HomeMaternidadeDia das mães: curiosidades, presentes e frases

Dia das mães: curiosidades, presentes e frases

-

Alguns relacionamentos estão próximos de nosso coração e estão acima de todos os outros laços. Uma dessas belas relações é a conexão entre mãe e filho. O amor maternal é valorizado como a forma de amor mais incondicional, principalmente no dia das mães. Desde a criação de um filho até o seu apoio ao longo da vida, não existe idade de reforma para o papel de mãe. 

O dia das mães é motivo especial para todos, uma figura de representatividade máxima quando falamos de amor único e família. Assim, como todos os anos acontece a celebração dessa data especial é importante para muitos entender um pouco mais sobre o dia das mães, além de ter um pouco mais de sugestões sobre presentes ideais. Portanto, vamos ver tudo sobre o dia das mães, com curiosidades e fatos ligados a essa data.

Qual é o Dia das Mães?

Todo segundo domingo do mês de maio. Esse é o dia em que é comemorado o dia das mães. Porém, essa data não é global e outros países comemoram em diferentes dias. Por exemplo, a Índia comemora no dia 9 de maio, enquanto isso nos países árabes é comemorado no final do mês de Março, mais precisamente no dia 21.

Entretanto, como as datas são diferentes em outros lugares do mundo, você pode estar se perguntando “Por que comemoramos o Dia das Mães em maio?”. E a resposta é muito simples e ao contrário do que você possa imaginar, a data foi escolhida através de um decreto governamental.

O então presidente Getúlio Vargas, emitiu o decreto nº 21.366 no dia 5 de maio do ano de 1932. Esse decreto que determinou o formato pelo qual celebramos o dia das mães no Brasil, segundo o próprio presidente o objetivo era comemorar o dia do amor maternal, símbolo de sentimentos e virtudes.

Quem criou o Dia das Mães?

- Continua Depois da Publicidade -

A celebração do dia das mães remonta a 1908, quando Anna Jarvis, uma ativista comum que organizou um memorial em homenagem à sua mãe. Anna Jarvis costumava trabalhar como ativista pela paz que tinha a responsabilidade de cuidar de soldados feridos durante a Guerra Civil Americana. 

O local hoje abriga o Santuário Internacional do Dia das Mães. Anna foi a primeira a se esforçar para arrecadar fundos para a comemoração do Dia das Mães nos Estados Unidos. Após a morte da mãe de Anna em 1905, ela tomou medidas para tornar a celebração um evento mundial. Ela pretendia homenagear todas as mães da terra por sua contribuição para a nossa sociedade.

Em 1911, quase todos os estados dos EUA começaram a comemorar o Dia das Mães e o transformaram em feriado nacional. West Virginia, a cidade natal de Jarvis, foi a primeira a transformar o dia das mães em um feriado estadual. 

Com o passar do tempo, o 2º domingo de maio foi marcado como um dia para lembrar todas as mães (inclusive no Brasil). Em 1914, o então presidente americano Woodrow Wilson assinou uma proclamação a respeito do dia das mães.

Com o tempo, mais países passaram a adotar a data para comemorar as mães. Hoje, todos os países do mundo comemoram o dia das mães.

Ana resolveu então homenagear todas as mães do mundo, buscando que a data do dia das mães fosse adicionada oficialmente ao calendário. 

Ela passava por um momento de depressão após a perda da mãe, e uma celebração realizada pelas amigas para homenagear a sua mãe fez com que ela se sentisse melhor, refletisse sobre aquele momento e que esse sentimento e reconhecimento da importância de uma mãe fosse passado para todas as mães do mundo.

O dia das mães remonta a muito antes

Dia das Mães
Dia das Mães

- Continua Depois da Publicidade -

O dia das mães embora fosse inserido no calendário oficial pela primeira vez em 1914, muito antes disso já existiam celebrações semelhantes no Antigo Egito. Tanto que o dia das mães árabe é um dos maiores eventos desses povos e comemorando em uma data totalmente diferente do resto do mundo que celebra no meio do ano, principalmente em maio, enquanto nos países árabes isso acontece em Março.

Dia das mães árabe: Um evento para se copiar em todo mundo

Para reconhecer a beleza desse vínculo, as pessoas celebram o Dia das Mães. O Dia das Mães em árabe é comemorado em 21 de março, todos os anos em todo o Oriente Médio. Enquanto o mundo árabe celebra a maternidade no dia 21 de março.

O Dia das Mães em árabe é uma ocasião emocionante que oferece a oportunidade de celebrar o amor incondicional de uma mãe por meio de várias atividades. O Dia das Mães nos Emirados Árabes Unidos também marca o início da temporada de primavera. 

É celebrado com grande fervor e as mães recebem uma serenata com presentes atenciosos. Gifting (nome da cerimônia) surge como uma das tradições mais antigas e comuns do Dia das Mães. 

Os presentes mais vendidos para o Dia das Mães são flores, bolos, doces, presentes personalizados e cartões comemorativos. É também a segunda maior ocasião de distribuição de cartões em todo o mundo. Você pode simplesmente surpreender sua mãe passando bons momentos com ela e dando-lhe presentes doces.

Origem do Dia das Mães Árabe

Enquanto o mundo árabe comemora o Dia das Mães em 21 de março, outros países comemoram a mesma ocasião em datas diferentes. A variação de datas também vem com uma história única do Dia das Mães em diferentes regiões. 

A história do Dia das Mães Árabe remonta à época dos Faraós no Egito. A antiga rainha faraônica no Egito era o símbolo da maternidade, e eles celebravam o amor de uma mãe na forma de vários entalhes e desenhos nos templos. 

A ideia de celebrar a maternidade foi afirmada pelo jornalista egípcio, Mostafa Amin, sendo o primeiro no mundo árabe. Ele mencionou as ricas celebrações dos egípcios e as seguintes tradições dos gregos e romanos em seu livro de 1943. Mais tarde, o jornalista criou uma campanha e enviou um pedido oficial ao governo para declarar as celebrações da “Mãe Dia” em todo o Oriente Médio. 

- Continua Depois da Publicidade -

Entretanto, o pedido foi rejeitado nas fases iniciais, dificultando o trabalho do jornalista. Um dia, uma senhora se aproximou de Amin e contou sua história sobre como criou seu filho para se tornar um médico, e ele se aproximou de outros dignitários para espalhar a história e uma reflexão de consciência. 

Nos estágios posteriores, o Dia das Mães árabe foi oficializado pelo presidente Gamal Abdel Nasser em 1956, e o mundo árabe seguiu a tradição. Portanto, o Dia das Mães em árabe é comemorado em 21 de março.

Assim, em vários países do Oriente Médio, incluindo Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Egito, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Catar e Arábia Saudita. Pessoas em todo o Oriente Médio se entregam a várias atividades no Dia das Mães e celebram essa ocasião com grande entusiasmo, como deve ser em todos os lugares. 

Quando vai cair o Dia das Mães?

Em 2021 o dia das mães foi celebrado no dia 9 de maio. Em 2022 esse dia será celebrado no dia 8 de maio e nos anos seguintes estando sempre entre os dias 8 e 15 de maio. Como a data é celebrada levando em conta o número de semanas e não uma data fixa, existe essa pequena variação, mas não muito distante.

A importância do Dia das Mães

Comemorar o Dia das Mães não é apenas uma forma divertida de mostrar apreço por quem o ama incondicionalmente; também tem benefícios psicológicos importantes. Aprenda sobre o impacto psicológico de nosso vínculo com a mamãe e a importância da celebração do Dia das Mães que a homenageia.

A importância psicológica do dia das mães

Quer seja sua mãe, avó, uma tia favorita, professora ou amiga, as mulheres em nossas vidas nos moldam e nos definem de maneiras grandes e pequenas. 

Explore as maneiras como sua mãe e as outras mulheres em sua vida ajudaram a torná-la quem você é, depois escolha algo legal para aquelas que mais significam para você e aproveite a celebração do Dia das Mães.

Cuidando desde o início

Mesmo enquanto nos desenvolvíamos no ventre de nossa mãe, ela estava cuidando de nós, proporcionando-nos o ambiente seguro e o alimento de que precisamos para prosperar. Mas a mãe nos dá mais do que um bom começo de vida. 

Os cientistas agora sabem que o estado emocional de nossa mãe também ajuda a determinar nossas personalidades básicas . As mães que vivenciam uma gravidez tranquila e repousante tendem a ter bebês mais calmos. 

Pessoas expostas a níveis elevados de hormônios do estresse durante a gravidez têm bebês que ficam mais ansiosos. Portanto, é desde o início que nossas mães desempenham um papel fundamental em ajudar a determinar quem nos tornaremos na vida.

À medida que crescemos e nos conectamos

Conexão com as mães
Conexão com as mães

Nossa capacidade de nos conectarmos com o mundo ao nosso redor começa com nossa conexão com a mãe. Na década de 1950, psicólogos estudaram o impacto da conexão entre mãe e filho , examinando como isso afetava a capacidade da criança de formar laços duradouros ao longo da vida. 

Crianças que foram amadas, nutridas, encorajadas e passaram seus anos de formação em um ambiente seguro e protegido cresceram para se tornarem adultos saudáveis, bem ajustados e confiantes.

Por outro lado, bebês que passaram seus anos de formação em um ambiente de alto estresse, sem saber se suas necessidades seriam satisfeitas, cresceram e se tornaram adultos ansiosos com dificuldade em desenvolver laços significativos. 

Ao longo de nossos primeiros anos, contamos com a mãe para nos ensinar como nos conectar com o mundo em geral. E embora essa conexão inicial com nossa mãe biológica seja uma parte importante desse processo, ela se estende além do nascimento e inclui pais adotivos e substitutos também. 

As crianças que têm uma forte ligação com seus cuidadores, dos quais a mãe é normalmente a principal, desenvolvem as ferramentas de que precisam para se tornarem adultos bem ajustados.

Engloba todos os tipos de mães

Todas as mães
Todas as mães

Independentemente de saber se quem somos é um produto da genética ou do ambiente em que fomos criados, não pode haver dúvida de que as figuras maternas desempenham um papel fundamental em nos ajudar a nos tornar a pessoa que somos. 

Portanto, seja mãe de sangue, adotiva ou de “consideração”, todas tem a mesma importância no processo de crescimento e desenvolvimento como pessoa dos seus filhos.

Eles nos confortam, nos encorajam, cuidam de nós e nos oferecem mais do que a maioria de nós pode imaginar. Ao fazer isso, eles ajudam a nos ensinar o que significa ser uma força forte e cuidadosa de amor e apoio para aqueles que nos rodeiam.

Mãe e filho(a)

Nossas figuras maternas nos ensinam muito. Eles nos oferecem aulas de idiomas que nos permitem nos comunicar, nos treinam para sermos diplomáticos e justos e nos ajudam a olhar além de nós mesmos, para o mundo ao nosso redor. 

São as nossas figuras maternas que nos dão a força e a coragem para abraçar o nosso futuro e deixar a nossa própria marca no universo. As figuras maternas em nossas vidas, aquelas que tradicionalmente cuidam e nutrem à medida que crescemos. 

Além do mais, ajudam a nos dar confiança ao nos definirmos para o mundo. E, se tivermos sorte, é a figura materna que nos ensina como fazer o mesmo pelos outros.

Comemore Aquele que Ama Você

Embora tudo isso seja interessante, o que isso tem a ver com a psicologia do Dia das Mães? Bastante. As mães são chamadas de a cola que mantém a família unida, embora a cola seja frequentemente subestimada. 

Celebrar o Dia das Mães reconhecendo a mulher que faz tudo não apenas eleva seu ânimo, mas ajuda a unificar a unidade familiar, unindo-nos de uma maneira que o jantar de domingo à noite não faz. 

A celebração do Dia das Mães nos permite refletir sobre quem queremos ser como família e como estamos todos conectados uns com os outros – um presente que a mãe certamente apreciará, não importa como esteja embalado.

Dia das mães, o que dar de presente?

O presente ideal para a sua mãe pode variar bastante a depender da personalidade, momento ou necessidade de cada uma. Assim, é difícil recomendar um presente único ideal, mas sim ideias para que você possa avaliar e fazer a melhor escolha. 

Os presentes relacionados a roupas, cartões, flores, aparelhos eletrônicos e muitos outros se encaixam perfeitamente em determinadas situações, como um celular novo ou até mesmo um item para casa.

Portanto, como os presentes que envolvem um investimento em dinheiro são mais simples de se pensar. Vamos trazer uma lista de sugestões com presentes que estão mais preocupados na simbologia e sentimentos, que não necessitam de quase nenhum investimento. Vejamos:

Dia das Mães: Presentes

Flores: Sim, eu sei, flores podem parecer iguais ou blasé, mas às vezes a velha escola ainda é legal. Se sua mãe for como a minha, as flores nunca saem de moda. Pense em tornar-se ecológico com um buquê de flores para a mãe comprando em empresas de flores sustentáveis. 

Você também pode fazer seu próprio arranjo floral, colhendo flores para a mãe. Ou seja, sendo esperto e fazendo para ela um buquê de flores próprio ou até mesmo de papel machê ou origami.

Presentes de memórias: Alguns dos melhores presentes do Dia das Mães são sobre como fazer memórias que duram para toda a vida. Marque um encontro com a mãe para que possam passar bons momentos juntos. 

Pode ser tão extravagante quanto levá-la para um almoço com mimosas seguido de um tratamento extravagante… ou tão simples como levá-la para um piquenique em seu parque favorito.

Faça alguma coisa!: Outra ótima maneira de mostrar à mãe que você se preocupa é passando botando a mão na massa no dia das mães. Ou seja, faça alguns projetos de reforma ou tarefas domésticas em sua casa. 

Conserte aquela velha porta de tela que está sempre quebrada. Faça uma limpeza radical da casa na primavera para ela. Construa um jardim para ela. Você entendeu a ideia. Mostre seu amor fazendo atos de bondade que ela realmente aprecie.

Assinaturas: Pense em conseguir uma assinatura para mamãe… não, não para revistas (embora isso também seja legal se ela gostar disso). Hoje em dia, você pode obter um serviço de assinatura mensal para mães para praticamente qualquer coisa, como aquele velho Netflix, HBO Max, Disney + ou Globo Play para ela assistir o Big Brother Brasil e as novelas quando perder.

Mãos e Coração: Se você está com pouco dinheiro, mas ainda quer mostrar o amor de sua mãe, pense em fazer um presente para ela à mão. Mesmo se você não puder dar um nó, ainda existem alguns presentes feitos à mão que qualquer pessoa pode fazer. 

Escreva um poema para ela em cartolina grossa e cole flores secas ao redor (digite e imprima se você for desafiado no departamento de caligrafia). Se você for mais astuto, enfeite fazendo joias para ela ou construindo uma casa de pássaros personalizada para seu jardim. 

Seja qual for o seu nível de habilidade ou como você escolhe mostrar que se importa, um presente feito à mão e de todo coração é sempre um gesto doce para a mãe.

Quer você faça escolhas grandes ou simples, pense em ideias de presentes simbólicos para a mãe que atendam aos interesses dela e com certeza a farão sorrir. 

Dia das mães: frases para demonstrar sua gratidão e amor

Você pode encontrar frases para expressar a gratidão por sua mãe em diversas plataformas online com buscas muito simples. Alguns sites são especialistas em em mensagens desse tipo e você pode encontrar exatamente o que busca.

Sites como o Pensador possuem mensagens para o dia das mães, Além disso, é possível encontrar mensagens para demonstrar sua gratidão e amor no Simplic e muitos outros. 

Reflexão sobre o Dia das Mães e sua importância

Dia das Mães: Importância desde sempre

Todo dia deveria ser o Dia das Mães. Vamos ter certeza de dizer às nossas mães e às mães dos nossos filhos o quão especiais elas são para nós. Se você é pai, é nosso trabalho dar o exemplo e mostrar a eles como o Dia das Mães é importante. Comece desde o momento em que ela acorda até o beijo de boa noite.

Pergunte a qualquer pessoa qual é o dia mais importante do ano para ela e você receberá respostas que vão desde o aniversário até o Natal e o dia da eleição. Quantos dirão o Dia das Mães? Infelizmente, acho que muito poucos. 

Por alguma razão, o Dia das Mães é esquecido ou menosprezado. Sim, há comerciais por toda parte lembrando você de mandar flores ou comprar balas para mamãe … mas onde está o sentimento verdadeiro? 

É muito mais do que um presente, ou dizer Feliz Dia das Mães, trata-se de realmente deixar nossas mães e esposas saberem o quanto são apreciadas e cuidadas.

Sem as mães, onde estaríamos como sociedade? É seguro dizer que nossa sociedade seria significativamente menor, mais fria e mais mal-educada. Nossa mãe nos ensina como nutrir e amar. Por meio de sua orientação, nós, como indivíduos, aprendemos a ter empatia e solidariedade para com as pessoas ao nosso redor.

No Dia das Mães, aproveite para agradecer a sua mãe, e se você é pai, a mãe de nossos filhos. Deixe que ela saiba o quanto ela significa para você. Embora, no final, as mães acreditem que a maior recompensa por tudo o que fizeram foi ver seus filhos se transformarem em adultos felizes e bem-sucedidos … todos eles poderiam usar um pouco de reconhecimento e um amor nosso ao longo do caminho.

Conclusão

Espero que essas dicas para os presentes do Dia das Mães inspirem você no dia especial dela. No mínimo, passe um tempo com aquela mulher especial em sua vida e mostre o quanto ela significa para você no Dia das Mães (e todos os dias!). Apenas pensamentos e obrigado pela leitura!

VEJA TAMBÉM: Feliz aniversário: frases e dicas para a melhor festa

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -