Leis & Governo

Consultar CPF: Faça consulta grátis e online da situação cadastral na RFB

21/04/2024

O CPF, sigla para cadastro de pessoa física, é um dos documentos mais importantes para um brasileiro, e por isso é importante sempre consultar o CPF.

Com ele, é possível ser identificado como contribuinte, prestar concursos e executar várias outras coisas.

Por ser um documento de caráter obrigatório desde 2019 para todas as pessoas, independente da idade, o CPF passou a ser um documento de extrema importância para diversas coisas no Brasil.

Todavia, o CPF pode estar em situação irregular ou regular, dependendo de pendências no nome de seu dono.

Por exemplo, uma pessoa endividada pode estar com o nome negativado, o que significa que seu CPF está irregular.

Para fazer várias transações, seja solicitação de crédito no banco ou empréstimos de quaisquer tipos que sejam, um CPF regular é crucial.

Por isso, conseguir conferir como está o estado do CPF é muito importante para as pessoas que desejam estar com seu nome “em dia”.

E para conferir a situação do CPF, existem várias maneiras de consulta práticas e rápidas.

Por isso, nesse artigo foram separadas maneiras de consultar o CPF para que não haja mais dúvidas em torno desse assunto.

Para consultar a situação do próprio CPF ou de terceiros, existem várias plataformas digitais de órgãos governamentais e autarquias, como a Receita Federal, o site dos Correios, o Serasa, o SPC, etc.

Para saber qual deles escolher, é preciso, antes de mais nada, se enquadrar no perfil requisitado por cada um e também saber as motivações para buscar um CPF.

Isso porque há duas possibilidades: consultar o próprio CPF e consultar o CPF alheio.

A segunda opção é um tanto quanto mais difícil, uma vez que há uma regulação constitucional para proteção de dados bem rigorosa.

Portanto, para saber como consultar o próprio CPF ou de outras pessoas, nesse artigo foi escrito um tutorial bem simples para que fique fácil de compreender por onde começar e como fazer isso.

Atualmente, com o avanço tecnológico onde todos cedem dados sem ao menos querer fazer isso, muitas medidas de segurança foram tomadas para proteger pessoas físicas.

Por isso, para fazer a consulta do CPF pelo nome é preciso estar dentro de alguns critérios estabelecidos por lei.

Para fazer isso, primeiramente, é necessário que seja feito por empresas para fins de cadastro de crédito.

E, antes de mais nada, essas empresas precisam ser conveniadas a empresas de consulta de análise de crédito.

Por isso, fazer isso por meio da Receita Federal é algo bem complicado.