HomeTelefonia & ComunicaçõesSkype: reunião de trabalho ou entre amigos de um jeito fácil

Skype: reunião de trabalho ou entre amigos de um jeito fácil

-

Skype, Meios De Comunicação Sociais
Skype

O Skype é um programa de comunicação da Microsoft, podendo ser utilizado tanto em computadores como dispositivos móveis. É possível realizar chamadas tanto de voz, quanto de vídeo, além de outras inúmeras funcionalidades próprias deste aplicativo.

Muito popular para comunicações em jogos, reuniões e muitos outros, o Skype que atualmente pode ser utilizado de forma vinculada a sua conta da Microsoft, continua sendo um dos principais programas para comunicação. Apesar de estar no mercado desde 2003.

O que é e como funciona o Skype?

Como vimos, o Skype é um programa para chamadas de áudio e também vídeo. Com as melhorias na tecnologia de vídeo, bem como a ampla disponibilidade de internet de alta velocidade, tornaram o bate-papo e as chamadas com vídeo acessíveis e acessíveis para praticamente qualquer pessoa e o Skype busca tornar essa experiência ainda mais agradavél. 

Embora não seja o único serviço disponível, ele é um dos serviços de videochamada mais populares. Você não precisa de muitos equipamentos e o software é amigável, permitindo que você faça chamadas de vídeo minutos depois de baixá-lo.

Se a pessoa com quem você deseja falar também tem, o uso do serviço é gratuito. Há uma taxa se você ligar para um telefone fixo ou celular normal, e também há um custo associado a alguns dos serviços mais avançados. Além de chamadas de vídeo e voz, você também pode realizar teleconferências, mensagens instantâneas, compartilhar arquivos de todos os tipos, enviar mensagens de texto e fazer chamadas internacionais de baixo custo usando um programa especial de telefone celular chamado Skype to Go. 

- Continua Depois da Publicidade -

O Skype é diferente de outros provedores de VoIP (Voice over Internet Protocol) porque é um serviço ponto a ponto. Isso significa que o programa distribui a carga de trabalho em execução pelos computadores dos usuários por meio do processamento em segundo plano, em vez de funcionar em um servidor tradicional. É parte do motivo pelo qual o Skype é tão barato.

A empresa foi fundada em 2003 e opera em Luxemburgo. Até recentemente, a empresa era propriedade de um grupo de investimentos que tinha o eBay como seu maior titular; em maio de 2011, a empresa foi adquirida pela Microsoft. Em 2010, o Skype tinha mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo. Quer se tornar um deles? A seguir, veremos exatamente o que você precisa para começar com sua própria conta.

Acessando o Skype

Skype
Acessar Skype

Antes de começar, você precisará certificar-se de que possui tudo o que é necessário para o Skype. Primeiro, como você planeja usar o serviço? Se você deseja usar o Skype em seu PC ou desktop ou laptop Mac , sua máquina precisará da versão mais recente de seu sistema operacional : Windows, Linux ou Mac OS.

Você também pode usar o Skype no seu celular ou TV, dependendo do modelo. Todos os produtos da Apple, como iPhones , iPads e iTouches, têm a capacidade de executar o app. Alguns telefones celulares com Android, bem como alguns modelos oferecidos pela Verizon Wireless (incluindo Blackberrys, smartphones Android e outros telefones 3G), podem executar um programa especial chamado Skype mobile. Você precisará verificar seu telefone usando a lista no site oficial, bem como com seu provedor, para ter certeza. Dê uma olhada na lista de TVs de plasma Panasonic e Samsung LED no site também.

Se você deseja apenas fazer chamadas de voz com o Skype, está pronto. No entanto, se o seu computador não tiver uma webcam embutida, esse é o próximo na lista. Você pode obter modelos baratos, mas quanto mais você gasta, melhor será a qualidade do vídeo. Se você estiver indo para o Skype usando sua TV, você precisará comprar uma webcam especial compatível com ela. A maioria das webcams tem áudio, então isso não deve ser um problema.

Finalmente, uma conexão com a Internet é obrigatória (a menos que você esteja usando o telefone), e os usuários dial-up não precisam se inscrever – ela deve ser de alta velocidade. Se você quiser fazer chamadas para alguém sem Skype, é necessário configurar uma conta de Crédito Skype usando um cartão de crédito ou PayPal (mais sobre isso mais tarde). Tudo pronto com seus componentes? A seguir, veremos como cadastrar uma conta do Skype.

Skype: Criar conta e cadastro grátis

Como a maioria das pessoas ainda usa o Skype usando um computador, vamos nos concentrar em como criar uma conta usando um desses. A tela pode parecer um pouco diferente dependendo do dispositivo que você está usando, mas a configuração é a mesma. Sua primeira etapa é acessar o site ofical  e clicar em “obter o Skype”.

Escolha seu sistema operacional. Aqui, você pode selecionar se deseja a versão gratuita ou o Skype Premium. Você pode enviar mensagens instantâneas , compartilhar arquivos, compartilhar sua tela e fazer chamadas de vídeo com outros usuários do Skype gratuitamente.

- Continua Depois da Publicidade -

Depois de baixar o Skype e abrir o programa, você será solicitado a criar um nome e uma senha Skype. Seu nome Skype serve essencialmente como seu número de telefone. Em seguida, você preenche um perfil com informações básicas sobre você. Você tem a opção de escolher se suas informações serão visíveis ao público (pesquisáveis ​​por qualquer pessoa usando o Skype), privadas ou visíveis apenas para seus amigos.

Algumas informações são sempre públicas, como seu nome no Skype, idade, idioma e localização (você pode limitar isso ao seu país). Se você gostaria de usar uma foto de perfil, clique no ícone de silhueta para fazer o upload de uma imagem.

Você também pode usar sua webcam para tirar uma foto ou criar um avatar de você mesmo chamado Weemee. Se quiser, você pode vincular sua conta do Skype ao Facebook, escolhendo a opção “Facebook” no menu “visualizar” e “conectar-se ao Facebook”. Depois, você pode ver status, comentar e até ligar para amigos por meio do feed de notícias.

Em algum ponto durante a configuração do programa, você pode ser solicitado a adicionar “serviço de teste de eco / som” aos seus contatos. Esta é uma boa forma de testar se sua conta está configurada corretamente. Você também pode adicioná-lo aos seus contatos indo até a caixa “Pesquisar” à esquerda e pesquisando o nome. Depois de adicionar este como seu primeiro contato, clique nele e escolha “ligar”. Esta chamada apenas de áudio reproduz uma gravação que permite gravar e reproduzir sua própria voz. Se você ouvir as duas gravações, você está pronto para começar a usar o Skype.

Skype Web: Use o Skype Online

O Skype possui agora uma versão para utilização no navegador Web, tal como o WhatsApp e outros aplicativos de comunicação online. Para isso, basta acessar o site oficial Skype Online e fazer o login na sua conta para que ele fique aberto em uma aba própria do seu navegador. 

O uso nessas circunstâncias não prejudica em nada a experiência do usuário, pois praticamente todos os recursos do programa instalado também estão presentes nesta versão para Web. Sendo possível fazer a gravação de vídeo chamadas na plataforma, verificar grupos e menções, sincronização das suas conversas, painel de notificações, acesso a galeria dos chats e uma segurança de primeira, com uma criptografia da própria Microsoft.

É importante salientar que apenas os navegadores da própria Microsoft, o Edge e também o Google Chrome possuem suporte específico para esse aplicativo. Assim, caso ele funcione em outros navegadores possíveis erros podem ser gerados, ainda que mínimos ou irrelevantes. Mas para garantir uma navegação melhor dentro do aplicativo, é indicado usar um dos navegadores acima.

Skype for business

Skype para comunicação
Skype Business

Atualmente o principal aplicativo para reuniões de trabalho da Microsoft é o Microsoft Teams, uma plataforma da empresa com foco total para o âmbito de reuniões profissionais. Mas o Skype for Business, possui todos os recursos disponíveis, como vídeo, áudio, compartilhamento de tela, exibição de vídeos e muito mais. Com o Skype for Business, você pode:

Bate-papo

- Continua Depois da Publicidade -

Mais pessoas podem bater papo ao mesmo tempo. Você também pode bater papo com parceiros externos se eles tiverem o Skype for Business.

Ligue ou faça chamadas de vídeo para outros usuários do Skype for Business.

Você pode se encontrar tanto com pessoas do Brasil, quanto com pessoas de fora do país. Mais pessoas podem conversar ao mesmo tempo.

Compartilhe sua tela ou uma apresentação do PowerPoint

Se os participantes da reunião não tiverem o Skype for Business, eles podem entrar na reunião ligando para o seu telefone.

Você pode fazer uma chamada para uma reunião em uma das salas de videoconferência. Isso significa que você pode participar da reunião em casa.

Disponibilidade: Recurso único do Skype for Business

Geralmente, sua disponibilidade no Skype for Business será indicada pela cor verde. Se você tiver um compromisso no calendário do Outlook, seu status de disponibilidade mudará automaticamente para ocupado (vermelho) e, dessa forma, seus colegas saberão que você não está disponível. Você também pode alterar seu status se não quiser ser incomodado.

Dicas para usar o Skype

Não importa a versão que você escolher, o Skype é muito simples. Normalmente, é apenas uma questão de clicar em seu contato, fazer a chamada e, em seguida, escolher o que deseja fazer na chamada, como compartilhamento de arquivo ou tela. Para ligar para um telefone, clique em “ligar para telefones” e digite o número. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar sua experiência.

Como algumas das informações do seu perfil do Skype são públicas, outros usuários do Skype podem procurá-lo para defini-lo como contato. Isso é ótimo para permitir que amigos e familiares encontrem você, mas também significa que estranhos podem tentar ligar para você via Skype. Você pode simplesmente evitar aceitar chamadas, é claro, mas também pode aceitar chamadas apenas de seus contatos existentes. Para fazer isso, vá em “ferramentas“, “opções” e depois em “privacidade“. 

Alguns usuários do Skype empregam um método de spam para entrar em contato com estranhos e se passar por amigos ou parentes para obter informações pessoais, como CPF ou números de contas bancárias. Você também pode bloquear usuários específicos no menu “opções“.

Sua webcam embutida ou USB pode estar funcionando bem, mas alguns Skypers regulares fazem upgrade para produtos de última geração para obter a melhor qualidade de vídeo possível. Você também pode querer um fone de ouvido para tornar o áudio mais nítido. 

O Skype vende esses acessórios, bem como telefones USB, telefones com vídeo (não é necessário computador), telefones celulares e telefones VoIP. Claro, você também pode comprá-los em outro lugar, desde que verifique se eles são compatíveis com o Skype. O Skype também vende o que chama de “extras“: complementos que aprimoram o serviço. Alguns deles são apenas para diversão, como jogos que você pode jogar com outros usuários. 

Outros são mais úteis em um ambiente de negócios, como programas que gravam chamadas (ótimo para entrevistas) ou permitem que você crie uma central de atendimento para receber chamadas de clientes. Existem também complementos que permitem que os Skypers façam anotações e desenhem em quadros brancos virtuais, úteis para chamadas em conferência ou aulas on-line. 

Alguns complementos são gratuitos, mas a maioria tem uma taxa fixa ou exige uma assinatura. Eles são todos desenvolvidos por terceiros, portanto, o custo varia. Embora o Skype seja fácil de usar, você pode encontrar alguns problemas de vez em quando. Continue lendo para saber como solucionar problemas quando você estiver usando o Skype.

Baixar aplicativo: Download Skype

Meios De Comunicação Sociais, Mídia

Caso não deseje fazer a utilização de forma online pelo seu navegador, é possível fazer o download do programa para ter acesso a todos os recursos de forma mais completa. Sendo possível fazer o download tanto para computador, quanto para seu dispositivo móvel.

Para baixar o aplicativo para computador, basta entrar nesse site

Para baixar o aplicativo para seu IOs, basta entrar no site oficial

Para baixar o aplicativo para o seu Android, basta entrar no site oficial

Conclusão

O Skype continua sendo uma excelente opção para comunicação nos dias atuais. Tendo evoluído ao longo dos anos e estando pronto para competir com outras plataformas de reuniões, como Teams, Google Meet, Zoom e muitas outras disponíveis no mercado.

Portanto, se você ainda tinha alguma dúvida do quanto o Skype poderia ser útil para o seu uso pessoal ou para passar a realizar as suas reuniões dentro deste aplicativo, as dúvidas devem ter acabado. Pois está pronto para atender a qualquer público com excelente qualidade e o selo de segurança da Microsoft.

VEJA TAMBÉM: Telefone da claro: fale com um atendente de forma rápida

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -