HomeEmpresas & NegóciosCasas Bahia é confiável? Vale a pena comprar online?

Casas Bahia é confiável? Vale a pena comprar online?

-

Com quase 69 anos de história e atuação dentro do mercado nacional, as Casas Bahia vem se destacando cada vez mais. A rede de lojas se posiciona entre as maiores varejistas de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos de todo o mundo.

Um dos princípios que leva em consideração em cada venda é a realização dos sonhos de consumo dos brasileiros. Assim, oferta o acesso mais fácil aos produtos para todas as classes sociais. Entretanto, o trabalho de seus gestores foca no respeito, na simplicidade e, tal como o próprio slogan diz, na dedicação total para com os clientes.

Um pouco sobre a história das Casas Bahia

No ano de 1952, Samuel Klein, um comerciante polonês, chegou ao Brasil, mais especificamente em São Paulo. Nessa mesma época, autorizou-se as automobilísticas multinacionais a instalar fábricas em todo o Estado. Assim, elas precisaram de um grande número de mão de obra.

Entretanto, a maior parte desses colaboradores vinha do Nordeste e do Norte do Brasil, regiões de clima árido, quente. Dessa forma, várias pessoas começaram a enfrentar dificuldades de todas as formas em São Paulo, com seu clima frio e garoas constantes.

Samuel, como bom comerciante, viu aí uma boa oportunidade de negócio: passou a vender cobertores para essa população, considerada baixa renda. Em aproximadamente cinco anos, ele conseguiu o capital suficiente para adquirir uma loja, nomeando-a como Casas Bahia.

- Continua Depois da Publicidade -

Esse nome foi uma homenagem querida aos clientes primórdios, a maioria, retirantes vindos das regiões pobres do Nordeste e do Norte. Eles queriam tentar uma vida melhor em São Paulo, encontrando um comércio varejista que concedia o crédito que precisavam.

Na época, entre a concorrência, estava a Casas Pernambucanas, que se instalou na cidade de São Paulo em 1910. Mas, Klein, para driblar esse “empecilho” passou a vender uma variedade maior de produtos, comercializando colchões, travesseiros, móveis, etc. Assim, conforme os clientes iam à loja a fim de pagar as prestações, adquiriam outras mercadorias.

Dessa forma, tendo quase 69 anos de “nascimento”, a Casas Bahia emprega atualmente mais de 58.000 colaboradores. Com isso, torna-se uma das maiores redes varejistas venda de eletrodomésticos, móveis e eletrônicos, tendo foco na classe E, D e C.

Curiosidades sobre a família Klein e a rede varejista

Com aproximadamente cinco anos trabalhando dentro do mercado varejista, o comerciante Samuel Klein finalmente conseguiu o capital necessário para abrir a primeira loja. Como citado, ele nomeou como Casas Bahia em homenagem aos seus primeiros clientes, que eram retirantes nordestinos.

Mas, a curiosidade vem agora. Mesmo com o nome da loja sendo “Casas Bahia”, inaugurou-se o primeiro estabelecimento no Estado da Bahia apenas 2008. Os baianos mesmo só tiveram acesso à loja em sua localidade natal depois de 56 anos da instauração da empresa.  Entretanto, após a primeira inauguração, outras lojas foram abertas, sendo: no Shopping Salvador, no Shopping Paralela, assim como em outros 3 pontos dentro da capital da Bahia.

Contudo, um fato infeliz aconteceu neste mesmo ano de 2008. Em 10 de novembro, um dos seguranças do estabelecimento matou um cliente. O fato ocorreu de forma trágica porque o homem estava mal-vestido.

Alberto Milfonti, ambulante, foi trocar um produto destinado ao seu casamento, possuindo nota fiscal em mãos. No entanto, o segurança mesmo assim atirou contra o seu rosto, assassinando-o.

A fusão da Casas Bahia

Em abril de 2013, o Cade, (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou, mesmo com restrições, uma associação entre a rede Casas Bahia e Ponto Frio. O anúncio prévio da associação ocorreu em 2009.

- Continua Depois da Publicidade -

Essa fusão foi que levou a CBD (Companhia Brasileira de Distribuição), mais conhecida como Grupo Pão de Açúcar, proprietária também do Extra, a liderar o mercado varejista no Brasil. Essa decisão só foi possível depois de um acordo, onde as empresas concordaram em vender parte das lojas espalhadas pelas 54 cidades brasileiras. Dentre elas, 40 estavam no Rio e São Paulo, onde o Conselho avaliou que esta operação teria mais riscos para a concorrência do setor.

Como efetuar compras nas Casas Bahia

A Casas Bahia objetiva a satisfação do cliente, com a facilidade na forma de comprar e pagar. Dessa forma, beneficia os consumidores das classes mais baixas, que não têm acesso aos bens e créditos bancários. Portanto, eles podem realizar o sonho de adquirir os móveis, eletrodomésticos e eletrônicos que antes não podiam.

Para efetuar compras na loja física, basta ir a um dos estabelecimentos mais próximos, solicitando a ajuda de um vendedor. Mas, ante a pandemia, a o meio mais utilizado, tanto pela praticidade, quanto pela segurança é o da Internet, através do site.

As compras online têm duas possibilidades: entrega em casa ou retirada na loja, mediante regras específicas para regiões e produtos. Em muitas situações, o consumidor pode contar até mesmo com o frete grátis, assim, facilitando ainda mais.

Passo a passo das compras pelo site

Para efetuar as compras online, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acessar o site oficial da Casas Bahia a fim de efetuar a compra;
  • Selecionar a melhor forma para pagamento;
  • Selecionar a melhor modalidade de entrega;
  • Escolher a forma de pagamento e quantidade das parcelas;
  • Finalizar a compra.

Após aprovação da forma de pagamento, o cliente recebe um e-mail da confirmação da compra. Posteriormente, ele pode rastrear o produto através de seu cadastro, entrando no site com o login e senha.

As formas de pagamento da Casas Bahia

As formas aceitas para pagamento disponibilizadas pela empresa é o que fez e ainda faz a diferença para os clientes no momento de escolher a loja para efetuar as compras. Isso porque cada um dos compradores tem uma preferência de acordo com suas condições financeiras. Dessa forma, oferecer uma gama de possibilidades é oferecer maior facilidade de aquisição.

Na Casas Bahia, as formas de pagamento aceitas são:

Dinheiro

- Continua Depois da Publicidade -

Entre as formas de pagamento mais comuns, está o dinheiro. O pagamento à vista é considerado o mais tradicional e antigo do mundo, inclusive na empresa.

Na Casas Bahia, a vantagem em se comprar dessa maneira é a política dos descontos adotada. Além da aceitação do dinheiro ser obrigatória, em termos de estratégia de venda, esse é tido como mais um estímulo para os clientes.

Cartões

Talvez essa seja uma maneira de quitar as compras, aceita pelo grupo varejista, que vai oferecer maiores facilidades, bem como melhores condições aos consumidores. Ademais, este é o método que permite que o produto seja adquirido sem se ter o valor integral em mãos. Há um limite de crédito disponível no cartão que pode ser usado para efetuar a compra em parcelas.

É uma facilidade para o cliente, além de ser uma forma segura para a empresa, que fica protegida das possíveis inadimplências. Dessa forma, assegura-se também o recebimento total do valor, que é de responsabilidade da operadora do cartão ou da financeira.

As bandeiras de operadoras de crédito mais aceitas em todo o mundo também são aceitas na Casas Bahia, sendo:

  • Visa;
  • Mastercard;
  • American Express;
  • Dinners Club;
  • Elo;
  • Hipercard;
  • JCB;
  • Banescard.

Além desses, há também os cartões próprios do grupo, que são:

  • Cartão Casas Bahia;
  • Ponto Frio;
  • Cartão Extra.

Cartão Casas Bahia

O cartão da Casas Bahia tem a mesma função de outros cartões de crédito. O cliente pode efetuar as compras ao longo do mês, dentro do limite de crédito disponível, pagando a fatura na data de vencimento.

Mas, seu diferencial são os benefícios apresentados para quem o possui, especialmente, para as compras efetuadas dentro do grupo. A função é internacional, sendo aceito em milhares de estabelecimentos espalhados por todo o Brasil.

Entre as vantagens podemos destacar:

  • Parcelamento de compras de até 24 vezes com valor fixo nas compras efetuadas nas lojas da Casas Bahia;
  • Limite de crédito aumentado para as compras parceladas na loja física e online;
  • Possibilidade de utilizar o cartão em outros estabelecimentos que aceitem a bandeira Visa;
  • Possibilidade de parcelar a fatura e continuar utilizando o cartão;
  • App do cartão da Casas Bahia onde é possível consultar o limite, o histórico das compras, as transações, saques, faturas, entre outros itens.

