HomeEsportesBrasileirão série D: tudo sobre o campeonato

Brasileirão série D: tudo sobre o campeonato

-

O Brasileirão série D, ou Campeonato Brasileiro de Futebol – Série D, se refere à quarta divisão do Campeonato nacional. A partir dessa competição que os times do esporte conseguem ser realocados para a Série C.

Desde 2009, o Brasil conta com a quarta divisão de equipes no campeonato, após aprovação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Antes disso, a competição contava apenas com três divisões e ia somente até a Série C.

Em outros países que possuem o futebol como esporte tradicional, como no caso dos ingleses, é comum que haja 24 divisões nacionais, número bastante expressivo se comparado ao cenário nacional.

A edição de 2021 do Brasileirão Série D será disputada entre 68 equipes que serão classificadas em campeonatos estaduais, além de contar com quatro clubes rebaixados da Série C no ano anterior.

Neste artigo falaremos tudo sobre o campeonato, como será feita a classificação em 2021, os times rebaixados para as séries B, C e D, e muito mais. Confira! 

Brasileirão: como se classifica?

- Continua Depois da Publicidade -

brasileirão como se classifica

Alguns fãs do Brasileirão Série D ainda têm dúvidas de como acontece as classificações da competição, além de regras de desistência e empates na hora de selecionar os times, por isso, confirma como funcionam as classificações a seguir.

Classificação Série D 

A classificação do Brasileirão Série D conta com fase de grupos e eliminatórias. Conta com 68 equipes que serão divididas da seguinte forma: 

  • 4 grupos que foram rebaixados da Série C;
  • O estado que tiver sido o primeiro colocado no Ranking Nacional das Federações poderá contar com quatro vagas;
  • Os estados que configuram do segundo ao nono lugar no Ranking Nacional das Federações possuem 3 vagas no campeonato;
  • Do décimo ao décimo nono colocado, 2 vagas;
  • Do vigésimo ao vigésimo sétimo colocado, 1 vaga

Dessa forma é feita a classificação no Brasileirão Série D. Os clubes indicados das federações estaduais são selecionados com base em seus desempenhos nos Campeonatos Estaduais ou qualquer outro torneio que tenha sido realizado pela federação. 

A previsão para a classificação em 2022, no entanto, prevê uma diferença de quatro times. A partir do próximo ano, serão classificados 64 clubes, ao invés de 68, o que provavelmente acabará com a fase de pré-eliminatórias. 

Desistências na competição 

Havendo qualquer desistência, a vaga poderá ser preenchida pelo clube que possuir melhor classificação da mesma federação. Se o estado não indicar um representante, a vaga poderá ser direcionada ao próximo colocado da RNF. 

Como no caso do Crac, que em 2020 desistiu da competição por conta da pandemia da COVID-19. Dessa forma, a vaga do clube foi preenchida pelo Aparecidense, já que este foi o melhor colocado no campeonato estadual de 2019. 

Os clubes que disputam o Brasileirão Série D são definidos através de sua colocação na tabela de seus campeonatos estaduais. Desde as revisões no regulamento e formato do campeonato, feitas em 2016, que a classificação das equipes nas seletivas estaduais de um ano podem classificar os mesmo times para as competições nacionais no próximo ano. 

Critérios de desempate 

- Continua Depois da Publicidade -

Pode acontecer de haver empates na pontuação de alguns clubes ao final da primeira fase do campeonato, neste caso, o desempate acontece de acordo com normas estabelecidas pela CBF. 

O número de vitórias, saldo de gols, confrontos diretos e menor número de infrações cometidas são critérios para desempatar os times, mas caso nenhum deles seja eficaz e os clubes permaneçam empatados, um sorteio poderá ser feito em último caso. 

Agora, se os empates ocorrerem após a segunda fase do Brasileirão Série D, neste caso o desempate será realizado através de confrontos diretos e mata mata. 

Futebol série D: como será em 2021?

O Brasileirão Série D 2021 contará com os mesmos critérios da edição do ano anterior com disputa eliminatórias, ou a famosa fase do “mata mata”. Oito times irão disputar a etapa preliminar do campeonato, sendo esses: 

  • Grêmio Atlético Sampaio
  • Rio Branco
  • Brasiliense
  • Tocantinópolis

Após a classificação das etapas preliminares, haverá oito grupos com oito clubes, as equipes de cada chave se enfrentarão em turno e também em returnos, totalizando 14 partidas de cada time durante a primeira fase.

Os quatro primeiros clubes de cada grupo irão avançar para a próxima etapa, totalizando 32 equipes ao final da fase de turno e returno.

Conforme o regulamento da CBF, na segunda fase do campeonato Brasileirão Série D, essas 32 equipes que foram classificadas jogaram entre si, em fases de ida e volta, para definir as 16 equipes classificadas para as oitavas de final no formato “mata mata”.

Os clubes classificados para as oitavas de final, também competirão no formato de ida e volta em fases eliminatórias. No final, apenas oito times poderão avançar para as quartas de final.

- Continua Depois da Publicidade -

Os quatro clubes que vencerem a competição das quartas de final poderão competir na semifinal e contaram com uma vaga na Série C no próximo ano, ou seja, 2022.

Quem foi rebaixado para série D?

rebaixado para serie d

Os times rebaixados para a Série D do brasileirão são: 

  • Boa Esporte, 
  • Treze, 
  • Imperatriz  
  • São Bento 

Dessa forma os times jogarão na quarta divisão para tentar uma recolocação na próxima competição e, quem sabe, retornarem para a terceira divisão do campeonato brasileiro de futebol. 

Resultado série D hoje

A competição do ano de 2021 do Brasileirão Série D teve início no dia 26 de maio e contou com a fase preliminar com 68 grupos. Após a fase preliminar, 64 times lutam para se classificarem nas quatro vagas disponíveis para a Série C no próximo ano. 

Neste domingo, (27), 36 equipes disputam a quarta rodada do campeonato contando com 8 jogos que encerraram a rodada do Brasileirão Série D. Os times em destaque que venceram os jogos e ganharam 3 pontos no campeonato foram:

  • São Raimundo-PR, 
  • Ferroviária-SP, 
  • Boavista-RJ, 
  • Cascavel-PR, 
  • Juazeirense-BA, 
  • Tocantinópolis-TO,
  •  Campinense-PB, 
  • Atlético-CE, 
  • São Raimundo-PR,
  •  Penarol-AM
  • Itabaiana-SE

Para entender melhor a classificação dos times neste domingo, confira o resumo dos jogos em cada grupo do Brasileirão Série D: 

A1 Brasileirão série D

Penarol-AM 2 x 0 Galvez-AC

Em Itacoatiara, Amazonas, o clube Penarol conquistou a segunda vitória na Série D do Campeonato Brasileiro. Com apenas 13 minutos em campo, o time começou a correr pelo resultado com Railson.

No segundo tempo, Diego Vitor conseguiu marcar o segundo gol do time aos 34 minutos de jogo. Dessa forma o clube conquistou seis pontos e ficou na quarta posição da competição empatando com o time Galvez, que detém o mesmo número de pontos, mas caiu para a quinta colocação. 

Ypiranga-AP 0 x 1 São Raimundo-RR

São Raimundo ganhou o jogo em Macapá por 1 x 0 contra o Ypiranga. O gol de Elicley aos 5 minutos de jogo fez com que o time levasse a melhor na competição. Agora, com 8 pontos, o clube subiu para o segundo lugar na competição. 

O time rival, Ypiranga, permanece com 7 pontos e se garante ainda na terceira posição do campeonato Brasileirão Série D.  

Atlético-AC 0 x 0 Fast Clube-AM

O último jogo do domingo do campeonato brasileiro ficou no empate de 0 x 0 do Atlético e Fast Clube na arena Acreana. Dessa forma, o Atlético garantiu seu primeiro ponto na competição, enquanto o Fast Clube permanece em sexta posição com seis pontos. 

A2  série D

Paragominas-PA 2 x 2 Moto Club-MA

Aos sete minutos de jogo, o time da casa marcou o primeiro gol com o atleta Wanderlan, saindo na frente na disputa. Porém, ao final do primeiro tempo, Márcio Diogo empatou o jogo em 1 x 1.

No segundo tempo, aos 14 minutos, o Moto Club garantiu a virada do jogo com Ted Love. Porém, aos 32 minutos de jogo, Paulo Rangel empatou a partida entre os times. Finalizando com empate de 2 x 2, o clube Paragominas ficou na terceira posição do campeonato com 5 pontos. Já o Moto Club, apesar de ter a mesma soma de pontos, caiu para a quarta colocação.

Tocantinópolis-TO 4 x 2 Guarany de Sobral-CE

João Ribeiro marcou dois gols para o Tocantinópolis, somando com os gols de Sandro Junio e Rubens, com um gol cada. Do outro lado, Felipe e Rai tentaram equilibrar o placar para o Guarany do Sobral, mas não teve jeito. 

Com a vitória, Tocantinópolis conquistou a quinta colocação na competição com sete pontos. Já o Guarany de Sobral, que teve sua primeira derrota, permanece líder com nove pontos. 

A3 Brasileirão série D

Central-PE 0 x 1 Campinense-PB

Com gol de Fábio aos 15 minutos do segundo tempo, o Campinense garantiu a vitória. Dessa forma o clube conquistou a terceira colocação na competição com sete pontos. Já o time Central ficou na quinta posição com seus quatro pontos. 

ABC-RN 0 x 2 Atlético-CE

Olavo marcou dois gols para o clube Atlético dando fim a trajetória de vitórias do rival, aos 4 minutos do primeiro tempo e 15 do segundo, o time se garantiu na vice-liderança da competição com sete pontos. Já o ABC ficou com nove pontos e permanece na liderança. 

Treze-PB 1  x 1 Sousa-PB

Com placar de 1 x 1 , o duelo paraibano terminou no empate. Como resultado, o clube Treze permanece sem vitórias na competição, mantendo três pontos e a sétima colocação no campeonato. 

Enquanto isso, o Sousa ocupou a quarta colocação com sete pontos somados devido ao empate da partida. 

A4 série D

ASA-AL 0 x 2 Itabaiana-SE

Com a vitória, o time Itabaiana conquistou a primeira posição do grupo somando oito pontos na competição. Marcando um gol em cada tempo do jogo, o clube contou com Pedro Henrique e Cleiton para marcarem o placar.

Já o clube Asa, como resultado da partida ficou em quinta posição na competição somando quatro pontos.

Sergipe-SE 2 x 1 Murici-AL

Com apenas 6 minutos de jogo, os visitantes deram início a vitória com um gol de Luiz Humberto. Já aos 17 do segundo tempo, Henrique marcou o segundo gol do time. Enquanto isso, André Rodrigues, para não deixar barato, marcou para o Murici em cima dos visitantes. 

Como resultado, Sergipe conquistou a quarta colocação no brasileirão Série D com sete pontos. Enquanto o Murici ficou em sexto lugar com três pontos. 

Juazeirense-BA 1 x 0 Atlético-BA 

Na disputa baiana, Juazeirense levou a melhor com placar de 1 x 0. Toni Galego fez o primeiro e único gol da partida aos 24 minutos do primeiro tempo. Ao final, o time vencedor permaneceu na vice-liderança do grupo com oito pontos. Enquanto isso, o clube Atlético, com dois pontos, permanece em risco na lanterna. 

Bahia de Feira-BA 1 x 1 Retrô-PE

Com um empate resultando em apenas um ponto para cada time, aos 5 minutos de campo o jogador Gelson marcou o primeiro gol para o visitante. Enquanto isso, Cazumba não deixou barato e marcou o gol para o clube Bahia de Feira aos 15 minutos de jogo.

O time baiano permanece na sétima colocação do campeonato com três pontos. Já o clube Retrô, sofre queda para a terceira posição com sete pontos.

A6 Brasileirão série D 

Rio Branco-ES 0 x 3 Ferroviária-SP

O clube paulista deu início a sua vitória fora de casa aos 44 minutos do primeiro tempo com o golaço de Bruno. Em seguida, Júlio Vitor marcou dois gols aos 6 e 18 minutos garantindo a vitória do Ferroviária. 

O time paulista conquistou a terceira vitória consecutiva na competição e alcançou a liderança com nove pontos. Já o rival, Rio Branco, ficou em sexto lugar com três pontos. 

Águia Negra-MS 2 x 2 Rio Branco-VN-ES

Ainda no primeiro tempo, o visitante Rio Branco conseguiu vencer a primeira fase com 2 x 0 contra o Águia Negra. Porém, em seguida o placar foi empatado com um intervalo de apenas dois minutos. 

Com isso, Águia Negra obteve seus primeiro ponto na competição, enquanto o rival capixaba, conquistou a quinta posição com a soma de cinco pontos. 

A7 série D

Bangu-RJ 0 x 2 Boavista-RJ

O Boavista conquistou a vitória no duelo entre os times que jogavam em casa. Com 2 x 0 contra o Bangu, em uma diferença de apenas dois minutos de jogo, Jefferson Renan marcou o primeiro gol aos 4 minutos do primeiro tempo, enquanto aos 43 minutos, Luís Felipe garantiu a vitória dos cariocas. 

Com a soma de oito pontos, o Boavista permanece na liderança do grupo, enquanto isso, o Bangu obteve dois pontos e continua em risco na lanterna da competição. 

Cianorte-PR 0 x 0 Madureira-RJ

O empate entre os times Cianorte e Madureira garantiu diferentes posições aos clubes. Enquanto o primeiro ocupa o quinto lugar do grupo com quatro pontos, o time carioca se torna vice-líder da competição do A7 com seis pontos.  

A8 Brasileirão série D

Juventus-SC 0 x 0 Rio Branco-PR

Com empate de 0 x 0 em Jaraguá do Sul, os times não conseguiram emplacar na quarta rodada da competição. Enquanto o Juventus fica em sétima posição, Rio Branco permanece na lanterna do campeonato, ambos sem vitórias. 

Aimoré-RS 1 x 3 Cascavel-PR

Aos 38 minutos do primeiro tempo, Aimoré marcou o primeiro gol com Neto Baiano. Porém, na sequência, em um intervalo de dez minutos o time Cascavel conseguiu garantir a vitória de 3 x 0 em uma virada de jogo espetacular. 

A vitória garantiu a liderança do time paranaense com oito pontos. Enquanto isso, Aimoré fica na sexta posição do grupo com uma soma de quatro pontos. 

E esses foram os times que  conquistaram a vitória na última semana, lembrando que apenas os mais bem colocados em cada time seguirão para a próxima fase da competição do Brasileirão Série D. 

Times que caíram para série C

brasileirão serie c

Os clubes rebaixados da segunda divisão para a série C do brasileirão em 2021 foram: 

  • Figueirense, 
  • Paraná, 
  • Botafogo  
  • Oeste

Da mesma forma, alguns times conseguiram subir na posição e alcançar o sentido inverso: da série C para a segunda divisão, ou série B, como: Mirassol, Floresta, Nevorizontino e Altos. 

Times que caíram para série B

Em 2021, alguns times sofreram quedas e caíram da primeira divisão, para a série B do brasileirão, esses clubes foram:

  • Vasco;
  • Goiás;
  • Coritiba
  • Botafogo

Em contrapartida, alguns times conquistaram o acesso à Série A com o rebaixamento dos clubes e seu bom desempenho nas partidas: Cuiabá, América Mineiro, Juventude e Chapecoense. 

Os times América, Vitória, Coritiba e Goiás possuem o maior número de rebaixamentos da história da Série A do Brasileirão com 6 decaídas cada clube. Com isso, configuram o maior número de quedas da primeira divisão. 

Leia também: Brasileirão Série B: história, curiosidades e times que fizeram parte

Brasileirão 2020 série D

Em 2020 ao Brasileirão Série D possuía as mesmas regras de classificação que em 2021, e o grande campeão da edição foi o Mirassol, do interior de São Paulo. O clube conquistou o primeiro campeonato nacional de sua trajetória. 

A equipe conquistou a vitória do campeonato brasileirão série D após duas vitórias na grande final contra o time Floresta, do Ceará. Além disso, os clubes Novorizontino e Altos foram realocados para a série C no ano de 2021. 

Contando com um centro de treinamento modernizado e um estádio bem cuidado ao nível de grandes clubes, a vitória no campeonato brasileiro de futebol série C veio como recompensa a dedicação e trabalho duro do clube auriverde sob o comando de Eduardo Baptista.

A edição do ano de 2020 contou com os imprevistos da pandemia da COVID-19, por isso, apesar de ter a previsão de início para 3 de maio, com final em 22 de novembro, foi adiada para começar no dia 6 de setembro e encerrou em 6 de fevereiro de 2021. Além disso, por questões de segurança e saúde, todos os jogos mantiveram os portões fechados ao público para evitar a exposição e contágio. 

Porém, mesmo com as restrições, os jogos conseguiram manter o cronograma e entregar partidas emocionantes, classificando o Mirassol como grande campeão na final do campeonato Brasileirão Série D. 

Leia também: Brasileirão Série A: História e Curiosidades (Tabelas e Classificações 2021)

Tabela série D 2021 brasileirão 

Os grupos da competição contam do A-01 ao A-08, os times que configuram cada grupo são: 

Grupo A1: Além do vencedor do jogo 1, o grupo A01 contou com os clubes:

  • Penarol/AM
  • Fast Clube/AM
  •  Ypiranga /AP 
  • São Raimundo/PR
  • Castanhal/PA
  • Atlético/AC
  • Galvez /AC

Grupo A2: Com o vencedor do jogo 2, o grupo pode contar com os times:

  • Imperatriz/MA
  • Moto Club/MA
  • Juventude/ MA, 
  • 4 de Julho/PI, 
  • Palmas/TO, 
  • Guarany/CE 
  •  Paragominas/PA.

Grupo A3: O grupo 3 da competição foi formado pelos cubes:

  • Treze/PB,
  •  ABC/RN, 
  • América/RN, 
  • Salgueiro/PE,
  •  Sousa/PB, 
  • Atlético/CE, 
  • Caucaia/CE 
  •  Campinense/PB.

Grupo A-04: Jo o grupo A4 do brasileirão Série D contou com os times:

  • Bahia de Feira/BA, 
  • Sergipe/SE, 
  • Itabaiana/SE, 
  • Juazeirense/BA, 
  • Retrô/PE,
  •  Murici/AL, 
  • ASA/AL 
  • Atlético/BA.

Grupo A-05: O quinto grupo de equipes do campeonato obteve os seguintes times:

  • União Rond./MT, 
  • Porto Velho/RO,
  •  Jaraguá/GO, 
  • Gama/DF, 
  • Goianésia/GO,
  •  Aparecidense/GO, 
  • Nova Mutum MT 
  •  Vencedor Jogo 3.

Grupo A-06: O grupo A6 do brasileirão série D 2021 foi formado pelas equipes:

  • Caldense/MG, 
  • Boa/MG, 
  • Águia Negra/MS, 
  • Ferroviária/SP, 
  • Uberlândia/MG,
  •  Patrocinense/MG,
  •  Rio Branco VN/ES 
  •  Vencedor Jogo 4.

Grupo A-07: Os pertencentes do sétimo grupo do campeonato são: 

  •  Bangu/RJ,
  •  Santo André/SP,
  •  Portuguesa/SP, 
  • Cianorte/PR, 
  • Boavista/RJ, 
  • São Bento/SP,
  •  Inter de Limeira/SP 
  •  Madureira/RJ.

Grupo A-08: E o oitavo grupo da competição da série D contou com os times: 

  • Aimoré/RS,
  •  Marcílio Dias/SC, 
  • Rio Branco/PR,
  •  Esportivo/RS,
  •  Cascavel/PR, 
  • Joinville/SC, 
  • Juventus/SC 
  •  Caxias/RS.

E assim foi formada a divisão de grupos do Brasileirão Série D 2021. Além disso, as datas das fases da série ficou entre 26 de maio á 14 de novembro. Atualmente estamos na primeira fase do campeonato que encerra dia 5 de setembro. 

Confira o calendário de jogos a seguir: 

  • 26/05 a 30/05 – Fase das preliminares
  • 05/06 a 05/09 – Primeira fase do campeonato
  • 11/09 a 19/09 –  Segunda fase em andamento
  • 25/09 a 03/10 –  Acontece as oitavas de final 
  • 09/10 a 17/10 – quartas de final em andamento
  • 23/10 a 30/10 – Acontecerá as semifinais do campeonato
  • 07/ 11 a 14/11 – Finais do brasileirão série D

Dessa forma ficou definida a edição de 2021 do Brasileirão Série D, com isso, diversas equipes têm a oportunidade de se realocarem para a primeira, segunda ou terceira divisão do campeonato. 

Leia também: Libertadores: o que é, times, jogadores mais famosos, jogos marcantes

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -