HomeRedes SociaisWhatsapp Business: Use o app para alavancar seu negócio

Whatsapp Business: Use o app para alavancar seu negócio

-

O Whatsapp Business tornou-se indispensável para todas as empresas que querem estar mais perto dos seus clientes com um canal direto de comunicação.

Criado há três anos exclusivamente para fins corporativos, tem ganhado diariamente milhares de adeptos que têm encontrado a oportunidade de vender mais e estabelecer um novo nível de relacionamento.

Mas se o seu negócio ainda não utiliza a versão business do Whatsapp, vamos explicar mais sobre suas funcionalidades, curiosidades e tudo o que você precisa saber para baixar logo o aplicativo no seu número corporativo.

História do Whatsapp

Antes de falarmos da versão corporativa, vamos relembrar um pouco sobre a história do mensageiro que mudou a história da humanidade. 

O Whatsapp foi criado no ano de 2009 pelos americanos Brian Acton e Jan Koum, profissionais com passagem pelo Yahoo!. A ideia era inspirada nos grandes mensageiros que ficaram marcados na nossa memória, como o ICQ, o MSN, entre outros.

- Continua Depois da Publicidade -

Porém, agora a troca de mensagens sairia da tela do computador para a tela do celular. Para dar vida ao novo aplicativo, os fundadores entraram em contato com o programador russo chamado Igor Solomennikov. 

O projeto inicial era ser uma alternativa ao SMS, que gerava muita insatisfação aos usuários por não ser instantâneo e ser muito custoso pois cada mensagem gerava custos que iam embora com os créditos muito facilmente.

Em novembro daquele ano, o whatsapp foi lançado em novembro para Android e iOS. O sucesso foi repentino e avassalador.

Dois anos depois, o mensageiro já estava entre os 20 aplicativos mais baixados no Play Store e no App Store. em 2013, o seu valor de mercado já batia na casa de 1, 5 bilhão de dólares.

Com tanto sucesso, o aplicativo fez com que gigantes do mercado ficassem de olho e provocar uma concorrência para ter as vantagens do programa e aumentar seu portfólio de produtos.

Quem veio com tudo foi o Facebook, de Mark Zuckerberg. Em 2014, o conglomerado que já tinha adquirido o Instagram comprou o whatsapp pelo valor de 16 bilhões de dólares, sendo 4 bilhões em dinheiro e 12 bilhões em ações do Facebook, assim ampliando o seu portfólio de serviços e aumentando a sua liderança no mercado.

No ano seguinte à compra pelo Facebook, o aplicativo começa a ser aberto também pelo computador através do Whatsapp Web, serviço disponibilizado inicialmente pelo Chrome e depois pelo Opera e Firefox.

Uma das grandes dúvidas que existiam era sobre a necessidade de cobrança anual do mensageiro, o que precisou ser respondido pelos seus criadores em 2016, negando veementemente que haveria a necessidade de se pagar para usar o aplicativo.

- Continua Depois da Publicidade -

Os números que cercam o whatsapp demonstram toda a força e pujança deste aplicativo que veio para revolucionar a forma como conversamos e tem destaque como um dos maiores mensageiros do mundo:

  • Mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo;
  • Mais de 100 bilhões de mensagens enviadas diariamente;
  • 73% dos celulares dos usuários do Whats são Android e os demais 27% são iOS.

As últimas mudanças vindas do aplicativo aconteceram em 2019 e 2021. Dois anos atrás, foi inserido o subtítulo “From Facebook”, identificando claramente todos os produtos pertencentes ao seu portfólio.

Neste ano, há uma mudança mais profunda em sua política de privacidade na qual deveria ter a regra de compatibilidade com o Facebook. A recusa na aceitação da nova política de privacidade incidiria na suspensão do uso das redes sociais.

Depois de muita pressão externa dos órgãos americano e europeu de proteção de dados e acesso à internet, houve a suspensão dos termos por mais 90 dias.

Mas em 2018 viria a grande mudança que transformaria a relação do aplicativo com os seus usuários: a chegada do whatsapp business criaria um novo laço, agora voltado para o lado profissional.

História do Whatsapp Business

O sucesso do whatsapp no Brasil é inegável. Não à toa, somos um dos países que mais tem usuários e participa consideravelmente na produção de mensagens enviadas diariamente.

Cerca de 99% dos celulares ativos em nosso país tem o aplicativo instalado. São bilhões de mensagens enviadas diariamente. A nossa relação com o mensageiro é praticamente visceral.

É improvável que você que está lendo esse artigo nunca tenha o usado para mandar uma mensagem para seu parceiro, seu filho, pro chefe ou para os amigos naquele grupo exclusivo que só você tem acesso.

- Continua Depois da Publicidade -

As empresas, do outro lado da situação, precisavam urgentemente encontrar soluções para estar mais próxima dos clientes. Isso se deve ao fato de não se ter uma forma direta para entrar em contato com os compradores ou fazê-los entrar em contato diretamente com seus serviços.

Ademais, ainda se tinha uma forte resistência em relação ao uso do whatsapp como meio comercial pelo fato de ser misturado como um meio totalmente pessoal e não haver uma separação para funcionar como comercial.

Isso acabaria em 2018. Entendendo a necessidade e a forte tendência de usabilidade pelas empresas do programa de mensagens instantâneas, o Facebook desenvolveu um aplicativo específico para fins comerciais.

Era o Whatsapp Business. Foi lançado de forma gratuita em diversos países, e o Brasil é um deles. Porém, só estava disponível para celulares Android no seu começo, gerando muitas reclamações dos usuários de iOS.

Isso só foi resolvido no ano seguinte, quando o Facebook disponibilizou a versão para iPhone gratuitamente e também para diversos países.

O sucesso foi instantâneo pois não foi mais necessário juntar contas pessoais para uso profissional, e assim poder apoiar grandes e pequenas empresas a atender seus clientes e potencializar vendas de forma direta e personalizada.

Além disso, outra funcionalidade é a venda de informação sem precisar de intermediários e de comissão de negócios especializados neste ramo do mercado.

A comunicação entre clientes e empresas não seria mais a mesma. Mas muitas pessoas ainda não conhecem bem as funcionalidades do Whatsapp Business. Vamos contar mais sobre as vantagens de ter o serviço de mensageiro na sua empresa.

O que é o Whatsapp Business

É um aplicativo desenvolvido para atender as necessidades das grandes empresas com o objetivo de:

  • Se comunicar com mais facilidade com seus clientes;
  • Divulgar e vender todos os seus produtos e serviços;
  • Ser a melhor forma de contato com o cliente enquanto o mesmo realize sua compra, tirando todas as dúvidas necessidades;
  • Ser o primeiro filtro na resolução de problemas, recebendo a reclamação e fazendo o encaminhamento digital para o setor responsável;
  • Realizar uma análise de métricas e planejar oportunidades.

E não para por aí. É possível trazer funções incríveis e que vão te oferecer muita visibilidade para seu negócio e explorar mercados não vislumbrados anteriormente. O seu setor de atendimento está bagunçado? Tem muita dificuldade em organizar os contatos recebidos?

Agora, o mensageiro vai te permitir:

  • Automatizar;
  • Organizar;
  • Responder suas mensagens com mais rapidez.

A principal diferença do modelo business em relação ao convencional é o direito de ter um perfil comercial na palma da mão. E ter um perfil diferenciado é tudo para os mais de 56% da população brasileira que consomem o aplicativo de mensagens.

Segundo estudo solicitado pelo próprio Facebook, já são 80% das empresas, ou quatro entre cinco, que não dispensam o uso comercial para conversar com seu público potencial.

Existe a versão gratuita, disponível para todas as pequenas e micro empresas e a versão paga, voltada às grandes com diversas funcionalidades adicionais: é o WhatsApp Business API

O que é o API do Whatsapp Business

Primeiramente, vamos ter um momento de explicação. O que é esse tal de API? São as iniciais de Application Programming Integration, ou em bom português, uma Interface de Programação de software.

É um conjunto de padrões usados na programação de um site ou sistema que permitem a sua integração completa.

Não é nada diferente daquilo que as pessoas conhecem do programa, mas apresenta variações específicas que agilizam o atendimento, principalmente de grandes empresas que necessitam atender rapidamente uma alta gama de clientes.

Com esse API, dá para integrar diversas ferramentas usadas no mercado para atendimento ao consumidor:

  • Plataformas de atendimento;
  • Plataformas de CRM;
  • Automação de marketing;
  • Softwares de vendas.

Percebemos que essa integração pode acontecer em uma variedade de opções, mas qual seria a grande vantagem do API? Seu uso é recomendado especialmente na possibilidade de uma ou mais pessoas usarem a mesma coisa com o uso de chatbots.

Chatbots são os nossos robozinhos, que prestam o primeiro atendimento eletrônico ao cliente, orientando-o para solucionar seu problema. Se a máquina não resolver, o API permite que na mesma janela de conversas o humano assuma o controle e auxilie o cliente final.

Por fim, o recurso é muito importante pois ajuda também a controlar o histórico de mensagens e trabalhar na melhoria do atendimento e resolução de problemas, gerenciar os dados com mais exatidão e ganhar um selo de conta oficial, o que por si só já dá um ar de credibilidade ainda maior à empresa.

Outro ponto que deve ser levado em consideração: a interface não está disponível ao público em geral, só pode ser gerenciada e instalada por parceiros do Whatsapp habilitados para fornecer o serviço. 

Antes de escolher com qual plataforma fazer a integração, faça uma boa pesquisa com quem já utiliza o serviço e dispõe de suporte técnico para que o API funcione perfeitamente.

Tipos de conta no Whatsapp Business

Pode parecer bem estranho, mas dentro do Whatsapp Business existem dois tipos de conta:

  • Perfil conta padrão;
  • Perfil conta oficial.

As diferenças são bem perceptíveis. A conta padrão é aquela que sua empresa possui quando vai na loja de aplicativos e baixa o programa, faz todo o procedimento e transforma em conta comercial.

E a conta oficial, que se chama também conta verificada. O detalhe é que não há como sua empresa entrar em contato e pedir o selo de verificação. Este selinho é dado pelo próprio Whatsapp a partir de uma série de critérios estabelecidos.

Dentre um destes critérios, leva-se em conta também o fato de ser conhecida no mercado. Outro ponto importante são as informações de perfil. Quanto mais dados forem inseridos, mais o cliente estará seguro sobre a idoneidade do estabelecimento.

Todas as informações são levadas em conta: telefone, site, endereço, horário de atendimento, serviço de mapas, etc.

A partir do momento em que a conta é verificada, ela ganha um selo ou distintivo que acompanha seu nome e que fica na tela de conversa e também fica na seção de informações da empresa.

Como ter uma conta

Se você entender a importância do aplicativo para empresas, especialmente no que se refere a ter um conteúdo personalizado e atender seus clientes com mais qualidade, é hora de realmente considerar a possibilidade de ter o Whatsapp Business no seu negócio.

Para isso, o caminho é semelhante ao do uso convencional:

  • Vá até a sua loja de aplicativos;
  • Procure pelo Whatsapp Business;
  • Baixe o aplicativo e espere até concluir a instalação.

Depois de abrir, você irá seguir todo o passo a passo da instalação e irá aceitar os termos de serviço. É a partir deste momento que as diferenças aparecem para o uso pessoal, como usamos.

Quando baixamos a versão corporativa, devemos entender que a sua conta deixará de ser pessoal e se transformará em conta comercial, com funcionalidades e destinação diferenciada.

Após aceitar a mudança e permitir o acesso a fotos, arquivos e ao histórico de conversas, a pessoa recebe um código de verificação para confirmar o processo de mudança.

A grande notícia é que o usuário não precisa se preocupar com o que já tem: não se perde o histórico de conversas, arquivos, absolutamente nada na hora de converter a conta. 

O backup é salvo automaticamente e fica no aparelho da pessoa, no qual não irá se perder. O que definitivamente muda é que os seus contatos serão notificados sobre a mudança da sua conta para modo comercial.

Se o seu negócio depender do uso do API, ele não se encontra disponível facilmente. Como falamos anteriormente, somente as empresas habilitadas junto à plataforma estão autorizadas para vender a solução, operacionalizar e integrar o software, permitindo que o site do cliente tenha um botão exclusivo para atendimento na sua home.

Como usar

Essa parte não tem nenhum segredo: o programa pode ser usado tanto no mobile quanto no Desktop e pela Web.

Especialmente as pequenas empresas que estão iniciando seus serviços gostam de usar a versão mobile, destacando um contato corporativo específico para receber as demandas dos clientes.

Assim, possuem um celular destinado para esta função, ou utilizam o seu computador pessoal ou corporativo.

Não dá para fazer essa usabilidade quando o número de clientes aumenta e vai ser necessário amplificar o atendimento, permitindo o uso dos chatbots e agilizar as operações.

Principais funcionalidades do Whatsapp Business

Agora, chegamos à parte mais importante de todo este artigo. Falamos sobre as vantagens de criar a conta comercial, porque usar também o API e ter uma conta verificada.

O que o Business oferece para o empresário otimizar suas vendas e se aproximar ainda mais do seu cliente? Essas são as vantagens em relação ao método tradicional:

  • Catálogo de produtos

Este recurso é maravilhoso e permite com que o seu cliente consiga acessar todos os produtos à venda de forma dinâmica e na palma da mão, sem precisar sair do whatsapp.

No catálogo, podemos colocar toda a descrição de cada um dos produtos cadastrados. Informações tais que podem fazer seu cliente escolher ter uma relação de confiança com sua marca.

Seja o nome do produto, modelo, descrição, fotos, preços, condições de pagamento, etc. Tudo o que puder ser incluído, que se inclua. O resultado será o leque de oportunidades para suas vendas crescerem.

Estes dados ficam nas informações do perfil comercial, a um clique de distância. Mas se durante a conversa com seu cliente surgir alguma dúvida ou a possibilidade de fazer a venda sem que se perca o ritmo da conversa, é possível você mandar na tela o produto que ele deseja.

Para isso, é só clicar no clips, ao lado da janela de digitação e ir em “Catálogo”. Depois, é possível encontrar o produto desejado e mandar o link ao cliente. O resultado é certo! Seus produtos estarão mais perto dos seus compradores a um clique.

  • Localização

Cada vez mais as pessoas querem estar perto das marcas com as quais compram. E na hora de escolher com quem comprar, é importante saber se ela realmente existe e onde posso encontrar meu comprador. 

Para isso, o programa disponibiliza o recurso da loja no mapa. Não só aumenta o profissionalismo do negócio, mas ajuda o seu cliente a encontrar a melhor opção de roteiro e chegar até você.

Sem que seja necessário, o seu cliente pode acabar se tornando um promotor da sua marca ao compartilhar no seu status a visita ao seu estabelecimento.

  • Etiquetas

Particularmente, este recurso é muito mais do que interessante. É um grande parceiro na hora de organizar seus contatos, suas conversas e pensar em boas estratégias de venda.

Se tiver um contato urgente para responder ou um assunto pendente a ser solucionado com seu comprador e, de repente, com a enxurrada de mensagens, tudo isso se perde? Não dá para ignorar a necessidade de separar as conversas e evitar a desorganização.

É nessa hora que dá para você etiquetar cada conversa. Para fazer isso, é bem simples.

No menu principal, quando clica nas três bolinhas no menu principal, é só clicar em etiquetas e criá-las.

Mas se esqueceu de fazer isso lá no início e está no meio de uma conversa muito importante, não se preocupe. Durante o papo, clique nas mensagens a serem selecionadas e vá para o símbolo de etiquetas, que fica na segunda posição, da esquerda para direita.

Abrirá-se a tela e o vendedor poderá criar a etiqueta à sua escolha.

  • Automação de contatos

Talvez seja esse o melhor dos benefícios criados pelo Whatsapp Business. Afinal, não é nada cômodo escrever o tempo todo mandando saudações a cada cliente que vem entrar em contato contigo.

Além de ser maçante, corre-se o risco de escrever coisas muito diferentes para cada usuário e se perde a padronização. Nestes casos, escrever a mesma mensagem para todos os clientes pode ser benéfico, trazendo autoridade e organização.

Por isso, o aplicativo lhe traz a oportunidade de personalizar mensagens rápidas que podem ser usadas em três situações: saudação inicial, mensagem de ausência ou em respostas rápidas para demandas específicas.

Para incluí-las em sua rotina de contato, o primeiro passo é ir até as Configurações e depois às Configurações da empresa. 

Dentre as três opções citadas anteriormente, escolha a mais importante para o seu caso naquele momento e clique no botão de “+”. Digite a mensagem a ser utilizada e o atalho.

Toda a mensagem de entrada irá aparecer automaticamente ao iniciar uma conversa. A mensagem de ausência irá aparecer tanto no início de cada conversa ou durante o atendimento pelo período em que o vendedor estará ausente.

As mensagens rápidas necessitam de atalhos, de forma que o aplicativo reconheça o comando e possa executar o envio da resposta ao cliente. 

Lembrando que essas mensagens podem ter emojis, sem nenhuma restrição.

  • Estatísticas

Nesse universo de atendimentos, vendas, suporte ao cliente e criação de produtos, podemos acabar nos perdendo e não entendendo como estamos chegando ao nosso cliente final.

Para isso, as estatísticas são uma muleta muito importante no quanto estamos conseguindo atender o nosso cliente. Dentro do aplicativo, assim como sabemos na versão pessoal, conseguimos saber a quantidade de mensagens enviadas, recebidas, lidas, entregues, quantidade de memória usada e a disponível.

Esses dados são muito utilizados pelas agências de Marketing Digital para planejar as estratégias de CRM e otimizar os contatos. Lembrando que esses dados estão disponíveis na versão para smartphones, sem acesso pela versão web.

Dicas para turbinar seu Whatsapp Business

São inúmeros os benefícios para quem insere o negócio no mundo digital e otimiza o contato com a pessoa mais importante, o seu cliente. Por isso, é imprescindível que o empresário torne seu perfil completo ao público alvo.

Isso envolve:

  • Todas as informações inerentes à sua empresa devem estar preenchidas no perfil do Business, sem faltar nada. Tudo o que puder ser preenchido, coloque. Será de extrema importância colocar todas as informações no perfil, seu cliente terá o panorama completo do negócio na mão;
  • Crie um catálogo fácil de se visualizar e lindo de se ver. Separando de forma correta e que permita ao cliente ter os dados logo de vista, a tomada de decisão será mais consistente;
  • Responda seus clientes de forma rápida. Utilize as mensagens rápidas, personalize a mensagem de saudação para que todos sejam atendidos de forma igual a lhe dar credibilidade e profissionalismo;
  • Conheça o público-alvo. Isso é na maioria das vezes ignorado, mas é essencial para que o projeto não termine em fracasso. Não dispare mensagens sem nexo, sem conteúdo, apenas para parecer simpático;
  • Estude muito bem o que seus clientes querem, escolha uma persona que exemplifica tudo aquilo que foi pesquisado e produza o conteúdo certo para o momento certo com uma linguagem bem descontraída e que converse com seu público;
  • Não mande mensagens o tempo todo para divulgar os seus produtos. Além de irritante, pode lhe trazer descrédito que pode ser muito difícil de recuperar lá na frente;
  • Use todos os recursos que a plataforma dispõe: as listas de transmissão, as etiquetas, as mensagens rápidas;
  • Fique atento e saiba quais os usos e restrições do aplicativo, a política de segurança, o recurso de autorização do usuário para evitar denúncias ao Facebook;
  • Priorize a rapidez, a qualidade e o bom atendimento ao cliente. Use o aplicativo a seu favor: não deixe seu cliente esperando muito tempo para responder, mostrando pouco caso da demanda dele.

Use de um conteúdo agradável, com linguagem personalizada, se organize muito bem e saiba entregar o que cada cliente precisa no tempo dele e facilite a tomada de decisão.

  • Não se esqueça de manter seu cliente bem atualizado. Acabou algum produto? Informe no seu catálogo de vendas ou envie uma mensagem pequena e direta para sua linha de transmissão. Mudou o horário de funcionamento ou vai ter algum feriado? Avise! 

Chegou produto novo? Essa é a hora de mandar para seus clientes. Com isso, ele se sentirá parte da empresa e terá a certeza de ser bem atendido na hora de comprar;

  • Pós-venda. Como isso faz muita falta. É a razão de muitas empresas não terem fluxo de vendas e não reter o comprador. Pergunte sobre a entrega, se ele gostou do produto que comprou, forneça soluções que o façam comprar novamente.

Finalmente, aprendemos que o Whatsapp Business é um aliado do nosso negócio. Ele deve ser encarado com firmeza como um auxiliar inquestionável, um parceiro que fará as vendas crescerem, sua empresa ter contato mais frequente e personalizado com o seu público-alvo e se refletir em crescimento de público e financeiro.

Não é prometer milagres, mas é contar com uma ferramenta que esteja cada vez mais próxima do cliente e ser um parceiro no crescimento do negócio de forma sustentável e escalável. Não pense em recusar o Whatsapp Business no seu negócio.

Até a próxima!

VEJA TAMBÉM: Whatsapp Web: O que é, história, curiosidades e como usar

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -