HomeEducaçãoTabela periódica completa e atualizada em PDF

Tabela periódica completa e atualizada em PDF

-

Com 118 elementos químicos, a tabela periódica agrupa diversos elementos químicos dos mais variados tipos. Mostra todas as suas propriedades, estando entre elas cerca de 26 elementos que são artificiais e 92 que são naturais.

Por se tratar de uma tabela não convenciona pela sua disposição, os elementos químicos aparecem de forma organizada. Ficam dispostos de acordo como número atômico, em ordem crescente.

Dentro da tabela, cada quadradinho representa um elemento diferente, mostra seu símbolo, seus números, características, etc. Esse material é extremamente importante ao longo do aprendizado dos alunos, que precisam entender como os elementos se relacionam entre si.

Por isso, uma forma que se aprende como os elementos da tabela periódica podem ser estudados, eles são divididos em períodos, já que é a melhor maneira de organizar todos os mais de 100 elementos que estão presentes na natureza e como podem atuar.

Além disso, as famílias e grupos também mostram os elementos, os números de elétrons que possuem, camadas de valência e muito mais. para saber um pouco mais sobre a tabela periódica, conhecer ela por completo e ter acesso a um link para download, continue lendo.

- Continua Depois da Publicidade -

Tabela periódica

História da tabela periódica

Toda a história da criação da tabela periódica, envolve a sua principal finalidade, que era a de facilitar toda a classificação dos elementos químicos existentes. Com isso, a classificação e organização desses elementos, passou a ser feita de forma agrupada, seguindo suas categorias e propriedades.

Muitos cientistas quebraram a cabeça até que a tabela chegasse no modelo que é conhecido atualmente. Principalmente com toda a sua separação e organização do jeito que é. Os elementos químicos da tabela periódica foi se completando ao longo de sua história. Quando foi feita em 1869 por Dimitri Mendeleiev, que deu finalmente a função da massa atômica para os elementos.

O russo Mendeleiev separou os elementos em grupos e depois suas propriedades que eram de mesma categoria, deixando ainda alguns espaços vazios para o que poderia vir a ser descoberto ainda no futuro. Por isso, que ela não é quadradinha, e possui esse formato cheio de lacunas.

A tabela é conhecida como dessa maneira hoje, em 1913, quando Henry Moseley colocou os elementos em ordem, seguindo os números atômicos. Com isso, ela foi toda reorganizada e deixou de ter a ordem de Mendeleiev.

Com o passar dos anos, novos elementos foram sendo descobertos, incluindo os gases nobres da tabela periódica que foram contribuição de William Ransay.

Em 1944 ela passou por uma nova reorganização, quando Glen Seaborg `descobriu mais elementos químicos entre os lantanídios e actinídios. E por isso, a ordem de alguns elementos precisou ser revista.

tabela periódica

Tabela periódica completa

- Continua Depois da Publicidade -

Dentro da tabela periódica existem grupos e famílias de elementos químicos que estão organizados em 18 grupos diferentes. Além das famílias que são mais conhecidas a tabela também possui os grupos que são formados pelos elementos representativos.

Conhecidos como Metais alcalinos, metais alcalino-terrosos, família do carbono, família do boro, calcogênios, Gases nobres, Halogênios e Família do Nitrogênio. Também existem os elementos de transição, também separados por famílias, nesse caso, estando em grupo B.

Todos os elementos químicos, de acordo com a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) toda a organização dos grupos envolve números e letras, assim como suas categorias.

É válido ressaltar que existem diferenças entre sistemas, e por isso, a IUPAC gerou novos grupos e famílias para incluir na tabela periódica, com uma separação de categorias diferente.

Tabela Periódica

Quais são os 118 elementos químicos?

Todos os elementos químicos conhecidos e descobertos atualmente estão presentes na tabela periódica. Pelo menos todos que foram comprovados. Eles são representados sempre por uma sigla, e somam ao todo um total de 118 elementos.

Como já foi mencionado, eles são classificados por categorias, e ficam dispostos em ordem crescente do seu número atômico.

O césio, o potássio, o frâncio, o sódio, lítio e o rubídio, são os metais alcalinos. O boro, o índio, gálio, tálio, alumínio e nihônio são da família do Boro. O Magnésio, estrôncio, rádio, bário, berílio e cálcio, pertencem aos metais alcalinos.

- Continua Depois da Publicidade -

Enquanto que o carbono, o estanho, chumbo, silício, fleróvio e germânio, pertencem a família do carbono. O enxofre, o oxigênio, telúrio, livermório, selênio e telúrio são da família dos calcogênios.

O fósforo, antimônio, nitrogênio, arsênio, bismuto e moscóvio, são da família do nitrogênio, enquanto que o cloro, o tenessino, o iodo, flúor, bromo e astato, pertencem a ao grupo dos Halogênios. Já os gases nobres são o argônio, o radônio, o hélio, neônio, criptônio, xenônio e oganessônio.

Todas as famílias citadas pertencem ao grupo A. Nas famílias do grupo B os elementos químicos são outros, chamados de elementos de transição. Por exemplo, nessa parte da tabela estão o ouro, a prata, o cobre e o roentgênio.

Além do zinco, mercúrio, cádmio e copernício. Aqui também se encontrar os últimos elementos encontrados, os lantanídios, ítrio, actinídeos e escândio. Já o rutherfórdio, zircônio, háfnio e titânio, também são elementos de transição e pertencem ao grupo B da tabela periódica.

Os demais elementos que ainda ficam nessa categoria são o bóhrio, manganês, tecnécio e rênio, o cromo, o vanádio, tântalo, seabórgio, tungstênio, nióbio, dúbnio, molibdênio, ferro, cobalto, níquel, rutênio, ósmio, ródio, hássio, irídio, platina, paládio, meitnério e por fim darmstádio.

Leia mais: PCI Concursos: Descobrindo as datas de concursos públicos

Elementos químicos

Tabela periódica atualizada

Como a tabela periódica leva todos os elementos que já foram descobertos pelo ser humano, por isso ela está em constante atualização. Os elementos químicos podem sempre ser adicionados quando encontrados e comprovados por cientistas.

Os elementos químicos são a composição de tudo e servem muito bem a indústria e depois empresas que necessitam de produzir artigos dos mais diversos tipos. A química compõe praticamente tudo e por isso a sua tamanha importância em se manter sempre atualizada.

A atualização da tabela periódica levando em consideração as novas descobertas, é o que faz com que a pesquisa se mantenha em movimento. Ela é universal, portanto, o que é descoberto em qualquer lugar do mundo, é inserido na tabela e passa a valer no mundo inteiro.

Por ser uma tabela universal, existe uma organização totalmente dedicada aos estudos e avanços da área da Química. Por isso, ela sempre vai seguir um padrão, mesmo que precise ser reorganizada novamente.

Mas é válido ressaltar que para que uma mudança tão grande assim possa acontecer, será necessário envolver muitas pessoas, instituições grandes e pesquisas enormes. Uma reorganização da tabela periódica não é algo tão simples, principalmente em se tratando de algo tão antigo e essencial par ao mundo todo.

Leia também: Planeta Terra: o que é, elementos e minerais que a compõem

Como fazer a leitura

A tabela periódica é lida de acordo com as características que são encontradas de cada elemento. Por exemplo, dentro de cada quadrado onde está um elemento químico, existe uma série de informações, como por exemplo, o número atômico, sua densidade, o ponto de ebulição e fusão, energia ionizada, volume atômico, eletropositividade e eletronegatividade.

A leitura da tabela periódica para variar de acordo com a necessidade que se tem de saber o que realmente é necessário. Como existe nela, uma série de informações sobre os elementos químicos, sua forma de leitura pode mudar, dependendo do exercício, ou da forma como esses números estão sendo questionados, etc.

Sempre que for realizar a leitura sobre as características de um elemento químico, primeiramente é preciso encontrar o elemento que se quer descobrir. Depois basta seguir a sequência descrita abaixo, para encontrar as informações que são mais importantes.

Antes de dar início a leitura da tabela, veja onde estão os dados mais importantes dos elementos, como é o caso da sua massa atômica, a distribuição eletrônica, o nome do elemento e o número atômico.

Algumas dessas propriedades não sofrem alterações de forma periódica, como é o caso do calor específico e da massa atômica. Além disso, esses detalhes são vistos e lidos da seguinte forma:

  1. O símbolo do elemento químico fica localizado no centro do quadrado que está distribuído na tabela periódica. Normalmente disposto em duas letras que representam o elemento.
  2. O número atômico fica localizado na parte superior do lado esquerdo.
  3. A distribuição eletrônica fica na vertical do lado direito.
  4. Abaixo do símbolo de duas letras, fica por escrito o nome completo do elemento químico.
  5. Abaixo do nome por escrito, fica o número da sua massa atômica.

Elementos químicos

Como relação a tabela periódica é correto afirmar que:

Veja abaixo algumas questões de atividades e exercícios que podem ser usados para praticar as suas habilidades com a química, assim como os conhecimentos da tabela periódica.

Algumas das perguntas estão voltadas especificamente para outros conhecimentos de química, mas muitas delas podem ser respondidas apenas olhando a tabela periódica e avaliando as características de cada elemento.

É claro que é preciso ter um conhecimento básico na matéria, principalmente distinguir o que é elétrons, cargas positivas e negativas, entre outras determinações que são de níveis mais básicos da matéria.

  1. É coreto afirmar que os elementos da tabela periódica possuem o mesmo número de elétrons?
  2. Os metais que se encontram à esquerda da tabela são não metais, enquanto que os que estão do lado direito são metais verdadeiros?
  3. Os elementos químicos da tabela periódica estão organizados por ordem crescente de seus prótons?
  4. A tabela periódica é organizada de acordo com o aumento da massa atômica de forma crescente?
  5. Que o período do raio atômico é responsável por representar todo o elemento?
  6. É correto afirmar que o raio atômico 0,186, ponto de fusão de 98° C e densidade de 0,94 g/L são características que pertencem ao Lítio?
  7. O gás cloro reage com o sódio para formar o cloreto de sódio, ou NaCl?
  8. É correto afirmar que os números de elétrons de valência servem apenas para representar os elementos?
  9. É correto afirmar que o grupo dos metais é o que possui a maior capacidade de ionização?
  10. A configuração do radônio é a mesma que a notação do seu núcleo de elétrons?
  11. Toda a afinidade de elétrons é considerada como os elétrons de um elemento?
  12. É correto afirmar que na tabela periódica a eletronegatividade dos átomos atrai os elétrons?
  13. O raio atômico é uma medida de tamanho?
  14. A ionização é uma forma de energia para remover elétrons de um átomo que está em forma gasosa?
  15. Na tabela periódica, o período fica em linha horizontal organizando elementos químicos?
  16. É correto afirmar que a polaridade de uma molécula varia de acordo com sua eletronegatividade?
  17. A energia de uma molécula é necessária para remover elétrons de um átomo que está em forma gasosa.
  18. Na tabela periódica os elementos que possuam cátion são representados por +1?
  19. Elétron é considerada uma unidade de medida?
  20. A união de um átomo neutro em forma de gás, com um átomo de elétron, forma um íon negativo?
  21. O termo afinidade de elétrons é responsável por atrair um par de átomos compartilhados através de um elétron durante uma ligação?
  22. O alumínio é um metal alcalino terroso?
  23. O oxigênio faz parte do elemento do halogênio?
  24. De acordo com a movimentação da esquerda para a direita de um elemento, seu raio atômico muda?
  25. É correto afirmar que a movimentação de um elemento da direita para esquerda representa uma afinidade eletrônica?

tabela periódica

Tabela periódica para imprimir PDF

Para estudar e se inteirar ainda mais dos elementos químicos descobertos até hoje, com suas características e suas classificações, a tabela periódica pode ser baixada gratuitamente, em forma de PDF. Através da internet, é possível encontrar também os modelos antigos da tabela para fins de curiosidade e estudo.

Mesmo que hajam algumas alterações ao longo dos anos, e até mesmo divergências entre estudos e cientistas, toda a pesquisa que envolve novos elementos químicos, envolve uma série de testes e avaliações para categorizar o material.

Além disso, é muito importante levar em consideração, que atualmente com os avanços tecnológicos, as novas descobertas podem acontecer de forma muito mais rápida. Por isso, o órgão e a instituição universal da tabela periódica fazem uma avaliação muito mais criteriosa, antes de inserir um novo elemento do quadro.

Sem contar que é essencial que os números e as características desse novo elemento estejam corretos, antes dele ir parar na tabela.

Leia também: Salario mínimo: Tabela de valores

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -