HomeEmpresas & NegóciosCentauro: história, entrega, pagamento e reputação

Centauro: história, entrega, pagamento e reputação

-

Você conhece a Centauro? Atualmente é a maior loja de roupas e produtos esportivos do Brasil, mas, você conhece a sua história? sabe como ela ganhou esse título? Hoje nós vamos mergulhar um pouco mais a fundo na história não só da Centauro mas, do mercado de produtos esportivos no Brasil.

Durante um certo tempo a venda não só de produtos esportivos porém, o varejo em geral era algo ainda muito complexo, basta pensar que nos anos 80 e início dos anos 90 as formas de parcelamento eram apenas por carnê ou crediário, Cartão de crédito era um item de luxo. Assim, realizar a compra de tênis e até mesmo alguns artigos esportivos eram muito pouco acessíveis.

Com isso, era bastante difícil encontrar lojas de produtos esportivos, até mesmo pelo fato de as academias só terem começado a se popularizar no Brasil por volta dos anos 80 e 90, com isso não havia muito público para comprar produtos esportivos, mas ainda sim, em 1981 foi fundada a Centauro.

E hoje vamos saber um pouco mais sobre ela, o que ela vende, como foi a sua história e como ela alcançou o posto de maior loja de produtos esportivos do Brasil.

O mercado varejo nos anos 80 e 90

Antes de entrarmos na história da Centauro, nós precisamos falar do mercado brasileiro varejista dos anos 80, que embora não seja tão distante possuía muitas diferenças e algumas particularidades, em relação a como é o mercado hoje em dia.

- Continua Depois da Publicidade -

A começar pelo fato de que nos anos 80 não havia importação, isso é algo até mesmo que dificulta a venda de artigos para esporte físico, pois tênis, alguns halteres e outros produtos são majoritariamente importados, porém naquele tempo só haviam produtos nacionais, e até era fabricado só que em menor escala.

Isso apenas começou a mudar no governo Collor e Fernando Henrique Cardoso, onde a economia começou a se abrir, e a importação voltou a acontecer. E assim, produtos importados começaram a chegar no país. Claro que as condições do compras que em outros tempos não eram possíveis pois, o cartão de crédito já existia no Brasil há muito tempo, mas não era algo tão acessível à população, só passaria a ser nos anos 90.

É importante contextualizar pois, naquele momento não se haviam lojas de produtos específicos, o que começava a se popularizar eram lojas de variedades que por um acaso começaram a vender produtos esportivos, e de outras categorias

Porém, é nesse ponto que nós começamos a entrar na história da Centauro.

A popularização dos esportes no Brasil

Passando um pouco pela história dos esportes no Brasil, também começaram a se difundir por volta dos anos 70 e 80. Principalmente nos anos 80 onde começaram a se ter melhores transmissões das Olimpíadas e Jogos Pan Americanos aqui no Brasil, conquistas do Brasil como no vôlei e até mesmo no basquete, fizeram as pessoas se interessar por outros esportes, além do futebol que já era uma paixão nacional e que nos anos 80 ficou mais forte graças a geração da Copa do Mundo de 1982.

Outro fator que também foi muito influente foram as chegadas das academias, e dos vídeos de exercícios individuais que começaram a virar febre no Brasil e no mundo, isso tudo contribuiu para que a geração dos anos 80 começasse a praticar mais esportes sejam eles coletivos ou individuais.

Portanto, com os esportes em alta, e a preocupação com o corpo também, já era hora de ter um local específico onde se pudesse comprar equipamentos para realizar os exercícios físicos.

O “segundo esporte” do Brasil

O jornalista Juca Kfouri certa vez havia comentado que o “esporte mais popular no Brasil é o que está ganhando”. Podemos citar um exemplo disso logo após a Copa do Mundo de 2014, quando o Brasil perdeu a Copa, e Gabriel Medina se tornou Campeão mundial de Surf e  se tem um boom do surf no Brasil. Não tão grande, pois a ressaca da Copa do Mundo ainda era algo muito Forte.

- Continua Depois da Publicidade -

Ao longo da história assim aconteceu como falamos com o Vôlei, Basquete e até mesmo com o Tênis nos anos 90 quando Guga passou a ser o tenista número 1 do mundo. Isso tudo mostra que o Brasileiro tem sim uma cultura esportiva muito grande, porém isso não é muito bem cultivado.

Com o passar dos anos, assim como o futebol, o vôlei conseguiu um lugar no coração dos brasileiros. E isso se deve muito pelas conquistas contínuas ao longo dos anos 90 quando o basquete brasileiro andava mal das pernas. Com isso o vôlei tornou- se cada vez mais relevante dentro do Brasil, muito graças às suas conquistas contínuas. Bem semelhante ao caso do futebol.

É importante destacar que deixamos de lado as lutas e o Automobilismo, pois há uma discussão se eles são ou não são esportes. E não vamos entrar neste campo, pois essa é uma discussão muito longa. Mas é importante entendermos estas questões para se conseguir entender a democratização dos esportes e como eles chegam à população, e com isso podemos entender melhor o contexto para a criação da centauro.

A história da centauro

Sua primeira loja foi inaugurada em Belo Horizonte em Minas Gerais, Bonfim criou a loja tendo em vista o crescente hábito da prática de atividades físicas nos anos 80, ele notou que mesmo com a paixão pelo futebol não havia nenhuma loja de artigos esportivos no Brasil, e assim na Centauro com uma proposta de democratizar o esporte pelo país, em um tempo onde tudo era mais difícil.

Durante a década de 80, pelas questões que já comentamos anteriormente a Centauro cresceu discretamente, mas foi nos anos de 90 que a rede de artigos esportivos começou a se expandir, a década de 90 ela já possuía 22 lojas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília as suas lojas tinham cerca de 200 metros quadrados, até que o fundador decidiu abrir lojas com 10 vezes esse tamanho inspiradas nas megas lojas de livros que naquele momento faziam muito sucesso no país dentro de shopping centers. Esses investimentos começaram a acontecer em meados dos anos 2000.

3 anos depois a Centauro começou as operações no comércio eletrônico, o que seria uma tendência no final dos anos 2000. Hoje em dia as vendas pela internet representam cerca de 10 a 12% da receita do grupo, e crescem cada vez mais.

Produtos vendidos na centauro

Hoje em dia é difícil até pontuar tudo que é vendido dentro da Centauro, pois como falamos ela foi uma loja que cresceu ascendentemente, sendo considerada por muitos a maior loja de produtos esportivos do país. E mais que produtos esportivos ela oferece roupas e acessórios como vamos ver a seguir.

Dentro do seu site ela contempla os mais variados esportes vendendo assim produtos fitness, vôlei e treino funcional. Passando por produtos relacionados ao beisebol, camping, canoagem, lutas, artes marciais, motocross, pesca, skate. Contemplando todos os esportes e atividades físicas.

- Continua Depois da Publicidade -

Isso tudo é encontrado tanto no site quanto nas lojas, mas é preciso primeiro saber em quais lojas são vendidos os produtos que você deseja, pois nem todas contemplam todos esses produtos, exceto as suas Megalojas.

Dentre esses produtos, é possível encontrar tanto produtos masculinos, quanto femininos, além de diversos acessórios, equipamentos, roupas e acessórios e calçados para criança. Sendo uma das lojas mais completas de todo o Brasil.

E por falar em calçados, um diferencial na Centauro é que ela oferece tanto calçados femininos quanto masculinos, eles servem tanto para a prática de esportes, quanto calçados casuais incluindo até mesmo alguns modelos de sapatênis.

Assim como os calçados as roupas casuais também são uma grande diferença da loja que contém desde camisas de time, até mesmo camisas polos casuais, que são ideais para se vestir de forma descontraída.

Por último a Centauro também conta com diversos suplementos, seja para ganho de massa muscular, queima de gordura, ganho de energia e melhora nos treinos você tendo uma imensa variedade de suplementos e medicamentos naturais.

Como podemos ver, a Centauro contempla muitos artigos esportivos e cumpre bem com a sua proposta que é democratizar a prática do Esporte no país, pois os seus produtos em sua grande maioria são vendidos a preços populares tanto nacionais quanto importados.

Formas de pagamento

Quais são as formas de pagamento, vamos destacar apenas pelo site, isso porque nas lojas as principais formas de pagamento são por dinheiro ou cartão, que dependendo da compra podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros.

Já no site você pode contar além de pagar com cartão de crédito nas principais bandeiras, ou com o boleto, mas é importante lembrar que com o boleto o pagamento pode levar por volta de 1 a 2 dias para ser registrado, comprando no site é possível também ter direito a frete grátis acima de R$ 70, porém é importante conferir as condições e as localidades onde essas opções estão disponíveis.

Mais uma dica que vai além da compra na Centauro, e pode ser aplicada em uma compra em qualquer loja é muito cuidado com os parcelamentos, porque mesmo que a parcela seja baixa, ela ficará presente no seu cartão durante muito tempo, e assim acabar impedindo novas transações, portanto mais aconselhado é parcelar entre duas a três vezes no cartão e até mesmo aproveitar pois como nós fomos falar mais adiante a Centauro também oferece muitos descontos e promoções em alguns produtos Além do fato de que por lei um produto pode ter até 7% de desconto se o mesmo for comprado à vista

Dica para compras

Por último e não menos importante vamos deixar algumas dicas de compras, para você economizar mais ao comprar na Centauro, isso porque a Centauro oferece diversas promoções, mas é preciso estar atento a elas, e o principal saber onde comprar e aproveitar as promoções.

A principal dica quando se comprar em lojas físicas, é aproveitar o período pós Natal, pós Dia das Mães ou Dia dos Pais. Nesses períodos as lojas realizam algumas promoções e geralmente alguns produtos mais caros costumam ficar mais baratos, porém tirando esses períodos a Centauro também faz diversas promoções, inclusive promoções a clientes que são fidelidade.

Já partindo para o âmbito da internet a Centauro também costuma realizar o omnichannel, que significa em um resumo bem prático que em alguns casos é possível comprar os produtos pelo preço da internet, assim se você chegar em uma loja e apresentar o valor de um determinado produto na internet é possível comprá-lo por esse mesmo valor, entretanto não são todos os casos.

Já nas lojas online é possível contar com diversas promoções, quase diariamente elas variam de 10% a 30%, em alguns casos podendo chegar até mesmo a 80%, mas é importante lembrar que isso não é para todos os produtos, apenas alguns produtos selecionados.

A principal dica para se comprar na internet é aproveitar a promoção do frete grátis ou seja comprar o valor acima de R$70 e aproveitar a entrega grátis, isso porque geralmente o preço para a entrega em alguns casos acaba sendo bem maior do que o preço da peça comprada.

Sempre lembrando que tênis e algumas peças de roupas, às vezes é melhor serem experimentados na loja, pois podem ficar mais largos ou mais apertados, por isso em alguns casos é melhor optar por comprar em lojas físicas.

A centauro e a democratização dos Esportes

A centauro tem um papel fundamental quando o assunto é a democratização dos Esportes, isso porque como nós comentamos os esportes já passaram por diversas mudanças, dentre essas mudanças já passaram preferências, modismos entre outras coisas. E atualmente com a Centauro esse público passa a ter acesso ao esporte.

Pensando no passado, antigamente as pessoas não tinham onde comprar equipamentos para realizar seus esportes com segurança, o jeito era improvisar ou não praticar. Entretanto hoje em dia, com uma loja de produtos esportivos com um preço mais acessível como a centauro, não fica nenhum pouco difícil praticar qualquer esporte.

É claro que é preciso muito mais que apenas lojas de artigos esportivos, para que haja uma real democratização dos esportes, isso depende de ações políticas e até mesmo culturais. Mas ter um local onde é possível comprar acessórios e equipamentos para a prática de esportes é fundamental, para que os esportes sejam mais acessíveis e alcancem mais pessoas.

Conclusão

Portanto, podemos acompanhar a evolução do mercado brasileiro e compreender o cenário em que a Centauro surgiu, e entender como foi possível que ela tenha se expandido e crescido de forma ascendente.

Hoje em dia ela é mais que apenas uma loja de artigos esportivos. Sendo também uma loja referência em calçados e vestuário. E como nós vimos ela é muito mais que apenas uma loja, é responsável por fazer acessível a diversas pessoas que antes não teriam acesso ao esporte, embora isso não deva ser algo apenas exclusivo da loja.

A história tanto do esporte brasileiro quanto da Centauro não cabe apenas em um artigo, e é bem maior e mais complexa. Há muitas explicações para as coisas serem como são hoje em dia tanto para os esportes como para Centauro. Por isso, nós vamos ficando por aqui, esperamos que vocês tenham gostado de saber um pouco mais da prática de esportes e da história do varejo no Brasil.

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -