação eleva as chances do cidadão de conseguir uma liberação de crédito maior e com juros mais baixos. Para o mercado, uma pessoa que possui a pontuação alta cumpre bem seus acordos e responsabilidades em honrar dívidas, por isso, em alguns casos os juros cobrados são menores.

Quem possui a pontuação um pouco mais baixa, pode até conseguir o crédito que precisa, mas devido ao risco que ele representa para a instituição financeira, ela cobra juros mais elevados, assim, ela tira o máximo possível de lucro já nas primeiras parcelas, caso o cidadão deixe pagar como tempo.

Como aumentar essa pontuação do Serasa Score?

Existem algumas formas de aumentar a pontuação do Score, seguindo algumas práticas de educação financeira e até algumas mudanças. Veja abaixo.

1.      Limpe o nome

Evitar que o seu nome vá parar no Serviço de Proteção ao Crédito é a primeira coisa. A segunda, é se tirar ele de lá caso ele tenha sido registrado por alguma empresa. Procurar pelo credor e renegociar o deve, quitando e honrando com as dívidas é o primeiro passo.

Após fazer isso, continue verificando e monitorando seu CPF para que nenhum outro credor mande seu nome para o SPC. E caso receba a notificação do Serasa sobre esse tipo situação, regularize-a imediatamente.

Pagar as contas em dia é fundamental para que isso não aconteça. Para manter o nome sempre limpo, uma das formas é cadastrar as contas em débito automático. Assim não perde mais a data do pagamento.

2.      Atualize seu cadastro

Acesse o Serasa e mantenha seus dados sempre atualizados. O cadastro pede informações básicas como idade, endereço, telefone, etc. Quanto mais confiável for, melhor será o cadastro.

Se não quiser fazer a atualização pelo site, pode se dirigir até uma agência do Serasa e fazer a atualização pessoalmente.

3.      Faça os pagamentos sem dia

Como foi dito anteriormente, pagas as contas em dia também ajuda a elevar a pontuação do Serasa Score. E mesmo que não sejam contas que possam ser cadastradas online para serem pagas em débito automático, é preciso se lembrar de pagar tudo no dia do vencimento.

A pontuação do Serasa Score é dinâmica e muda muito seguindo o comportamento do cidadão. E ela é calculada para ser dessa forma mesmo. Quem realiza as consultas quer descobrir como aquele CPF se comporta perante suas dívidas e o mercado.

Portanto, ter em mente que essa pontuação é importante para uma série de coisas e principalmente para como o mercado financeiro, as instituições são vistas, é fundamental para se dedicar a não deixar que os pontos baixem.

Quem possui uma boa pontuação no Serasa Score não precisa se preocupar com problemas de dívidas passadas. Mas é sempre válido ressaltar que o orçamento precisa estar em dia, assim como a pontualidade dos pagamentos.

Bons motivos para manter o nome sempre limpo

Além de facilitar manter o controle da vida financeira, o nome limpo possibilita uma série de vantagens que quem está com o nome sujo não tem. Se perder em dívidas só traz prejuízos e desvantagens para o cidadão, principalmente se em algum momento da vida ele precisar de um empréstimo ou financiamento.

Veja abaixo, alguns dos principais benefícios de manter o nome sempre limpo:

  • Produtividade em alta. Quando não há necessidades de se preocupar com conta, a mente trabalha melhor e feliz. Muitas pessoas tomam as dívidas como verdadeiras preocupações e se isso se estende por muito tempo, acaba atrapalhando outras áreas da vida;
  • Relações de qualidade. A situação financeira é algo que exige controle, já que em muitos casos pode acabar se tornando a causa da separação dos casais. Por isso, ser transparente sobre tudo e principalmente com relação as finanças é fundamental;
  • Vida saudável. Quem está com o nome limpo adoece menos. Isso porque ter uma vida financeira controlada reflete em vários outros aspectos da vida, como a tranquilidade, dorme melhor e isso se reflete na saúde;
  • A história positiva. Além de promover uma análise de crédito positiva para o CPF, algumas instituições também oferecem taxas de juros menores, principalmente para quem está no Cadastro Positivo.

Como o Serasa funciona?

Por ser uma empresa privada, o Serasa acabou se tornando uma referência das análises de dados financeiros das pessoas. Ele é o responsável por avaliar milhares de dados que são enviados aos bancos, lojas, instituições financeiras para facilitar a tomada de decisões.

Com toda essa informação, o Serasa acabou se tornando uma empresa referência no mercado, em banco de dados de cidadãos e apontamentos sobre dívidas, pontuação de Score, protestos de títulos, entre outros recursos e programas que são oferecidos.

O que é o Serasa Experian?

O Serasa é uma empresa com mais de 45 anos, que desde 2007 pertence ao Grupo Experian. Sempre teve a função de ajudar as instituições financeiras a tomarem decisões, assim como ajudar o cidadão a se manter limpo financeiramente.

A empresa conta com diversos indicadores econômicos que hoje são considerados referência para a indústria e o comércio, assim como o setor de serviços também.

O Serasa é um órgão do governo?

Muitas pessoas acreditam que o Serasa é uma empresa do governo, mas não. O Serasa é uma empresa privada que presta serviço a empresas e para pessoa física. Além de oferecer serviços de solução ao crédito, também é uma empresa que consulta dados, oferece certificação e também acompanha dados e segmentos financeiros de cada CPF.

Além dos registros de dívidas, o Serasa também trabalha para auxiliar o cidadão a resolver suas pendências financeiras com os credores. Através dele é possível renegociar dívidas antigas, consultar a pontuação de Score e até se proteger contra fraudes.

O que é o certificado digital?

O certificado Digital é uma assinatura eletrônica que é emitida pela empresa para que os consumidores consigam emitir notas fiscais. Esse certificado serve como um tipo de assinatura eletrônica.

Através do certificado digital é possível verificar imposto de renda, reconhecer firma através da assinatura eletrônica e com isso também assinar contratos de forma digital. É uma facilidade a mais que o Serasa oferece para facilitar.

Além do certificado digital a empresa também possui outras soluções como o MeProteja Empresas, Recupera PJ, Conecta, entre outros. Além disso, a grande maioria das pessoas usa o Cadastro Positivo como forma de realizar e fazer um relatório completo, seja para CNPJ ou CPF.

Qual a diferença entre Serasa, Boa Vista e SPC?

Todas são empresas privadas diferentes umas das outras. Cada uma delas oferece seus próprios serviços, que na grande maioria dos casos se difere. Cada uma delas possui seu próprio tipo de banco de dados, além de todas armazenaram informações sobre o comportamento financeiro dos cidadãos.

Como todas elas possuem bancos de dados individualizados, é possível que um CPF esteja registrado em um, e em outro não. Sendo assim, para fazer verificação de um CPF, é preciso as vezes fazer a consulta em mais de uma empresa.

Assim como, para se cadastrar e atualizar dados, mantendo as próprias informações atualizadas, também é preciso fazer isso em mais de um dos sites.

O Serasa como vimos ao longo de todo este artigo, e uma empresa privada que junto da Assobesp (Associação de Bancos do Estado de São Paulo), reuni informações sobre os cidadãos brasileiros, alertando-os sobre suas dívidas, o comportamento financeiro e as restrições no nome.

Além disso, qualquer pessoa que possua CPF, pode comparecer até uma agência física do Serasa para verificar sua situação cadastral, ou fazer as consultas e verificar as facilidades e programas oferecidos através do site.

Leia mais: Score: O que é como funciona dicas para aumentar

O que é SPC?

Diferente do Serasa, o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) oferece outros tipos de informações. Fundado em 1955, com a intenção de realizar e oferecer dados ao comércio sobre cheques protestados, algum processo de justiça por causa da falta de pagamentos de dívidas.

O famoso protesto, é quando uma empresa credora, cadastra o nome de um cidadão devedor na lista de inadimplente do SPC, o famoso “nome sujo”. Quando a empresa recebe a notificação de que a dívida foi paga, o nome do cidadão é retirado da lista e assim ela passa a voltar a ter acesso ao crédito.

Quando o pagamento de uma dívida não é feito na data combinada, no prazo certo, o credor tem o direito de protestar o nome do seu devedor. Dessa forma ele perde o acesso ao crédito no mercado para não fazer novas dívidas.

O SPC, assim como o Serasa, fornece informações sobre os hábitos financeiros dos cidadãos para as instituições financeiras, bancos, comércios, e também oferece segurança para que o prazo e crédito sejam oferecidos aos cidadãos.

Quando uma pessoa tem seu nome levado ao registro do SPC, ela recebe uma carta de aviso, para que consulte a sua conta, e verifique essa pendência. É preciso fazer um cadastro no site. Mas não há nenhuma cobrança para realizar essa consulta.

O que é Boa Vista?

Também conhecida como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), a Boa Vista é uma empresa que lista as pessoas que estão negativadas, sejam elas físicas ou jurídicas. Esses dados de uma forma geral, mostra quem possui dívidas ou está inadimplente no mercado, e parcelas em atraso.

Dentro do banco de dados do Boa Vista, é possível verificar e consultar de forma gratuita a situação do próprio CPF, assim como verificar se há algum tipo de pendência registrada no nome.

Quem possui qualquer dívida, está com o nome negativado, pode procurar o site para verificar a situação cadastral do CPF, e renegociar as dívidas para limpar o nome. A empresa faz os trâmites para facilitar e auxiliar a quitação das dívidas e pendências com as empresas.

Todas as três empresas, servem para verificação de dados e situação financeira de cada cidadão brasileiro. Porém, o Serasa oferece mais produtos e serviços do que os outros dois. Em termos pessoais e de empresas é mais vantajoso fazer um plano com ela do que com as outras.

É válido ressaltar que para fazer consulta de nomes no Serasa, é preciso adquiri um plano de pagamento, que pode ser aquele que mais se adeque as necessidades da empresa. Para o caso pessoal, é possível fazer algumas verificações do CPF, mas é preciso se cadastrar no site antes.

VEJA TAMBÉM:Consulta CPF de forma simples e rápida com 1 click

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -