HomeEmpresas & NegóciosWebmotors é confiável? Como negociar veículos online?

Webmotors é confiável? Como negociar veículos online?

-

Se há algo que quase todas as pessoas buscam na vida é praticidade nas operações em geral e comodidade nas ações. Felizmente há muitas opções de serviços em geral que proporcionam essas ações, dentre eles o Webmotors.

A plataforma Webmotors atua de forma online na negociação de veículos e é uma opção escolhida por muitas pessoas que pensam em negociar seu veículo ou comprar um, seja novo ou usado.

Mas para quem não sabe exatamente do que se trata esse serviço, como funciona e sobre as informações relativas a sua segurança, esse artigo trata exatamente sobre isso.

Inclusive há uma avaliação da reputação da empresa no Reclame Aqui, que é um importante termômetro para verificar a confiabilidade de uma marca ou empresa, pois é possível visualizar todas as reclamações envolvendo as empresas.

O que é Webmotors

O Webmotors é um site de negociação online de veículos, onde vendedores e compradores podem se encontrar.

- Continua Depois da Publicidade -

No site são divulgados carros e motos em geral, sejam novas, semi novas, usadas, etc. sendo oferecidos tanto por pessoas físicas comuns como por grandes lojas e concessionárias.

A plataforma Webmotors foi criada pelo banco Santander no ano de 1995 e é uma das referências nesse ramo.

Nas negociações padrões, tudo ocorre de forma gratuita, sem ao menos haver a necessidade do comprador realizar um cadastro na plataforma.

Claro que essa gratuidade se refere a parte do comprador, pois o vendedor precisa pagar uma taxa para realizar os anúncios, que podem variar de lugar para lugar.

Mas há também um plano gratuito, onde há menos vantagens disponíveis, mas o vendedor pode realizar uma oferta a cada 6 meses nessa modalidade.

Para isso, basta simplesmente acessar o site, realizar a busca, enviar uma mensagem com as informações de contato para o vendedor e esperar o retorno, já fora do Webmotors.

De um modo mais geral, o Webmotors não é voltado para se realizar compras efetivamente dentro de seus domínios, realizando os pagamentos ou coisas do tipo.

Na verdade, sua proposta inicial é a de possibilitar o encontro entre os vendedores e os compradores, que podem pegar os contatos e negociar fora da plataforma.

- Continua Depois da Publicidade -

Contudo, isso também já é possível, e garante mais credibilidade às negociações, pois com a intermediação do site se tem a certeza das informações do veículo, bem como da efetivação do pagamento, feito dentro da Webmotors.

Negociação sem a intermediação da Webmotors

Esse é um modelo padrão bastante simples, e nesse caso a plataforma não realiza nada mais do que o encontro entre as partes.

Nesse modelo, o anunciante paga as taxas para ter o seu veículo divulgado e os interessados visualizam o anúncio e entram em contato.

Essa é uma modalidade bastante prática e ocorre de forma gratuita, sendo que o comprador não precisa nem mesmo se cadastrar.

Isso porque a intermediação aqui não envolve a negociação, mas simplesmente possibilita que a pessoa que busca um veículo observe uma boa gama de possibilidades e possa escolher dentre as opções.

Nesse caso, são enviados os dados de contato do comprador, sendo o nome, o e-mail e o telefone, para que o proprietário possa entrar em contato.

Desse modo, toda a negociação é feita diretamente entre os entes interessados, inclusive em relação aos modos de pagamento, local de entrega, etc.

Claro que, apesar da comodidade, isso não garante uma total segurança no negócio, pois não há como afirmar com 100% de certeza a veracidade das informações, em ambos os lados.

- Continua Depois da Publicidade -

Mas com a devida cautela é sim uma boa fonte de opções de veículos diversos, encontrados de forma rápida e prática.

Para se iniciar uma negociação através desse método, basta seguir alguns passo simples:

1º passo – acessar o site https://www.webmotors.com.br/

2º passo – clicar no buscador e digitar algumas informações do veículo que se quer procurar, como nome marca modelo.

3º passo – observar as opções ofertadas presentes no site. Aqui é possível aplicar uma grande variedade de filtros para propiciar a melhor opção.

4º passo – escolher a opção desejada e enviar uma mensagem ao vendedor, com as informações de contato.

Ao se clicar em um dos anúncios, se é direcionado para uma página mais ampla, onde constam informações mais específicas do produto.

No caso de uma moto são informados o ano, as marchas, a quilometragem, o tipo de motor, a cor, a refrigeração, o estilo, a cilindrada, a partida, o freio dianteiro /traseiro e a alimentação.

Outro ponto interessante em relação ao veículo são as comparações feitas em relação ao seu preço, onde são informados o valor médio de outros veículos iguais dentro da plataforma e também o seu valor na tabela Fipe.

E isso permite ao consumidor verificar se o valor do veículo está acima ou abaixo do seu valor de mercado.

Já para realizar a criação de um anúncio de venda, é preciso simplesmente acessar o site; ir para a página de vendas (moto ou carro); inserir o e-mail e as informações pessoais e do veículo e escolher a opção do plano para divulgação.

filtros de busca

Os filtros da barra de pesquisa são um ponto facilitador realmente potente, pois possibilitam o encontro das melhores opções.

Para motos, por exemplo, os filtros podem ser moldados envolvendo a localização, a marca do veículo, se é nova ou usada, o ano de fabricação, o preço, a quilometragem, as cilindradas, o tipo de vendedor, de refrigeração e partida.

Há também a opção do tipo de motor, quantidade de marchas, o tipo de alimentação, o freio, as cores, o estilo, características e alguns opcionais.

Realmente são bastante opções para filtrar até se chegar na escolha que atenda todas as exigências do comprador.

Reclame aqui

Uma das melhores soluções para verificar a reputação de uma empresa ou plataforma antes de utilizá-la, é acessar o reclame aqui.

O reclame aqui é um portal onde o consumidor pode realizar uma denúncia de um fato ocorrido, diretamente no perfil da empresa.

Assim, muito provavelmente, ela responderá a pergunta e tentará solucionar o problema.

Esse portal é bastante utilizado, por isso, as empresas têm a preocupação de responder os usuários, pois são feitas análises gerais, informando as porcentagem do índice de respostas, notas dos consumidores, quantos voltariam  a usar, etc.

Desse modo, é realmente uma boa margem de pesquisa, que é realizada de forma rápida, para se verificar a confiabilidade de uma marca, empresa ou plataforma.

No caso do Webmotors, de acordo com as reclamações no portal, foram obtidas as seguintes informações:

Nos índices de reputação geral, a empresa conta com uma nota 8,6 (de 10), estando no ranking RA1000 do portal.

O seu selo é o de ótimo, o que lhe garante uma boa reputação entre os consumidores de uma forma geral.

Quanto à quantidade de reclamações feitas e respondidas, o Webmotors possui um percentual bastante satisfatório.

São 5.752 reclamações entre os anos de 2018 e 2021, sendo que dessas 5.749 foram respondidas. Isso confere um percentual de 99,9% de respostas.

Vale informar ainda que essas três reclamações pendentes são bastante recentes, com menos de 24 horas, e muito provavelmente serão respondidas.

Desse modo, é perfeitamente possível concluir que a Webmotor responde todas suas reclamações, pois não há reclamações antigas pendentes, levando em média 2 dias e 5 horas para responder.

Desse montante, 79,7% das pessoas que reclamaram voltariam a fazer negócio com a empresa, o que também representa um bom percentual.

Sendo que 90,1% dos problemas foram resolvidos, o que também garante uma boa marca para a plataforma.

Já a nota dos consumidores para o atendimento é de 7,69, o que representa uma nota média.

No tocante ao conteúdo dos problemas, 65% são relativos a anúncios e classificados.

E variam desde problemas simples relacionados a publicações de anúncios, como atrasos, cancelamentos, etc. até problemas mais graves, como denúncias de golpes por parte de vendedores.

O que ocorre é que, como já dito, nas negociações padrões, que são mais comuns, a Webmotors não atua como agente intermediário, realizando a real situação cadastral dos veículos ou a confirmação dos pagamentos dos compradores.

Com isso, nada impede que um vendedor minta em relação às informações, ou até mesmo da existência do veículo.

E caso o comprador não busque confirmar essas informações, seja indo vistoriar o veículo pessoalmente ou algo similar, e realize o pagamento antes disso, há a possibilidade de ser um golpe, e o cliente ficar no prejuízo.

Quanto a essa situação, a Webmotors não assume nenhuma responsabilidade legal, pois tudo o que ela se propõe a fazer é permitir o encontro entre ambas as partes, mas toda a negociação é feita entre as partes.

Claro que isso não é uma prática presente exclusivamente dentro da Webmotors, pois está presente em diversas plataformas semelhantes, sejam de veículos ou produtos em geral.

Tendo em vista todas as informações, é possível verificar bons índices de confiabilidade na plataforma, basta apenas todos os devidos cuidados externos.

Mas claro que há modos de inibir essas condutas e não se tornar uma vítima de um golpe por parte de falsos vendedores.

Negociação segura

Os mecanismos de negociação segura para a Webmotors são iguais às outras negociações de outras plataformas online.

Primeiramente é preciso não confiar inteiramente nas palavras do vendedor e sempre buscar conferir todas as informações, se possível pessoalmente.

Não realizar o pagamento antes de confirmar todos os dados também é um dica que sempre funciona.

Mas para a Webmotors também conta com seu próprio mecanismo para dar mais segurança aos compradores e vendedores, que é sua plataforma de negociação, onde a própria empresa intermedia a negociação: o Autopago.

autopago

O Autopago é uma plataforma da Webmotors que visa dar mais segurança para as negociações.

Com ele tanto os vendedores quantos os compradores ficam 100% seguros de possíveis fraudes, pois a plataforma realiza a vistoria das informações.

A segurança para quem vende aumenta pois são feitas análises cadastrais dos vendedores, bem como há a garantia do pagamento e uma maior visibilidade dos anúncios.

E para quem compra a segurança se torna um grande ponto positivo, pois é feita a análise cadastral do vendedor, e a transação ocorre de forma segura e de modo protegido.

O que ocorre aqui é que, diferentemente das negociações padrões, que ocorrem fora da webmotors, o Autopago é responsável por receber o pagamento do comprador, garantido que para o vendedor que o veículo será pago.

Além do mais é feita a verificação de todos os dados do carro ou da moto, bem como do seu proprietário, e se tudo estiver correto a documentação é preparada e o pagamento é liberado após a entrega do veículo.

E para isso, basta simplesmente escolher essa opção durante a publicação do anúncio ou negociação.

Financiamento

A Webmotors é uma plataforma pertencente ao banco Santander, por isso conta com facilidade de financiamentos ofertados por seu provedor.

Nesse caso é possível financiar o veículo de forma prática. Basta simplesmente informar os dados na plataforma; o banco realiza a análise dos dados; depois é só preencher o formulário de garantia de oferta e ir para a loja retirar o veículo.

O financiamento pode ocorrer em todas as áreas, inclusive para comprar uma moto ou carro usados, basta simplesmente escolher essa opção na hora de escolher o veículo, clicando em “ver parcelas”.

CarDelivery

O CarDelivery é outro serviço bastante interessante, que é oferecido pelas concessionárias que possuem parceria com a Webmotors, oferecendo aos clientes a negociação de forma online do carro.

Essa opção pode ser visualizada nos filtros de busca, onde a pessoa seleciona essa forma, e são disponibilizados os veículos correspondentes ao método do CarDelivery.

Toda a negociação é feita de forma online, onde a concessionária cuida da documentação do carro e o entrega  em casa.

Troca-troco

Há também a opção de trocas, isto é, negociação envolvendo a troca ou uma porcentagem do valor do veículo com um outro.

Essa opção é selecionada no momento da criação dos anúncios de venda, onde o vendedor informa se está apto a negociar envolvendo a troca do veículo.

Assim, ao realizar a busca, basta simplesmente escolher essa opção nos filtros, para que surjam todos os veículos com essa forma de pagamento.

Comente aqui com a gente qual foi a sua experiência de compra na Webmotors. Não esqueça de avaliar esse artigo logo abaixo!

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -