Tudo Sobre

Kalunga: saiba se vale a pena comprar na loja

21/04/2024

Kalunga é uma empresa que detém uma rede de lojas de papelaria e eletrônicos pelo Brasil.

Fundada em 1972, hoje a loja está presente em quase todos os estados brasileiros com mais de 220 lojas por todos os 22 estados federativos que se encontra.

Essa gigante loja do varejo possui muitos produtos em seu portfólio e surgiu a partir da iniciativa de Damião Garcia – ex caixeiro viajante e empreendedor do ramo gráfico.

A loja tem um nome com significado “Tudo de bom” e provém da expressão em banto “calunga”.

Todavia, ao buscar pelo significado de Kalunga, é possível se encontrar várias definições possíveis.

Além desse significado de saudação, existem também significados religiosos dentro da umbanda; uma tribo que se encontra nas proximidades da Chapada dos Veadeiros, em Goiás; e significa “Necrópoles”, ou seja, mundo dos mortos, em outro dialeto de origem africana.

Todavia, seu nome possui o primeiro significado, tanto é que o slogan da loja é “Tudo de bom para você”, o que induz ao pensamento de que a loja é e oferece o melhor para seus clientes.

E com tantos produtos na loja, inclusive produtos próprios da marca, é difícil duvidar que essa loja tenha a oferecer menos do que o melhor para seus clientes.

Por isso, para conhecer melhor a loja e dizer se vale a pena comprar nela, esse artigo foi escrito.

As lojas da Kalunga estão distribuídas por 21 estados do território brasileiro, seja em shoppings, lojas de rua, galerias ou centros comerciais.

Todas apresentam a fachada única com a logomarca que anuncia que a loja está próxima daqueles que estão em sua redondeza.

Enfim, ao todo são 127 lojas em território com um grande número concentrado no estado de São Paulo.

Além da presença física das lojas, há também a loja virtual que apresenta as mesmas seções de produtos, só que no âmbito digital.

Os produtos oferecidos compõem um portfólio total de mais de 11 mil itens de diversas marcas, voltados para as mais diversas funções, desde serviços de escritório a materiais escolares.

Foi em 2010 que a identidade visual das lojas Kalunga passaram a ser como são hoje.

 Seu design e layout de disposição dos produtos foi planejado por um grupo de arquitetos e outros especialistas com a finalidade de otimizar a experiência do cliente.

E, claro, dar à loja uma característica única e diferenciada, como forma de posicionamento.

Visto que muitas compras feitas nessa loja são realizadas em seu site, a Kalunga faz fortes investimentos em centros de distribuição para poder entregar seus produtos pelo Brasil.

Principalmente pelos efeitos da pandemia de Covid-19, o alcance virtual das lojas Kalunga foi vetorizado pelo home office, estudos a distância e outras situações do “novo normal”.

Por isso, para entender melhor como funciona a loja, o foco do texto estará nas compras virtuais.

Para fazer compras na loja, basta usar o mecanismo de busca usando palavras-chave para encontrar o que se deseja comprar.

Por fim, basta selecionar o item desejado e adicioná-lo no carrinho para poder finalizar a compra, assim como funciona em todo E-commerce.

Existem várias maneiras de definir se uma loja é confiável ou não, e a pior delas é por meio de experiências negativas, obviamente.

Por isso, buscar informações na internet para saber se uma loja é confiável é algo extremamente comum, seja buscando conhecer mais sobre a loja pela opinião alheia ou acessando portais de consumidores, como o Reclame Aqui.