HomeTudo SobreYahoo: como criar uma conta, declínio e plataformas

Yahoo: como criar uma conta, declínio e plataformas

-

Desde o desenvolvimento da internet, no fim do século passado, várias empresas surgiram em torno dessa importante rede, buscando meios de explora-la e torna-la cada vez mais útil para o mundo, e é graças a essas empresas que a internet é o que na atualidade. Por isso hoje veremos a ascensão e o declínio de uma das pioneiras no motor de buscas online: o Yahoo.

O que é o Yahoo?

O Yahoo! é uma empresa multinacional de origem norte-americana, que atua na área de serviços de internet.

Em seu auge, no fim do século passado, a empresa foi uma das mais importantes e poderosas no segmento, porém foi perdendo forças até ser vendida em 2017. Atualmente é uma subsidiária da Verizon Communications, por meio da Verizon Media.

A empresa tem repartições espalhadas por quase todo o planeta, como em países da Europa, da América Latina e da Ásia, e seu site está disponível em dezenas de línguas diferentes. Aqui no Brasil temos o Yahoo Brasil, disponível em português e personalizado para o nosso país.

História 

O Yahoo! foi fundado em 1994 na Califórnia, Estados Unidos da América, por dois estudantes de engenharia elétrica da Universidade de Stanford, o taiwanês Jerry Yang e norte-americano David Filo. A empresa foi criada inicialmente como uma plataforma online onde os alunos buscavam e encontravam links de sites.

- Continua Depois da Publicidade -

Seu primeiro nome foi Jerry’s Guide to the World Wide Web, mas posteriormente passou a chamar-se Yahoo!, sigla referente a Yet Another Hierarchical, Officious Oracle (Mais outro oráculo oficioso  hierárquico).

Na época de seu surgimento a Internet ainda dava seus primeiros passos, e por isso não haviam muitas empresas de grande porte voltadas para buscas de forma online. Por isso, rapidamente a empresa tomou proporções maiores, ultrapassando os muros da universidade e ganhando o mundo. E na última década do século passado, a empresa era uma das maiores e mais importantes no mundo da internet.

A empresa era tão grande que tiveram a oportunidade de comprar o que futuramente viria a se tornar o gigantesco Google. Isso por que, assim que Sergey Brin e Larry Page (fundadores do Google) criaram o mecanismo de busca, eles tentaram vende-lo, por uma quantia razoável, para algumas empresas, entre elas o Yahoo!, que não demonstrou muito interesse. Mas pouco tempo depois as empresas firmaram parceria.

Infelizmente, com o passar dos anos, o Yahoo! foi perdendo seu espaço para as concorrentes que estavam surgindo ou evoluindo com a contemporaneidade, muito em razão de escândalos de vazamentos de dados, até ser vendida no ano de 2017 para a Verizon Communications por 5 bilhões de dólares. Atualmente a empresa ainda existe, porém como subsidiária por meio da Verizon Media.

Verizon Communications

Como já informado, o Yahoo! foi vendido em 2017 para a Verizon Communications. Mas quem é essa empresa? Em que área ela atua? Qual sua nacionalidade?

A Verizon Communications inc. é uma gigantesca companhia de telecomunicações norte-americana, com sede em Nova York, e que atua no ramo desde os anos 2000. É especialista nessa área e trabalha com televisão a cabo, televisão digital, telefone móvel, telefone fixo, banda larga, mídia digital, IPTV, telemáticas e internet. E tem entre sua subsidiárias, isto é, detêm o controle total  da Verizon Media que, por sua vez, é subdividida entre AOL e o Yahoo!

Como criar uma conta

A pesar de sua venda, o Yahoo ainda existe é possui boa parte de suas ferramentas em pleno funcionamento. Para aproveitar melhor tudo o que elas podem oferecer é fundamental criar sua própria conta no Yahoo.

Veja o passo a passo para criar sua conta no Yahoo!

  1. Para criar uma conta, é muito simples. basta digitar em seu buscador: br.yahoo.com e clicar em pesquisar.
  2. Depois, basta selecionar o site do Yahoo Brasil: br.yahoo.com
  3. Já aqui, no site do Yahoo Brasil, clique em entrar no canto superior direito da tela.
  4. Agora é só criar sua conta. Para isso, clique em Criar nova conta.
- Continua Depois da Publicidade -

Aqui temos duas opções: 1º – criar um endereço de e-mail do Yahoo; ou 2º – usar seu endereço de e-mail atual. Para seguir a 1º opção basta preencher os dados na tela e clicar em Continuar.

Dessa forma, será enviado um código para o número de telefone cadastrado na tela anterior. Para isso, confirme o número do seu telefone, clicando em Envie-me uma mensagem de texto com um Código de verificação.

  1. Depois do passo anterior, será enviado um código para o número cadastrado, digite-o aqui e clique em Verificar.
  2. Para seguir a 2º opção basta clicar em Quero usar meu endereço de e-mail atual.
  3. Preencha os dados da tela e clique e Continuar.
  4. Assim, será enviado um Código para o e-mail informado, digite-o e clique em continuar.
  5. Depois de digitar o código basta clicar em Concluído e Pronto! Sua conta do Yahoo já criada.

Ferramentas do Yahoo

Ao longo de mais de duas décadas de história, a empresa em estudo foi diversificando seus trabalhos, e criando segmentos e ferramentas diversas, para uma plena atuação. As principais são: O Yahoo Finanças; o Yahoo Esportes; o Yahoo Mail; o Yahoo Notícias; o Yahoo Respostas e o Yahoo Search.

Yahoo! Respostas

O Yahoo Respostas é uma plataforma de compartilhamento de conhecimento, semelhante ao Brainly, criado pelo Yahoo! em 2005. Nele é possível perguntar, responder e obter  respostas sobre assuntos diversos, basta acessar o site e fazer uma pergunta, ou perguntar diretamente em um buscador.

Era bastante comum que os estudantes que obtessem dúvidas sobre assuntos variados fizessem ali, como por exemplo, “o que é camada de valência” ou “como prevenir a gravidez”.

Como existiam milhares de pessoas cadastradas, em poucos minutos seria possível obter-se uma resposta, assim como o Brainly. Neste site, há milhares de alunos ajudando a outros para obter pontos e poderem fazer perguntas.

Yahoo! Finanças

O Yahoo Finanças é uma plataforma completa da empresa e que traz informações atualizadas relativas ao mercado de ações ao vivo, cotações e noticias de negócios e finanças.

Na parte inicial da página já é possível observar detalhes do mercado financeiro e de ações, como o BOVESPA, PETROLEO CRU, OURO, S&P500, CMC Crypto 200, EURO/R$, NIKKEI, NA SDAQ, HANG SENG, DOW JONES e muito mais.

- Continua Depois da Publicidade -

Existem subseções na parte superior da plataforma, tais como finanças pessoais, previdência, imposto de renda; investimentos; empreendedorismo; trabalho; e agro, que facilitam ainda mais o acesso à informação para quem acessa a mesma.

Há ainda um buscador, onde e possível pesquisar por noticias, símbolos ou empresas, e assim obter análises detalhadas das mesmas. Por exemplo, ao pesquisar-se por Petrobrás, obtêm-se uma série de descritivos relacionados a empresa, com resumos, gráficos, estatísticas, dados históricos, perfil, em suma, tudo relacionado a empresa de forma completa, atualizada e organizada por seções.

Yahoo! Esportes

O Yahoo Esportes traz resultados, notícias, vídeos de futebol e tudo o que rola por dentro do mundo dos esportes. Já na parte inicial há o resultado dos últimos jogos, das principais ligas do planeta. Assim, sem muito esforço é possível obter conteúdos relevantes, de forma prática.

Estão disponíveis matérias de portais como LANCE!, 90min e AFP, e encontramos também matérias, reportagens e entrevistas exclusivas do Yahoo Esportes, feitas por comentaristas esportivos importantes e conhecidos no Brasil, como Mauro Beting, Alexandre Praetzel e Jorge Nicola, que possuem blogs na plataforma.

Há um buscador, onde pode-se pesquisar, por exemplo, sobre jogadores e times. Então, ao digitar “Messi” no campo de busca aparecem as noticias do site relacionadas ao jogador.

Dá ainda para conferir quais são os jogos do dia e onde assistir; pesquisar noticias sobre as olimpíadas; sobre times nacionais e internacionais; ver vídeos importantes e pesquisar sobre outros esportes.

Yahoo! Mail

O Yahoo Mail é uma ferramenta de e-mail gratuita do Yahoo, está entre as mais conhecidas do mundo, junto ao Hotmail da Microsoft e ao Gmail do Google.

Para acessar o Yahoo Mail, basta usar a sua conta do Yahoo mesmo, ou criar uma conta, clicando nesse  link e seguindo o passo a passo de Como Criar Sua Conta, já explicado nesse artigo.

Uma das grandes vantagens dessa ferramenta é a possibilidade de organizar todos os seus e-mails na mesma plataforma, isto é, nela você pode ter acesso inclusive aos e-mails dos servidores concorrentes, tudo limpo de vírus e altos padrões de segurança.

Além também dos chamados e-mails descartáveis, que ficam ativos por poucos minutos e tem grande utilidade quando há a necessidade de um cadastro em um site, em que não queira fornecer seu e-mail principal.

Yahoo! Notícias

O Yahoo Notícias é outra importante plataforma da empresa. É um portal que traz as últimas notícias do Brasil e do mundo, de forma rápida, prática e atualizada.

Em seu Layout, há as subdivisões, de forma organizada dividida em: Notícias de hoje; Brasil; Mundo; Política; Educação; Tecnologia e Clima.

Desse modo, torna-se mais prático, rápido e prazeroso o passeio realizado pela plataforma, tendo em vista que a facilidade de compreensão e interpretação da ferramenta ajuda em muito na hora de utilizá-la.

Além das principais noticias já estampadas ao longo da tela, e das subdivisões do layout, há ainda o buscador, onde é possível realizar a pesquisa desejada de acordo com o interesse.

Yahoo! Search

Assim como o Google tem o Google Search, que é o maior buscador online do mundo, o Yahoo! tem seu próprio serviço de buscas: o Yahoo! Search.

Nesse buscador é possível  pesquisar, encontrar e acessar os sites de interesse de quem realiza a pesquisa. Então, sempre que houver a necessidade de encontrar algo na internet, basta digitar no buscador do Yahoo! que será disponibilizado tudo o que envolve aquela pesquisa.

Declínio do Yahoo!

Como visto, o Yahoo é uma empresa completa, que abarca várias ferramentas e está presente em vários segmentos de noticias e buscas. Porém, por que o uma empresa desse porte declinou tanto a ponto de sua única saída ter sido a venda?

Como já explanado anteriormente sua queda iniciou-se desde o início do século, mas vamos do início. Desde sua criação até o fim do milênio passado, isto é do ano de 1994 até o ano de 2000, a empresa teve uma ascensão muito grande, saindo de uma ferramenta universitária para o pioneirismo global na área.

Primeiro motivo: concorrência

Ao contrário de quando tudo começou e da inexistência de concorrentes fortes, pois aquilo era algo inovador, sendo no inicio da Era da Internet. Com a virada do milênio surgiram potenciais competidoras para bater de frente com a marca, e a principal era o Google.

Foram vários aquisições que deram errado, como a do Flickr, uma empresa de compartilhar fotos, que depois foi quase totalmente esquecida; a compra do GeoCities, que no inicio até deu certo, mas também foi esquecido.

E mais do que errar na hora em que realizava a compra, errava, principalmente, quando tinha a oportunidade de comprar ou adquirir uma empresa competidora e não o fazia, como foi o caso do Google, em que o Yahoo teve a oportunidade de adquiri-la, mas acabou não fechando acordo. E também do Youtube, que poderia ter sido comprado pela empresa, mas foi adquirido pelo Google.

Escândalos de vazamentos de dados

Outro fator crucial para o declínio do Yahoo foram os escândalos de vazamentos de dados entre 2012 e 2013, que vieram a tona em 2016 e que envolveram mais de 3 bilhões de contas. Os vazamentos foram provenientes de ataques de hackers, que se aproveitaram de falhas na segurança.

Após ser vendido, o declínio foi ainda maior. No ano de 2020, foi anunciado por US$ 200 bilhões, que é equivalente a mais de R$ 1 trilhão. A Verizon foi a compradora norte-americana que ficou conhecida por comprar a plataforma juntamente com outras, como é o caso da AOL.

Em suma, a aquisição tem o intuito de chegar a 2 bilhões de usuários e aumentar ainda mais o número de acessos.

O Yahoo também perdeu espaço para o Brainly.

No ano de 2020 e 2021, com a chegada da pandemia e do ensino remoto, ficou ainda mais comum que os alunos fizessem cadastro para responder a perguntas e acumular pontos para terem oportunidades de também fazerem perguntas.

As respostas chegam de forma mais rápida e em questão de poucos minutos depois de postar, o que não ocorre com o Yahoo que já perdeu parte da popularidade dos estudantes. Apesar disso, ainda é possível encontrar muitos questionários antigos para aplicar aos alunos e que muitos professores ainda utilizam.

Leia também: Uol: história, como acessar as notícias recentes e melhores colunas

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -