HomeBeleza, Estilo & Bem EstarCabelo curto: descubra o corte que fica melhor em você

Cabelo curto: descubra o corte que fica melhor em você

-

Antes de repaginar e mudar completamente o visual, é essencial descobrir o que é que combina melhor com seu estilo, formato de rosto e com a imagem que pretende passar. Cabelo curto é moderno, muitas vezes muito fácil de cuidar pela falta de comprimento, mas é preciso tomar seus cuidados. Portanto, antes de passar a tesoura, continue lendo.

As celebridades são as primeiras a lançar novas tendências de corte de cabelo, e o cabelo curto é recorde em novas temporadas e quando entra novas estações. Com isso, milhares de mulheres correm logo para marcar salão e renovar a imagem com um novo corte. Mas esse tipo de mudança radical querer um pouco mais de análise.

A praticidade do cabelo curto atrai, isso é um fato, mas será a transformação vai deixar a imagem atrelada ao real desejo do que se quer transmitir com a nova imagem. É preciso levar em consideração o tipo de corte desejado, o formato do rosto, a altura do pescoço entre algumas outras regrinhas que podem deixar o seu rosto mais harmônico como novo corte.

A gente sabe que falar sobre beleza atualmente é algo muito complexo e precisa ser dito com liberdade. Este artigo não tem a intenção de proibir ninguém em realizar um novo corte de cabelo para mudar o visual por causa de um formato de rosto. Mas é possível adaptar o corte desejado para que ele consiga ressaltar aquilo que você tem de mais bonito e deixar todo o contexto visual mais harmônico.

Ao longo dos anos, diversos profissionais da área da beleza, estudaram para entender melhor as formas do rosto, como funciona a estrutura da face e até mesmo como funciona a nossa visão em relação a imagem do que vemos como harmonia dos traços, volume e dos ângulos. Parece tudo muito complexo, mas não é.

- Continua Depois da Publicidade -

Uma das principais regrinhas usadas para entender se o formato do rosto comporta um corte de cabelo mais curto ou não, é medir a distância entre o lóbulo da orelha e a ponta do queixo. Coloque uma régua ou uma caneta nesse ângulo e depois meça com uma régua o tamanho dessa distância. Em teoria, quem possui a medida menor que 5,7 cm, ficaria muito bem com cabelo curto, enquanto que se a medida for maior do que 5,7 cm, então os fios longos ficam melhores.

Claro que essa é apenas uma regra. Dentro do visagismo, que foi criado em torno de 1936 por um maquiador na França, Fernand Audry, as técnicas de harmonizar o rosto com técnicas variadas para deixar a imagem mais harmônica e revelar a verdadeira essência de cada pessoa, se tornou um dos principais objetivos da prática.

Saber valorizar a beleza é o que todo mundo quer, e para isso, usar técnicas de visagismo pode ser uma ótima opção, principalmente para quem deseja um corte de cabelo curto, com design diferenciado e quer saber se os traços faciais, formato de rosto e estilo combinam. Para entender melhor se isso combina e qual modelo fica melhor em você, continue lendo.

Cortes de cabelos curtos: como manter arrumado?

Canal: Moda Moda

Cuidar de um cabelo curto, aparentemente parece mais fácil, já que não há muito comprimento, se trata de um corte mais versátil e prático e por isso, essa é a impressão que é passada. Mas para que isso, o cabeço precisa realmente estar sempre bem arrumado.

Embora seja um corte fácil de cuidar (bem mais do que os longos), o cabelo curto exige um pouco de prática até pegar o jeito de deixá-lo sempre arrumado. Até porque alguns cortes exigem um pouco mais de acabamento como escovas bem feitas, etc. Um dos segredos na hora cuidar dos cabelos curtos é nunca dormir com ele molhado. Caso perceba que ele ainda está úmido, seque com o secador.

Quem possui um volume natural nos fios, o melhor é aceita-lo para que a arrumação do dia a dia fique mais prática. Existem truques que modelam o volume para deixar os fios mais naturais e sem dar tanto trabalho. O que varia é de acordo com a textura dos fios. Cabelos ondulados ou cacheados tendem a se amassar durante a noite, por isso, aproveite para usar produtos pela manhã que revitalizam as formas dos fios.

- Continua Depois da Publicidade -

Também é sempre possível usar o secador e uma escova bem grande para secar os fios com mais rapidez e dar forma do jeito que preferir. Os efeitos podem variar de acordo com cada corte, mas o cabelo curto seca muito mais rápido, o que torna o processo bem prático. Caso os seus fios tenham o comprimento muito pequeno, utilize uma escova pequena.

Corte de cabelo curto feminino: Tipo de rosto que combina

Antes de mais nada, e começar a pesquisa os tipos de cabelo curto que existem, é preciso descobrir qual o seu estilo. Esse tipo de corte é extremamente versátil e pode ser feito de diversas formas e para escolher a melhor opção o melhor tipo de corte é preciso um pouco de autoconhecimento.

Cada estilo combina melhor com um modelo de corte de cabelo diferente e isso também pode estar ligado a imagem que você quer passar. Por exemplo, existem cortes que são mais descontraídos e joviais, para quem quer passar uma imagem mais séria, é um corte que não condiz com a intenção.

O estilo, cor, tom, textura e comprimento diz muito sobre a imagem que deseja ser passada, principalmente por contextualizar e exteriorizar a personalidade. Por isso, é preciso autoconhecimento para entender o que realmente se quer passar com a sua imagem antes de decidir qual mudança ou qual corte de cabelo deseja ter.

O visagismo serve exatamente para auxiliar quem quer mudar a sua imagem e deixar tudo mais harmonioso, conseguindo transmitir a imagem desejada e ao mesmo tempo, realçando as melhores características. Existem muitos conceitos dentro dessa área e estudo, já que saber realçar as características existe muito estudo e treino em olhar diferentes tipos de perfis e formas e saber como harmonizar.

cabelo curto

Imagem que o cabelo curto passa

Mais uma coisa que não necessariamente é uma regra, mas como diz o ditado, “A primeira impressão é a que fica” e você pode estar passando a imagem errada do que realmente quer passar.

No caso de um cabelo super curto por exemplo, diferente de antigamente, os fios em comprimentos bem curtos hoje em dia demonstram autoconfiança, segurança e principalmente que a pessoa não se importa com a opinião dos outros com relação a sua imagem. Pessoas que optar por esse tipo de cabelo curto também são mais práticas, são pessoas que gostam de facilidade e não perdem muito tempo se arrumando ou cuidado dos cabelos.

- Continua Depois da Publicidade -

Isso não quer dizer que quem tem o cabelo com o corte muito curto, não seja feminina, existem muitas celebridades que são adeptas desse tipo de corte, o famoso “Joãozinho”, que fica muito charmoso.

No cabelo curto com um mais de comprimento, como é o caso do pixie cut, a intenção dele deve ser valorizar o rosto. Por ser um corte muito versátil, transforma a imagem da mulher em algo mais contemporâneo e tem uma tendência feminina ao seu favor com as franjas, por exemplo. Alguns modelos deixam o visual bem sexy, forte e seguro.

Os cortes que são curtos, mas com um pouco mais de comprimento, como o long bob por exemplo, transformam a mulher na cara do sucesso. Deixa a pessoa mais moderna, mais clássica e cool ao mesmo tempo. O acabamento e a textura do cabelo é o que vai determinar exatamente essa imagem a ser passada.

O cabelo curte nesse corte com fios mais lisos tem efeito mais sério, passa uma seriedade maior como imagem e principalmente de uma pessoa que gosta de inovar. Já quem gosta de fios desconexos e mais desarrumado, passa a imagem de uma mulher antenada e mais descontraída, divertida.

O corte curto com pontas repicadas e desfiada, passa a imagem de mulheres versáteis, que gostam de ser naturais e realmente esse estilo também nos cabelos. Passam uma imagem de ser mais antenada no mundo da moda, e ao mesmo tempo, curte o estilo despojado. Já as mulheres que gostam do corte reto, como o Chanel, passam uma imagem mais elegante e de mulher sofisticada. Sendo ele no comprimento curto ou mais longo.

cabelo curto

Como saber se um corte de cabelo combina com você?

Para identificar e saber se um corte de cabelo combina com você é preciso entender qual é o seu estilo, qual a sua imagem pessoal, o que você pretende passar com a sua imagem. A nossa imagem comunica e por isso, é preciso saber encontrar esse estilo, para que mudanças que desejamos fazer como pintar ou cortar o cabelo, fiquem mais fáceis de serem escolhidas.

O corte de cabelo curto muitas vezes desperta sentimentos diferentes. Algumas pessoas acreditam, que o corte curto vai deixar a imagem menos feminina, ou que vai dar mais volume e não necessariamente isso seja verdade.

O que define um corte de cabelo adequado para cada pessoa é o estilo e as formas como eles podem ser adaptados a cada formato de rosto. Não existe um curte igual que possa ser usado para todo mundo e fique bom, mas ele pode ser completamente adaptado a cada pessoa.

Portanto, o primeiro passo aqui, é desapegar de que não há possibilidades de um rosto de determinado formato não poder usar um corte curto. Sempre é possível, desde que as características que desejam ser realçadas, fiquem em evidência e não o contrário.

Por exemplo, cortes do tipo long bob, ou pixie cut, com franja, repicado, desfiado, em camadas podem ser usados por praticamente qualquer pessoa. Talvez não exatamente como ele é proposto. As franjas são um grande exemplo disso.

Todo mundo pode usar franja? Pode. Mas em casa formato de rosto, ele pode ser de um comprimento diferente, com volume diferente, para um lado ou outro, repartido no meio e por aí vai. Cada modelo de corte pode valorizar biótipos de rostos diferentes, assim como estilos.

Muitas pessoas escolher o formato e modelo do cabelo curto através do volume que já possui. É natural que o comprimento menor dos fios deixe o cabelo mais volumoso, mas isso não é uma regra, até porque vai variar muito de corte para corte, e da textura do cabelo. Existem técnicas de corte que tiram o volume e podem controlar o caimento de uma forma melhor, caso o volume seja algo que incomode. Assim como também existe a possibilidade de dar mais volume para quem tem os fios mais leves.

O formato de rosto deve ser um guia, mas não um limitador. Como já foi dito, é possível usar qualquer modelo e tipo de corte que você queira, mas em alguns casos, ele precisa ser adaptado para ressaltar ainda mais o que valoriza em você. Use referências de pessoas e até celebridades que tenham o formato de rosto parecido com o seu, e filtre os modelos de corte que você achar mais bonito ou que achar que combina melhor com seu estilo.

No geral, o maior segredo está no volume dos fios em regiões diferentes que exigem destaques diferentes. Por exemplo, se você quer destacar uma área do rosto com pouco volume, escolher um corte que tenha mais volume nessa região pode ser uma boa opção. Onde houver mais volume de cabelo, mais chamará a atenção. Essa é uma forma de pensar com harmonia, para deixar o visual como um todo mais harmônico.

Leia também: Cortes de cabelo: 5 inspirações para cada rosto

Penteados cabelos curtos para o dia a dia

Os penteados com cabelo curto são um pouco mais limitados, já que a falta de comprimento pode dificultar formas e maneiras diferentes de amarrar as madeixas. O cabelo curto pode ser amarrado para traz, dependendo do tipo de corte, como em um mini rabo de cavalo, só que mais baixo, o que pode ser bem prático e ótimo para ser usado no dia a dia.

Deixar uns fios soltos pode ajudar a emoldurar melhor o rosto, deixando o penteado com um leve aspecto despenteado. Mulheres que possuem os fios lisos, podem abusar de penteados mais assimétricos também, com presilhas, tiaras e uma série de presilhas e acessórios que existem atualmente no mercado, podem facilitar e deixar a criatividade falar alto, na hora de fazer os penteados.

Para usar em noites mais glamorosas, é uma tendência usar os fios penteados para traz com um pouco de gel. Realça bastante o rosto e com uma make clássica deixa o visual muito charmoso e elegante.

Modelo corte de cabelo: fique mais jovem

Um novo corte de cabelo pode sim deixar uma pessoa mais jovem. Assim como apenas mudar o penteado. O cabelo é a moldura do rosto e com isso, tanto rosto quanto pescoço, podem ter mechas repicadas e um corte em camadas e rejuvenescer totalmente a imagem da mulher. Quem quer passar uma imagem mais jovem, e passar por mudanças drásticas podem apostar em coloração também.

Os cortes mais curtos estão mais associados a juventude, isso porque quando mais velha se vai ficando, mais curto o cabelo precisa ser. Mas é preciso equilíbrio. Existem penteados e modelos de cortes muito cortes que podem acentuar detalhes e características no rosto que muitas vezes não é o desejo que se quer ressaltar. A melhor opção para parecer mais jovem é apostar nos cortes na linha do queixo ou pescoço.

curtos para pessoas mais velhas

Cabelo curto cacheado

Quem tem a textura dos fios mais enrolados, fica mais jovial com cortes mais curtos. Principalmente se o corte for assimétrico. Nesse caso o resultado é descontraído e por isso, é preciso tomar cuidado com a imagem que deseja passar já que essa imagem é muito forte.

Os cachos deixam o cabelo mais volumoso e isso traz muito volume para qualquer corte. Então é fundamental escolher aquele que vai favorecer o seu formato de rosto, para que o cabelo curto e cacheado se encaixe da melhor maneira com o seu formato de rosto.

Quem tem rosto mais longo, deve investir no modelo de corte do tipo Chanel para os cachos. Que vai ajudar a dar mais volume nas laterais. Já quem tem o rosto no formato triângulo, pode apostar no pixie cut com bastante volume na parte do alto da cabeça. E quem tem o rosto em formato diamante ou triângulo invertido, o long bob é uma das melhores opções para deixar o cabelo cacheado mais harmônico.

Quem tem o cabelo com a textura mais cresta, pode repicar. O repicado não fica bom apenas em cabelos lisos, para os cabelos crespos é uma ótima opção de curte corte, já que vai deixar o visual mais arrojado.

Agora quem possui as madeixas com menos curvas, as donas de fios ondulados podem apostar no despojado do modelo shaggy. Esse tipo de corte ajuda valorizar as formas dos fios, sem contar que é um sucesso toda a temporada e vai de gosto deixar a franja ou não.

curto cacheado

Curto com franja

Para quem tem o modelo de rosto do tipo diamante, o corte de cabelo curto com franja pode ser uma excelente escolha para valorizar o formato de rosto, mas é preciso ter cuidado com o tamanho dessa franja, que vai variar de acordo com o volume do rosto e comprimento. As franjas causam muito amor e ódio entre as mulheres, existem as que amam e as que odeiam e por isso, saber usá-la da melhor maneira para evidenciar o que o rosto tem de melhor pode ser o que falta para você começar a amar essa acessório.

No cabelo curto, a franja para esse formato de rosto deve ser do tipo longa, mais lateral ou até mesmo repartida no meio, mas o comprimento mais longo é a melhor aposta. Já para quem tem rosto longo ou mais quadrado, as franjinhas curtas ficam melhores e conseguem harmonizar melhor com esse formato de rosto.

franja

Cabelo curto mulher: repicado

O cabelo curto repicado é um dos mais pedidos, principalmente quando a mulher quer realmente mudar o visual completamente. Ele é um tipo de corte que deixa o comprimento em evidência, com camadas mais marcadas e aparência mais assimétrica o que deixa o visual muito charmoso e com toque de rebeldia.

Assim como o repicado, os fios desfiados também seguem a mesma lógica com fios em comprimento dégradé, que se misturam e se revezam com fios mais longos e mais curtos. É muito despojado e não deixa as camadas tão em evidência. Por ser um corte que deixa as mechas em evidência, acaba sendo um tipo de corte que dá mais volume, o que pode ser ótimo para quem tem pouco cabelo. Além disso, fica muito bem harmonizado com mulheres de rosto oval e redondo.

repicado

Curto feminino loiro

As mulheres que possuem o estilo urbano sempre se apaixonam pelo platinado. Quem está pensando em adotar o cabelo curto e quer revolucionar por completo, não erra ao platinar o cabelo. Mas é preciso muito cuidado, principalmente na avaliação da saúde dos fios.

As químicas de descoloração danificam muito a estrutura dos fios e por isso, esse tipo de transformação precisa ser feito apenas por profissionais que entendam de descoloração e também sempre fazendo um teste de mecha antes, para verificar se a estrutura do cabelo aguenta. Com isso, caso opte por essa transformação saiba que a manutenção com tratamentos e hidratações serão constantes.

Se transformar em loira de uma outra para outra é extremamente ousado e por isso, o estilo urbano é um dos que mais combina com essa transformação, principalmente as mulheres que gostam de platinado.

Já as loiras que gostam de tons mais dourados, podem transitar mais estre os estilos, combinando o corte com o tom de loiro e até mesmo fazendo mechas mais claras para dar mais luz ao corte. Aproveite a coloração para valorizar ainda mais o corte escolhido.

cabelo curto loiro

Cabelo curto com luzes

As mechas para quem quer usar o cabelo curto, pode ser uma forma de valorizar a cor natural dos fios e até mesmo do tom de pele. Mas é preciso saber combinar os tons para não deixar a pele mais apagada, ou com tons amarelados demais. As mechas podem ser uma forma de começar a descobrir se quer realmente pintar o cabelo por completo de uma cor mais clara. Nesse caso, vá com calma.

As luzes também conseguem valorizar o comprimento menor dos fios, independente de qual seja a textura dele, se liso ou ondulado, cacheado ou crespo. Os cabelos com luzes, podem ser uma forma de dar um up caso você já tenha o corte curto definido, mas ainda assim quer se modernizar.

Nos últimos anos as técnicas de morena iluminada ganharam o público em praticamente todos os tipos de cortes e gostos. Vale experimentar para começar a mudar o visual aos poucos, dando uma iluminada. Os tons são variados que podem ir do marrom mais claro, caramelo, mel e até os mais claros e platinados.

morena iluminada

Corte curto masculino

Esse tipo de corte também chamado de pixie cut, mas também pode ter outras modalidades, mostra muita personalidade e é indicado para quem quer se mostrar dessa forma ou que gosta de impor frente as adversidades. Tipo de corte de cabelo curto do tipo pixie cut é mais indicado para quem tem rosto triangular, já que ele dá mais volume no topo da cabeça e harmoniza o volume com quem tem o maxilar mais largo desse formato.

pixie cut

Curto Chanel

O corte Chanel é um clássico e também um dos queridinhos de quem gosta de um cabelo curto. Ele passa a impressão de sofisticação e elegância e as mulheres que possuem o estilo refinado adoram esse modelo de corte.

Mulheres que possuem o formato de rosto triângulo invertido ou o formato diamante, ficam muito bem nesse modelo de corte, já que o maior volume é na parte inferior com as pontas mais restas em embutidas para dentro. O corte é um charme, mas é preciso ter cuidado.

Mulheres com o rosto mais volumoso na parte de baixo, precisam ter cuidado ao escolher esse tipo de corte, já que o excesso dos fios nas pontas pode dar ainda mais volume para essa região do rosto, principalmente para quem tem mais voluma na bochecha.

chanel

Cuidados com o cabelo curto feminino

É muito mais fácil cuidar de um cabelo curto do que  um cabelo longo. Além de ser mais prático também se usa menos produto e leva menos tempo. porém, muitas pessoas acreditam que por ter o cabelo mais curto, não precisa cuidar e isso é um grande engano.

Lembre-se que os fios mais curtos deixam as pontas em evidência e mais perto do rosto, por isso, precisa estar com os fios sempre muito bem cuidados. Principalmente cortes que precisam de ser secados todos os dias, ou que precisa de algum tipo de finalização, exige o uso de objetos de calor com frequência e isso, além de ressecar os fios, também deixa o cabelo com aspecto mais seco.

Por isso, é fundamental hidratar os fios pelo menos uma vez por semana, o que também vai variar do tipo de corte que se tem, se há alguma tintura ou descoloração nos fios e qual o tipo de agressão que os cabelos sofrem e com que frequência.

Leia também: Morena iluminada: Tabelas de cores para usar e mais!

cabelo curto

Como hidratar o cabelo curto?

A hidratação precisa ser feita com frequência, e quem acha que cabelo curto não precisa, está totalmente enganado. O cabelo curto exige o trabalho redobrado com os cuidados. Cabelos mais oleosos podem ter sua hidratação feita a cada 15 dias, enquanto cabelos mais secos precisam ser hidratados todas as semanas.

O interessante para os cabelos curtos, é usar fórmulas mais naturais, já que o pouco comprimento exige um certo movimento, ou que o cabelo fique mais natural e mais leve possível. Portanto, fuja de produtos que tenham silicone, que costuma deixar os fios mais pesados, além de aumentar a oleosidade.

Já quem possui fios cacheados e crespos, devem dar uma atenção especial ao cabelo curto. O excesso de hidratação deixa os fios opacos e com pouco brilho, o que afeta também a saúde do couro cabeludo. Nesse ponto é importante levar em consideração o tipo do produto usado para tratar os fios. Dê preferência para os produtos próprios para o seu tipo de cabelo.

Os cabelos mais lisos, possuem a tendência de ser mais oleosos naturalmente. Mas podem ser mantidos mais saudáveis com baixa manutenção. Em todos os casos e para qualquer tipo de cabelo curto, se houver qualquer tipo de descoloração, a hidratação e os cuidados precisam ser feitos com frequência, para manter os fios brilhosos e saudáveis.

curtinho

Pode usar condicionador?

Sim, porém depende. Não é todo tipo de cabelo que aceita todo tipo de condicionar. Fios muito finos por exemplo, exigem produtos mais leves e de preferência que sejam totalmente retirados dos fios durante o seu uso. O shampoo também precisa ser específico para fios oleosos, mas evite os que sejam transparentes que costumam ressecar demais os fios.

Normalmente os fios mais finos precisam ser lavados com uma frequência maior, diferente de quem tem muito cabelo ou fios mais grossos. Na hora de lavar o que se pode fazer é sempre escolher produtos que sejam compatíveis com seu tipo de cabelo e ir testando. O cabelo curto existe finalizações diversas e para que o combo de condicionador, mais leave- inn não pese demais nos fios, eles também precisam ser testados juntos.

Na dúvida, opte por shampoos neutros e de baixo pH para que os ingredientes não agridam os fios. É sempre muito importante observar para entender como que o cabelo reage aos cuidados e tratamentos, assim como o próprio shampoo e condicionador.

Cada tipo de cabelo, em qualquer modelo de corte, longo ou curto, exige cuidados e tratamento especial. Os primeiros sinais de que um cabelo precisa de cuidados são através das pontas ressecadas ou da opacidade dos fios. Cada situação exige um tipo de tratamento diferente, e por isso, manter o cronograma capilar em dia é crucial.

Quando o cabelo precisa de nutrição, os óleos podem ser uma ótima opção. Para cabelos que precisam de reconstrução, as máscaras com aminoácidos e proteínas ajudam a repor esses elementos que os frios fragilizados precisam. E a hidratação deve ser feita constantemente para manter os fios saudáveis e bonitos.

Leia também: Morena iluminada cabelo curto: cacheado, liso e ondulado

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -