Educação

Inep Encceja: Inscrições e pagina do participante

14/04/2024

A criação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ( INEP Encceja) ocorreu no ano de 2002 como uma forma de ajudar os indivíduos fora da idade escolar a conseguir um diploma, seja de ensino médio (para maiores de 18 anos) ou para o ensino fundamental (indicado e aprovado somente para maiores de 15 anos).

Felizmente, o diploma recebido é o mesmo que todos os outros tipos de alunos.

Dessa forma, o estudante que acabou de se formar não sofre com distinções.

A prova ocorre duas vezes por ano e tem um estilo bastante semelhante ao ENEM – inclusive, quem presta o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) pode, posteriormente, se candidatar para o Exame Nacional do Ensino Médio e até mesmo entrar para uma faculdade ou universidade federal.

Existem outras alternativas além de prestar a prova do ENEM.

Uma delas é de realizar o vestibular da faculdade que deseja ingressar e até mesmo, se preferir, fazer o uso do histórico escolar como uma forma de ingresso (inúmeras universidades aceitam essa forma de ingresso, inclusive alternativas como a FURB ou Uniasselvi).

Não há dúvidas de que o INEP Encceja vem se tornando uma das melhores formas de ingressar para a carreira profissional e acadêmica para recuperar todo o tempo que, até então, não estava sendo bem investido.

De forma bastante sintetizada, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é integrado e associado ao Ministério da Educação (MEC).

A instituição é uma das principais responsáveis por elaborar concursos voltados para a educação, inclusive o próprio ENEM e o Encceja.

É através dele que o cidadão consegue obter um certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental.

E, neste caso, em um tempo muito menor: a duração das aulas é de meio ano para cada ano de aprendizado.

Logo, pode-se ter o diploma de ensino médio em até 1,5 ano, o mais demorado, neste caso, seriam as aulas para o ensino fundamental.

As provas contam com áreas e questões de assuntos gerais e diversificados: matemática, história, sociologia, filosofia, português, física e química (ensino médio) e outras.

Para ingressar na página do participante do INEP Encceja, basta que o usuário realize o seguinte procedimento: .

Leia mais: Inep: Enem e Página de participante.

O site do Gov conta com uma lista de todos os gabaritos das provas que já foram realizadas desde o ano de 2002, quando o INEP Encceja surgiu.

Você pode estudar, inclusive, para a sua prova através das provas anteriores visto que as questões acabam sendo muito parecidas.

Na mesma página é possível encontrar os gabaritos para ensino médio e fundamental – tudo de forma totalmente centralizada.

Além de ter acesso a provas anteriores, você pode consultar, dentro de poucos dias, o gabarito oficial da sua prova através da mesma página.

Logo, vai ter uma média do que errou e o que acertou em relação às questões.

Leia também: Enem: como consultar nota? Como ir bem na redação?.

O processo para fazer a inscrição no Encceja é bastante simples e separamos um tutorial breve para te ajudar com isso: .

O local da prova é liberado também no portal do Participante.

Vale ressaltar, no entanto, que o beneficiário não consegue apenas ver o local assim que se inscrever: a região onde vai prestar a sua prova será liberada somente alguns dias antes da data de comparecimento.

Para isso, é necessário acompanhar o edital e o calendário que foi imposto pelo Inep Encceja.