HomeEmpresas & NegóciosO Boticário: conheça a marca e seus melhores produtos

O Boticário: conheça a marca e seus melhores produtos

-

A indústria de cosméticos, como O Boticário, é uma das que mais move dinheiro no mundo atualmente. No Brasil a quantia de dinheiro que gira em torno desse nicho é crescente e bilionária, uma receita próxima a 30 bilhões de dólares.

Antes de mais nada, é necessário ressaltar que isso acontece principalmente pela expressão de grandes empresas no cenário nacional. Apesar da pandemia ter atingido o mercado, muitas empresas já planejam a retomada do comércio no cenário brasileiro.

Por exemplo: a Natura, que adquiriu a Avon recentemente e o Boticário, que é a segunda maior empresa do ramo no país. Criada em 1977 por um químico boliviano que residia no Brasil, o Boticário hoje é uma das maiores marcas de cosméticos e produtos de beleza no cenário nacional.

Atualmente, produz uma série de produtos voltados tanto para as necessidades do homem, da mulher, público infanto-juvenil e até bebês. O faturamento é estimado em uma receita anual média de 3,7 bilhões de dólares.

Além disso, essa empresa emprega mais ou menos 8000 funcionários e possui presença em mais de 10 países em torno do mundo. Atualmente, possui um número de lojas de quase 4000 em mais de 1700 munícipios do Brasil e em outros países.

- Continua Depois da Publicidade -

Outro fato sobre essa empresa é que além dos 8000 funcionários, essa marca é responsável por empregar 22.000 pessoas de forma indireta. Enfim, essa é a segunda maior empresa do ramo no Brasil.

Então, para conhecer melhor sua história, melhores produtos e muito mais, o texto abaixo está cheio de informações pertinentes.

História do O Boticário

Miguel Gellerte Krisgner, um bioquímico boliviano que residia na capital paranaense. Junto a uma colega de faculdade Eliane Nadalin e dois dermatologistas, criaram juntos uma farmácia de manipulação.

Usando um empréstimo de um familiar, ele deu início ao que hoje é uma das maiores potências em cosméticos no cenário nacional: O Boticário. Sua sede atual, Curitiba, também foi o primeiro lugar onde se estabeleceu essa empresa.

A inspiração veio de forma inusitada após a visita à capital do Rio Grande do Sul para um curso de manipulação artesanal de artigos farmacêuticos. A partir da possibilidade de oferecer uma forma de tratamento alternativa para as pessoas, o criador teve a ideia de iniciar sua própria farmácia de manipulação.

Só que antes de dar sequência ao seu projeto, ele idealizou um ambiente agradável para que as pessoas se sentissem confortáveis. Por isso, ao invés de uma farmácia tradicional, ele planejou uma espécie de boutique confortável e com boa aparência.

Dessa forma, além de vender produtos dermatológicos, o Boticário viria com a ideia de oferecer uma experiência completa. O mais importante, com o passar do tempo é a evolução da empresa se deu de forma muito orgânica.

Os primeiros produtos oferecidos eram ligados a uma forma alternativa de cuidados dermatológicos. Portanto, com o passar do tempo a empresa começou a ser reconhecida por isso.

- Continua Depois da Publicidade -

Em sequência, começou a produção de produtos cosméticos, como o perfume em colônia lançado em 1979, o Aqua Fresca. Seu sucesso é tão grande que até hoje está disponível nos sites e lojas do O Boticário.

O boticário promoção
Frasco de perfume Aqua Fresca ao lado de sua embalagem.

O sucesso dessa linha de perfumes no ano de 1979 foi tão grande que até Silvio Santos, o dono da emissora de televisão SBT, decidiu fazer investimentos.

Expansão da marca

Nesse mesmo ano, a expansão da marca começou a acontecer com o posicionamento de sua primeira loja em um aeroporto de Curitiba. Pessoas de todos os lugares do Brasil tinham acesso a loja, o que ajudou em sua popularização.

Não demorou muito até que o Boticário fosse conhecido como uma das melhores marcas de perfumaria e cosméticos dentro do cenário nacional. A partir do conceito de alto valor entre as pessoas, a empresa começou a se expandir pelo país, começando pela primeira franquia em Brasília, no ano de 1980.

Outro fato marcante e de extrema importância na história da empresa é a fundação de sua primeira fábrica no ano de 82. Inicialmente, quase meio milhão de produtos foram produzidos só no primeiro ano.

O Boticário é muito conhecido por sua linha de produtos infantis e para bebês. Mas, o que poucos sabem é que essa empresa começou a produção de itens para esse público com o personagem “Dr. Botica”.

Esse personagem foi criado com a ideia de transmitir segurança para os pais na hora de decidir qual produto adquirir para seus filhos. Então, em 1985 um marco na história da empresa aconteceu: a primeira loja internacional foi aberta em Portugal.

No Brasil, já haviam um pouco mais de quinhentas lojas espalhadas pelo território. O novo desafio de se expandir internacionalmente foi muito bem sucedido e rendeu frutos que refletiram na expansão por outros países do mundo.

- Continua Depois da Publicidade -

Quando a empresa decidiu investir de forma massiva em maneiras de divulgar seus produtos, uma novela da rede Globo de televisões anunciou um de seus produtos para cuidados com o corpo como merchandising.

A empresa, os clientes e as franquias

Loja
Faixada personalizada de uma franquia O Boticário.

A empresa sempre se preocupou com a maneira que tratava seus clientes, mesmo antes da criação do código do consumidor no Brasil. Tanto é que haviam cartilhas do protocolo a ser seguido pelas franquias e funcionárias para o melhor atendimento possível.

Esse mesmo protocolo foi atualizado com o passar do tempo e é seguido até hoje. Ainda nesse ano os pontos de venda começaram a passar pela exigência de padronização do layout, design, disposição dos produtos e uma série de requisitos que passaram a ser obrigatórios pelas franquias.

Todos aqueles que trabalhavam na linha de frente de atendimentos tiveram que usar uniformes iguais e seguir o mesmo protocolo de atendimento.

Anos 2002 à 2006

No segundo ano do novo milênio, a empresa já possuía pouco mais de 2000 lojas abertas, dentro e fora do Brasil. Outro fato importante foi a iniciativa da empresa de fazer um e-commerce, mesmo que de forma simplória.

Em 2003, a marca aumentou mais ainda o número de países em que estava estabelecida, como Estados Unidos e Uruguai. Em 2004 O Boticário criou uma das mais famosas linhas de perfume masculino do Brasil, O Malbec.

A novidade desse perfume é que seu processo de manufatura é semelhante ao de vinhos e isso fez dele um perfume diferenciado dos demais produzidos no país. Então, os anos de 2005 e 2006 são marcos de expansão internacional e premiações para a empresa.

Começando pela expansão para a Ásia e África, quando as primeiras lojas O Boticário foram estabelecidas no Egito e também nos Emirados Árabes no ano de 2005. Com tanto sucesso, a qualidade dos produtos e o ótimo atendimento feito pelos funcionários a empresa recebeu um prêmio.

No início de 2006, a empresa recebeu o prêmio de Varejista Internacional do Ano nos Estados Unidos.

30 anos de O Boticário

No ano seguinte, quando a empresa completou trinta anos, muitos avanços aconteceram dentro de avanços tecnológicos e mercadológicos. A empresa passou a oferecer maneiras de relacionar mais os clientes com os produtos, e também tomou a iniciativa de ofertar mais produtos voltados para os homens.

Três anos depois, a empresa implementou em quase todas as suas lojas um programa de reutilização das embalagens por meio da venda de refis.

Até hoje essa é uma das atitudes que marcam a conduta da loja de se preocupar com o meio ambiente e trazer praticidade para a vida de seus clientes. As urnas para depósito de embalagens antigas se encontram até hoje em todas as lojas da rede O Boticário.

Nesse mesmo ano foram lançados mais de 400 produtos, o que é um número surpreendente que mostra a força que a empresa ganhou com o decorrer do tempo.

Universidade Corporativa

Em 2010, O Boticário criou a Universidade Corporativa, que capacita seus funcionários. Isso mostra a grande preocupação do Boticário em oferecer o engrandecimento do conhecimento daqueles que estão colaborando com o desenvolvimento da empresa.

São lecionados cursos de capacitação para a área empresarial e várias outros tópicos relacionados ao meio corporativo.

Isso com a finalidade de ajudar as pessoas a se desenvolverem profissionalmente.

O Boticário de 2010 à 2020

No ano de 2011 muitos avanços dentro do marketing, tecnologias e posicionamento da marca aconteceram. Começando pelos espaços exclusivos para a comercialização dos produtos da linha Nativa Spa.

Essa foi uma estratégia adotada para exaltar essa linha tão diversificada e que é a aposta da empresa como principal concorrente para os produtos da Natura Essentials. Dois anos depois foi acrescentado a seu complexo industrial em Sâo José dos Pinhais um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento.

Isso ampliou, portanto, a capacidade de produção de várias produtos da empresa de forma simultânea e ainda trouxe avanços tecnológicos para produtos oferecidos anteriormente. Atualmente, a empresa possui um grupo de marcas que estão dentro de seu portfólio: Quem disse, Berenice; Eudora; e The Beauty Box.

Todas abordam o ramo de perfumaria, cosméticos e produtos dermatológico, mas cada uma atinge o público de maneira diferente. Hoje em dia, a empresa é a segunda colocada em vendas e preferência dos clientes no Brasil, ficando atrás somente da Natura.

Além disso, foi a primeira a implementar nanotecnologia em seus produtos dentro do Brasil. Um fato marcante sobre a empresa é seu posicionamento perante a causa LGBTQ+, com sua campanha “Toda forma de amor”, onde defendem que toda forma de amor conta.

Grupo Boticário

grupo o boticário
Logo do grupo O Boticário.

Como dito anteriormente, O Boticário é apenas uma das marcas que integra o Grupo Boticário. Atualmente, existe a The Beauty Box, que é uma rede de lojas de perfume das marcas mais usadas no mundo todo.

É possível encontrar lojas dessa empresa em shoppings, aeroportos e centros comerciais. Outra empresa do grupo é a loja especializada em maquiagens Quem disse, Berenice. Apesar do O Boticário oferecer suas linhas de maquiagem, Quem disse, Berenice tem sua produção focada nesse ramo.

Além disso, há a marca Eudora, que oferece uma série de produtos vendidos por catálogo. A venda de produtos é feita tanto em lojas representantes, quanto por revendedoras que trabalham por meio da autopromoção e distribuição de catálogos.

Produtos

Os produtos O Boticário são famosos no Brasil e no mundo. Atualmente, são mais de 9000 produtos disponíveis  para cuidados dermatológicos, cosméticos, perfumaria, etc.
Mas uma coisa é fato: a empresa é líder na venda de perfumes e cremes. Por isso, aqui estão os perfumes lideres em venda do O Boticário e sua principal linha de cremes.

Perfume masculino : Malbec

Perfume Malbec
Perfume Malbec

Esse é um dos perfumes que provavelmente todos já ouviram falar.

O Malbec é um perfume de toque amadeirado. Além disso é o mais antigo da linha de fragrâncias masculinas da empresa. Atualmente, esse é o principal perfume masculino oferecido pela empresa e conta com algumas variações de fragrância, como o Malbec Noir.

Então, por ser um perfume de alta fixação e com um aroma versátil, é recomendável para todos os tipos de ocasião. Agradável para o olfato dos homens e extremamente atraente para as mulheres, com certeza o Malbec é o principal perfume masculino do O Boticário.

Perfume feminino: Lily

Perfume lily
Perfume lily

Um perfume com notas frutadas e com um toque adocicado, Lily é um perfume sofisticado feito para mulheres empoderadas. Por ser um perfume com essência doce, é uma boa escolha para o período da noite.

Mas, é o perfume ideal para jantares de negócios, um encontro romântico ou para um dia de trabalho (se usado de forma moderada). Seu frasco contém 75 ml, e não é o melhor perfume custo benefício.

Todavia, é um dos mais procurados dentro do catálogo do O Boticário. Esse é um dos perfumes mais sofisticados do O Boticário, portanto, a mulher que o usar deve fazer isso com moderação.

Assim evita acabar com o perfume rápido e não torna o cheiro desagradável para quem está próximo.

Creme corporal: Nativa Spa

Linha de creme Nativa Spa
Linha de creme Nativa Spa

Essa é a linha de cremes mais variada do O Boticário.

Possui aromas provenientes das matas brasileiras e do mundo todo, aplicando alta tecnologia para hidratar a pele dos clientes que adquirem esse produto.

Muito de sua matéria prima é extraída de produtos da flora nacional. Além disso, os frascos são recicláveis e podem ser repostos com os refis de hidratante por um preço mais acessível.

Seus preços podem variar de acordo com a matéria prima usada no frasco, como os de amora e quinoa, que tem preços diferentes. Antes de mais nada, são ótimas loções hidratantes e que merecem atenção especial de quem está em busca de um bom hidratante.

E outro ponto importante é seu efeito desodorante além de sua capacidade de absorção pela pele.

VEJA TAMBÉM: Hinode: Dicas para faturar alto com a empresa

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -