HomeTecnologia & InternetTemperatura: acompanhe a previsão do tempo em 5 minutos

Temperatura: acompanhe a previsão do tempo em 5 minutos

-

Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), disponibiliza para a sociedade desde 1995, os resultados de vários dos modelos numéricos e que também fazem a previsão do tempo e da temperatura de diversas regiões do Brasil. Esses dados, desde que foram divulgados, conseguem proporcionar diversas pesquisas, além de ter aumentado a confiança da população com relação aos interesses de empresas diversas, como é o caso da indústria, da agricultura, da geração e do transporte, comércio e turismo, entre muitos outros.

Os meios de comunicação estão cada vez mais interessados em informação sobre meteorologia e por isso, a imprensa mesmo busca por mais conteúdo e atendimento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que também é dirigido pela CPTEC.

Tanto a linguagem da mídia quanto da própria meteorologia mudou nesse tempo, e com isso, novos desafios foram lançados para fazer sobre clima e temperatura com a população, fazendo adequações de linguagem técnica e deixando cada vez mais simples. Para isso, muitas pesquisas foram feitas junto de cientistas e pessoal capacitado, junto de artigos e livros para deixar a forma de passar a informação de mais fácil compreensão.

Todo o projeto criado desde quando o CPTEC o desenvolveu, se enquadrou em outros tipos de necessidades que facilitaram também para os educadores que trabalham com pesquisa. Tanto as tecnologias quanto os meios de comunicação mudaram seus objetivos com o passar dos anos e vários novos produtos foram desenvolvidos para incluir a matéria e o assunto nas escolas e nas universidades.

Todos os registros meteorológicos e de temperatura e clima de todos os lugares do país e do mundo, assim como a previsão do tempo, antes eram feitos de forma muito antiga. Nos primórdios quando os homens eram primitivos, os registros eram feitos a partir das nuvens que se moviam no horizonte, as aves que voavam no céu, direção do vento e uma série de outras observações macro que eram vistas.

- Continua Depois da Publicidade -

Mesmo nessa época já era importante o registro e acompanhamento da previsão do tempo, mesmo que feito de uma forma bem mais rústica. Com o passar dos anos e as descobertas de outras formas de sobrevivência como a caça, os conhecimentos e descobertas sobre a atmosferas foram sendo deixados de lado.

A ciência que estuda a meteorologia passou a ser mais conhecida vários anos depois, com civilizações mais avançadas. Como os egípcios, que se preocupava com questões climáticas por causa do Rio Nilo, e também com o clima devido as plantações. Na antiguidade, as chuvas eram sinal de abundância e fartura, e por isso, passou a ser importante saber quando isso aconteceria.

Sem contar que prever tempestades também era importante, já que naquela época era considerado obras de deuses. Com o novo testamento e as novas escrituras da Bíblia que inclusive contam com algumas passagens que possuem eventos meteorológicos como é o caso do dilúvio por exemplo, e as secas do Egito, mais começou a se falar e a se interessar pelo clima e temperatura, além das previsões do tempo.

Os babilônios foram os primeiros a realmente começar a deixar algum vestígio sobre esse tipo de estudo, mas os gregos que estudaram de fato a atmosfera de maneira cientifica, alguns séculos depois.

Foi Aristóteles um dos grandes pensadores gregos, que mais estudou sobre o clima e a meteorologia. Foi responsável pelos primeiros estudos do trovão, da chuva, do vento, da nuvem, da temperatura, condições do orvalho entre outros. Mas como havia falta de recursos e ferramentas, cometeu vários erros em seus estudos que foram levantados depois.

O livro escrito pelo filósofo, chamado de “Coisas acima da Terra”, não agradou muito, principalmente Teofrasto, outro grego estudioso da época que escreveu “O livro dos Sinais” também sobre meteorologia que ficou mais popular. Nesta segunda obra, o estudioso revelava oito formas de fazer a previsão de chuvas, assim como analisar a temperatura, entre outras regras que com os estudos de hoje são totalmente absurdas.

Na Idade Média, os estudos sobre o clima voltaram, e até chegar ao período do renascimento, algumas palavras de Aristóteles foram sendo mantidas sobre a meteorologia. Por isso, até hoje ele ainda é considerado o pai da ciência que estuda o clima, mas as previsões do tempo só passaram a ficar estabelecidas como é hoje, no século XVIII, por Jean Baptiste de Monet na França.

temperatura climática

Temperatura agora

- Continua Depois da Publicidade -

A temperatura é determinada pela física, e diz respeito sobre a escala medida que pode ser definida também como grau de agitação entre moléculas que fazem parte da composição de um corpo. Sendo assim, uma agitação de moléculas maior, vai ter a temperatura do corpo mais quente enquanto que menos agitação será mais frio.

Não existe um limite para determinar a temperatura, nem um valor que ela não ultrapasse, mas existe uma escala. Onde o limite mínimo chega ao zero absoluto e menor que isso, ou moléculas com vibração menor ou inexistente vão ficando negativa.

Dentro da meteorologia, a temperatura é um dos parâmetros mais perceptíveis entre as pessoas. Que com a sensação de frio ou calor sabem mais ou menos, como essa variável se encontra. Além disso, existem outros fatores que estão diretamente ligados a esses valores, como é o caso da altitude, proximidade do Equador, sistema meteorológico que pode ser uma massa de ar quente ou uma frente fria próxima da região, e também a época e estação do ano.

A altitude é um dos pontos mais evidentes que influencia a temperatura, sendo assim quanto mais alto mais frio. Sem contar que o ar vai ficando mais rarefeito o que torna difícil a respiração cada vez que se eleva os pontos. Nesse caso, o ar fica com menos partículas que retém o calor e por isso a temperatura cai. Quanto maior a altitude a temperatura vai caindo, e o contrário também acontece, quanto menor a altitude mais quente.

A temperatura agora normalmente é calculada através da umidade. Quanto mais quente e úmido, maior será a sensação térmica e com isso, os termômetros usados para medir essa temperatura também mostram valores mais altos. Quando a umidade está baixa, a sensação térmica também diminui e vai seguindo os mesmos padrões, só que nesse caso ao contrário.

Os grandes centros de meteorologia usam o serviço nacional de previsão do tempo nos EUA, para media a temperatura das grandes cidades, assim como a umidade e a sensação térmica. Todos esses cálculos mostrados são parecidos, mas a exposição ao sol por exemplo, pode aumentar a sensação térmica por exemplo, em alguns graus.

Para entender a temperatura agora, é preciso saber que o corpo humano usa o suor principalmente para se resfriar e manter a sua temperatura ideal que é de 36°C. Na grande maioria dos cálculos que se trata de sensação térmica isso é uma estimativa, que também vai variar da gordura corporal, metabólica de cada organismo e até hormonal, sem contar no traje que a pessoa estiver usando.

Cada região do país possui suas temperaturas endêmicas e que configuram o clima. Os índices que são calculados para indicar quais os parâmetros das atividades físicas podem elevar ainda mais a sensação térmica e provocar algum mal estar como desmaio, desidratação, insolação, etc. De acordo com o serviço do governo americano, o perigo é eminente quando a sensação térmica ultrapassa os 52°C.

- Continua Depois da Publicidade -

Outro ponto importante sobre a temperatura fria é quando há ventos. Os ventos acabam roubando o ar quente em torno do corpo e tira o calor normal organismo, o que se chama de perda por convenção. Quando mais vento tiver no local, mais calor se perde.

O site do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia mostra uma calculadora bem equipada que permite que qualquer pessoa faça simulações em relação a temperatura e aos ventos. Por exemplo, é possível colocar a temperatura atual, com a velocidade dos ventos em metros por segundo e descobrir a sensação térmica.

clima e temperatura

Temperatura em SP agora

Quando se quer descobrir a temperatura de um determinado local ou região e cidade, principalmente por agendar algum evento, passeio ou até mesmo para quem está viajando, existem sites e aplicativos que informam sobre essas temperaturas. É o caso do Tempo Agora que mostra a temperatura exata da cidade pesquisada, assim como várias informações.

Para descobrir como está a temperatura em São Paulo por exemplo, basta acessar o site que ele mostra como está o clima do dia, além das máximas e mínimas para o dia, possibilidade de chuva, umidade do ar e também a velocidade dos ventos.

É possível encontrar um pouco mais abaixo a previsão para outros dias da semana, com previsões de máximas e mínimas e também como o dia vai estar, se ensolarado, nublado ou se há possibilidades de chuva. E quem precisa de uma previsão exata para uma determinada hora também é possível encontrar, com temperatura marcada, hora a hora.

Muitas pessoas gostam de acompanhar a situação climática do local onde moram, ou até mesmo quando estão viajando, para saber se há risco de pegar chuvas, ou para saber se levam ou não um casado para possíveis mudanças de clima e daí se dá mais uma das importâncias da meteorologia no dia a dia das pessoas.

Quem vai viajar para São Paulo por exemplo ou precisa marcar e agendar um evento em local aberto, precisa dessas estatísticas e previsões, para saber qual o melhor dia e melhor horário.

Sensação térmica de hoje

A sensação térmica vai variar de acordo com o que já foi mencionado acima. Em termômetros que usamos para media a temperatura corporal, ele mostra qual é a temperatura do organismo. Sendo assim, para medir o clima do local ou ambiente é feita uma medição no ar e como o corpo humano reage a essa variação ou graus marcados.

É válido ressaltar que a sensação térmica pode variar por uma série de fatores, mas principalmente deve ser levado em consideração a velocidade e densidade dos ventos, e a umidade do ar. Existem fórmulas complexas para calcular essa sensação, mas os cálculos usam basicamente os graus Celsius, com a valor da velocidade dos ventos em km/h. Existem tabelas prontas que mostram essa diferença entra o que é real em temperatura e o que sentimos, que dá para ter uma ideia de como esses valores variam bastante.

Além disso, é válido ressaltar que existem vários softwares e aplicativos de smartphones que além de mostrar o clima e a temperatura em determinados locais e cidades, também já fazem esse cálculo da sensação termina e informação junto com os demais dados.

tempo

Como ficará o tempo no Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro tem um clima mais quente que em São Paulo e por isso, o tempo por lá é sempre mais quente, com sensações térmicas mais elevadas em determinadas estações do ano. Por ser uma cidade de praia, a umidade do ar costuma ser elevada e por isso, quase sempre a sensação térmica coincide com a temperatura natural.

É possível descobrir o clima e a temperatura do Rio de Janeiro de diversas formas, seja através da internet ou pelos próprios aplicativos que já existem em sistema operacional Android, ou iOS. Nesses aplicativos são mostradas as temperaturas de todos os dias da semana, que costumam ir até 10 dias para frente com precisão, mostrando sempre as máximas e mínimas para o dia.

Além das temperaturas, os aplicativos também mostram a umidade do ar, velocidade dos ventos, percentual de possibilidade de chuva entre várias outras informações que podem ser importantes para quem está viajando para a cidade por exemplo, para visitar a praia e não quer pegar um dia de chuva. Vale sempre a pena verificar esses aplicativos antes de agendar ou marcar uma viagem.

Temperatura Curitiba

Curitiba é uma cidade de temperatura mais fria, onde há épocas do ano em que as sensações térmicas são muito menores que os graus que estão fazendo. A cidade por ser turística, exige um planejamento de quem vai viajar para lá, principalmente quem não gosta de frio, e por isso, acompanhar as previsões do tempo pode ser uma opção para conseguir aproveitar o passeio da melhor forma possível.

O clima em Curitiba pode ser avaliado pelos sites e aplicativos de previsão do tempo, assim como para outros locais e cidades. Essa é uma forma de descobrir o tempo agora para se planejar para viajar e conhecer, ou para quem mora na cidade e precisa organizar algum evento e precisa que o dia esteja mais quente e com temperatura agradável.

A previsão do tempo é muito importante para diversos aspectos, desde viagens até para quem trabalha com eventos ou quem está querendo casar em ambiente aberto por exemplo. Acompanhar o clima em determinadas épocas do ano, faz toda a diferença para não ser surpreendido com uma chuva inesperada por exemplo.

velocidade dos ventos

Temperatura BH

A capital mineira é conhecida por seu clima ameno, mas que em algumas épocas do ano frentes de alta temperatura deixam os mineiros com muito calor. Em Belo Horizonte, a temperatura varia de acordo com a estação do ano, mas de uma maneira geral a cidade possui clima mediano e agradável na grande maioria do ano.

Os aplicativos de previsão de tempo e os sites que mostram a temperatura em BH revelam os graus máximo e mínimos dos dias da semana com antecedência de cerca de 10 dias, além de mostrar a possível umidade do ar e o percentual de probabilidade de chuva também é possível saber a sensação termina.

Esse tipo de informação se faz extremamente importante para quem vai precisar ficar em ambiente externo por algum motivo seja pessoal ou profissional. Viajar para conhecer outros lugares e o clima atrapalhar pode ser um grande transtorno além de causar muita frustração. Por isso, acompanhar a previsão do tempo pode ajudar até mesmo na hora de fazer a mala e levar as roupas certas e adequadas para a temperatura.

Temperatura Porto Alegre

Porto Alegre fica no estado do Rio Grande do Sul, e é uma das regiões mais frias do Brasil, por isso que na grande maioria do ano as temperaturas por lá são mais baixas que no resto do país. Quem viaja para Porto Alegre para conhecer neve por exemplo, precisa se programar e ir nas estações mais frias, quando as temperaturas chegam a ser negativas em algumas horas do dia e assim matar a vontade de ver gelo.

Já para quem não gosta tanto de frio mas quer conhecer a cidade, também se faz importante acompanhar o clima da região e como o tempo por lá reage com estações mais quentes. Mesmo no verão, o Rio Grande do Sul não é um estado de temperaturas muito altas, pelo contrário, a média de graus da região é bem abaixo da média de diversos outros lugares do país.

Em aplicativos e sites específicos de meteorologia é possível acompanhar o clima de Porto Alegre, incluindo umidade do ar, velocidade dos ventos, a previsão para a semana toda e também de hora em hora, além das probabilidades de chuva. É fundamental para quem viajam conhecer essas e ter acesso as previsões para se programar melhor em suas atividades na cidade.

temperatura

Acompanhe a previsão do tempo do final de semana

Independente de qual seja a região, ou lugar do mundo que se esteja, é sempre possível acompanhar a previsão do tempo para o final de semana. A grande maioria dos sites e dos aplicativos que fazem essa previsão, calculam normalmente, certa de 10 dias para a frente, o clima e a temperatura de cada lugar.

As pesquisas, portanto, podem ser feitas tanto ao longo da semana, como no final de semana anterior. Ainda quem tem a necessidade de ficar sabendo do clima com mais antecedência ainda, pode encontrar facilmente essa previsão na internet, mas precisa levar em consideração que ela pode mudar até lá.

Isso acontece que porque fenômenos meteorológicos como frentes frias, e aumento de massa de ar quente por exemplo, podem chegar de surpresa, com menos tempo do que pode ser previsto, quando essas previsões de longo prazo são feitas. Que geralmente acontece usando a média da região, com outras variáveis como clima, estação, vegetação, altitude, etc.

Sendo assim, para saber com mais exatidão sobre a temperatura e clima de um final de semana específico, o ideal é esperar que esteja mais perto para ter uma previsão mais certeira e real. A meteorologia erra muito pouco atualmente com toda a tecnologia que é usada nos modelos de previsão e por isso, não há motivos para não confiar no que diz as previsões.

Temperatura climática

Temperatura de amanhã

Assim como para o final de semana, também é possível prever a temperatura do clima de amanhã em qualquer região ou cidade do país. As buscas podem ser feitas individualizadas por região, ou também por cidade. Para quem deseja saber o clima do dia seguinte, basta fazer a busca e verificar qual a temperatura indicada.

Muitas pessoas realizam esse tipo de consulta no dia anterior, principalmente quem trabalha em ambiente externo, ou para quem mora em regiões que o clima varia muito, e precisa saber como se vestir adequadamente para o dia. As variações e temperatura podem ser do tipo em que o clima é muito frio pela manhã, mas esquenta demais no começo da tarde e depois esfria mais ainda a noite.

Com isso, é preciso estar preparado com roupas e agasalhos para os momentos mais frios, e com uma roupa apropriada para os períodos mais quentes. Daí tal importância de acompanhar a previsão do tempo em determinados lugares. Sem contar nas possibilidades de chuva, que ao saber com antecedência pode fazer as pessoas pouparem tempo em resolver e fazer outras atividades que a chuva possivelmente atrapalharia na rua em determinados dias.

É muito válido acompanhar a previsão do tempo para uma série de finalidades diferentes. Com as tecnologias e os smartphones fica muito fácil fazer uma busca rápida para saber a temperatura do dia seguinte usando o celular.

Quem tem o hábito de sempre usar o clima para se vestir, também faz a previsão ao longo da semana, com um pouco mais de antecedência, e com isso, se antecipa para várias coisas que precisam ser feitas fora por exemplo, quando o clima pode atrapalhar.

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -