HomeEmpresas & NegóciosKalunga: saiba se vale a pena comprar na loja

Kalunga: saiba se vale a pena comprar na loja

-

Kalunga é uma empresa que detém uma rede de lojas de papelaria e eletrônicos pelo Brasil. Fundada em 1972, hoje a loja está presente em quase todos os estados brasileiros com mais de 220 lojas por todos os 22 estados federativos que se encontra.

Essa gigante loja do varejo possui muitos produtos em seu portfólio e surgiu a partir da iniciativa de Damião Garcia – ex caixeiro viajante e empreendedor do ramo gráfico.

A loja tem um nome com significado “Tudo de bom” e provém da expressão em banto “calunga”. Todavia, ao buscar pelo significado de Kalunga, é possível se encontrar várias definições possíveis.

Além desse significado de saudação, existem também significados religiosos dentro da umbanda; uma tribo que se encontra nas proximidades da Chapada dos Veadeiros, em Goiás; e significa “Necrópoles”, ou seja, mundo dos mortos, em outro dialeto de origem africana.

Todavia, seu nome possui o primeiro significado, tanto é que o slogan da loja é “Tudo de bom para você”, o que induz ao pensamento de que a loja é e oferece o melhor para seus clientes.

- Continua Depois da Publicidade -

E com tantos produtos na loja, inclusive produtos próprios da marca, é difícil duvidar que essa loja tenha a oferecer menos do que o melhor para seus clientes. Por isso, para conhecer melhor a loja e dizer se vale a pena comprar nela, esse artigo foi escrito.

Kalunga Lojas

lojas kalunga
Fachada de loja da Kalunga em shopping.

As lojas da Kalunga estão distribuídas por 21 estados do território brasileiro, seja em shoppings, lojas de rua, galerias ou centros comerciais. Todas apresentam a fachada única com a logomarca que anuncia que a loja está próxima daqueles que estão em sua redondeza.

Enfim, ao todo são 127 lojas em território com um grande número concentrado no estado de São Paulo. Além da presença física das lojas, há também a loja virtual que apresenta as mesmas seções de produtos, só que no âmbito digital.

Os produtos oferecidos compõem um portfólio total de mais de 11 mil itens de diversas marcas, voltados para as mais diversas funções, desde serviços de escritório a materiais escolares.

Foi em 2010 que a identidade visual das lojas Kalunga passaram a ser como são hoje. Seu design e layout de disposição dos produtos foi planejado por um grupo de arquitetos e outros especialistas com a finalidade de otimizar a experiência do cliente.

E, claro, dar à loja uma característica única e diferenciada, como forma de posicionamento. Visto que muitas compras feitas nessa loja são realizadas em seu site, a Kalunga faz fortes investimentos em centros de distribuição para poder entregar seus produtos pelo Brasil.

Principalmente pelos efeitos da pandemia de Covid-19, o alcance virtual das lojas Kalunga foi vetorizado pelo home office, estudos a distância e outras situações do “novo normal”. Por isso, para entender melhor como funciona a loja, o foco do texto estará nas compras virtuais.

- Continua Depois da Publicidade -

Para fazer compras na loja, basta usar o mecanismo de busca usando palavras-chave para encontrar o que se deseja comprar. Por fim, basta selecionar o item desejado e adicioná-lo no carrinho para poder finalizar a compra, assim como funciona em todo E-commerce.

É confiável?

Existem várias maneiras de definir se uma loja é confiável ou não, e a pior delas é por meio de experiências negativas, obviamente.

Por isso, buscar informações na internet para saber se uma loja é confiável é algo extremamente comum, seja buscando conhecer mais sobre a loja pela opinião alheia ou acessando portais de consumidores, como o Reclame Aqui.

Ao entrar na página do Reclame Aqui da Kalunga, é possível observar que a loja possui uma reputação que varia de acordo com os períodos avaliados pelo site como “ótima”, “boa” e “regular”.

Todas as reclamações que foram feitas no site foram respondidas e quase 7 entre 10 consumidores voltariam a comprar na loja.

Além disso, a loja se prontificou a solucionar 9 de cada 10 problemas que ocorreram entre clientes e a loja. Ou seja, ao menos a Kalunga é uma loja que se preocupa com seus consumidores, o que já é um ótimo sinal de que pode ser uma loja confiável.

Os critérios utilizados pelo Reclame Aqui são ótimos para estipular se uma loja é de confiança ou não e, se baseando pela visão desse site, a Kalunga é sim uma loja confiável.

Mas, além disso, para dar mais segurança ao leitor, outra forma de saber se é possível confiar na Kalunga é por meio de seu site. Na seção de comentários de cada produto, há comentários de clientes que, em sua maioria, parecem estar bem satisfeitos com a compra que fizeram na Kalunga.

- Continua Depois da Publicidade -

Além disso, essa loja dispõe de um canal de atendimento que pode auxiliar seus consumidores em tudo que diz respeito a compras feitas nessa loja.

Portanto, a partir desses critérios de vários canais de contato com os clientes, satisfação dos consumidores e boa avaliação no Reclame Aqui, é possível afirmar que Kalunga é confiável.

Comprar no site e retirar na loja: é possível?

kalunga
Logo da Kalunga

Antes de mais nada, a resposta para essa pergunta é: sim! Dá para comprar no site e retirar na loja, e esse sistema se chama “clique e retire”. Ao efetuar compras no site, é possível retirar o produto adquirido em até duas horas após o recebimento do email de confirmação de compra.

Além de ser uma forma prática, segura, e sem cobrança de taxas, a maior parte dos produtos podem ser comprados e retirados na loja, desde que estejam elegíveis para esse sistema.

Para retirar os pedidos na Kalunga, primeiro é necessário efetuar a compra e, antes de finalizar, selecionar a opção de retirada em uma loja Kalunga próxima ao cliente.

O processo de retirada só pode ser efetuado dentro do horário de funcionamento das lojas, por isso é importante se atentar ao horário comercial para fazer compras que demandam urgência de retirada.

É muito comum que se precise com urgência de cartuchos de tinta de impressora em empresas, por exemplo. Mas, caso a compra seja efetuada online na Kalunga e o consumidor opte pela retirada na loja, é importante que faça isso enquanto haja alguma loja em funcionamento próxima.

Também é importante se atentar com período de fechamento além de 2 horas, que é o prazo mínimo para liberação de retirada em loja. E a parte mais importante sobre a retirada é a necessidade de levar um documento com foto que identifique o comprador.

Sem ele, não é possível efetuar a retirada do produto adquirido no site. E para a primeira compra feita com retirada na loja, só é possível que o titular do documento execute essa ação.

Com essa opção de compra ficou muito mais fácil adquirir produtos na Kalunga.

O que venda nas lojas Kalunga

produtos
Impressora, televisão, cartucho de impressora, e outros produtos vendidos na Kalunga.

Na Kalunga, os clientes podem encontrar diversos tipos de produtos para comprar.

O “forte” da loja são os materiais de papelaria e eletrônicos. Mas, de forma mais específica, é possível encontrar materiais escolares; para escritório; para pintura e outras áreas do ramo de papelaria.

Talvez, o nicho que a loja atinge seja, em sua maioria, de produtos de informática e tecnologia.

Alguns deles são notebooks, peças para notebook, cartuchos para impressora, impressoras, produtos de rede e proteção de rede, smartphones, cabos de todos os tipos, etc.

A loja tem uma série de variedades e está sempre atualizando seu portfólio de produtos para atender seus clientes com tudo que tem de bom, como já diz seu slogan.

Onde tem lojas Kalunga?

A Kalunga está posicionada em todas as regiões brasileiras, com exceção de 5 estados:

No sudeste é onde estão a maioria das lojas no Brasil. Só no estado de São Paulo são 111 lojas, na grande São Paulo, no interior e na capital ( que sozinha possui 51 lojas).

Já no Rio de Janeiro, são ao todo 32 lojas distribuídas entre a capital, Grande Rio de Janeiro e cidades do interior.

Além disso, há lojas em Minas Gerais e Espírito Santo, mas em menor quantidade.

Na região nordeste a Kalunga se distribui entre Bahia, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí.

No Centro-Oeste, há lojas apenas em Goiás e Mato Grosso. Além das cinco lojas no Distrito Federal.

Na região Norte, Rondônia, Maranhão e Pará possuem lojas da Kalunga a disposição de seus moradores e visitantes.

E, por fim, na região Sul do país, todos os estados possuem lojas.

Kalunga BH

É em Belo Horizonte que se encontram a maioria das lojas da Kalunga, e todas estão distribuídas em pontos diferentes da cidade.

A primeira loja fica no Shopping Boulevard e funciona das 10:00 até às 21:00 horas.

A segunda fica em Barro Preto, na Avenida do Contorno, número 10.623 e funciona de segunda a sexta das 8:00 às 19:00, e sábado das 8:00 às 16:00.

Além dessas, a Kalunga está em dois outros shoppings: o Del Rey e o Estação, com horário de funcionamento semelhante ao shopping Boulevard.

A última loja Kalunga de Belo Horizonte se encontra no bairro Savassi, na Avenida do Contorno, número 5.873.

Kalunga Santos

Em Santos há apenas uma loja da rede Kalunga, mas que funciona todos os dias da semana com horários diferentes.

Ela fica na Av. Ana Costa, 64 e é a loja de número 66 e 68 no centro comercial em que se localiza.

De segunda à sexta, a loja funciona das 8:00 às 20:00; aos sábados das 8:00 às 18:00; e nos domingos das 10:00 às 18:00.

Um ponto de referência para encontrar sua localização é que fica nas proximidades da Paróquia Imaculado Coração de Maria.

Kalunga Curitiba

Em Curitiba, a capital paranaense, a Kalunga se localiza em quatro locais diferentes.

O primeiro é no Curitiba Jockey Plaza, Av. Victor Ferreira do Amaral, 2633.

O local fica aberto de  Segunda à Sábado das 10:00 às 21:00.

No bairro Seminário, na Av. Nossa Senhora Aparecida, 582 há outra loja da Kalunga que funciona das 9:00 às 19:00.

Também há duas lojas, uma em cada, no Shopping Estação e Shopping Palladium, com funcionamento das 10:00 às 19:00.

Kalunga Sorocaba

Em Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, há duas lojas fora e uma dentro de um shopping.

No Shopping Iguatemi Esplanada, os horários de funcionamento são de Segunda à Sábado das 10:00 às 21:00 e aos Domingos das 12:00 às 20:00.

As outras duas lojas ficam na Av. Dom Aguirre, 2.121 e na Av. General Carneiro, 875/877, e funcionam em horários diferentes.

A primeira, de Segunda à Sexta das 08:00 às 20:00, no Sábado das 08:00 às 18:00 e aos Domingos das 10:00 às 18:00.

Já a loja da Avenida General Carneiro fica aberta de Segunda à Sexta das 08:00 às 19:00 e no Sábado das 08:00 às 18:00.

Maior loja Kalunga: conheça!

Próximo a estação de Metrô da Vila Mariana, se encontra a mais antiga e uma das maiores lojas da Kalunga. Sua localização fica na rua Vergueiro, número 3305 e oferece até estacionamento para seus clientes.

Mas outro grande estabelecimento da Kalunga fica também na cidade de São Paulo, no Shopping Cidade de São Paulo.

Horário de funcionamento

Os horários de funcionamento da Kalunga são diversos. Geralmente, as lojas de rua abrem e fecham em horários comerciais entre as 8 da manhã e as 18 da tarde.

Mas, também há alguns estabelecimentos que funcionam em horários especiais aos sábados e domingos.

Já as lojas de shopping podem ter horários de abertura e fechamento relativos ao horário de funcionamento estabelecido pelos shoppings.

Por isso, para conferir, basta acessar o site https://www.kalunga.com.br/lojas, clicar na sessão desejada relativa ao estado ou cidade e ver os horários de funcionamento de cada local.

Kalunga online: site

site
Página inicial do site da Kalunga com tema de volta às aulas.

O site da Kalunga é completo e oferece todos os mais de 11.000 produtos vendidos na loja.

Nele é possível encontrar desde os institucionais, formas de atendimento ao cliente, seções específicas de cada produto e muito mais.

Para acessar e fazer compras é necessário fazer um cadastro.

Ainda no site é possível fazer compras e optar entre retirada na loja e entrega em domicílio. 

Telefone da loja 

Para entrar em contato com a loja para televendas, basta discar (11) 3347-7000 em SP capital e grande SP; e 0800 019 5566 para interior de SP, RJ e outros Estados.

Agora, para serviço de atendimento ao cliente, basta ligar para o número (11) 3346-9966 em capitais e outras regiões; e 0800 775 2586 no Rio de Janeiro.

Leia também: Americanas é confiável? Confira análise da loja online

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -