HomeSaúdeFrases de crise de ansiedade: Como acalmar e ajudar alguém por mensagem

Frases de crise de ansiedade: Como acalmar e ajudar alguém por mensagem

-

Uma crise de ansiedade pode ser determinada por uma série de fatores diferentes e sintomas que variam desde os físicos até os psicológicos. Vontade de desistir de tudo, tremores, dores no corpo, medo constante de ser demitido são sinais comuns de uma rotina densa e tensa.  

Durante a pandemia da Covid-19, que em pouco mais de um ano deixou cerca de meio milhão de mortos e mais de 21 milhões de casos registrados, o número de medicamentos para depressão e ansiedade aumentaram em 17%, de acordo com uma pesquisa que foi publicada pelo portal Manchetes do Dia. 

E, é por isso, que neste artigo separamos uma lista de frases que podem ser ditas durante uma crise de ansiedade. Dessa forma, você poderá acalmar um amigo em um momento de crise, mesmo que através de mensagens por Whatsapp. 

Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre o que preparamos. 

Frases simples mas poderosas: Acalmando alguém em crise de ansiedade por mensagem

frases de crise de ansiedade
Créditos: vittude.com

Abaixo, listamos algumas frases que, apesar de simples, podem ser muito poderosas para calmar alguém que está passando por momentos difíceis. 

“Você pode falar mais sobre o que está sentindo?”

- Continua Depois da Publicidade -

Pedir para que a pessoa fale mais sobre o que está sentindo mostra que você se preocupa, que está interessado em saber. E, geralmente, uma crise começa justamente por isso: pela crença de que as pessoas ao redor não estão interessadas na forma como os outros se sentem. Muitas pessoas, durante um momento difícil, sentem que podem incomodar os outros ao desabafar sobre o tema. Por isso, acabam se escondendo. 

Mostre que quer saber. Que quer estar lado a lado. Isso fará toda a diferença e pode incentivar o outro a buscar ajuda profissional. 

“Quando tudo isso começou?”

Muitas vezes, quem está passando por esses momentos não nota qual foi a causa, a raiz do problema. Portanto, saber quando começou é uma das formas para criar metodologias para evitar que a crise volte a se repetir.

Por exemplo, supondo que a pessoa esteja tendo uma crise de ansiedade achando que será demitida. Pergunte: por que acha isso? Quando começou? 

Ao questionar quando começou, saberá maneiras de evitar. O indivíduo em crise pode dizer que acha que será demitido porque o chefe deu uma dura. Existem formas, no entanto, para evitar que o chefe volta a brigar como, por exemplo, não entregar o projeto atrasado. 

“Você é especial, pode contar comigo!”

Psicólogos e especialistas desta área argumentam que é muito comum que indivíduos que estejam enfrentando problemas mais longos de depressão maior e ansiedade tendem a sentir que não são capazes, que ninguém gosta deles. Por isso, dizer que essas pessoas são especiais e mostrar que está interessado em saber o que está causando a crise faz com que elas se abram, que tirem o excesso de peso que está sobre as costas. 

Diga o quanto gosta da pessoa e aproveite o momento para abordar um pouco mais sobre as histórias que já passaram juntos. Isso irá animar muito a vida do outro, fará com que se lembre de bons momentos. 

“Nem tudo há como você resolver, e tudo bem!”

Pessoas que passam por crises constantes costumam ter a sensação de que precisam resolver todos os problemas do mundo. No entanto, nem tudo está ao alcance delas e está tudo bem. 

- Continua Depois da Publicidade -

Não é preciso tirar nota 10 em todas as provas, ou então, ser o melhor da equipe do trabalho em todos os momentos. Está tudo certo em errar, em não saber, em ter semanas menos produtivas. Temos que entender que nem tudo está ao nosso alcance. Não podemos resolver tudo o que está ao nosso redor, também somos humanos. 

Leia também: Ansiedade: quando se torna grave e principais sintomas

Não diga nada se não saber o que dizer durante uma crise de ansiedade

frases de crise de ansiedade
Créditos: catracalivre.com.br

Ao falar qualquer coisa, ou tentar arrumar alguma frase para evitar o silêncio, é melhor ficar em silêncio. Isso impede que você diga algo que possa deixar o outro chateado, desanimado ou qualquer outra coisa relacionada. 

Ao falar palavras inapropriadas, comparar a sua realidade com a da pessoa, realizar julgamentos ou qualquer outra coisa relacionada, pode piorar a situação. Por isso, o silêncio seria a melhor coisa a ser feita. Dê ombro amigo, abrace e fique ali, do lado, esperando que  o outro esteja disposto a falar. 

Ficar pressionando o outro a falar não é uma boa ideia também. Isso pode demonstrar que não está interessado em realmente saber e ajudar mas, sim, em acabar logo com o problema. 

E, o que fazer se a pessoa não quiser falar? Apenas respeite. Esse pode não ser o momento para ela. O seu amigo, parente ou colega pode não estar preparado para falar sobre o assunto, e tudo bem!

O que não dizer durante uma crise de ansiedade?

Existem algumas coisas que não devem ser ditas durante um momento de crise de ansiedade. E, neste artigo, separamos quais são elas para que você não deixe a situação mais tensa e densa do que já está. Evite deixar o mundo do outro, que com certeza não está bem, ainda mais abalado. 

  • “Eu já passei por isso, mas foi pior!”: existem pessoas que acham que podem competir em tudo. Elas sempre passaram o pior e precisam deixar claro, para quem está sofrendo, que aquilo que essa pessoa está passando “não chega perto”. Evite comparar situações da sua realidade com a realidade do outro. Deixe esse espaço para falar do outro, não de você. 
  • “E se rezar mais?!”: Não são todos os brasileiros – ou até mesmo pessoas de fora – que acreditam em um Deus. Por isso, não recomende que a pessoa reze mais, isso pode ir contra a própria crença dela. Já se sabe, de acordo com a ciência, que apenas rezar não pode curar problemas e questões psicológicas. 

E então, já deu para ter uma noção das melhores frases para se dizer enquanto está do lado – ou até mesmo longe – da pessoa que está passando por uma crise?  Não esqueça de conhecer outros artigos do nosso portal. Publicamos  conteúdos diários para te manter atualizado sobre assuntos relacionados ao bem estar e saúde. 

- Continua Depois da Publicidade -

Leia também: Sintomas de crise de ansiedade: O que causa, sinais, tem cura, pode matar?

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -