Esportes

Brasileirão série D: tudo sobre o campeonato

21/04/2024

O Brasileirão série D, ou Campeonato Brasileiro de Futebol – Série D, se refere à quarta divisão do Campeonato nacional.

A partir dessa competição que os times do esporte conseguem ser realocados para a Série C.

Desde 2009, o Brasil conta com a quarta divisão de equipes no campeonato, após aprovação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Antes disso, a competição contava apenas com três divisões e ia somente até a Série C.

Em outros países que possuem o futebol como esporte tradicional, como no caso dos ingleses, é comum que haja 24 divisões nacionais, número bastante expressivo se comparado ao cenário nacional.

A edição de 2021 do Brasileirão Série D será disputada entre 68 equipes que serão classificadas em campeonatos estaduais, além de contar com quatro clubes rebaixados da Série C no ano anterior.

Neste artigo falaremos tudo sobre o campeonato, como será feita a classificação em 2021, os times rebaixados para as séries B, C e D, e muito mais.

Alguns fãs do Brasileirão Série D ainda têm dúvidas de como acontece as classificações da competição, além de regras de desistência e empates na hora de selecionar os times, por isso, confirma como funcionam as classificações a seguir.

A classificação do Brasileirão Série D conta com fase de grupos e eliminatórias.

Conta com 68 equipes que serão divididas da seguinte forma: .

Dessa forma é feita a classificação no Brasileirão Série D.

Os clubes indicados das federações estaduais são selecionados com base em seus desempenhos nos Campeonatos Estaduais ou qualquer outro torneio que tenha sido realizado pela federação.

A previsão para a classificação em 2022, no entanto, prevê uma diferença de quatro times.

A partir do próximo ano, serão classificados 64 clubes, ao invés de 68, o que provavelmente acabará com a fase de pré-eliminatórias.

Havendo qualquer desistência, a vaga poderá ser preenchida pelo clube que possuir melhor classificação da mesma federação.

Se o estado não indicar um representante, a vaga poderá ser direcionada ao próximo colocado da RNF.

Como no caso do Crac, que em 2020 desistiu da competição por conta da pandemia da COVID-19.

Dessa forma, a vaga do clube foi preenchida pelo Aparecidense, já que este foi o melhor colocado no campeonato estadual de 2019.

Os clubes que disputam o Brasileirão Série D são definidos através de sua colocação na tabela de seus campeonatos estaduais.

Desde as revisões no regulamento e formato do campeonato, feitas em 2016, que a classificação das equipes nas seletivas estaduais de um ano podem classificar os mesmo times para as competições nacionais no próximo ano.

Pode acontecer de haver empates na pontuação de alguns clubes ao final da primeira fase do campeonato, neste caso, o desempate acontece de acordo com normas estabelecidas pela CBF.

O número de vitórias, saldo de gols, confrontos diretos e menor número de infrações cometidas são critérios para desempatar os times, mas caso nenhum deles seja eficaz e os clubes permaneçam empatados, um sorteio poderá ser feito em último caso.

Agora, se os empates ocorrerem após a segunda fase do Brasileirão Série D, neste caso o desempate será realizado através de confrontos diretos e mata mata.