HomeSaúdeHemorroida: Sintomas dela inflamada, pomada, remédio, fotos interna e externa

Hemorroida: Sintomas dela inflamada, pomada, remédio, fotos interna e externa

-

O que é Hemorroida e quais são os sintomas de quando estão inflamadas? 

De forma sintetizada, hemorroida é uma doença que ocorre quando as veias ao redor do ânus estão inflamadas e causam sangramentos. Por isso, um dos principais sintomas são as dores na região anal.

Vale salientar, no entanto, que a doença não pode ser confundida com câncer anal, que possui sintomas bastante semelhantes e pode não ser tratado no tempo certo após o diagnóstico caseiro.  Devido a essa facilidade de confundir os dois casos, é necessário ir a um médico para a realização de uma análise e, assim sendo, descobrir do que se trata o problema.

Hemorroida o que é?

Como já dito anteriormente, a Hemorroida acontece quando há a inflação das veias na região anal. Ao todo, existem duas delas: a externa e a interna.

  • A externa conta com a inflação na região por fora do ânus. E, como consequência, é comum sentir que a área está com volume maior.
  • Já na parte interna, muitas pessoas sequer sentem as inflamações e dores. No entanto, é comum que ocorram sangramentos com frequência.

Muitos fatores podem ocasionar a inflamação do local, inclusive, a força em excesso para defecar durante uma constipação. Demorar muito tempo para evacuar ou ficar sentando em qualquer lugar durante uma grande parte do tempo pode ocasionar nas inflamações. Por fim, outros fatores que podem influenciar é a obesidade ou excesso de diarréias.

Graus

- Continua Depois da Publicidade -

A hemorroida passa, durante a sua fase de aparecimento externo, por quatro graus diferentes. No primeiro grau, existem apenas sangramentos em pequena escala. No entanto, o indivíduo não sente dores ou inchaços. Já no segundo grau, pode haver a exteriorização natural da doença, fazendo com que apareça em volume menor na região externa ao ânus. Neste caso, já se pode notar alguns incômodos para sentar e andar.

No terceiro grau, a doença fica ainda mais grave, sendo necessário que o indivíduo coloque os dedos para voltar as veias que ficaram inflamadas. E, com o quarto grau, que é o último estágio, as veias não voltam mais nem mesmo se houverem as tentativas de empurrar novamente com os dedos.

Hemorroida na gravidez é normal?

Lembra que abordamos anteriormente que a obesidade pode ser um dos fatores que causam a hemorroida? Na gravidez, o aparecimento pode ser bastante comum porque o feto está em constante desenvolvimento.

Por isso, aumenta a quantidade de líquidos, gases e o peso da mãe. É comum que as veias da região anal e também de outras partes do corpo acabem ficando mais inchadas que o normal.

Felizmente, se estiver em seus graus iniciais, e não no estágio final que é o grau 4, existem algumas formas que podem ajudar a tratar, veja quais são:

  • O indicado é não utilizar papel higiênico quando for ao banheiro. A melhor alternativa é usar lenços de bebê para que a região não seja agredida.
  • Ficar muito tempo sentada pode pressionar o local com o peso da criança. Por isso, uma alternativa é preferir sempre estar de pé ou deixada de lado.
  • Beba ao menos 2 litros de água por dia. Isso irá ajudar o corpo a circular o sangue e realizar outras funções metabólicas.
  • Opte sempre por ingerir alimentos que são ricos em fibras e proteínas, como carnes, feijão e grão de bico.
  • Optar por não comer alimentos que podem ocasionar dores abdominais ou diarréias. Ou seja, não misturar excessos de doce com salgados ou comer muitas frituras.
  • Praticar exercícios físicos em pé, como caminhadas. Se preferir, a hidroginástica pode ser uma alternativa.

05 Sintomas para identificar se a hemorroida está inflamada 

Separamos, abaixo, quais são os cinco sintomas principais que podem indicar que a região pode estar inflamada. Por isso, o mais indicado – quando estiver sentindo três ou mais deles – é utilizar uma pomada para relaxar o local e tomar cuidado com esforços que estejam relacionados com o ânus.

  1. Puridos na região anal;
  2. Dor anal, principalmente quando está sentado visto que o peso do corpo cai sobre a caixa da cintura;
  3. Sangue vermelho vivo no papel higiênico, principalmente nos momentos de defecar;
  4. Dores em excesso no momento de defecar;
  5. A aparência de nódulos inchados na região anal, sendo necessário enfiar todos para o interior. Os nódulos são acompanhados de inchaço.

Remédios para tratar hemorroida

Você sabia que existem várias formas de tratar a hemorroida? E, dependendo do nível em que estiver, sequer é necessário pegar atestados e receitas médicas para comprar os medicamentos. A maior parte dos medicamentos utilizados são pomadas que podem ser passadas no local para trazer relaxamento  e diminuir o excesso de inchaço.

Mas, quando elas deixarem de resolver, é recomendado optar por tratamentos mais robustos e, se tiver condições financeiras, até mesmo fazer uma cirurgia. O valor pode variar de acordo com cada região. No entanto, em Santa Catarina o preço médio está em R$ 4 mil.

Pomada para hemorroidas

- Continua Depois da Publicidade -

A melhor pomada para aliviar as dores é a Proctosan, sua fórmula conta com castanhas e óleos relaxantes. Além disso, a Proctosan ainda é uma boa aliada para quem está enfrentando problemas relacionados à coceira e excesso de ardor. Por ter uma composição mais leve, é uma boa indicação para as mulheres grávidas.

Outra alternativa que podemos citar é o Proctyl, que tem cloridrato de cinchocaína e ações analgésicas anais. A pomada pode ser vendida em qualquer farmácia no valor médio de R$ 20 sem receita médica. Vale salientar, além disso, que quem preferir pode comprar online em farmácias como a Drogarias Pacheco. 

Fotos interna e externa da hemorroida 

Veja, abaixo, algumas fotos externas e internas que podem auxiliar a descobrir se possui, ou não, hemorróidas. 

Clínica Proctolaser - Presidente Prudente -SP

Hemorroidopexia por grampeamento - YouTube

Hemorroidas • Embolution

Como diminuir os sintomas da hemorroida?

A prolongação da doença, em alguns casos, pode afetar até mesmo o psicológico ao causar ansiedade ou compulsão alimentar. A cura, ou diminuição, está caminhando lado a lado com a auto estima. Muitas pessoas sentem vergonha de assumir que sofrem com esse mal. 

Por isso, neste artigo também separamos algumas dicas para quem deseja diminuir os efeitos. Portanto, se quiser saber mais sobre, basta continuar a leitura conosco. 

Beber 2 litros de água por dia

- Continua Depois da Publicidade -

A primeira forma para controlar as dores e inflamações é beber ao menos dois litros de água por dia. A água auxilia a deixar as  fezes mais consistentes e não tão rígidas. Por isso, torna o processo de defasagem mais simples, sem tantas dores. 

Sem contar que a água ainda estimula o metabolismo humano. Por isso, quem está sempre hidratado consegue se concentrar mais e até mesmo emagrecer – e, como dito antes, o sobrepeso também estimula as inflamações nas veias. 

Uma dica para tomar mais água no dia é colocar um alarme no celular para despertar de hora em hora com os lembretes. 

E, se preferir, também existe a alternativa de colocar itens dentro da água para que ela tenha mais sabor e, assim sendo, haja o estímulo do consumo. Neste caso, pode-se usar itens saudáveis como a canela e a maçã.  Se tiver dificuldades, pode-se tomar chá gelado sem açúcar. 

Uso de lenço umedecido

Assim como as mulheres grávidas, é indicado fazer o uso de lenços para bebês. Dessa forma, a região é agredida em menor escala. O lenço também conta com óleos hidratantes que ajudam a deixar a região mais hidratada e suavizada.  Ao optar por usar o papel higiênica, principalmente no estágio 2 a 4, corre o risco de deixar a região anal ainda mais irritada visto que as veias possuem a tendência de saírem para fora. 

Saia da cadeira

Quando se está em pé, todo o peso do corpo fica sobre os pés. No entanto, quando o indivíduo está sentado o dia todo, o peso fica sobre a caixa da cintura. Por isso, o mais indicado para impedir que a hemorroida se intensifique é sair da cadeira e, de preferência, realizar a prática de exercícios que não seja sentado. 

Uma prática interessante, que ainda ajuda a diminuir a obesidade e sedentarismo, é a caminhada. Ela não é tão intensa como a corrida, por exemplo. 

Essa é uma dica preciosa, principalmente para as mulheres grávidas nos estágios finais da gravidez visto que o bebê costuma pesar sobre o colo do útero. Sem contar ainda que as mulheres possuem uma tendência maior de ficarem com as veias inchadas para a passagem do sangue para o resto do corpo. 

Conclusões

Neste artigo, abordamos um pouco mais sobre o que é hemorroida e como elas podem impactar no dia a dia do indivíduo, causando até mesmo crises de ansiedade e depressão. Também indicamos algumas pomadas que podem ser utilizadas para ajudar a tratar e relaxar a região. No entanto, vale salientar que se mesmo assim não for resolvido, a melhor coisa a se fazer é procurar um médico porque pode haver um avanço grave para o câncer anal. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar. Não esqueça de vir conhecer outros de nossos artigos na área da saúde. Publicamos muita coisa interessante para te manter atualizado. 🙂 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -