Educação

Tabela periódica completa e atualizada em PDF

14/04/2024

Com 118 elementos químicos, a tabela periódica agrupa diversos elementos químicos dos mais variados tipos.

Mostra todas as suas propriedades, estando entre elas cerca de 26 elementos que são artificiais e 92 que são naturais.

Por se tratar de uma tabela não convenciona pela sua disposição, os elementos químicos aparecem de forma organizada.

Ficam dispostos de acordo como número atômico, em ordem crescente.

Dentro da tabela, cada quadradinho representa um elemento diferente, mostra seu símbolo, seus números, características, etc.

Esse material é extremamente importante ao longo do aprendizado dos alunos, que precisam entender como os elementos se relacionam entre si.

Por isso, uma forma que se aprende como os elementos da tabela periódica podem ser estudados, eles são divididos em períodos, já que é a melhor maneira de organizar todos os mais de 100 elementos que estão presentes na natureza e como podem atuar.

Além disso, as famílias e grupos também mostram os elementos, os números de elétrons que possuem, camadas de valência e muito mais.

para saber um pouco mais sobre a tabela periódica, conhecer ela por completo e ter acesso a um link para download, continue lendo.

Toda a história da criação da tabela periódica, envolve a sua principal finalidade, que era a de facilitar toda a classificação dos elementos químicos existentes.

Com isso, a classificação e organização desses elementos, passou a ser feita de forma agrupada, seguindo suas categorias e propriedades.

Muitos cientistas quebraram a cabeça até que a tabela chegasse no modelo que é conhecido atualmente.

Principalmente com toda a sua separação e organização do jeito que é.

Os elementos químicos da tabela periódica foi se completando ao longo de sua história.

Quando foi feita em 1869 por Dimitri Mendeleiev, que deu finalmente a função da massa atômica para os elementos.

O russo Mendeleiev separou os elementos em grupos e depois suas propriedades que eram de mesma categoria, deixando ainda alguns espaços vazios para o que poderia vir a ser descoberto ainda no futuro.

Por isso, que ela não é quadradinha, e possui esse formato cheio de lacunas.

A tabela é conhecida como dessa maneira hoje, em 1913, quando Henry Moseley colocou os elementos em ordem, seguindo os números atômicos.

Com isso, ela foi toda reorganizada e deixou de ter a ordem de Mendeleiev.

Com o passar dos anos, novos elementos foram sendo descobertos, incluindo os gases nobres da tabela periódica que foram contribuição de William Ransay.

Em 1944 ela passou por uma nova reorganização, quando Glen Seaborg `descobriu mais elementos químicos entre os lantanídios e actinídios.

E por isso, a ordem de alguns elementos precisou ser revista.

Dentro da tabela periódica existem grupos e famílias de elementos químicos que estão organizados em 18 grupos diferentes.

Além das famílias que são mais conhecidas a tabela também possui os grupos que são formados pelos elementos representativos.

Conhecidos como Metais alcalinos, metais alcalino-terrosos, família do carbono, família do boro, calcogênios, Gases nobres, Halogênios e Família do Nitrogênio.

Também existem os elementos de transição, também separados por famílias, nesse caso, estando em grupo B.

Todos os elementos químicos, de acordo com a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) toda a organização dos grupos envolve números e letras, assim como suas categorias.

É válido ressaltar que existem diferenças entre sistemas, e por isso, a IUPAC gerou novos grupos e famílias para incluir na tabela periódica, com uma separação de categorias diferente.