Tudo Sobre

Centauro: história, entrega, pagamento e reputação

21/04/2024

Você conhece a Centauro? Atualmente é a maior loja de roupas e produtos esportivos do Brasil, mas, você conhece a sua história? sabe como ela ganhou esse título? Hoje nós vamos mergulhar um pouco mais a fundo na história não só da Centauro mas, do mercado de produtos esportivos no Brasil.

Durante um certo tempo a venda não só de produtos esportivos porém, o varejo em geral era algo ainda muito complexo, basta pensar que nos anos 80 e início dos anos 90 as formas de parcelamento eram apenas por carnê ou crediário, Cartão de crédito era um item de luxo.

Assim, realizar a compra de tênis e até mesmo alguns artigos esportivos eram muito pouco acessíveis.

Com isso, era bastante difícil encontrar lojas de produtos esportivos, até mesmo pelo fato de as academias só terem começado a se popularizar no Brasil por volta dos anos 80 e 90, com isso não havia muito público para comprar produtos esportivos, mas ainda sim, em 1981 foi fundada a Centauro.

E hoje vamos saber um pouco mais sobre ela, o que ela vende, como foi a sua história e como ela alcançou o posto de maior loja de produtos esportivos do Brasil.

Antes de entrarmos na história da Centauro, nós precisamos falar do mercado brasileiro varejista dos anos 80, que embora não seja tão distante possuía muitas diferenças e algumas particularidades, em relação a como é o mercado hoje em dia.

A começar pelo fato de que nos anos 80 não havia importação, isso é algo até mesmo que dificulta a venda de artigos para esporte físico, pois tênis, alguns halteres e outros produtos são majoritariamente importados, porém naquele tempo só haviam produtos nacionais, e até era fabricado só que em menor escala.

Isso apenas começou a mudar no governo Collor e Fernando Henrique Cardoso, onde a economia começou a se abrir, e a importação voltou a acontecer.

E assim, produtos importados começaram a chegar no país.

Claro que as condições do compras que em outros tempos não eram possíveis pois, o cartão de crédito já existia no Brasil há muito tempo, mas não era algo tão acessível à população, só passaria a ser nos anos 90.

É importante contextualizar pois, naquele momento não se haviam lojas de produtos específicos, o que começava a se popularizar eram lojas de variedades que por um acaso começaram a vender produtos esportivos, e de outras categorias.

Porém, é nesse ponto que nós começamos a entrar na história da Centauro.

Passando um pouco pela história dos esportes no Brasil, também começaram a se difundir por volta dos anos 70 e 80.

Principalmente nos anos 80 onde começaram a se ter melhores transmissões das Olimpíadas e Jogos Pan Americanos aqui no Brasil, conquistas do Brasil como no vôlei e até mesmo no basquete, fizeram as pessoas se interessar por outros esportes, além do futebol que já era uma paixão nacional e que nos anos 80 ficou mais forte graças a geração...

Outro fator que também foi muito influente foram as chegadas das academias, e dos vídeos de exercícios individuais que começaram a virar febre no Brasil e no mundo, isso tudo contribuiu para que a geração dos anos 80 começasse a praticar mais esportes sejam eles coletivos ou individuais.

Portanto, com os esportes em alta, e a preocupação com o corpo também, já era hora de ter um local específico onde se pudesse comprar equipamentos para realizar os exercícios físicos.

O jornalista Juca Kfouri certa vez havia comentado que o “esporte mais popular no Brasil é o que está ganhando”.

Podemos citar um exemplo disso logo após a Copa do Mundo de 2014, quando o Brasil perdeu a Copa, e Gabriel Medina se tornou Campeão mundial de Surf e  se tem um boom do surf no Brasil.

Não tão grande, pois a ressaca da Copa do Mundo ainda era algo muito Forte.

Ao longo da história assim aconteceu como falamos com o Vôlei, Basquete e até mesmo com o Tênis nos anos 90 quando Guga passou a ser o tenista número 1 do mundo.

Isso tudo mostra que o Brasileiro tem sim uma cultura esportiva muito grande, porém isso não é muito bem cultivado.

Com o passar dos anos, assim como o futebol, o vôlei conseguiu um lugar no coração dos brasileiros.

E isso se deve muito pelas conquistas contínuas ao longo dos anos 90 quando o basquete brasileiro andava mal das pernas.

Com isso o vôlei tornou- se cada vez mais relevante dentro do Brasil, muito graças às suas conquistas contínuas.

Bem semelhante ao caso do futebol.