Crediário

Em face das dificuldades financeiras que diversos cidadãos enfrentam para conseguir limites de crédito, levando em consideração a história da empresa, a Casas Bahia oferece o famigerado crediário. Tal como em muitas outras lojas do comércio varejista, o consumidor, que não tem condições de pagar à vista ou com cartões de crédito, pode fazer o cadastro e quitar o débito por meio do carnê.

O processo para a solicitação desse crediário não é feito através da Internet, mas tão somente nas lojas físicas. Ou seja, é necessário que o consumidor compareça em uma das lojas Casas Bahia, apresentando os documentos:

  • Documento original com foto de identificação, sendo CNH ou RG;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Comprovação de renda;
  • Dois números telefônicos para contato da referência pessoal;
  • Comprovação do endereço (contas de luz, água ou telefone).

Uma observação importante a ser ressaltada é que para conseguir a aprovação do crediário na loja, o interessado precisa ter 18 anos ou mais. A renda deve ser formal ou informa, mas precisa ser comprovada.

Após a aprovação do crediário e da compra efetuada, os canais para a quitação das parcelas, são:

  • Casas lotéricas;
  • Internet Banking da instituição bancária o qual o consumidor é cliente;
  • Agências bancárias;
  • Lojas físicas Casas Bahia.

Entre as principais vantagens de se utilizar o crediário da Casas Bahia, está:

  • Ausência de pagamento de anuidade;
  • Possibilidade de conferência das parcelas;
  • Facilidade nas consultas dos boletos/faturas;
  • Dada a quitação do carnê, a dívida está quitada;
  • É mais inviável a cobrança indevida de débitos.

Carnê digital

Levando em consideração a modernização dos serviços oferecidos pela empresa, em 2018, a Casa Bahia, lançou a novidade carnê digital. Esse foi mais um aprimoramento em termos de crediário.

O carnê digital fica disponível dentro do site oficial, no ícone Meus Pedidos. É possível também acessá-lo nas lojas físicas, assim como na seção de “Contas” do banQi.

O sistema de entregas das mercadorias

Após a finalização da compra, o sistema indicará o prazo de entrega. O cliente também recebe um e-mail com todas as informações prévias. Ademais, é possível rastrear o pedido pelo site. Para isso, basta entrar no cadastro de cliente com o login e senha.

Para receber a compra, primeiramente, é preciso haver uma pessoa no local que esteja autorizada e que seja maior de 18 anos. Isso porque será necessário, no momento da entrega, checar se o item tem alguma avaria ou se está dentro das devidas condições.

Após feita a verificação, deve-se assinar um comprovante atestando o recebimento da mercadoria, bem como um termo onde se comprova a conformidade do produto. Caso o item apresente defeitos ou a entrega seja recusada por outro motivo, o cliente deve entrar em contato imediatamente com o número de telefone do SAC.

Se por ventura não tiver um recebedor no momento da entrega à disposição, a transportadora poderá realizar duas outras tentativas. Em caso de insucesso, o produto retornará para o Centro de Distribuição local.
Algo importante a ser ressaltado é que as entregas são feitas somente em dias úteis, não sendo realizadas nas Caixas Postais, nem tampouco nos feriados e domingos.

Prazo para entrega e locais

As estimativas de prazo para as entregas são informadas ao cliente na página da mercadoria no item “calcule o frete”. Lembrando que sempre é considerada somente uma unidade adquirida.

Dentro do carrinho, a cada produto incluído em um pedido, informa-se um novo prazo, uma vez que este pode sofrer variações. Isso porque, quanto maior for a quantidade de itens pedidos (entre mais volume e mais peso na entrega), maior o prazo.

Para os pedidos que contenham dois produtos ou mais, é possível que haja prazos para a entrega divergentes entre si. Portanto, isso quer dizer que um item pode ser entregue em um dia e o outro em outro dia. O motivo se dá pela disponibilidade do estoque da loja. No caso, a entrega é feita parcialmente. Em todas as circunstâncias, os prazos de entrega contam apenas depois que efetiva-se a aprovação da compra.

Em relação aos locais de entrega, a Casas Bahia atende todas as regiões do Brasil. Assim, as compras efetuadas pelo site têm o frete direcionado para o território nacional, com algumas possibilidades de retirada grátis na loja mais próxima do cliente.

Entregas Expressas e Super Expressas

  • Para receber os pedidos em um tempo recorde, o cliente pode recorrer aos serviços, disponíveis somente para os produtos identificados pelo selo de “Entrega Expressa” e “Entrega Super Expressa”. Entre os detalhes de cada um, pode-se destacar: Entregas expressas – Estão disponíveis para determinadas regiões de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Ademais, o serviço só é válido para as compras efetuadas até 15:00, com pagamentos aprovados até 16:00. As entregas são realizadas em, no máximo, 2 dias úteis contados da aprovação da compra;
  • Entregas super expressas – Ao optarem por esse serviço, os clientes têm a possibilidade de receberem as mercadorias no mesmo dia. Portanto, as entregas são realizadas até 22:00 para as compras efetuadas até 12:00, sendo o pagamento aprovado até 12:30. Se o pedido for aprovado depois desse horário, é acrescentado outro dia útil ao prazo.

Cancelamento de entregas

Existem dois cenários diferenciados onde o consumidor pode cancelar uma entrega de compras efetuada na Casas Bahia. Para entender em qual delas o cliente se encaixa, ele deve levar em conta os seguintes critérios descritos abaixo, a serem verificados dentro da aba “Meus Pedidos” no site da loja.

Produto com nota fiscal eletrônica já emitida

Quando a loja já emitiu a nota fiscal eletrônica, a mercadoria já foi embalada, portanto, está nos instantes finais de ser encaminhada à transportadora. Assim, neste ponto, em meio aos milhares de outros pedidos, a empresa não consegue resgatar mais o pedido cancelado.

Dessa forma, a orientação é que o consumidor recuse o item assim que ele for entregue, entrando em contato imediatamente com o SAC para formalizar uma solicitação do cancelamento. Assim feito, o parceiro logístico da rede devolverá o produto para o Centro de Distribuição, notificando que o item não foi recusado.

O próximo passo fica ao encargo da equipe de colaboradores da empresa. O cliente é contatado para finalizar o cancelamento da sua compra.

Produto com nota fiscal eletrônica já emitida

Conquanto, para o cancelamento da entrega de um produto o qual ainda não se emitiu a nota fiscal eletrônica, primeiramente o cliente deve acessar o site da loja. Em seguida, precisa clicar na aba de atendimento ao cliente e preencher um formulário com seus dados pessoais.

No campo do assunto, escolhe-se a opção “cancelamento de pedido”. Assim, deve-se informar o número de pedido, aguardando o contato da Central de Relacionamento dentro do prazo de 48 horas.

Os processos internos da Casas Bahia são otimizados. Dessa forma, é possível que durante esse prazo, encaminhe-se a mercadoria para o consumidor. Uma vez que emite-se a Nota Fiscal Eletrônica automaticamente, nessas situações, a orientação é que o cliente recuse a entrega, procedendo como no caso anterior, contatando o SAC.

Dessa forma, formaliza-se o cancelamento da maneira correta. Ademais, deve-se levar em conta que não se pode cancelar as entregas das compras realizadas no site em lojas físicas.

Paramount e Casas Bahia

O canal Paramount+ teve seu relançamento feito no mês passado no Brasil. Assim, a Casas Bahia aproveitou a oportunidade para lançar uma promoção para seus clientes. Tal promoção dava acesso gratuito por 3 meses à plataforma de streaming. Entretanto, o consumidor deveria finalizar uma compra dentro do aplicativo da loja.

Contando com mais de 5 mil horas de programação entre filmes e seriados, essa plataforma possui títulos como Todo Mundo Odeia o Chris, The Outpost, Patrulha Canina, entre outros. Chama-se o benefício de Casas Bahia Play.

O consumidor, responsável pela compra dentro do app da loja, recebe três cupons para o Paramount+. Assim, cada cupom vale por um mês. De acordo com regulamento dessa oferta, não existe valores mínimos para a compra, mas existe o limite de apenas uma ativação por número de CPF.

Essa oferta, atrelada à assinatura gratuita do Paramount+, tem validade para as compras efetivadas dia 19 de março até o dia 19 de maio de 2021. Dessa forma, todos os cupons estarão disponíveis dentro do próprio aplicativo da loja dentro de 48 horas depois do pedido de compra aprovado.

Segundo regulamento, caso haja cancelamento desse pedido, o cliente perderá o acesso aos conteúdos da plataforma, tendo a exclusão de sua participação da promoção. Assim também ocorre no caso de devolução dos produtos ou das compras estornadas a pedido do consumidor.

A Casa Bahia é um ícone dentro do mercado varejista brasileiro, tendo lojas espalhadas por todo o Brasil. Sua clientela cresce a cada dia, devido a grande variedade de mercadorias, compatibilidade ante as necessidades do consumidor e forma de pagamento. É a inovação atrelada com a história de uma empresa familiar.

Leia também: Reclame Aqui: comprando sem arrependimento

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -