HomeEducaçãoUnip: história, como se inscrever e cursos

Unip: história, como se inscrever e cursos

-

A Unip é uma rede de universidades proveniente do estado de São Paulo.

Ela oferece cursos de bacharel e licenciatura de diversas áreas, como psicologia, direito, moda e enfermagem.

Além de ser privada, um fato interessante sobre essa empresa é que há campus em várias localidades como Goiás, São Paulo, Distrito Federal, e Amazonas.

Outro fato importante sobre essa faculdade é o fato de oferecer opções de graduação e pós-graduação a distância.

Além de ser adepta ao formato de EAD, existem cursos disponíveis em formas presenciais e semipresenciais que são ministrados dentro e fora das mediações da UNIP.

- Continua Depois da Publicidade -

João Carlos Di Genio, seu criador, fundou a faculdade no ano de 1988. Mas, apenas em 2004 que a faculdade aderiu ao sistema de aulas remotas.

A partir da adesão dos cursos EAD, a universidade se tornou uma das primeiras a estarem capacitando pessoas em todo territorial nacional.

Antes de mais nada, é muito importante frisar a importância dessa faculdade no sistema educacional brasileiro, uma vez que é a responsável por acessibilizar a informação e capacitar milhares de brasileiros.

UNIP
Faixada da Universidade Paulista

Em 2013, o número de estudantes era de quase 250.000 pessoas. Atualmente, essa quantidade permanece semelhante, com 220.000 pessoas matriculadas e cursando algo na Unip.

Sua história é repleta de aprimorações e atualizações para atender melhor a demanda de seus alunos e formar profissionais de qualidade.

Por isso, no artigo abaixo está um pouco da história da UNIP e alguns fatos pertinentes sobre a universidade.

História

A UNIP começou a funcionar em 1988 após a fusão do IEEP, IUP e IOP, ambos institutos educacionais voltados, respectivamente, para cursos de engenharia; pedagogia, psicologia, letras, comunicação social; e odontologia.

João Carlos Di Genio, fundador e presidente do grupo Objetivo de ensino, foi quem criou a universidade.

- Continua Depois da Publicidade -

A partir de sua criação, muitos cursos passaram a ser oferecidos, com o decorrer do tempo.

Em 2004, a universidade passou a oferecer cursos superiores e de pós graduação à distância, após ser credenciada pelo MEC nessa modalidade de ensino.

A partir daí, a faculdade ficou muito conhecida por democratizar o conhecimento e a formação de qualidade para pessoas de todas as classes sociais.

Por apresentar cursos de alto nível da capacitação, buscando sempre modernizar suas estruturas (virtuais e físicas) a fim de atender seus alunos melhor, em 2009 o número de pessoas matriculados alcançou a marca de 200.000 pessoas.

Desde sua criação, o vestibular é a principal porta de entrada para cursar alguma graduação.

Mas, a partir do ano de 2009, também, passou a ser possível ingressar na faculdade usando a nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

Em 2012, essa instituição de ensino sofreu acusações de fraude no ENADE por outra rede de ensino.

Isso aconteceu a partir da suposição de que a UNIP omitia a nota de alunos com um desempenho ruim para manter sua classificação em níveis altos nesse exame nacional.

- Continua Depois da Publicidade -

Todavia, essas acusações não são inteiramente verdadeiras, apesar da admissão após entrevistas com pessoas de cargos importantes dentro da universidade que admitiram parte da culpa da universidade nessas acusações.

Desde então, a UNIP possui uma comissão que serve para certificar o bom desempenho dos alunos matriculados.

Campus da UNIP pelo Brasil

Como dito anteriormente, a Unip está presente em diversas regiões do Brasil.

No norte do país há um campus na cidade de Manaus. Atualmente são oferecidos 27 cursos de graduação presencial.

Além disso é possível se inscrever em uma das várias graduações nessa unidade. Esse campus está em funcionamento desde 2000 e se destaca pela oferta de cursos na área de ciências humanas e saúde.

Já no Centro-Oeste existem dois campus, um em Brasília e outro em Goiânia, capital de Goiás. O primeiro foi aberto no primeiro semestre dos anos 2000 e possui oito prédios com salas de aula.

campus da unip
Foto aérea de um dos campus da UNIP

Diversos cursos presenciais, a distância e semipresenciais integram a lista de graduações e pós graduações da UNIP.

Assim como os campus mencionados anteriormente, o Campus de Goiânia oferece diversos cursos formatados nos 3 tipos de modalidade: presencial, semi e EAD.

Apesar de ser um dos polos mais completos, também é um dos mais novos. Aberto no ano de 2005, a Unip Goiânia tem 4,25 pontos no ENADE.

Por fim, mas não menos importante , a sede principal da UNIP fica na capital paulistana, São Paulo. Por ter sido a primeira unidade, ela foi aberta em 1988, juntamente a criação dessa grande rede de universidades brasileira.

Além disso, outros polos estão distribuídos pelo interior do estado de São Paulo e outras regiões do país. Isso faz dessa universidade uma das maiores responsáveis pela capacitação profissionalizante de pessoas pelo território brasileiro.

Cursos ofertados

Por ser uma universidade de ampla abordagem, atualmente existem mais de 80 cursos de graduação e centenas de cursos de pós graduação, mestrado e doutorado.

Alguns de seus cursos mais procurados são a graduação em engenharia civil, odontologia, direito, administração, arquitetura e urbanismo, bacharelado em educação física e enfermagem.

Além disso, como mencionado anteriormente, uma série de cursos de pós graduação estão presente na rede de universidades, tais como MBAs.

Outro fato importante é a presença de graduações tecnológicas em sua grade, como cursos de gestão ambiental e fotografia.

Como ingressar na UNIP

unip vestibular
Imagem focada na mão de uma pessoa fazendo prova de múltipla escolha enquanto seu óculos está sobre o documento.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a UNIP tem um sistema de admissão que não é o mais rigoroso, mas que também não permite o ingresso de maneira fácil.

Por exemplo, pessoas que fizeram o ENEM a partir do ano de 2009, se possuírem a nota de corte equivalente ou maior do que o necessário para ingressar num curso, podem conseguir admissão na universidade.

Outra forma de ingresso é por meio do vestibular, que pode ser agendado no site ou também pode ser feito online.

Além disso, é possível ingressar na UNIP por meio da transferência entre insituições de ensino.

Por fim, a última maneira de se graduar na UNIP é via ingresso por segunda graduação, que abate a necessidade de cursar algumas matérias, dependendo da covalência entre a primeira graduação e a segunda.

Para essa ultima opção há uma prova de admissão que irá testar as capacidades do graduado para que consiga ingressar na universidade.

Bolsas e descontos

Existem muitas maneiras de conseguir bolsas e descontos para estudar na UNIP.

O PROUNI é uma das maneiras de conseguir ingressar na faculdade usando bolsa de estudos parcial ou integral.

Para isso, é necessário que se cumpra com os requisitos necessários para ingressar num curso por meio desse programa governamental.

Outra maneira muito conhecida e que também é ofertada é o financiamento por meio do FIES, que é um programa governamental que faz empréstimo para o pagamento da graduação.

A própria universidade oferta um concurso de bolsas. Esse é extremamente pertinente para quem tem um bom desempenho e se garante na hora de fazer uma prova.

Além disso, é possível conseguir descontos por meio de boas notas no ENEM.

Para isso, basta que na hora da inscrição no curso desejado se confira as ofertas de desconto pelo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio.

Uma novidade é que ao indicar um amigo para fazer alguma graduação na UNIP, uma pessoa matriculada tem direito a descontos.

Além dessas, existem várias outras maneiras de ingressar nessa universidade e se graduar com descontos ou financiamentos.

Para maiores informações, basta entrar com o suporte da UNIP pelo email, telefone de contato ou acessar o site.

Site da UNIP

unip descontos
Siglas de porcentagem indicando desconto

O site da UNIP é uma plataforma completa para tudo aquilo que uma pessoa que pretende se inscrever numa faculdade, ou para aqueles que já são inscritos, precisam saber sobre os cursos, a história e muito mais.

Nele estão presentes os serviços disponíveis, as pesquisas que são feitas, arquivos acadêmicos, informações sobre processo seletivo e muito mais.

Por ser uma universidade que também está formatada na modalidade de educação a distância, é de extrema importância que seu site esteja sempre atualizado.

Por isso, a UNIP conta com uma equipe especializada para tomar conta de tudo que está em torno de seu posicionamento digital.

Além disso, no site existem várias informações disponíveis em torno de tudo que diz respeito a faculdade, desde sua missão até seus institucionais.

Instituto mais identidade

Primeiramente, uma empresa que reconhece seu papel na sociedade é tende a crescer de forma orgânica contribuindo não somente para a vida de seus colaboradores e envolvidos, como também apra a sociedade a sua volta.

Por isso, mesmo que seja uma rede de universidades, a UNIP é uma empresa que se posiciona perante mazelas sociais e contribui para a vida de muitos brasileiros.

aluno online
Instituto Mais Identidade – ação que conta com a participação da UNIP

Atualmente, a UNIP é participa do Instituto Mais Identidade.

Esse instituto é uma organização sem fins lucrativos que tem como intuito promover a recuperação estético-funcional e reintegrar as pessoas na sociedade.

Aqueles que apresentam algum dano facial causado por doenças ou traumas podem ter sua face reconstituída por profissionais em formação na UNIP ou que já estão formados e contribuem para o projeto.

Esse instituto existe há mais de 30 anos e já contribuiu para a vida de milhares de pessoas usando tecnologia de ponta para trazer bem estar para aqueles que tiveram seus rostos danificados.

Os procedimentos são feitos em ações coletivas e mutirões e conta com a ajuda, principalmente, de especialistas em odontologia.

Alunos ilustres da UNIP

Geralmente universidades são reconhecidas, também, por formar pessoas ilustres naquilo que fazem, mesmo que não tenha nenhuma relação com aquilo que foi cursado no período em que se esteve matriculado.

Na UNIP muitas pessoas famosos e de alto conceito já cursaram uma graduação por lá.

A apresentadora de televisão, Silvia Abravanel esteve matriculada na faculdade, bem como Pyong Lee e o ginasta Arthur Nory.

portal do aluno
Atleta da seleção brasileira de ginástica olímpica Arthur Nory segurando medalha de ouro após competição

Agora, o que poucas pessoas sabem é que até Otávio Mesquita e o famoso advogado criminalista Augusto Arruda se graduaram nessa universidade.

Isso é apenas mais uma prova da qualidade de ensino que é oferecida pela universidade, que não só forma pessoas para o mercado de trabalho, bem como molda a mentalidade de sucesso das pessoas para a vida.

Vale a pena se graduar na UNIP?

Antes de mais nada, toda forma de investimento em conhecimento é válida.

Então, partindo dessa premissa, é óbvio que se graduar na UNIP é algo que vale a pena.

Além da qualidade dos cursos de graduação e pós graduação que são oferecidos, uma série de outros benefícios podem integrar a lista dos prós de se graduar na UNIP.

Uma delas é o fato da universidade ser reconhecida pelo MEC e ainda possuir nota máxima na maioria dos cursos oferecidos no ENADE.

Além disso, a experiência proporcionada dentro dos campus modernos e dentro da plataforma de ensino virtual reforçam a ideia de que vale a pena investir numa graduação na UNIP.

Mulher segurando o queixo com ar duvidoso olhando para um ponto de interrogação.

Além disso, a UNIP é uma instituição que, devido ao baixo custo requisitado para que se gradue num curso superior, é uma das mais democráticas.

Além disso, por ser muito cosmopólita, na UNIP uma pessoa tem a possibilidade de conhecer pessoas de várias lugares do país e fazer uma ótima rede de network para fins profissionais.

Outro aspecto importante a ser levado em consideração é o fato de que a UNIP integra ensino de qualidade, assistência aos alunos e facilidade de contato com os professores para fornecer uma educação de qualidade.

Por fim, e não menos importante, vale a pena se graduar na UNIP pelo fato de que ela oferece a opção de educação a distância, que é algo muito visado para que as pessoas consigam conciliar suas formações profissionais com empregos e formas de sustento.

Por isso, ao se questionar se vale a pena fazer algum curso de graduação ou pós graduação na UNIP, uma pessoa deve sempre se lembrar de todos os pontos apresentados anteriormente antes de tomar uma decisão.

VEJA TAMBÉM: Educa mais Brasil: cursos oferecidos, bolsas e mais

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -